Vitor Moura escreveu:Eu gostaria de expor um pensamento meu sobre a questão dos Espíritos Superiores terem ditado o Livro dos Espíritos. Ainda que consideremos isso correto - o que não concordo, penso que há muito material provindo do inconsciente dos médiuns - pergunto: isso bastaria para dizermos que o Livro dos Espíritos está isento de erros?
Acho que temos aqui um problema de entendimento de palavras. Talvez uma questão de graus de comparativo dos adjetivos... Há de se entender, conforme a escala dada no Livro dos Espíritos, que existe uma ordem de espíritos chamada ESPÍRITOS SUPERIORES. Tais espíritos estão apenas um grau abaixo da condição de espíritos puros. Quer dizer, estão num grau de perfeição bem além do nosso e daí seria absurdo supor que escreveriam ou nos dariam mensagens cheias de erros ou ensinamentos errados.
Uma outra coisa é dizer "superiores", ou seja, espíritos que têm qualificativos que os colocam acima da craveira comum, mas que estão ainda a anos-luz de ingressarem na ordem de ESPÍRITOS SUPERIORES. Assim seria bom não misturar as coisas. Se espíritos assinaram mensagens ou se comunicaram com Kardec ou seu grupo se dizendo Platão, Sócrates, Santo Agostinho ou outros santos, NEM POR ISSO ESTAMOS DIZENDO QUE ELES SÃO ESPÍRITOS QUE FIGURAM NA ORDEM DOS SUPERIORES. Podem até, depois de pagarem suas línguas das besteiras que falaram e de crimes que houvessem cometido, estarem mais aperfeiçoados que muitos de Kardec e seu grupo. Assim eles seriam espíritos "superiores", mas não espíritos da ordem os espíritos superiores.
Será que ficou claro?
Vitor Moura escreveu:Penso que todos concordaríamos que Francisco de Assis seria um Espírito Superior. Ora, sabemos que Francisco de Assis não tomava banho porque considerava isso sinal de vaidade. Não é à toa que ele é quase sempre representado ao lado dos animais, afinal, só eles aguentavam o cheiro dele...pergunto-me se Kardec fizesse-lhe uma pergunta sobre higiene o que ele diria...
Platão era a favor da escravidão. O que diria acerca da liberdade?
S.Agostinho é considerado um Espírito Superior. Mas eu soube que ele pregava abertamente a guerra, o assassinato, o terror, para implantar o cristianismo. S.Agostinho queimava aldeias no meio da noite, ele, pessoalmente; aldeias repletas de mulheres e crianças; e isso, depois das famosas Confissões.
Então me exclua desse "todos", caro Vitor. E sugiro que exclua todos os espíritas que não estejam fascinados ou fanatizados. Tais figuras estão muito longe de serem chamados espíritos superiores. O que o São Chico diria sobre higiene hoje? Cuide bem dela; nos meus tempos se dizia que água era nociva aos cabelos, pele e dentes... Vá imaginando os outros dois.
Vitor Moura escreveu:Enfim, o que quero dizer com isso é que mesmo que ficasse provado sem sombra de dúvidas que o LE foi ditado por Espíritos Superiores, nem de longe isso é garantia de que está isento de erros, sejam científicos, sejam morais.
Um abraço,
Vitor
Bem, quem se deu ao trabalho de ler o dito livro em questão saberá que ele NÃO FOI DITADO POR ESPÍRITOS SUPERIORES, mas traz uma coletânea de perguntas e respostas - respostas dadas por DIVERSOS ESPÍRITOS, em vários graus, mais uma série de comentários de Kardec, suas colocações e idéias. É PORTANTO UMA OBRA HUMANA, mas mesmo enfatizando isso, os céticos sábios, cultos, racionais e inteligentes que se manifestam neste fórum ainda ficam insistindo para que nós espíritas falemos do Livro dos Espíritos e dos outros de Kardec tal como os evangélicos falam da Bíblia...
Uma pena. Em outro tópico os céticos se queixam que não conseguem fazer o vídeomaker entender certas colocações. E nós espíritas aqui não conseguimos fazer esses céticos entenderem que as obras de Kardec são produto humano. Eles insistem em ver nelas um produto divino, só para terem o prazer de encontrar erros e pensar que descobriram a América...