Não basta questionar!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

A religião pode ser fonte de conhecimento e falar sobre fatos?

Jamais! religião é veneno!
6
30%
A religião pode conter informações históricas, sendo algumas delas precisas, mas na maioria contém fantasias. (Atrapalha mais que ajuda).
5
25%
A religião pode conter alguma informação histórica e filosófica/ideológica útil, mas a maioria do que contém são enganos.
5
25%
A religião pode ser tão boa quanto à filosofia, mas não passa disso.
0
Não há votos registrados
A religião não só tem um bom conteúdo filosófico, como é também uma fonte de ciência valida e que fala sobre fatos.
1
5%
A religião é a palavra perfeita de Deus, não contém erros.
1
5%
A religião é a palavra de Deus, pode até conter erros e é importante, mas não como um tipo de filosofia ou ciência humana, mas sim divina.
0
Não há votos registrados
Tenho outras opiniões sobre o assunto.
2
10%

Total de votos: 20

Hugo

Re: Re.: Não basta questionar!

Mensagem por Hugo »

francioalmeida escreveu:O que seu deus faz o dia todo?
Onde ele mora?
O que gosta de fazer?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Miguel Fernandes

Mensagem por Miguel Fernandes »

O que seu deus faz o dia todo?

Imagem

Onde ele mora?

Imagem

O que gosta de fazer?

Imagem

Cavaleiro do Ébano

Mensagem por Cavaleiro do Ébano »

NadaSei escreveu:
clara campos escreveu:
NadaSei escreveu:Você pode citar um exemplo de "lacuna" no conhecimento, que a religião "tapava" e que agora é desnecessario devido a alguma descoberta ciêntifica?

quantas queres?
basta uma?

Cite três.

Posso eu????
Bem, vejamos... só três não.

Primeiro deus era o fogo, o trovão, a chuva ou qualquer coisa do gênero (inclusive o arco-íris).

Depois, passou a ser a grande mãe (a Terra, e às vezes a Lua)

Não se contentando se tornou vários: um pro amor, um pra guerra, um para o veneno, um para o mal, um para a inteligência, etc...

No momento seguinte, ele foi o criador dos céus e da Terra.

Hoje ele acendeu o pavio do Big Bang.

Amanhã ele vai ter criado todas as dimensões quânticas.

E depois de amanhã ele vai passar a preencher outras lacunas que o conhecimento científico tiver aberto em nossas mentes.
Sempre mudando, de acordo com a conveniência humana,
Este é deus.

Dick

Mensagem por Dick »

Existe outro como ele?

Imagem
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Miguel Fernandes escreveu:

Imagem

Onde ele mora?

Imagem

O que gosta de fazer?

Imagem

Desse jeito fica na cara!!! :emoticon2:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

NadaSei

Re: Não basta questionar!

Mensagem por NadaSei »

Let me think for a while escreveu: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Belo argumento...
Falei alguma besteira por acaso???
Mas como não consegue me refutar... então pode rir e continuar com suas crenças. :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Dick

Mensagem por Dick »

NadaSei escreveu:
Let me think for a while escreveu: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Belo argumento...
Falei alguma besteira por acaso???
Mas como não consegue me refutar... então pode rir e continuar com suas crenças. :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Não posso refutar a existência de um unicórnio rosa voando pelos céus de algum planeta na constelação de centauro.

P.P.: Acho que ainda terei que repetir isto algumas milhares de vezes.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

francioalmeida escreveu:Deus existe?

Sim, esse algo que as religiões chaman de Deus, Tao, Vishno, Allá, etc... Existe qualquer um pode comprovar.
Let me think for a while escreveu:Porque ele nos fez?

Não sei... Será que ele nos fez?
Talvez sim, Talvez não.
Let me think for a while escreveu:Porque nos confunde com escritos que dão margem a diversas interpretações?

Porque os filósofos e escritores nos confundem com escritos que dão margem a diversas interpretações?
É a mente humana que trabalha com conceitos relativos e, por esse motivo, entende de diferentes formas a mesma sentença.

Segundo o que aprendemos com a religião, temos que trabalhar a mente e devemos compreender esses conceitos relativos, bem como abandonar esses conceitos, de modo a compreender o absoluto.
Deus nesse caso, ao mesmo tempo em que nos ensina, também apoia nossa confusão para que possamos aprender com o erro.

A religião fala que a nossa realidade é tanto absoluta quanto relativa. A confusão vem da relatividade de tudo, bem como da incapacidade humana de enxergar o absoluto.
O homem só enxerga e funciona na realidade relativa, estimular o erro do relativo, permite ensinar ao homem ver o absoluto.

Tudo que pode ser dito em palavras, é relativo, pois as palavras são conceitos interpretaveis, a mente humana atual funciona através desses mesmo conceitos relativos.

Se eu digo: Deus é onipotente.
Essa onipotencia para alguns é impossivel, pois fazer tudo, significa que Deus pode fazer o universo existir e inexistir ao mesmo tempo.
Outros podem interpretar que ser onipotente significa poder fazer qualquer coisa, mas que cada escolha, limita as possibilidades de uma segunda escolha.
Nesse caso, Deus poderia fazer o universo existir ou inexistir, mas uma escolha impossibilita a outra, sem que isso elimine o "conceito" onipotencia, visto que é Deus quem faz a escolha.

Primeiro o homem compreende o "conceito" de uma forma, depois passa compreende-lo de outra forma, então compreende a relatividade dos conceitos e passa a não se apegar a conceitos, ficando mais proximo de enxergar uma realidade absoluta livre de conceitos relativos.
Pra isso é necessário eliminar as crenças em qualquer conceito relativo.
Let me think for a while escreveu:Porque não aparece e acaba com essa confusão religiosa de interpretação e mostra o que devemos fazer?

Todas as religiões mostram o que devemos fazer, não mentir, não julgar, meditar, eliminar medos, vicios, etc...
Bom, Deus pode ter diversos motivos que desconhecemos para se "esconder".
Eu "acho" que "algumas" coisas são suficientemente claras para que nós meros mortais possamos compreender.

Ele (seja lá o que for) se esconde porque quer.
A terra é a escola da vida, onde temos que aprender a viver, de modo a não transforma a eternidade em um inferno semelhante ao que vivemos aqui.
Ele em parte está nos ensinado a equilibrar nossa individualidade com a nossa coletividade, de forma que eliminemos os conflitos uns com os outros.
Outra coisa bastante clara é que ele exige que sejamos fortes, sem medos e inseguranças, bem como sem vicios e crenças.
Uma vida ETERNA é algo complicado para qualquer consciência lidar.
Ele percebe quais os problemas que essas conciências tem para lidar com a eternidade e os elimina.
Let me think for a while escreveu:Se não acreditarmos nele, ele nos castiga?

Depende...
Castigo não é a palavra correta, mas se ele achar que uma conciência só vai avançar no aprendizado, sendo ateia, ele cria meios para tornar o individuo ateu, o contrario também é verdadeiro... alguns desses artificios podem ser dolorosos.

Relativamente falando, Deus poderia castigar alguém por acreditar nele, bem como poderia castigar outro, por não acreditar.
Let me think for a while escreveu:Devemos obediência a ele, porque?

Não sei se devemos obediência a ele... O que percebo é que já obedecemos a ele. Ele manipula a todos, ateus e teístas.
Aparentemente temos livre-arbitrio, mas não sabemos usa-lo, nos deixando ser manipulados feito marionetes.
Parte dessa manipulação parece servir para nos ensinar a usar o livre-arbitrio, outras vezes parece ocorrer o oposto.
Quem sabe como Deus funciona? Ninguém...
Só podemos observar as possibilidades e calcular as probabilidades.

Ao mesmo tempo que isso ocorre, não temos um EU que deve obedecer alguém, aparentemente nossas atitudes não são "nossas", porque não existe um "eu" para "fazer" algo, ou "obedecer" algo.
Nossas atitudes são parte da natureza, do universo, de Deus. É o universo auto-consciênte se movendo atravéz de nós.
O nosso "eu" verdadeiro é UNO com Deus e com tudo, o que elimina nossa noção atual de "eu", mas mantém um "algo" que não compreendemos e que seria o nosso verdadeiro "eu".

Religião é muito mais complicado do quê pensas.
Let me think for a while escreveu:Que diferença faz ele existir ou não existir, ele interfere em algo aqui na terra, se interfere, no que ele interfere?

Ele interfere em tudo, em cada pensamento humano, em cada ação humana.
Let me think for a while escreveu:Como é o seu deus?
Onde ele mora?
O que gosta de fazer?
Existe outro como ele?

O assunto "Deus" na religião é tão complexo, que Deus é dividido em três tipos.
Deus pessoal, Deus impessoal e Deus interior.
O Cristianismo fala sobre o Deus pessoal e sobre o Deus interior, o Taoísmo fala sobre o Deus impessoal e sobre o Deus interior, o Budismo original só falava sobre o Deus interior, o Hinduísmo fala sobre os três.

Tudo é Deus, nós somos Deuses e vivemos em Deus, Deus é tudo e está além de tudo.
Infelizmente esses conceitos relativos não nos permitem compreender que diabos é essa coisa que chamamos Deus, em sua totalidade.
Com um pouco de estudo, entretanto, podemos comprovar que as religiões falam sobre um "algo" chamado Deus e, que esse "algo" realmente se mostra presente dentro e fora de nós.

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Dick

Mensagem por Dick »

NadaSei escreveu:A grande questão é que só a religião pode "acordar" o homem e tira-lo de seu "transe", eliminando o seu "esquecimento" de suas muitas vidas, vivendo sem "esquecer", vive eternamente.
A religião é a única ciência que permite ao homem eliminar todos os medos, desejos, crenças e preconceitos, permitindo assim que o mesmo viva em extasê, paz interior, sem ilusões e em harmonia uns com os outros. (Isso é o reino dos céus, ou se preferir... o nirvana)

Só a religião pode acordar o homem? Então o cientista, que perscruta ceticamente e metodicamente explicações para seu mundo, está fadado a viver dormindo se não for um religioso? E quais as evidências para as suas "muitas vidas"? O que andas lendo, menino? E ainda queres ser refutado????????? Pegas o ônibus andando, não paga a passagem e ainda quer troco! Que tal trazer um pentelhésimo só de evidências para mostrar como nós, ateus, estamos em transe, dormindo, iludidos, enquanto o religioso está em melhor posição? Que tal nos oferecer uma evidência BEM PEQUENININHA de que há um deus responsável por nossas vicissitudes? Não se esqueça que é VOCÊ quem está fazendo afirmações que carecem de evidências. Não eu!!!!!! Eu estou dizendo que tudo isto é balela remanescente de uma época de pessoas estúpidas temerosas ao Sol, cujas mitologias explicativas te atingiram como um raio. Estou recusando o que dizes ser fato, e seus argumentos estão no mesmo nível de qualquer afirmação mitológica propalada por qualquer religião, seita ou crença destituída de correlação empírica.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Apocaliptica

Re.: Não basta questionar!

Mensagem por Apocaliptica »

:emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23:

:emoticon12:

Dick

Mensagem por Dick »

E eu não disse nada daquilo que citastes em seu último post.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Let me think for a while escreveu:Não posso refutar a existência de um unicórnio rosa voando pelos céus de algum planeta na constelação de centauro.

P.P.: Acho que ainda terei que repetir isto algumas milhares de vezes.

Não precisa, pois não foi sobre isso que eu argumentei.
Só tem que refutar a minha afirmação de que a religião ensina o ceticismo, ou minha afirmação de que a religião fala sobre a mente humana e ensina a corrigir seus problemas, ou sobre o céu e inferno que falam ser fato, entre outras coisas as quais eu argumentei e você não conseguiu refutar.

Demosntre que eu estou errado.
Demonstre que sua crença de que a religião é besteira e só fala sobre fantasias é verdadeira, demonstre que a religião está errada e céu e inferno são fantasias.

Dick

Mensagem por Dick »

NadaSei escreveu:Não precisa, pois não foi sobre isso que eu argumentei.

Foi. Repito: não consigo refutar a existência de um unicórnio rosa voando em algum lugar do universo. Em contrapartida, o ônus da prova recai em quem faz as alegações. Quer ver? EXISTE UMA MATEMÁTICA GAUSSIANA HIPERBÓLICA ASSIMÉTRICA QUE REDUZ A TERMOS SEMELHANTES TODAS AS CONSTANTES FÍSICAS, QUE ATRAVÉS DE ANÁLISES MULTIDIMENSIONAIS UNIFICA TODAS AS QUATROS FORÇAS BÁSICAS EM UMA SÓ, POSSIBILITANDO A GÊNESE DE UMA METAMATEMÁTICA QUE SE AUTOEVIDENCIA COMO TENDO UMA COMPLETUDE QUE VIOLA O TEOREMA DE GÖDEL.

REFUTE!
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Cavaleiro do Ébano escreveu:
Posso eu????
Bem, vejamos... só três não.

Primeiro deus era o fogo, o trovão, a chuva ou qualquer coisa do gênero (inclusive o arco-íris).

Depois, passou a ser a grande mãe (a Terra, e às vezes a Lua)

Não se contentando se tornou vários: um pro amor, um pra guerra, um para o veneno, um para o mal, um para a inteligência, etc...

No momento seguinte, ele foi o criador dos céus e da Terra.

Hoje ele acendeu o pavio do Big Bang.

Amanhã ele vai ter criado todas as dimensões quânticas.

E depois de amanhã ele vai passar a preencher outras lacunas que o conhecimento científico tiver aberto em nossas mentes.
Sempre mudando, de acordo com a conveniência humana,
Este é deus.

E que lacuna no conhecimento é essa que está sendo "tapada" com a religião e que a ciência tornou desnecessaria?

Nem ao menos existem muitos "Deuses", mas sim um mesmo Deus que recebe muitos nomes e atributos.
O Hinduismo, por exemplo, é classificado erronêamente como "politeísta", pois supostamente tem "muitos" Deuses.

O hinduísmo na realidade é panenteísta e ensina que Deus é tudo e todos, bem como está além de tudo e todos.
Os três principais "Deuses" são Brahma, Shiva, e Vishnu.
Aparentemente são três, mas o hinduismo ensina que os três são na realidade o mesmo Deus, mas dividido em três para simbolizar a criação, destruição e manutenção.
Juntos os três formam o "trimurt", conceito semelhante ao da "trindade", o hinduismo ainda vai além e diz que todo o universo é parte do "trimurt", onde Deus se fragmenta no próprio univero e seus muitos seres, surgem então Deuses simbolicos e Devas, todos simbolizando algo, como o amor, a guerra, etc...

Ainda assim continua sendo um único Deus.
Esse Deus que está em tudo, é também descrito por Lao Tsé, Krishna e Cristo.
Todos falam sobre a mesma "coisa", usando diferentes "analogias", palavras e "simbolos".

Dessa forma não há uma "evolução" de Deus, mas sim, diferentes pessoas falando sobre a mesma coisa, mas apontando diferentes caracteristicas.

Vamos a uma analogia...
Primeiro o homem apontou as estrelas, depois alguns planetas, outros falaram sobre luas em planetas, outros sobre galaxias, outros sobre buracos negros e nuvens gasosas.
Seria o universo irreal?
Sendo descrito de forma diferente por cada "astronômo"?

Não... são apenas diferentes pessoas, apontando diferentes caracteristica do mesmo universo.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Let me think for a while escreveu:
NadaSei escreveu:Não precisa, pois não foi sobre isso que eu argumentei.

Foi. Repito: não consigo refutar a existência de um unicórnio rosa voando em algum lugar do universo. Em contrapartida, o ônus da prova recai em quem faz as alegações. Quer ver? EXISTE UMA MATEMÁTICA GAUSSIANA HIPERBÓLICA ASSIMÉTRICA QUE REDUZ A TERMOS SEMELHANTES TODAS AS CONSTANTES FÍSICAS, QUE ATRAVÉS DE ANÁLISES MULTIDIMENSIONAIS UNIFICA TODAS AS QUATROS FORÇAS BÁSICAS EM UMA SÓ, POSSIBILITANDO A GÊNESE DE UMA METAMATEMÁTICA QUE SE AUTOEVIDENCIA COMO TENDO UMA COMPLETUDE QUE VIOLA O TEOREMA DE GÖDEL.

REFUTE!

Ué, eu apresentei um texto de buda ensinado a não acreditar... ou não?
Eu estou dizendo para refutar o que eu argumentei, bem como o que postei corroborando minha argumentação. Não pedi para provar a inexistencia de nada.
Santa paciência...

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

NadaSei escreveu:
clara campos escreveu:
NadaSei escreveu:O crente e o descrente comentem o mesmo erro, interpretam literalmente a estórinha.

não quererias dizer alguns crentes e alguns descrentes?
ou até talvez, interpretam literalmente algumas estorinhas?

Não.
Eu usei o termo crente e descrente da seguinte forma:
João acredita literalmente na estórinha...
Pedro não acredita na estórinha...
Para poupar ter que explicar que Pedro é o descrente e João é o crente, escrevi o crente e o descrente.

Veja que eu não disse "os" crentes e "os" descrentes, com isso não fiz uma generalização.

no contexto pareceu-me uma generalização, já que parecias dividir a humanidade em crentes e descrentes.

De qualquer forma se foi um "desentendimento semântico" tudo bem.
Retiro o que disse.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Dick

Mensagem por Dick »

NadaSei escreveu:Não pedi para provar a inexistencia de nada.
Santa paciência...

NadaSei escreveu:demonstre que a religião está errada e céu e inferno são fantasias.

Aproveitando: o que corrobora sua idéia de "muitas vidas"?
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Let me think for a while escreveu:Só a religião pode acordar o homem? Então o cientista, que perscruta ceticamente e metodicamente explicações para seu mundo, está fadado a viver dormindo se não for um religioso?

Sim.
Isso porque só a religião possui as tecnicas necessárias para faze-lo.
São elas a meditação e os ensinamentos praticos. (não mentir, não ter vicios, etc...)
Let me think for a while escreveu:Que tal trazer um pentelhésimo só de evidências para mostrar como nós, ateus, estamos em transe, dormindo, iludidos, enquanto o religioso está em melhor posição?

Eu não disse que os religiosos estão em melhor posição, isso é crença sua, não minha.
Religiosos ou não, ateus ou teístas, crentes ou céticos, estamos todos dormindo, iludidos e em transe.

A ilusão dos humens são faceis de perceber, basta olhar o mundo, gente que acredita em fadas, ETs, vampiros, etc...
Você é quem se julga "livre" da ilusões e eu estou justamente demonstrando que todos somos iludidos.

A evidencia que trago, é justamente através de meus argumentos, mostrar que a maioria se ilude sobre o significado da religião.
Por exemplo, eu mostro que o que a religião fala sobre céu e inferno, nada tem haver com a ilusória noção de céu e inferno que temos. Mostro que é ilusão achar que a religião se trata de crença em besteiras e, que ela inclusive ensina o ceticismo.

Você não só se recusa a abandonar suas crenças, como não consegue refutar meus argumentos.
Let me think for a while escreveu:Que tal nos oferecer uma evidência BEM PEQUENININHA de que há um deus responsável por nossas vicissitudes? Não se esqueça que é VOCÊ quem está fazendo afirmações que carecem de evidências. Não eu!!!!!!

Orá, apartir do momento em que aprendemos em que a religião diz que Deus é tudo, inclusive nós, fica claro que pelo fato de "nós" existirmos, esse "deus" que a religião fala, existe.
Quer ver um Deus, olhe-se no espelho.
Quer prova maior que essa???
Vejamos o que Cristo Diz: "Vós sois deuses".

O que eu demonstro aqui, é que a nossa "crença" sobre Deus, que fazem ateus não acraditarem em "deus" ou "deuses", não nada tem haver com o que a religião fala sobre o assunto.
A religião está falando sobre "algo" complexo do qual muitos sem ao menos ter conhecimento sobre o assunto, se convencem de que se trata de "besteira", mesmo sem a menor razão racional pra isso... pura crença.
Let me think for a while escreveu:Eu estou dizendo que tudo isto é balela remanescente de uma época de pessoas estúpidas temerosas ao Sol, cujas mitologias explicativas te atingiram como um raio. Estou recusando o que dizes ser fato, e seus argumentos estão no mesmo nível de qualquer afirmação mitológica propalada por qualquer religião, seita ou crença destituída de correlação empírica.

Muito pelo contrario, a sua "crença" de que tudo isso é estupidez, é destituida de qualquer correlação empírica, visto que sua "idéia" sobre o que está sendo discutido na religião, não correspondo ao que é dito na religião.

É justamente isso que eu demonstro de forma satisfatoria, apresentando inclusive evidências que contradizem suas afirmações sobre o que a religião supostamente ensina.

Apocaliptica

Quer ver um Deus, olhe-se no espelho.

Imagem

Apocaliptica

Religiosos ou não, ateus ou teístas, crentes ou céticos, estamos todos dormindo, iludidos e em transe.

Imagem

Flush

Mensagem por Flush »

NadaSei escreveu:A religião está falando sobre "algo" complexo do qual muitos sem ao menos ter conhecimento sobre o assunto, se convencem de que se trata de "besteira", mesmo sem a menor razão racional pra isso... pura crença.

O que é esse algo complexo? deus? allah? anubis? zeus? apollo?
Esses seres complexos deixam de ser complexos a partir do momento em que inexistem. Para cada religião as outras são só mitologia. Clareza de raciocinio traduz a mitologia de todas.
Trata-se de completa ilucidez mental encontrar provas racionais para refutar aquilo que os outros não conseguem provar.
Refutar esses milhões de mitologias não é saudável a mentes que podem aproveitar para entender o que é real.

Como já disse, as religiões tiveram como inicio responder de forma mitologica a questões para as quais não existia resposta. Enquanto o cientista esforçava o corpo e a mente para trazer respostas, o religioso contentava-se em baixar os braços em derrota perante a vida e a atribuir as razões da sua percepção a qualquer coisa que tapasse essa lacuna, esse mal estar psicológico.

Eu posso falar de coisas complexas como Fadas e Duendes em Saturno a fazerem orgias. Isso faz disto racional e plausivel? Posso responder com estes seres complexos às perguntas quotidianas por forma a ser mais um derrotado da Vida. Faz-me feliz sentir-me ignorante?

Acreditar num mundo com 6000 anos quando temos dinossauros com pelo menos 65 milhões de anos? Acreditar que todos os seres morreram no grande dilúvio afogados, inclusivé os peixes? É isto a complexidade?

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

NadaSei escreveu:Sim, esse algo que as religiões chaman de Deus, Tao, Vishno, Allá, etc... Existe qualquer um pode comprovar.

Então comprove?

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Porque ele nos fez?

Talvez sim, Talvez não.

HUmm! Por isso você se chama "Nada sei"

nada sei escreveu:
francioalmeida escreveu:Porque nos confunde com escritos que dão margem a diversas interpretações?

Porque os filósofos e escritores nos confundem com escritos que dão margem a diversas interpretações?
É a mente humana que trabalha com conceitos relativos e, por esse motivo, entende de diferentes formas a mesma sentença.

Segundo o que aprendemos com a religião, temos que trabalhar a mente e devemos compreender esses conceitos relativos, bem como abandonar esses conceitos, de modo a compreender o absoluto.
Deus nesse caso, ao mesmo tempo em que nos ensina, também apoia nossa confusão para que possamos aprender com o erro.

A religião fala que a nossa realidade é tanto absoluta quanto relativa. A confusão vem da relatividade de tudo, bem como da incapacidade humana de enxergar o absoluto.
O homem só enxerga e funciona na realidade relativa, estimular o erro do relativo, permite ensinar ao homem ver o absoluto.

Tudo que pode ser dito em palavras, é relativo, pois as palavras são conceitos interpretaveis, a mente humana atual funciona através desses mesmo conceitos relativos.

Essa onipotencia para alguns é impossivel, pois fazer tudo, significa que Deus pode fazer o universo existir e inexistir ao mesmo tempo.
Outros podem interpretar que ser onipotente significa poder fazer qualquer coisa, mas que cada escolha, limita as possibilidades de uma segunda escolha.
Nesse caso, Deus poderia fazer o universo existir ou inexistir, mas uma escolha impossibilita a outra, sem que isso elimine o "conceito" onipotencia, visto que é Deus quem faz a escolha.

Primeiro o homem compreende o "conceito" de uma forma, depois passa compreende-lo de outra forma, então compreende a relatividade dos conceitos e passa a não se apegar a conceitos, ficando mais proximo de enxergar uma realidade absoluta livre de conceitos relativos.

Então sua visão é a correta. Porque? Ora, tudo é relativo!
Como sabe que a sua interpretação não é erronea?

NadaSei][quote="francioalmeida escreveu:Porque não aparece e acaba com essa confusão religiosa de interpretação e mostra o que devemos fazer?

Todas as religiões mostram o que devemos fazer, não mentir, não julgar, meditar, eliminar medos, vicios, etc...
Eu "acho" que "algumas" coisas são suficientemente claras para que nós meros mortais possamos compreender.

A terra é a escola da vida, onde temos que aprender a viver, de modo a não transforma a eternidade em um inferno semelhante ao que vivemos aqui.
Ele em parte está nos ensinado a equilibrar nossa individualidade com a nossa coletividade, de forma que eliminemos os conflitos uns com os outros.
Outra coisa bastante clara é que ele exige que sejamos fortes, sem medos e inseguranças, bem como sem vicios e crenças.
Ele percebe quais os problemas que essas conciências tem para lidar com a eternidade e os elimina.
[/quote]

Algumas religiões propagam violência e incentivam sua propagação, outras incentivam até suicídio coletivo. Como podes dizer que elas incentivam todas as mesma coisa???

Você fala que algumas coisas são clara mas ao mesmo tempo fala que filosofos e escritores interpretam errado. Tu tá bebado!

Porque viver eternamente é complicado pra nossa mente? De onde tu tirou isso?

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Se não acreditarmos nele, ele nos castiga?

Depende...
Castigo não é a palavra correta, mas se ele achar que uma conciência só vai avançar no aprendizado, sendo ateia, ele cria meios para tornar o individuo ateu, o contrario também é verdadeiro... alguns desses artificios podem ser dolorosos.

Relativamente falando, Deus poderia castigar alguém por acreditar nele, bem como poderia castigar outro, por não acreditar.

Como podes esta certo disso? Tú é deus??? Ele falou contigo?

Será que tu não está interpretando as coisas erradas?

Efeitos alucinógenos?

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Devemos obediência a ele, porque?

Não sei se devemos obediência a ele... O que percebo é que já obedecemos a ele. Ele manipula a todos, ateus e teístas.
Aparentemente temos livre-arbitrio, mas não sabemos usa-lo, nos deixando ser manipulados feito marionetes.
Parte dessa manipulação parece servir para nos ensinar a usar o livre-arbitrio, outras vezes parece ocorrer o oposto.

Ao mesmo tempo que isso ocorre, não temos um EU que deve obedecer alguém, aparentemente nossas atitudes não são "nossas", porque não existe um "eu" para "fazer" algo, ou "obedecer" algo.
Nossas atitudes são parte da natureza, do universo, de Deus. É o universo auto-consciênte se movendo atravéz de nós.
O nosso "eu" verdadeiro é UNO com Deus e com tudo, o que elimina nossa noção atual de "eu", mas mantém um "algo" que não compreendemos e que seria o nosso verdadeiro "eu".

Complicado mesmo! mas vejo que tu entende bem.

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Que diferença faz ele existir ou não existir, ele interfere em algo aqui na terra, se interfere, no que ele interfere?

Então porque ele não acaba com essa palhaçada e se torna mais claro, já que somos tão burro como você supoe?

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Como é o seu deus?
Onde ele mora?
O que gosta de fazer?
Existe outro como ele?

O Cristianismo fala sobre o Deus pessoal e sobre o Deus interior, o Taoísmo fala sobre o Deus impessoal e sobre o Deus interior, o Budismo original só falava sobre o Deus interior, o Hinduísmo fala sobre os três.

Tudo é Deus, nós somos Deuses e vivemos em Deus, Deus é tudo e está além de tudo.
Infelizmente esses conceitos relativos não nos permitem compreender que diabos é essa coisa que chamamos Deus, em sua totalidade.
Com um pouco de estudo, entretanto, podemos comprovar que as religiões falam sobre um "algo" chamado Deus e, que esse "algo" realmente se mostra presente dentro e fora de nós.

Entendi! Eu sou Deus, logo posso te mandar por inferno?

Flush

Mensagem por Flush »

A religião e a Ciência são antagónicas.
Experimenta ver isso pelo Evolucionismo vs Criacionismo.
Podes pegar na Biblia e fazer dela plasticina que nunca chegarás a encaixar Genesis no Evolucionismo. E quem diz o contrário ou está a tentar ser politicamente correcto, ou hipócrita, ou então perverte o Genesis para encaixar às marretadas no Evolucionismo, ou perverte a Ciência para encaixar às marretadas no Genesis.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

francioalmeida escreveu:
NadaSei escreveu:Sim, esse algo que as religiões chaman de Deus, Tao, Vishno, Allá, etc... Existe qualquer um pode comprovar.

Então comprove?

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Porque ele nos fez?

Talvez sim, Talvez não.

HUmm! Por isso você se chama "Nada sei"

nada sei escreveu:
francioalmeida escreveu:Porque nos confunde com escritos que dão margem a diversas interpretações?

Então sua visão é a correta. Porque? Ora, tudo é relativo!
Como sabe que a sua interpretação não é erronea?

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Porque não aparece e acaba com essa confusão religiosa de interpretação e mostra o que devemos fazer?

Algumas religiões propagam violência e incentivam sua propagação, outras incentivam até suicídio coletivo. Como podes dizer que elas incentivam todas as mesma coisa???

Você fala que algumas coisas são clara mas ao mesmo tempo fala que filosofos e escritores interpretam errado. Tu tá bebado!

Porque viver eternamente é complicado pra nossa mente? De onde tu tirou isso?

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Se não acreditarmos nele, ele nos castiga?

Depende...

Como podes esta certo disso? Tú é deus??? Ele falou contigo?

Será que tu não está interpretando as coisas erradas?

Efeitos alucinógenos?

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Devemos obediência a ele, porque?

Complicado mesmo! mas vejo que tu entende bem.

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Que diferença faz ele existir ou não existir, ele interfere em algo aqui na terra, se interfere, no que ele interfere?

Então porque ele não acaba com essa palhaçada e se torna mais claro, já que somos tão burro como você supoe?

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Como é o seu deus?
Onde ele mora?
O que gosta de fazer?
Existe outro como ele?

Entendi! Eu sou Deus, logo posso te mandar por inferno?

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

NadaSei, você é quem idealiza as religiões. Você é quem tomou por certo um conceito e uma interpretação do que é religião que é uma dentre inúmeras possíveis, e pretende que a sua CONCLUSÃO assuma viés universal. Você pretende agregar elementos de diferentes crenças que lhe agradam e demonstrar que, se eles PARECEM comuns a vários credos, são verdadeiros da maneira que VOCÊ interpreta que são. Uma discussão sobre isso com você é absolutamente estéril porque você já chegou a uma conclusão que espera ser universalizada para todos os seres humanos, crentes e ateus, porque lhe parece fazer sentido que se pense o fenômeno religioso dessa maneira. Você interpreta manifestações de cultura como verdades. Pra mim a mitologia religiosa é extremamente interessante e realmente transparece elementos comuns a vários povos, épocas e credos, mas qualquer uniformidade que eu veja nisso é fruto do fato de que todo ser que é religioso é humano, e todos os seres humanos podem ter propriedades, desejos e medos comuns. Mas sempre soube que as pessoas que têm fé em suas religiões não costumam pensar assim. Você, não: você acha que as pessoas que têm essa fé estão todas erradas justamente porque não sabem o que é verdadeiramente pertencer a uma religião e ser religioso. Você é arrogante e um místico que gosta de frases feitas bregas.
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado