Para os abortistas insensíveis

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o anátema

Mensagem por o anátema »

Iara escreveu:Ao meu ver a célula não é uma vida, pois não tem vida própria, ela é parte de um ser vivo.

Comunistas poderiam dizer que indivíduos não são dignos de nada porque são só indivíduos, fazem parte da sociedade, que é realmente o que vale.

Fora isso, é novamente "biologizar" a coisa apenas quando conveniente; mesmo recém-nascidos são tão dependentes dos pais ou de outros quanto células do organismo, apenas não são associadas da mesma maneira.

O que importa, numa hora é o fato de constituir-se apenas de uma célula, e não poder ser considerado um indivíduo (para eliminar o direito à vida do óvulo), mas quando se quer definir que é uma vida, o que importa é a individualidade (já presente no óvulo, ainda que ainda não a mesma do zigoto), mesmo que ainda se pudesse defender ser uma célula, ou que, em estágios posteriores, ainda haja a mesma relação de dependência.

O curso natural do óvulo não é esperar por um espermatozóide, tanto que sua função não é apenas de reproduzir, como também possui função hormonal.

Mas que "função hormonal"?

Quer dizer que os ciclos hormonais femininos tem sua própria razão de ser, e apenas por acaso "usam" o ciclo reprodutivo, e não existem em função deste?

Portanto, a perda de um óvulo não fecundado é incomparável a perda de um zigoto que obrigatoriamente se tornará um ser vivo.

"Obrigatoriamente", o óvulo se tornaria um zigoto, não fossem intervenções não naturais ou celibato (que também pode-se dizer não natural ou no mínimo anômalo).

ímpio escreveu:Não são nem vidas humanas, mas acho pior matar um rato, coelho, ou galinha, já desenvolvidos, do que um zigoto ou embrião humano, e nem sou vegetariano/PETA ou coisa do tipo.

Mesmo sendo vegetariana eu não saberia comparar a perda.

Suponho que considere pior a perda do zigoto e estágios posteriores às outras, ainda assim.

É perfeitamente compreensível que subjetivamente pode ser evidentemente pior, como no caso de pessoas tentando engravidar e sofrendo abortos espontâneos.

Mas procure considerar a coisa de uma perspectiva neutra; considere um zigoto ou embrião de outra espécie animal, sem relação de afinidade com você, sem ver nele a idealização de um bebê, mas aquilo que é, uma célula.

Mesmo assim, considera que a morte dessa célula, devido ao rearranjo de nucleotídeos seja moralmente/"dramaticamente" equivalente a morte de um indivíduo já formado, enquanto a morte da célula no instante precedente à organização de nucleotídeos não seria nada demais?

bom, em resumo, o que quero dizer é que "reparar o erro" depois de o ter cometido, sabendo-se que poderia ocorrer, é imoral e anti-ético. dever-se-ía haver maior preocupação com a responsabilidade que envolve o ato sexual e com os métodos contraceptivos.

Obviamente, quanto à última afirmação. Mas é responsável usar uma criança inocente como instrumento de punição para pessoas que cometeram o descuido de engravidar sem planejamento?

Vejo isso como sendo de fato imoral e irresponsável, e não a morte intencional de um zigoto ou embrião, que não consigo ver como assassinato.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Iara escreveu:

não consegui copiar a citação, sou novata...
acredito que por essas e outras que religião é considerada veneno, não?

Muito pelo contrário.
A religião é veneno quando autocrática, dogmática e inibidora da democracia, do livre pensamento, do raciocínio crítico e da tolerância.

Estas pessoas pertencem àquela espécie de religosos que não se deixaram envenenar.

sacaste?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

DaviDeMogi
Gênero: Masculino

Re.: Para os abortistas insensíveis

Mensagem por DaviDeMogi »

Não sei quando inicia a vida, quando passa a ter consciência, quando se desenvolve o SNC ou já no momento que o sapinho penetra o ovulo... Só sei que milhares de crianças, já nascidas que falam e andam, morrem diariamente no mundo vitimas da miséria ou das guerras em nome de deuses, e a gente não envolve nem se preocupa tanto quanto quando nos debatemos na velha discusão sobre aborto.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Nesses casos, a perda de vidas "humanas" não está sendo posta em questão, e portanto não há tanta razão para debate. É muito ruim, e todos devem estar de acordo. Já quando se fala de aborto, para alguns está se falando de legitimar algo que consideram similar a essas mortes, mesmo que se tratem apenas de células ou agrupamentos com organização que não se consideraria normalmente serem pessoas, fora da circunstância da gestação.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

DaviDeMogi

Re: Re.: Para os abortistas insensíveis

ímpio escreveu:Nesses casos, a perda de vidas "humanas" não está sendo posta em questão, e portanto não há tanta razão para debate. É muito ruim, ...

É mesmo não é? A fome ou balas de fuzis não são tão cruéis quanto uma cureta, um sugador ou mesmo agulhas de tricô de uma aborteira de fundo de quintal!

o anátema

Mensagem por o anátema »

Eu não sei se escreveu isso como paródia ou não.

Explicando melhor, se fossemos falar das mortes de crianças, o debate seria assim:

Mortes de crianças nas guerras: certas ou erradas?
Então, acham correto que morram crianças em guerras? Ou ainda, de fome?

- Errado, claro, não tem como conceber isso como certo... que pergunta estúpida...

- Claro que está errado, tem que sempre se visar minimizar as vítimas inocentes quando é necessária alguma forma de ação militar, o que inclui as crianças.

- Tá, mas e se malucos colocam crianças como soldados armados?

--Aí a coisa muda um pouco de figura, não é nada agradável e situações excepcionais não justificam que se tolere esse tipo de coisa quando for evitável.

...

Etc.

Não é que ninguém ache que seja menos cruel que um aborto, geralmente acharão ser mais cruel, no caso daqueles que defendem a legalidade do aborto. Acontece que é consensual que é cruel, imoral, e não tem exatamente o que discutir, seria só ficar concordando uns com os outros e discutindo pontos menores, se houver.

Já no caso do aborto, uns julgam ser equiparável a assassinato, outros à morte celular/mesntruação, ou morte de tecidos ou tumores, dependendo do estágio; outros ainda defenderiam o direito de escolha da mãe independentemente do estágio desenvolvimento fetal, o que bate de frente com os dois lados anteriores. Isso dá margem a muita discussão.

www.talkorigins.org

DaviDeMogi

Impio meu rapaz! Talvez naum consegui ser claro, só estou sendo simplista ao reclamar que o assunto "crianças morrendo de fome ou vitimas de guerras por causa de deuses" não desperta debates tão acalorados ou tão batidos quanto o assunto "aborto: sim ou não". O cerne não é qual é mais cruel.
Editado pela última vez por DaviDeMogi em 12 Jan 2007, 14:29, em um total de 1 vez.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Também vi que isto vem da mão de Deus" (Eclesiastes 2, 24)

Imagem

Imagem
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Trancado