Vitor Moura escreveu:Um filme inteiro não. Mas só alguns segundos de fenômenos paranormais...dá. Quem tem dinheiro para comprar vinte câmeras e colocar em cada canto do cômodo tem dinheiro para fazer segundos de truque paranormal. Nada convence os céticos. Nada.
Como eu disse, quatro câmeras por cômodo na maioria dos casos já seriam o bastante, dado que a maioria dos cômodos é retangular, não absurdamente grande, e isso daria uma visão de todos os ângulos. 20 câmeras dariam para 5 cômodos ou mais, já que dependendo da área, até duas câmeras apenas poderiam cobrir um cômodo suficientemente bem, ao mesmo tempo em que reduziria consideravelmente a possibilidade de truques mais simples.
Algumas câmeras ainda poderiam ser substituídas por espelhos mais ou menos grandes, o que acho que deixaria mais barato da mesma forma e complicaria igualmente os truques de enquadramento e etc.
Mesmo umas vinte câmeras (cameras baratas) sairiam bem mais barato que uma equipe que pudesse fazer efeitos especiais convincentes, mesmo se fossem apenas poucos segundos. Até porque as pessoas que tem condições de fazer isso (que são bem poucas, o que já encarece) não vendem o trabalho simplesmente por tempo do efeito especial, mas pela utilização. Assim, no tempo que eles poderiam estar fazendo esses segundos de efeitos especiais (que pode nem ser significativamente menos do que demoraria para fazer uma hora), poderiam estar fazendo algo pelo qual produtores de filmes de verdade pagassem muito mais (e é bem duvidoso que os financiadores das fraudes paranormais pudessem oferecer mais do que pagam em publicidade e cinema, ainda mais que não me parece ser um investimento que fosse se pagar mais tarde), e no qual pudessem ser creditados.
Nada convence os céticos. Nada.
Ou... qualquer coisa convence os crédulos. Qualquer coisa.
E o melhor mesmo é isso, afirmar que já os céticos irão continuar negando, não importa o quão rigorosas possam ser outras observações melhor controladas (ainda não feitas), não há sentido nenhum em fazê-as. Melhor se dar por satisfeito apenas com evidências de um nível facilmente forjado, como algumas já foram demonstradas ser, sem perder tempo com evidencias mais rigorosas, melhor controladas, que os céticos negariam de qualquer forma, apesar de nunca terem sido obtidas.