Poltergeist filmado!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO
Contato:

Re: Poltergeist filmado!

Mensagem por O ENCOSTO »

Vitor Moura escreveu:Finalmente está registrado EM FILME o fenômeno de poltergeist, com objetos se movendo sozinhos, o fenômeno de rap [batidas] e o de mesas girantes observado por Kardec! Agora com o filme, o Encosto não pode mais chamar de evidência anedótica.

http://www.youtube.com/watch?v=vY8xplLawrg

Gostaria de ver a explicação cética para o que está sendo mostrado. Assistam o filme até o fim.

Consegui ver este video só agora.

Além de cordinhas amarradas nos objetos, algum outro truque amador pode ser identificado?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:Finalmente está registrado EM FILME o fenômeno de poltergeist, com objetos se movendo sozinhos, o fenômeno de rap [batidas] e o de mesas girantes observado por Kardec! Agora com o filme, o Encosto não pode mais chamar de evidência anedótica.

Gostaria de ver a explicação cética para o que está sendo mostrado. Assistam o filme até o fim.

Além de cordinhas amarradas nos objetos, algum outro truque amador pode ser identificado?

Para isso vc tem que supor fraude do pesquisador e da famíolia. Assim explica-se qualquer coisa. Qualquer.

o anátema

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por o anátema »

Vitor Moura escreveu:
ímpio escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Tril lion escreveu:E vamos ser honesto. O Vitor aparece aqui com um video risivel a dizer que está provado que existem poltergueists. Ele que prove entao que aquilo é verdade... e nao um truque de magia (bastante tosco diga-se)

Vc viu alguém com uma varinha de condão? Ou o Mandrake? Ou o David Copperfield? Hummmm?

E responda, se v cfosse o pesquisador, o que vc faria para provar que não houve truque?Hummm? Estou esperando, diga :emoticon12:

Acredito que se eu tivesse presenciado poltergeits freqüentes num local, um modo razoavelmente simples, porém mais caro de tornar a documentação em vídeo mais crível seria ter várias câmeras apontando para todos os lados ao mesmo tempo.

Ah, não adianta. Fizeram isso em Matrix na cena em que ele desvia de tiros (óbvio que os tiros não tava lá). Depois montaram tudo digitalmente. Um cético pode alegar isso, montagem.

Ah tá. E sai baratinho fraudar algo convincentemente nessas condições.

É muito mais difícil e muito mais caro fraudar convincentemente esses mesmos acontecimentos com simplesmente uma câmera para cada lado de um cômodo.

Eliminaria 99,99% das possibilidades de fraudes baratas, restando apenas computação gráfica avançada, que além de ser proibitivamente cara, poderia muito provavelmente ser provada como tal, já que seria muito difícil conseguir, mas razoavelmente fácil verificar, a congruência espacial e sincronia perfeita de movimentos de objetos e pessoas, podendo ser eliminado com toda certeza se são quatro filmes feitos independentemente ou se são mesmo filmagens do mesmo evento ao mesmo tempo.

Ao mesmo tempo, seria comparativamente extremamente barato, de graça, fazer documentações decentemente controladas e de confiabilidade incomensuravelmente maior.

Se poltergeists são razoavelmente freqüentes, essas séries de quatro vídeos sincronizados por cômodo assombrado poderiam simplesmente pulular, por aí, mas tenho a sensação premonitória de que não veremos sequer uma delas.

E tem que se admitir que uma conspiração de fraudadores financiados por milionários com operações financeiras e contratações irrastreáveis (prevendo sua possível explicação "cética") é algo bem mais improvável do que uns truques com linhas e enquadramentos de câmeras.

ímpio escreveu:Assim, se por exemplo, no caso da cadeira houvesse uma linha de pesca sendo puxada por alguém ou algo do tipo, em algum desses ângulos pegaria esse alguém, a menos que se usasse técnicas razoavelmente mais caras de eliminar as pessoas do vídeo ou truques bem mais sofisticados que não imaginaria agora quais poderiam ser.

Matrix já foi lançado há tempos...

A realidade dos custos mostra que isso é uma desculpa muito esfarrapada.

ímpio escreveu:Agora, se eu quisesse tapear crédulos, seria relativamente fácil, e precisaria inclusive de menos câmeras.

Mas agora nos diga, que critério você usaria para duvidar da veracidade de um vídeo desses? Ou todos são aceitáveis?

Aí só vejo como possível para explicar o caso fraude do pesquisador, em conluio com a família. Aceitaria um histórico de fraude de uma das partes.

E quando alguém comete a primeira fraude, sem histórico? :emoticon5:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:

Para isso vc tem que supor fraude do pesquisador e da famíolia. Assim explica-se qualquer coisa. Qualquer.

A fraude, dado o video com cameras posicionadas em locais suspeitos, é a hipótese mais coerente. E um video amador dificilmente teria definição suficiente para veriricar a existencia de uma cordinhas transparente.

Porquê não chamaram o Daniel Sottomaior? O ultimo caso que ele resolveu consistia numa TV assombrada.

Já vi meninas chorando pedras pelos olhos. Crianças sendo manipuladas pelos pais, meninas pastoras, etc.

É triste mas é muito comum.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

o anátema

Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por o anátema »

Creio que o Sottomaior ainda não esteja atuando internacionalmente :emoticon16:

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

emmmcri
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

videomaker escreveu:Vitor, O Vitor! tu não sabes ainda que nada vai adiantar?
Sempre vai ter um "porem"! Vão dizer: Não foi controlado! os experiementores não tinham ceticos! Eu não tava lá não vale!, e por ai vai...

Video, existem muitas explicações céticas sem precisar apelar para fantasmas.Você se esquece que o NADA explica TUDO?
Se o Nada deu origem ao universo,a vida, etc... qual o problema do nada empurrar alguns objetos??
Você precida ser mais cético. :emoticon10:
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Vitor Moura

ímpio escreveu:
Vitor Moura escreveu:
ímpio escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Tril lion escreveu:E vamos ser honesto. O Vitor aparece aqui com um video risivel a dizer que está provado que existem poltergueists. Ele que prove entao que aquilo é verdade... e nao um truque de magia (bastante tosco diga-se)

Vc viu alguém com uma varinha de condão? Ou o Mandrake? Ou o David Copperfield? Hummmm?

E responda, se v cfosse o pesquisador, o que vc faria para provar que não houve truque?Hummm? Estou esperando, diga :emoticon12:

Acredito que se eu tivesse presenciado poltergeits freqüentes num local, um modo razoavelmente simples, porém mais caro de tornar a documentação em vídeo mais crível seria ter várias câmeras apontando para todos os lados ao mesmo tempo.

Ah, não adianta. Fizeram isso em Matrix na cena em que ele desvia de tiros (óbvio que os tiros não tava lá). Depois montaram tudo digitalmente. Um cético pode alegar isso, montagem.

Ah tá. E sai baratinho fraudar algo convincentemente nessas condições.

Um filme inteiro não. Mas só alguns segundos de fenômenos paranormais...dá. Quem tem dinheiro para comprar vinte câmeras e colocar em cada canto do cômodo tem dinheiro para fazer segundos de truque paranormal. Nada convence os céticos. Nada.

ímpio escreveu:E quando alguém comete a primeira fraude, sem histórico? :emoticon5:

Aí alguém que faça seu trabalho e descubra a fraude. Descobrirama fraude do cientista coreano que era um herói, porque não desse cara?

Vitor Moura

O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:

A fraude, dado o video com cameras posicionadas em locais suspeitos, é a hipótese mais coerente.

Porque locais "suspeitos"? Daonde vc tirou isso?

O ENCOSTO escreveu:E um video amador dificilmente teria definição suficiente para veriricar a existencia de uma cordinhas transparente.

Vc queria o que, resolução de cinema? Acho que nem a NASA usa esse tipo de filme.

O ENCOSTO escreveu:Porquê não chamaram o Daniel Sottomaior? O ultimo caso que ele resolveu consistia numa TV assombrada.

Acho que ele era um mero adolescente na época do vídeo.

O ENCOSTO escreveu:Já vi meninas chorando pedras pelos olhos. Crianças sendo manipuladas pelos pais, meninas pastoras, etc.

É triste mas é muito comum.

Tá, mas nunca vi isso passar em branco com um investigador no local.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Acauan escreveu: A comunidade científica JAMAIS aceita como provas definitivas de o que quer que seja, um único conjunto de resultados, apresentado por um único conjunto de pesquisadores, sem que estes sejam validados por algum meio aceito, sendo o mais comum o da repetibilidade e reprodutibilidade.

Caso alguém se interesse pelo assunto:

Repetibilidade e Reprodutibilidade.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Tril lion

Mensagem por Tril lion »

Vitor Moura escreveu:A propósito, dei cartão azul por ter me chamado de mau caráter sem provas. Vc mostrou que era covarde ao fugir da minha pergunta. Mas não mostrou que eu era mau caráter. Por isso levou o cartão azul.

Mas eu nao fugi, passei a vez... Eu disse que nao era cético (apenas nao acreditava no video. Nao vi prova nenhuma. O ònus neste caso é seu.). O fujao foste tu... que nao respendeste á minha pergunta.

É és mau caracter por causa disso... e também desonesto porque inverteste ilegitimamente o ónus da prova. :emoticon14:

o anátema

Mensagem por o anátema »

Vitor Moura escreveu:Um filme inteiro não. Mas só alguns segundos de fenômenos paranormais...dá. Quem tem dinheiro para comprar vinte câmeras e colocar em cada canto do cômodo tem dinheiro para fazer segundos de truque paranormal. Nada convence os céticos. Nada.

Como eu disse, quatro câmeras por cômodo na maioria dos casos já seriam o bastante, dado que a maioria dos cômodos é retangular, não absurdamente grande, e isso daria uma visão de todos os ângulos. 20 câmeras dariam para 5 cômodos ou mais, já que dependendo da área, até duas câmeras apenas poderiam cobrir um cômodo suficientemente bem, ao mesmo tempo em que reduziria consideravelmente a possibilidade de truques mais simples.

Algumas câmeras ainda poderiam ser substituídas por espelhos mais ou menos grandes, o que acho que deixaria mais barato da mesma forma e complicaria igualmente os truques de enquadramento e etc.

Mesmo umas vinte câmeras (cameras baratas) sairiam bem mais barato que uma equipe que pudesse fazer efeitos especiais convincentes, mesmo se fossem apenas poucos segundos. Até porque as pessoas que tem condições de fazer isso (que são bem poucas, o que já encarece) não vendem o trabalho simplesmente por tempo do efeito especial, mas pela utilização. Assim, no tempo que eles poderiam estar fazendo esses segundos de efeitos especiais (que pode nem ser significativamente menos do que demoraria para fazer uma hora), poderiam estar fazendo algo pelo qual produtores de filmes de verdade pagassem muito mais (e é bem duvidoso que os financiadores das fraudes paranormais pudessem oferecer mais do que pagam em publicidade e cinema, ainda mais que não me parece ser um investimento que fosse se pagar mais tarde), e no qual pudessem ser creditados.

Nada convence os céticos. Nada.

Ou... qualquer coisa convence os crédulos. Qualquer coisa.

E o melhor mesmo é isso, afirmar que já os céticos irão continuar negando, não importa o quão rigorosas possam ser outras observações melhor controladas (ainda não feitas), não há sentido nenhum em fazê-as. Melhor se dar por satisfeito apenas com evidências de um nível facilmente forjado, como algumas já foram demonstradas ser, sem perder tempo com evidencias mais rigorosas, melhor controladas, que os céticos negariam de qualquer forma, apesar de nunca terem sido obtidas.
Editado pela última vez por o anátema em 15 Jan 2007, 20:54, em um total de 1 vez.

www.talkorigins.org

Tril lion

Mensagem por Tril lion »

Dize-me é ter bom carácter dizer que os céticos travam a ciencia e deveriam ser extirpados... e que todos deveriam aceitar um video risível como prova de paranormalidade?

QED

Ah... pois. :emoticon7:

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Não sei porque tanta briga, tanto debate,quando tudo é perfeitamente explicado a luz do NADA , do TEMPO e do ACASO!
Explica-se tudo com essas !É tão natural coisas sendo criadas pelo Nada pelo tempo e o acaso juntos.Acontece todo dia e com repetibilidade . :emoticon10:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Tril lion

Mensagem por Tril lion »

ímpio escreveu:Como eu disse, quatro câmeras por cômodo na maioria dos casos já seriam o bastante, dado que a maioria dos cômodos é retangular, não absurdamente grande, e isso daria uma visão de todos os ângulos. 20 câmeras dariam para 5 cômodos ou mais, já que dependendo da área, até duas câmeras apenas poderiam cobrir um cômodo suficientemente bem, ao mesmo tempo em que reduziria consideravelmente a possibilidade de truques mais simples.

Até parece que o gajo nao queria que vissem bem melhor a anormalidade. Ou entao é um investigador pé rapado...

Tril lion

Mensagem por Tril lion »

videomaker escreveu:

Seu ceticismo é que é uma crença. Mesmo filmado, vc nega. Prova nenhuma vai convence-lo do contrário. Vc é muito mais crente do que eu.

Pow!!!
Low Kick! K1! VENCEDOR Vitor Moura!

perdoai-o senhor... pois nao sabe o que faz... :emoticon19:

o anátema

Mensagem por o anátema »

emmmcri escreveu:Não sei porque tanta briga, tanto debate,quando tudo é perfeitamente explicado a luz do NADA , do TEMPO e do ACASO!
Explica-se tudo com essas !É tão natural coisas sendo criadas pelo Nada pelo tempo e o acaso juntos.Acontece todo dia e com repetibilidade . :emoticon10:

Mensagens como essa mostram que a ação inteligente pode ser desnecessária até mesmo em situações onde normalmente nenhum cético colocaria dúvida razoável sobre essa possibilidade, como em mensagens postadas em fóruns.
Editado pela última vez por o anátema em 15 Jan 2007, 21:02, em um total de 1 vez.

www.talkorigins.org

Vitor Moura

Tril lion escreveu:
Vitor Moura escreveu:A propósito, dei cartão azul por ter me chamado de mau caráter sem provas. Vc mostrou que era covarde ao fugir da minha pergunta. Mas não mostrou que eu era mau caráter. Por isso levou o cartão azul.

Mas eu nao fugi, passei a vez... Eu disse que nao era cético (apenas nao acreditava no video. Nao vi prova nenhuma. O ònus neste caso é seu.). O fujao foste tu... que nao respendeste á minha pergunta.

Que eu me lembre eu respondi a todas as suas perguntas.

Tril lion escreveu:É és mau caracter por causa disso... e também desonesto porque inverteste ilegitimamente o ónus da prova. :emoticon14:

Desde quando perguntar o que vc faria no lugar dele é inverter o ônus da prova? :emoticon5:

Se vc tem críticas ao estudo dele, apresente as melhoras metodológicas...

Tril lion

Mensagem por Tril lion »

Vitor Moura escreveu: Desde quando perguntar o que vc faria no lugar dele é inverter o ônus da prova? :emoticon5:

Essa pergunta é um sofisma. Eu nao tenho de mostrar nada (e o impio já mostrou a pobre metodologia do "investigador"). Tu é que tens de provar que o video prova que a paranormalidade existe. E já que foste ao ponto de dizer que o ceticismo trava a ciencia (ao contrário de aceitar essa "prova") o teu ónus é bastante grande. Eu nao tenho nenhuma obrigaçao. Aguardo...

Vitor Moura

Tril lion escreveu:Dize-me é ter bom carácter dizer que os céticos travam a ciencia e deveriam ser extirpados...

Bom caráter não. Inteligência. Os céticos que travam a ciência agem igual ou pior à Igreja que impede as pesquisas com as células tronco, etc.

Tril lion escreveu:e que todos deveriam aceitar um video risível como prova de paranormalidade?

Rizível para vc, que com seu riso trava a ciência. C.Q.D.

Ah, e lógico...os céticos NUNCA dizem o que eles aceitariam como prova...

Tril lion

Mensagem por Tril lion »

Nao dizem nao. É uma conspiraçao para travar a ciencia. O próximo passo será explodir a estátua de Newton...

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

ímpio escreveu:
emmmcri escreveu:
Não sei porque tanta briga, tanto debate,quando tudo é perfeitamente explicado a luz do NADA , do TEMPO e do ACASO!

Mensagens como essa mostram que a ação inteligente pode ser desnecessária até mesmo em situações onde normalmente nenhum cético colocaria dúvida razoável sobre essa possibilidade, como em mensagens postadas em fóruns.

Até vc usar um pouquim a cabeça Ímpio:

:emoticon266:
VOLTAIRE

Imagem

Vitor Moura

ímpio escreveu:
Vitor Moura escreveu:Um filme inteiro não. Mas só alguns segundos de fenômenos paranormais...dá. Quem tem dinheiro para comprar vinte câmeras e colocar em cada canto do cômodo tem dinheiro para fazer segundos de truque paranormal. Nada convence os céticos. Nada.

Como eu disse, quatro câmeras por cômodo na maioria dos casos já seriam o bastante, dado que a maioria dos cômodos é retangular, não absurdamente grande, e isso daria uma visão de todos os ângulos. 20 câmeras dariam para 5 cômodos ou mais, já que dependendo da área, até duas câmeras apenas poderiam cobrir um cômodo suficientemente bem, ao mesmo tempo em que reduziria consideravelmente a possibilidade de truques mais simples.

Algumas câmeras ainda poderiam ser substituídas por espelhos mais ou menos grandes, o que acho que deixaria mais barato da mesma forma e complicaria igualmente os truques de enquadramento e etc.

Mesmo umas vinte câmeras (cameras baratas) sairiam bem mais barato que uma equipe que pudesse fazer efeitos especiais convincentes, mesmo se fossem apenas poucos segundos. Até porque as pessoas que tem condições de fazer isso (que são bem poucas, o que já encarece) não vendem o trabalho simplesmente por tempo do efeito especial, mas pela utilização. Assim, no tempo que eles poderiam estar fazendo esses segundos de efeitos especiais (que pode nem ser significativamente menos do que demoraria para fazer uma hora), poderiam estar fazendo algo pelo qual produtores de filmes de verdade pagassem muito mais (e é bem duvidoso que os financiadores das fraudes paranormais pudessem oferecer mais do que pagam em publicidade e cinema, ainda mais que não me parece ser um investimento que fosse se pagar mais tarde), e no qual pudessem ser creditados.

Quer ver como não adianta? A viagem do homem à lua foi super-filmada e mesmo assim MILHÕES DE PESSOAS NÃO ACREDITAM QUE O HOMEM FOI À LUA.

ímpio escreveu:

É mesmo? Vc não me convenceu que houve fraude do pesquisador. Se qualquer coisa convence, porque não fui convencido? :emoticon5:

ímpio escreveu:E o melhor mesmo é isso, afirmar que já os céticos irão continuar negando, não importa o quão rigorosas possam ser outras observações melhor controladas (ainda não feitas), não há sentido nenhum em fazê-as.

Como não feitas? Vc conhece todos os casos de poltergeist registrados?

ímpio escreveu:Melhor se dar por satisfeito apenas com evidências de um nível facilmente forjado, como algumas já foram demonstradas ser,

Mas não o caso em questão...

ímpio escreveu:sem perder tempo com evidencias mais rigorosas, melhor controladas, que os céticos negariam de qualquer forma, apesar de nunca terem sido obtidas.

Lógico, pois os céticos atribuem tudo à fraude, inclusive do pesquisador...

Tril lion

Mensagem por Tril lion »

Vitor Moura escreveu:
ímpio escreveu:

É mesmo? Vc não me convenceu que houve fraude do pesquisador. Se qualquer coisa convence, porque não fui convencido? :emoticon5:

Porque tu é um cético de pacotilha... :emoticon12:

Vitor Moura

Tril lion escreveu:
Vitor Moura escreveu: Desde quando perguntar o que vc faria no lugar dele é inverter o ônus da prova? :emoticon5:

Essa pergunta é um sofisma. Eu nao tenho de mostrar nada (e o impio já mostrou a pobre metodologia do "investigador").

Pobre mesmo. Ele nem tinha dinheiro para comprar as cãmeras a mais que o ímpio pediu...

Tril lion escreveu:Tu é que tens de provar que o video prova que a paranormalidade existe.

E já mostrei isso. Vc não refutou. E já mostrei pro ímpio que a pobre argumentação dele das câmeras.

Tril lion escreveu:E já que foste ao ponto de dizer que o ceticismo trava a ciencia (ao contrário de aceitar essa "prova") o teu ónus é bastante grande. Eu nao tenho nenhuma obrigaçao. Aguardo...

Isso já foi feito. As provas estão aí. Só que nada convence os céticos. Vc FUGIU da minha pergunta. Ponto. E agora resolveu se basear no ímpio porque vc não tinha NENHUMA idéia melhor. E mesmo isso eu refutei.

Enfim...triste vc...

Vitor Moura

Tril lion escreveu:
Vitor Moura escreveu:
ímpio escreveu:

Porque tu é um cético de pacotilha... :emoticon12:

E vc acusa levianamente os outros de fraude sem provas. Pelo menos eu não faço isso.

Trancado