ímpio escreveu:Vitor Moura escreveu:ímpio escreveu:Poderia descrever como poderia se dar a fraude de situações como as exibidas nos filmes, mas se houvessem sempre cerca de quatro câmeras, uma sempre apontando para onde poderia ter alguém puxando uma cordinha ou com a mão na massa?
Alguém num alçapão embaixo da casa usando um imã forte poderia puxar a mesa e a cadeira com esse imã, bastando que elas tivessem os pés revestidos de metal.
Simples, não?
Isso só resolve o movimento da mesa, se a casa tiver porão sob a cozinha, o "chão" for suficientemente fino, e tiverem um imã suficientemente forte, o que acho que não é muito facilmente disponível.
É mais fácil e barato do que 4 câmeras, isso te garanto! basta ir num ferro velho.
ímpio escreveu:Mesmo que invente possíveis modos de simular, ao mesmo tempo levanta complicações.
E todos os objetos poltergeisteados por esse modo teriam que se mover ao mesmo tempo, o que não ocorreu com a cadeira, que só se movia quando ou a mãe estava com as mãos nela,
Eu lembro de ter visto um momento em que as mãos dela não estavam na cadeira, logo no início.
ímpio escreveu:ou o enquadramento pudesse permitir que outra pessoa movesse por trás da toalha da mesa (só ocorreu um pouco, antes de focalizar os pés da cadeira e da mãe tocar o encosto da mesa)
Mas a cadeira se moveu duas vezes quando pediu para se manifestar, e pelo enquadramento não dá pra supor que houvesse uma pessoa puxando, ao menos da primeira vez que se pediu para manifestar.
ímpio escreveu:Mas a cadeira da menina estava, segundo eles, se levantando, e a mãe supostamente a mantinha no chão; acho que levantar uma cadeira do chão com uma menina sentada seria bem difícil de se fazer com imãs.
Seguindo a hipótese do imã, como a mãe estava atrás, ela estava impedindo a continuação do movimento da cadeira, e a cadeira ia tombar, dando a impressão de estar se levantando.
ímpio escreveu:Aquele revestimento da parede que saiu horizontalmente também não poderia ser explicado assim, nem o copo ou a máquina de escrever. E todos me parecem difíceis de se simular se temos mais ângulos para vigiar.
Mas aí não tinha o pesquisador presente.
ímpio escreveu:Acredito que imãs dessa potencia muito provavelmente também interefeririam no equipamento eletrônico, as próprias filmadoras em algum grau. Mesmo que não, e qualquer forma, se for uma possível suspeita de método, pode-se garantir meios de eliminar essa possibilidade numa investigação mais controlada, como jogar uns clipes de papel pelo local e ver se movimentam-se de acordo.
provavelmente iam dizer que os clipes também sofriam a ação do "poltergeist".