Pergunta conceitual

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

Pergunta conceitual

Mensagem por Alter-ego »

Só para saber.

Que nome se dá a quem acha bem provável que exista um deus, mas que não dá a mínima para ele, já que a recíproca é verdadeira?
"Noite escura agora é manhã..."

Tranca

Re.: Pergunta conceitual

Mensagem por Tranca »

Esperto.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

:emoticon12:

É sério, Tranca.
Pode se definir como ateu, ou agnóstico?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Ignorante!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Res Cogitans

Re: Re.: Pergunta conceitual

Mensagem por Res Cogitans »

Alter-ego escreveu::emoticon12:

É sério, Tranca.

Não. E pelo que eu sei não tem um termo especial para isso.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Caramba, essa foi demais!!!

É esperto mesmo. :emoticon7:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Alter-ego escreveu::emoticon12:

É sério, Tranca.

Acho que, como disse o Res, não há um termo específico para isso.

Ao menos não lembro de algum.

Tem gente que gosta de fazer aqueles tipos de classificações de sub-espécies de ateus e agnósticos, como ateísmo forte e fraco, agnosticismo teísta ou não teísta. E por aí vai...
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Apocaliptica

Mas ainda acho que é agnóstico. A questão aqui não parece ser sobre a dúvida da existência ou não, que é a premissa para o agnosticismo, mas a postura do agnóstico em dar bola ou não para deus e outras coisas afins. Tem quem pensa mais nisso e quem não pensa..

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Poderia ser deísta?

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Isso é deísmo. Se a divindade não dá a mínima para sua existência, é impessoal.

Não é necessariamente agnosticismo. O agnóstico religioso ou fideísta não crê na existência da divindade por motivos racionais, ele próprio admite que é um salto irracional ou não-racional de fé por parte dele e está muito confortável com isso.

Se o seu deísmo é baseado no argumento cosmológico, por exemplo, então ele não é agnóstico.

Apocaliptica

Usuário deletado escreveu:
Alter-ego escreveu:Poderia ser deísta?

É, de fato é deísta mesmo.

O deísmo é uma postura filosófico-religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas rejeita a idéia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como a única via capaz de nos assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/De%C3%ADsta

Mas será que é isso o que ele quis dizer com "não dar a mínima para ele" ?

Apocaliptica

Apocaliptica escreveu:
Alter-ego escreveu:Poderia ser deísta?

É, de fato é deísta mesmo.

O deísmo é uma postura filosófico-religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas rejeita a idéia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como a única via capaz de nos assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/De%C3%ADsta

Mas será que é isso o que ele quis dizer com "não dar a mínima para ele" ?

Creio que sim. O fato de não praticar nenhum ensinamento religioso já demonstraria uma indiferença quanto a esse Deus.

Religioso? Mas ele falava de deus e não de religião. Pode-se acreditar em deuses e não praticar. Ele falava sobre uma indiferença alicerçada no fato de aceitar a possibilidade de um ente que está lá e não dá também a mínima para nós. Por isso ele falou em reciprocidade.

Não sei se é deísmo isso.

Will

Mensagem por Will »

No tocante a mim, creio que não exista, porém gostaria que existisse por uma série de fatores, não exatamente por mim, mas como fator catalizador de questões humanitárias! Não acredito que a crença tenha sido um mal para humanidade, ao contrário. Daí, certamente me pergutariam sobre as atrocidades religiosas no mundo - Minha posição quanto a essa situação, é que moralmente as religiões doutrinariamente e filosoficamente não pregam tais ações, sendo que os lideres religiosos, ávidos por poder ou imbuídos de um conceito erroneo do que seja a religião subvertem(eram) a religião, ou em proveito próprio ou em nome de um Deus que nunca cobrou esse tipo de ação. Existe nesse contexto as interpretações e passagem bíblicas que dariam subsídios a essas ações, creio que elas somente teriam/seriam usadas para justificar as próprios anseios do homem.

Essas questões sobre a existência ou falta de existência de um ser superior, há muito já deixaram de incomodar ao ponto de hoje eu não fazer questão de discuti-la e/ou pensar sobre ela. Pra mim esse é um assunto irrelevante. Eu acho tão estranho as pessoas quererem provar a inexistência de um Deus quanto provar a sua existência, é algo que não cabe na minha cabeça.

Será que estou errado? :emoticon13:
[center]Imagem[/center]

Apocaliptica

Will escreveu:No tocante a mim, creio que não exista, porém gostaria que existisse por uma série de fatores, não exatamente por mim, mas como fator catalizador de questões humanitárias! Não acredito que a crença tenha sido um mal para humanidade, ao contrário. Daí, certamente me pergutariam sobre as atrocidades religiosas no mundo - Minha posição quanto a essa situação, é que moralmente as religiões doutrinariamente e filosoficamente não pregam tais ações, sendo que os lideres religiosos, ávidos por poder ou imbuídos de um conceito erroneo do que seja a religião subvertem(eram) a religião, ou em proveito próprio ou em nome de um Deus que nunca cobrou esse tipo de ação. Existe nesse contexto as interpretações e passagem bíblicas que dariam subsídios a essas ações, creio que elas somente teriam/seriam usadas para justificar as próprios anseios do homem.

Essas questões sobre a existência ou falta de existência de um ser superior, há muito já deixaram de incomodar ao ponto de hoje eu não fazer questão de discuti-la e/ou pensar sobre ela. Pra mim esse é um assunto irrelevante. Eu acho tão estranho as pessoas quererem provar a inexistência de um Deus quanto provar a sua existência, é algo que não cabe na minha cabeça.

Will, não existe certo ou errado e essa é questão em torno da qual se batem crentes e não crentes ( de todas as denominações).

O fato não reside na necessidade de fé no sentido de busca para explicar coisas que não sabemos, nem do passado e muito menos do futuro. Menos ainda o que está dentro das cabeças das outras pessoas.
O foco está em depositar na fé toda essa problemática e encerrar o questionamento acerca da vida aí.
As religiões surgiram justamente para tentar doutrinar esses conflitos, tentando colocar ordem supressora de pensamento livre, com alguma intenção , seja ela boa ou má.

O que acabou acarretando em uma história catalisada pela repressão e pela ignorância.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Azathoth escreveu:Isso é deísmo. Se a divindade não dá a mínima para sua existência, é impessoal.

Tenho que dar uma pesquisada mas acho que esse não é o critério para afirmar que um deus é impessoal.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Will

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:No tocante a mim, creio que não exista, porém gostaria que existisse por uma série de fatores, não exatamente por mim, mas como fator catalizador de questões humanitárias! Não acredito que a crença tenha sido um mal para humanidade, ao contrário. Daí, certamente me pergutariam sobre as atrocidades religiosas no mundo - Minha posição quanto a essa situação, é que moralmente as religiões doutrinariamente e filosoficamente não pregam tais ações, sendo que os lideres religiosos, ávidos por poder ou imbuídos de um conceito erroneo do que seja a religião subvertem(eram) a religião, ou em proveito próprio ou em nome de um Deus que nunca cobrou esse tipo de ação. Existe nesse contexto as interpretações e passagem bíblicas que dariam subsídios a essas ações, creio que elas somente teriam/seriam usadas para justificar as próprios anseios do homem.

Will, não existe certo ou errado e essa é questão em torno da qual se batem crentes e não crentes ( de todas as denominações).

O fato não reside na necessidade de fé no sentido de busca para explicar coisas que não sabemos, nem do passado e muito menos do futuro. Menos ainda o que está dentro das cabeças das outras pessoas.
O foco está em depositar na fé toda essa problemática e encerrar o questionamento acerca da vida aí.
As religiões surgiram justamente para tentar doutrinar esses conflitos, tentando colocar ordem supressora de pensamento livre, com alguma intenção , seja ela boa ou má.

O que acabou acarretando em uma história catalisada pela repressão e pela ignorância.

Para vc ver com esse assunto é complicado, analisando-o com várias variáveis. Vc citou "uma história catalisada pela repressão e pela ignorância", porém não devemos esquecer que os primórdios da ciência está intrisicamente ligada a religião e a igreja...

A problematica Ciência X Fé, é quando a ciência começa esbarrar no que eles acham que é de competência exclusiva de Deus.

Por outro lado a ciência não reconhecer, humildemente, que ainda não é competente o suficiente para poder provar, definitivamente, a inexistência de Deus. Nesse aspecto a ciência, no meu ponto de vista, se torna arrogante e parcial, algo que não coaduna com os objetivos das ciências.

Sei lá, entende? :emoticon19:

Apocaliptica

Will,

Sei lá, entende?

Entendo, sim. :emoticon16:

zencem

Mensagem por zencem »

.

Acho que Atôa tá de bom tamanho.

Isso, é claro, até à próxima dor de barriga.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Só uma coisa: se você acredita que existe um Deus, com inteligência e vontade própria, que manda em tudo no Universo, como pode não dar a mínima a ele?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apocaliptica

Apáte escreveu:Só uma coisa: se você acredita que existe um Deus, com inteligência e vontade própria, que manda em tudo no Universo, como pode não dar a mínima a ele?

É por despeito e dor de corno. Deus não é leal e nem fiel.

:emoticon12:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Parece mesmo. Crente acha que todo ateu é assim, acredita em deus, mas nega por rebeldia.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apocaliptica

Apáte escreveu:Parece mesmo. Crente acha que todo ateu é assim, acredita em deus, mas nega por rebeldia.

Essa é a falácia predileta deles.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Antigamente eu retrucava questionando sobre as civilizações que nem chegaram a conhecer o deus deles. Mas aí vinha o papo que eles eram ignorantes, já os ateus são rebeldes e sei lá o quê. Daí eu perguntava porquê de deus ter que ser ensinado sendo que é inerente ao ser humano e quem o nega é rebelde e blablablá...
Bem, daí eu acho que você já sabe.

Apocaliptica

Apáte escreveu:Antigamente eu retrucava questionando sobre as civilizações que nem chegaram a conhecer o deus deles. Mas aí vinha o papo que eles eram ignorantes, já os ateus são rebeldes e sei lá o quê. Daí eu perguntava porquê de deus ter que ser ensinado sendo que é inerente ao ser humano e quem o nega é rebelde e blablablá...
Bem, daí eu acho que você já sabe.

É o padrão.

Flavio Costa
Contato:

Re: Pergunta conceitual

Mensagem por Flavio Costa »

Alter-ego escreveu:Só para saber.

Que nome se dá a quem acha bem provável que exista um deus, mas que não dá a mínima para ele, já que a recíproca é verdadeira?

Isso se aproxima da visão não-teísta de grande número de budistas, que seria melhor expressa como "é pouco provável que exista um deus, mas se existir não dou a mínima para ele". Com a diferença que a visão que você apresentou tem um toque de deísmo.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Trancado