Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Não conheço denúncias de fraude do autor do vídeo e teria-se que supor extremo nível de boçalidade para não ter checado mesas e cadeiras contra fios. Todo pesquisador tem certamente muito mais material do que apresenta, ele simplesmente apresenta o mais importante. No caso, apresentou só o video para o programa de tv, que era a meu ver o mais importante.
Vitor Moura escreveu:Não conheço denúncias de fraude do autor do vídeo e teria-se que supor extremo nível de boçalidade para não ter checado mesas e cadeiras contra fios. Todo pesquisador tem certamente muito mais material do que apresenta, ele simplesmente apresenta o mais importante. No caso, apresentou só o video para o programa de tv, que era a meu ver o mais importante.
Uma coisa é você fazer artigo para a divulgação (e revista Veja, Galileu, SuperInteressante, Isto é, e outras têm vários deles... e não raro com erros grosseiros) e outra é prentender que são trabalhos científicos. Tá, suponho que o camarada aí TERIA inspecionado a coisa, feito repetições, controlado o ambiente, etc e tal, mas em Ciência, ISTO TUDO PRECISA FICAR MUITO CLARO E BEM ESCRITO/FILMADO, senão...
Ah, o que você estava dando a entender é que não imaginava como aqueles truques poderiam ser feitos... são muito toscos.... a maioria se resolve com linhas de pesca e enquadramento estratégico.
Um bom pudim é feito com 2 latas de leite condensado! agora se o sujeito não for pra cozinha e "provar" como se faz o doce, nada feito! Dizer como se faz é sempre mais facil... Tosco mesmo é não saber como vaze-lo.
Mas realmente, se for bem editado, não dá para provar de forma absoluta que foi uma fraude. Ainda mais apenas pelo vídeo; talvez fosse possível uma investigação encontrar vestígios de planejamento ou algo do tipo.
Edição! essa palavra me é familiar! Não seria mas inteligente dizer, posição e enquadramento das cameras? Esconder assim fica mais facil, tenha fé! E outra, o video é amador e sem cortes!
Mas ao mesmo tempo, se não se pode provar que é poltergeist, ficamos apenas no pode.
Mesmo? e como deve ser a assinatura de um Poltergeist? Movendo coisas? tem cada uma ....
Poltergeists, tanto quanto se sabe, não existem. Tem seus defensores, mas duendes e energias esotéricas dos cristais também os tem.
Movimentos sem razão aparente não existem? e os centros de pesquisas do paranormal no mundo estuda o que? Vai começar com essa babaquice de Duendes tambem é! aja paciencia...
Truques, por outro lado, existem. Essa perspectiva não prova que de fato sejam truques, claro, é apenas a resposta mais simples, que não requer explicações fantásticas que impliquem em novos fatos revolucionários e derrubem tantos outros tidos como muito consolidados; apenas simples truques com enquadramento e linhas de pesca. Ah, famílias 171 também existem.
Mentirosos e Sinceros tambem existem!, porem todos são mentirosos! Porque truques podem ser feitos!, e dane-se se o que aconteceu é verdade! A resposta mais simples é Vc é um fraudador! logo, um mentiroso! e se familias 171 existem, ai então fica evidente, que aquela do video é uma! Beleza de raciocinio não...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Vitor Moura escreveu:Não conheço denúncias de fraude do autor do vídeo e teria-se que supor extremo nível de boçalidade para não ter checado mesas e cadeiras contra fios. Todo pesquisador tem certamente muito mais material do que apresenta, ele simplesmente apresenta o mais importante. No caso, apresentou só o video para o programa de tv, que era a meu ver o mais importante.
Não teime Vitor Moura! São fios sim! só não me pergunte "onde" eles estão! mas são fios e pronto!!!!!
Ps. E não me peça para fazer igual e nas mesmas condições, eu morro de medo de "alma"... :emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Não teime Vitor Moura! São fios sim! só não me pergunte "onde" eles estão! mas são fios e pronto!!!!!
Ps. E não me peça para fazer igual e nas mesmas condições, eu morro de medo de "alma"... :emoticon16:
Ué, ficaram putos porque apareceu um Espirita honesto, mentalmente são e não histérico?