André escreveu:
1)Estudos nos EUA demonstram que a pena de morte não diminui criminalidade, já vi um documentário sobre isso.Logo não acredito que mais inocentes seriam poupados com sua implantação para mim isso simplesmente não procede.
Não sei que impactos pode ter sobre a criminalidade de modo geral, mas não tem como negar que os criminosos executados não voltam a cometer crimes/comandar gangues e crime organizado, e a menos que haja algo como uma "constante física de criminalidade", que garanta para que cada criminoso executado surja outro compensando, cometendo os mesmos crimes que o executado cometeria se estivesse vivo, há diminuição dos crimes cometidos sim.
Imagine o Fernandinho Beira Mar, ou algum do tipo. Se tivesse morrido em ação policial quando sua ficha fosse apenas a metade do que é. Não teria cometido metade dos crimes que cometeu depois disso, e logo muitas vidas inocentes teriam sido salvas.
Eu simplesmente não acho que se, numa cidade pequena tem um criminoso perigoso, e esse morre, imediatamente vem outrp para a cidade, ou uma pessoa ou pessoas até então não criminosa(s) se torna(m) criminosa(s), compensando a morte dele.
Me parece uma lógica bem difícil de ser contestada, mesmo por "pesquisas".
A criminalidade é mais baixa em Estados que não tem pena de morte
A relação da causa inversa, pena de morte causando criminalidade, é muito bizarra para sequer ser cogitada. Como se os crimes fossem existindo a partir da invenção das penas, coisa de "além da imaginação".
O mais provável, imagino, é que os estados que tem maior criminalidade tenham implementado a pena de morte.
E o simples fato de terem implementado pena de morte não garante que ela tenha sido feito de forma realmente eficaz e não meramente populista. Também não sugiro que seja algo como "A Solução" que se implemente pena de morte e não se precise mais se preocupar com nada. Esses estados podem ter pena de morte e ser ao mesmo tempo muito falhos em outros pontos cruciais, mais importantes até.
2)Sou a favor de operações policiais, com ajuda da policia federal para desmontar essas lideranças e se no processo de captura o cara reagir, mata ele no flagrante.E ai o discernimento é da policia no momento da captura.Levantou armas e atirou, perdeu a razão.Agora o Estado sair matando, não diminui criminalidade, é caro, e estimula sentimentos de vingança algo que o Estado visando a paz, não deve fazer.
Bem, eu acho que não tem sentido algum em mantê-los vivos, e como você mesmo colocou no caso de ditadores de nível nacional, matá-los previne que voltem ao poder de forma mais eficaz.
O único sentido em mantê-los vivos é se defender que o estado não deve ter esse direito de decidir sobre a vida das pessoas, o que até acho louvável, mas como já disse, acho que ao fugir dessa responsabilidade se é indiretamente reponsável por um número muito maior de mortes, causadas pelos criminosos que poderiam ter sido mortos. Como essas mortes não foram por deliberação "nossa" ou do estado, são psicológicamente, emocionalmente, mais aceitáveis, mas não acho que sejam moralmente mais aceitáveis sob uma perspectiva mais racional.