O fracasso da Terceira Revelação

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Azathoth

O fracasso da Terceira Revelação

Mensagem por Azathoth »

150 anos depois dos Espíritos Superiores terem ditado os ensinamentos mais importantes da história da humanidade, continuando o legado de Moisés e Jesus Cristo, a doutrina espírita não conseguiu atingir sequer meio porcento da população mundial, concentrando-se no Brasil onde seus praticantes ainda possuem rivalidades com os 'irmãos menores' da umbanda que também se consideram espíritas e nas Filipinas onde ilusionistas se passam por cirurgiões espirituais.

Os Espíritos Superiores devem estar muito decepcionados com seus mensageiros.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

O " argumento minoria " não cola, não é mesmo ? :emoticon14:

Bjs

Apocaliptica

Re: O fracasso da Terceira Revelação

Mensagem por Apocaliptica »

Azathoth escreveu:150 anos depois dos Espíritos Superiores terem ditado os ensinamentos mais importantes da história da humanidade, continuando o legado de Moisés e Jesus Cristo, a doutrina espírita não conseguiu atingir sequer meio porcento da população mundial, concentrando-se no Brasil onde seus praticantes ainda possuem rivalidades com os 'irmãos menores' da umbanda que também se consideram espíritas e nas Filipinas onde ilusionistas se passam por cirurgiões espirituais.

Vão dizer que 150 anos é muito pouco para a DE se fazer conhecida e respeitada. Que a ICAR precisou de 2 mil anos. Que o Brasil so tem 500 anos por isso é atrasado. E que a culpa é dos Evangélicos que arrebanharam os fiéis.

Mas Deus é omnipresente e tem todo o tempo do Universo. Toda a justiça será feita.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apocaliptica escreveu:
Azathoth escreveu:150 anos depois dos Espíritos Superiores terem ditado os ensinamentos mais importantes da história da humanidade, continuando o legado de Moisés e Jesus Cristo, a doutrina espírita não conseguiu atingir sequer meio porcento da população mundial, concentrando-se no Brasil onde seus praticantes ainda possuem rivalidades com os 'irmãos menores' da umbanda que também se consideram espíritas e nas Filipinas onde ilusionistas se passam por cirurgiões espirituais.

Vão dizer que 150 anos é muito pouco para a DE se fazer conhecida e respeitada. Que a ICAR precisou de 2 mil anos. Que o Brasil so tem 500 anos por isso é atrasado. E que a culpa é dos Evangélicos que arrebanharam os fiéis.

Mas Deus é omnipresente e tem todo o tempo do Universo. Toda a justiça será feita.

O buraco é mais embaixo. Lá ainda nos tempos do primitivo cristianismo, havia umas 100 heresias. Os gnósticos eram os mais intelectualizados e centravam sua mensagem na pessoa em si. Nela é que estaria a salvação e não numa suposta fé em Cristo. Mas tal idéia não era popular, pois implicava que a pessoa teria de se melhorar por si. Idéia popular, esta sim, é a que foi oferecida pela heresia que, por ter conseguido a força dos números, ganhou o status de cleresia. Por ela, bastava crer em Cristo, aceitar o dito-cujo como Salvador, confessar seus pecados, pagar uma penitência simbólica e beleza. Tudo resolvido.

Pois bem, o Espiritismo é como o gnosticismo. Não existe um Salvador que é um generoso distribuidor de graças a seus crentes e um cruel assador das almas dos descrentes. Não temos remissão de pecados. Quem pecou paga pelo pecado e a carteira de filiação de crença em nada o ajuda quanto a isso. Como competir com aquelas outras mensagens de salvação onde a simples filiação zera tudo o que havia antes. Ao questionar um cristão se Hitler se salvaria se aceitasse o Cristo, ele me respondeu que sim.

É preciso muita inteligência para saber que tal Terceira Revelação não será popular, apesar de sua importância? É muito importante que o Governo combata a corrupção e gaste a grana do contribuinte de forma correta, mas quão popular será esta idéia se ela afetar o bolsa esmola, se estragar a festança dos paralamentares, etc e tal?

Bem, os cultos afro-católicos têm uma origem independente e em comum com o Espiritismo têm apenas o uso da mediunidade. Não basta, portanto, para que os profitentes afro-católicos se apresentem como espíritas. Seria a mesma coisa que chamar os protestantes de católicos só porque ambos usam a Bíblia... Já os curandeiros filipinos NUNCA seriam espíritas, pois até onde sei, não passam de um bando de trapaceiros.

Se o autor do tópico for que nem os testemunhas de juvená, que em seus livros e artigos eu os vejo juntando cigana atrás de bola de cristal, cartomantes, feiticeiros, pranchetas ouija, etc e tal, e rotulando tudo isto de Espiritismo, então compreendo sua ignorância.

É isso.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Não é difícil entender porque a difícil aceitação dela

Um dos fatores prá mim é a falta de comodidade. Primeiro, tem que se conhecer, quem é que quer isso ? Segundo, tirar o olho do próprio umbigo, de novo, quem quer ? Terceiro, não adianta arrependimentos de último instante, não vai ter ceuzinho nenhum à espera. Quarto, traz mais responsabilidade, essa então, quem quer ? :emoticon4:

Bjs

Apocaliptica

Botanico escreveu:
Apocaliptica escreveu:

O buraco é mais embaixo. Lá ainda nos tempos do primitivo cristianismo, havia umas 100 heresias. Os gnósticos eram os mais intelectualizados e centravam sua mensagem na pessoa em si. Nela é que estaria a salvação e não numa suposta fé em Cristo. Mas tal idéia não era popular, pois implicava que a pessoa teria de se melhorar por si. Idéia popular, esta sim, é a que foi oferecida pela heresia que, por ter conseguido a força dos números, ganhou o status de cleresia. Por ela, bastava crer em Cristo, aceitar o dito-cujo como Salvador, confessar seus pecados, pagar uma penitência simbólica e beleza. Tudo resolvido.

Pois bem, o Espiritismo é como o gnosticismo. Não existe um Salvador que é um generoso distribuidor de graças a seus crentes e um cruel assador das almas dos descrentes. Não temos remissão de pecados. Quem pecou paga pelo pecado e a carteira de filiação de crença em nada o ajuda quanto a isso. Como competir com aquelas outras mensagens de salvação onde a simples filiação zera tudo o que havia antes. Ao questionar um cristão se Hitler se salvaria se aceitasse o Cristo, ele me respondeu que sim.

É preciso muita inteligência para saber que tal Terceira Revelação não será popular, apesar de sua importância? É muito importante que o Governo combata a corrupção e gaste a grana do contribuinte de forma correta, mas quão popular será esta idéia se ela afetar o bolsa esmola, se estragar a festança dos paralamentares, etc e tal?

Bem, os cultos afro-católicos têm uma origem independente e em comum com o Espiritismo têm apenas o uso da mediunidade. Não basta, portanto, para que os profitentes afro-católicos se apresentem como espíritas. Seria a mesma coisa que chamar os protestantes de católicos só porque ambos usam a Bíblia... Já os curandeiros filipinos NUNCA seriam espíritas, pois até onde sei, não passam de um bando de trapaceiros.

Se o autor do tópico for que nem os testemunhas de juvená, que em seus livros e artigos eu os vejo juntando cigana atrás de bola de cristal, cartomantes, feiticeiros, pranchetas ouija, etc e tal, e rotulando tudo isto de Espiritismo, então compreendo sua ignorância.

É isso.

Lógico que eu fiz um monte de brincadeiras bobas ali....mas eu sei que é muito mais difícil compreender a DE do que apenas aceitar o que diz na Bíblia, por ex.

Apocaliptica

salgueiro escreveu:

Um dos fatores prá mim é a falta de comodidade. Primeiro, tem que se conhecer, quem é que quer isso ? Segundo, tirar o olho do próprio umbigo, de novo, quem quer ? Terceiro, não adianta arrependimentos de último instante, não vai ter ceuzinho nenhum à espera. Quarto, traz mais responsabilidade, essa então, quem quer ? :emoticon4:

Bjs

Qual responsabilidade é agregada a essa aceitação, Sal?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Não existe bode expiatório na doutrina, vc é o único responsável por suas ações, hoje e sempre

Bjs

Apocaliptica

salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Não existe bode expiatório na doutrina, vc é o único responsável por suas ações, hoje e sempre

Bjs

Hum, concordo. Mas pode-se quitar os erros depois, então não há necessidade de um bode expiatório....basta ter fé que tudo se resolve um dia. Não sendo irônica, estou falando como se seguisse a doutrina. Já os cristão por exemplo tem medo do juízo final, mesmo Deus perdoando, ele cobra depois.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

É muito mais uma questão de aprendizado, de discernir, do desenvolvimento de sua consciência, Apocalíptica.

Essa visão de postergar, desculpe, mas é infantil. Vc tem duas maneiras de aprender basicamente, pela inteligência ou pela dor. sendo essa a mais visivelmente usada. A menos que a criatura seja masoquista, não é uma boa idéia

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Ah ! A idéia do Juízo Final atemoriza mesmo e está espraiado pelo mundo cristão. A visão espírita é um tanto mais suave, a passagem de planeta de expiação para regeneração, visão com a qual não concordo. Sou apocalíptica :emoticon16:

Bjs

Apocaliptica

salgueiro escreveu:

É muito mais uma questão de aprendizado, de discernir, do desenvolvimento de sua consciência, Apocalíptica.

Essa visão de postergar, desculpe, mas é infantil. Vc tem duas maneiras de aprender basicamente, pela inteligência ou pela dor. sendo essa a mais visivelmente usada. A menos que a criatura seja masoquista, não é uma boa idéia

Bjs

Eu sei que é infantil, Sal. Se eu seguisse a doutrina não deixaria que minhas ações fossem baseadas nessa possibilidade.
Mas a tentação do ser humano em se apegar a algo que possa ser delegado à resolução mágica num tempo futuro , ou que haja uma forma de recuperação mediante algum pagamento é grande. Vejo muito os crentes usando esse argumento: ou Deus perdoa porque é Pai, ou usam alguma penitência , mas não deixam de cair em tentação.

Apocaliptica

salgueiro escreveu:

Ah ! A idéia do Juízo Final atemoriza mesmo e está espraiado pelo mundo cristão. A visão espírita é um tanto mais suave, a passagem de planeta de expiação para regeneração, visão com a qual não concordo. Sou apocalíptica :emoticon16:

Bjs

:emoticon16: Também sou. Mas aqui mesmo na Terra.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Eu sei que é infantil, Sal. Se eu seguisse a doutrina não deixaria que minhas ações fossem baseadas nessa possibilidade.
Mas a tentação do ser humano em se apegar a algo que possa ser delegado à resolução mágica num tempo futuro , ou que haja uma forma de recuperação mediante algum pagamento é grande. Vejo muito os crentes usando esse argumento: ou Deus perdoa porque é Pai, ou usam alguma penitência , mas não deixam de cair em tentação.

Por isso que digo que a doutrina não tem nada de cômoda :emoticon4:

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Uai ! Mas é aqui mesmo que vai rolar :emoticon16:

Bjs

Apocaliptica

salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Por isso que digo que a doutrina não tem nada de cômoda :emoticon4:

Bjs

Imagino que não. Mas é incômodo viver sem algo no que se apegar também e mesmo assim continuar andando.

Apocaliptica

salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

Não. Eu falo de presente. Viver é sentir os prazeres e dúvidas e dores e fazer escolhas, e assumir os riscos disso tudo diariamente. A dor é inerente, ela vem mesmo. Assim como a culpa. Na verdade somos todos humanos. :emoticon13:

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Re.: O fracasso da Terceira Revelação

Mensagem por rapha... »

Uma empresa falida.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apocalíptica escreveu:Imagino que não. Mas é incômodo viver sem algo no que se apegar também e mesmo assim continuar andando.

Bem, acho que quando a caminhada é feita dentro daquilo que se tem como verdade, ela sempre será leve.

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

Não. Eu falo de presente. Viver é sentir os prazeres e dúvidas e dores e fazer escolhas, e assumir os riscos disso tudo diariamente. A dor é inerente, ela vem mesmo. Assim como a culpa. Na verdade somos todos humanos. :emoticon13:

Eu sei, estava de brincadeirinha :emoticon4:

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

Wow!!!

Que originalidade!!!!

Todas as outras religiões devem pregar que você NÃO É O RESPONSÁVEL pelos seus atos.

Genial! Inovador! fantástico! Supimpa!!!

Realmente é preciso ser muito evoluido para seguir essa seita.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

sal escreveu:vc é o único responsável por suas ações

Lê de novo, devagarinho

Bjs

Samael
Contato:

Re: Re.: O fracasso da Terceira Revelação

Mensagem por Samael »

rapha... escreveu:Uma empresa falida.

Não, uma empresa falida não venderia tantos livros...

Apocaliptica

salgueiro escreveu:
Apocalíptica escreveu:Imagino que não. Mas é incômodo viver sem algo no que se apegar também e mesmo assim continuar andando.

Bem, acho que quando a caminhada é feita dentro daquilo que se tem como verdade, ela sempre será leve.

Bjs

Nem sempre. Muita coisa é de difícil digestão. Mas isso é pessoal mesmo e varia de acordo com uma série de facilitadores ou entraves, que muitas vezes não dependem da nossa vontade. Impossivel levar a vida toda de forma tão leve.
Mas quem consegue está de parabéns. A verdade é transitória, isso faz as coisas se confundirem um pouco às vezes. Existem verdades e não apenas uma , tendo ou não uma fé específica, seguindo alguns caminhos , ou negando-se a seguí-los. É preciso pagar o preço. Faz parte da caminhada e do amadurecimento. Mas sempre somos crianças engatinhando...

rapha...
Administrador

Re.: O fracasso da Terceira Revelação

Mensagem por rapha... »

Se até o socialismo vende livros, por que não o espiritismo?

Trancado