O fracasso da Terceira Revelação

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Benetton »

Mas afirmar que isso são louros do espiritismo já é outra história. :emoticon12:

Repetindo o que JÁ havia dito no meu primeiro post :

" ...Ou seja, mais de 64% DA POPULAÇÃO DO PLANETA acredita em Reencarnação, nas suas mais variadas formas !"

Ou seja, estava implícito aí ( para o bom entendedor, é claro ) a aceitação da Reencarnação por outras religiões. Aonde foi que Eu disse que a Reencarnação era exclusiva dos Espiritismo ?

A comunicação com espíritos já era de conhecimento dos povos antigos há milhares de anos atrás. Aonde Eu disse que essa crença era originária do Espiritismo codificado por Kardec, há 150 anos atrás ???

:emoticon5:

É cada uma ...

Editado pela última vez por Benetton em 02 Fev 2007, 11:40, em um total de 5 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Cavaleiro do Ébano escreveu:A crença na reencarnação não é exclusividade espírita... :emoticon181: :emoticon181:

E com tantos mulçumanos e cristãos no mundo,(fora os de religiões orientais) é claro que a comunicação com os espíritos advém da crença nestas religiões. Não do espiritismo.

a crença no espiritismo se mostrou um fracasso enquanto "3º Revelação". Tudo que se pode dizer é que a aceitação das pessoas tem alguma afinidade com a crença que você tem. Mas afirmar que isso são louros do espiritismo já é outra história. :emoticon12:

Católicos não praticantes que costumam simpatizar com o espiritismo eventualmente crêem em reencarnação ou são simpáticos a esta idéia.

Devem ser os próximos na gradação de evolução espiritual, abaixo dos espíritas. :emoticon16:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Tranca escreveu:
Cavaleiro do Ébano escreveu:A crença na reencarnação não é exclusividade espírita... :emoticon181: :emoticon181:

E com tantos mulçumanos e cristãos no mundo,(fora os de religiões orientais) é claro que a comunicação com os espíritos advém da crença nestas religiões. Não do espiritismo.

a crença no espiritismo se mostrou um fracasso enquanto "3º Revelação". Tudo que se pode dizer é que a aceitação das pessoas tem alguma afinidade com a crença que você tem. Mas afirmar que isso são louros do espiritismo já é outra história. :emoticon12:

Católicos não praticantes que costumam simpatizar com o espiritismo eventualmente crêem em reencarnação ou são simpáticos a esta idéia.

Devem ser os próximos na gradação de evolução espiritual, abaixo dos espíritas. :emoticon16:

Os praticantes não teóricos também podem simpatizar, pois traz um certo conforto espiritual.

Johnny

Re.: O fracasso da Terceira Revelação

Mensagem por Johnny »

Lá vem a história de Católico não praticante e etecetera. Como já postei antes em algum lugar não muito distante: Existe justo não praticante? Se existe ele é o que? Ah, eu sou católico não praticante ou seja, sou católico mas vou a cultos evangélicos, espíritas...??? Vou fundar a religião dos não praticantes em cristo (vulgo ateus...) :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apocaliptica

Re: Re.: O fracasso da Terceira Revelação

Johnny escreveu:Lá vem a história de Católico não praticante e etecetera. Como já postei antes em algum lugar não muito distante: Existe justo não praticante? Se existe ele é o que? Ah, eu sou católico não praticante ou seja, sou católico mas vou a cultos evangélicos, espíritas...??? Vou fundar a religião dos não praticantes em cristo (vulgo ateus...) :emoticon12:

Minha avó rezava e ia a missa 3 vezes por semana. Se guiava pelos sermões do padre e se benzia com água benta. Ajoelhava-se para rezar e os Natais eram bem religiosos na casa dela. No entanto, nunca leu a Bíblia. Nunca a vi falando sobre ela. Então tinha umas conversas sobre depois da morte, voltar um dia e tal. As coisas se misturam na fé eu acho.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Johnny escreveu:Lá vem a história de Católico não praticante e etecetera. Como já postei antes em algum lugar não muito distante: Existe justo não praticante? Se existe ele é o que? Ah, eu sou católico não praticante ou seja, sou católico mas vou a cultos evangélicos, espíritas...??? Vou fundar a religião dos não praticantes em cristo (vulgo ateus...) :emoticon12:

Johnny, católico não praticante é aquele que se declara católico e não pratica a religião de acordo com seus dogmas e obrigações, inclusive crendo em doutrinas as quais não fazem parte do rol doutrinário católico.

Os católicos que são católicos mesmo e praticam o catolicismo podem dizer que estes não são católicos de verdade, mas o católico não praticante continua sendo católico até que seja excomungado :emoticon16: , ao meu ver.

Como não pedi para "dar baixa no meu batismo", posso até dizer que continuo sendo católico, embora agnóstico/ateu. :emoticon12:

Mesmo que venham os carolas de plantão dizendo que não sou.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Não é difícil entender porque a difícil aceitação dela

Um dos fatores prá mim é a falta de comodidade. Primeiro, tem que se conhecer, quem é que quer isso ? Segundo, tirar o olho do próprio umbigo, de novo, quem quer ? Terceiro, não adianta arrependimentos de último instante, não vai ter ceuzinho nenhum à espera. Quarto, traz mais responsabilidade, essa então, quem quer ? :emoticon4:

Bjs

Aceitação... :emoticon22: :emoticon22:

Isso me lembra o preselitismo doce e melado, aquele que não grita , usa palavras como " Aceite Jesus em sua vida..." :emoticon5:

Lembrança prá lá de desagradável realmente :emoticon8:

Mas é só e nada mais do que uma resposta a pergunta do tópico. Um típico achismo meu :emoticon4:

Bjs

Apocaliptica

salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Não é difícil entender porque a difícil aceitação dela

Um dos fatores prá mim é a falta de comodidade. Primeiro, tem que se conhecer, quem é que quer isso ? Segundo, tirar o olho do próprio umbigo, de novo, quem quer ? Terceiro, não adianta arrependimentos de último instante, não vai ter ceuzinho nenhum à espera. Quarto, traz mais responsabilidade, essa então, quem quer ? :emoticon4:

Bjs

Aceitação... :emoticon22: :emoticon22:

Isso me lembra o preselitismo doce e melado, aquele que não grita , usa palavras como " Aceite Jesus em sua vida..." :emoticon5:

Lembrança prá lá de desagradável realmente :emoticon8:

Mas é só e nada mais do que uma resposta a pergunta do tópico. Um típico achismo meu :emoticon4:

Bjs

Hum...só tava mesmo me referindo à palavra usada pelo Will, que me lembrou essa frase frase clássica.

Mr. Bogus

Mensagem por Mr. Bogus »

Tranca escreveu:Um médium falou que para entender a terceira revelação precisa-se desenvolver o terceiro olho.

Tô fora.

Papo de boiola isto de terceiro olho. :emoticon12:

Cavaleiro do Ébano

Mensagem por Cavaleiro do Ébano »

Benetton escreveu:
Mas afirmar que isso são louros do espiritismo já é outra história. :emoticon12:

" ...Ou seja, mais de 64% DA POPULAÇÃO DO PLANETA acredita em Reencarnação, nas suas mais variadas formas !"

Ou seja, estava implícito aí ( para o bom entendedor, é claro ) a aceitação da Reencarnação por outras religiões. Aonde foi que Eu disse que a Reencarnação era exclusiva dos Espiritismo ?

A comunicação com espíritos já era de conhecimento dos povos antigos há milhares de anos atrás. Aonde Eu disse que essa crença era originária do Espiritismo codificado por Kardec, há 150 anos atrás ???

É cada uma ...

Não senhor...

O que se discute neste tópico é o fracasso do espiritismo enquanto terceira revelação.
Se você tem consciência que os postulados espíritas já são conhecidos por todos através de antigas religiões, não entendi o motivo de ter colocado seu post dizendo que a maioria da população acredita em idéias espíritas.

O espiritismo continua não sendo uma "revelação" à altura das outras. :emoticon12:

E, cá entre nós, se as idéias já eram conhecidas, qual a finalidade da DE???
"Procure não morrer"
_

Will

Mensagem por Will »

Mr. Bogus escreveu:
Tranca escreveu:Um médium falou que para entender a terceira revelação precisa-se desenvolver o terceiro olho.

Tô fora.

Papo de boiola isto de terceiro olho. :emoticon12:

Pois é, espirita adora esse papo de boiola... Coisa de francês mesmo!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Cavaleiro do Ébano escreveu:
Benetton escreveu:

É cada uma ...

Não senhor...

O que se discute neste tópico é o fracasso do espiritismo enquanto terceira revelação.
Se você tem consciência que os postulados espíritas já são conhecidos por todos através de antigas religiões, não entendi o motivo de ter colocado seu post dizendo que a maioria da população acredita em idéias espíritas.

O espiritismo continua não sendo uma "revelação" à altura das outras. :emoticon12:

E, cá entre nós, se as idéias já eram conhecidas, qual a finalidade da DE???

Não Senhor ? Bom, é como Eu já havia dito no primeiro post e aqui vai o mesmo pela 3ª vez : "Se um maior número de pessoas que acreditam num fato, der veracidade ao mesmo, ..."

Já que a reencarnação é aceita por mais de 4 bilhões de pessoas, então o Espiritismo fundamentou-se em um princípio mundialmente aceito, muito mais do que a ressurreição.

É facil, para indivíduos religiosos, aceitar os princípios do Espiritismo. O que essas mesmas pessoas não querem é serem espíritas, pois isso implica em reforma interior e desapego ao "status" que as religiões tradicionais trazem. Sem contar as facilidades de saber que existe um "salvador" que lava todos os seus pecados, independente das "m" que o indivíduo venha a fazer. Ou seja, "pra" que o desprendimento e a dificuldade da reforma se "eu" posso entregar tudo nas mãos de Deus que ele resolve ?

É como disse o Botânico na página anterior, "Por ela, bastava crer em Cristo, aceitar o dito-cujo como Salvador, confessar seus pecados, pagar uma penitência simbólica e beleza. Tudo resolvido."

E de novo ( Quantas vezes terei que repetir isso ? ) : Não disse que a maioria da população acredita em idéias espíritas. Disse que a maioria da população acredita num dos princípios que a Doutrina adota. Nunca disse que esse princípio fosse criação exclusiva do Espiritismo, embora haja variações nos modelos de cada religião reencarnacionista.

E a finalidade da D.E está basicamente no L.E, o qual poucos lêem, mas muitos arrogam o direito de criticá-lo.

Editado pela última vez por Benetton em 02 Fev 2007, 13:13, em um total de 2 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Apocaliptica

Benetton,

E a finalidade da D.E está basicamente no L.E, o qual poucos lêem, mas muitos se arrogam o direito de criticá-lo.

Por que os espíritas se arrogam o direito de sempre usar essa justificativa, assim como os cristãos ( notadamente a ICAR) sempre acusam os não cristãos de não conhecerem a Bíblia???

Eu já li várias passagens da Bíblia e acho aquilo uma baboseira e uma afronta ao respeito pelo próximo.
E já li um pedaço do LE e achei uma coisa exdrúxula e doente demais. Não preciso continuar lendo para descobrir que o resto é uma viagem alucinada pelo mundo depressivo de Kardec, que além de tudo era extremamente classissista e preconceituoso, e toda a DE é assim. A hierarquia dos espíritos mostra superiorodades e inferioridades ligadas a características raciais e humanas que ninguém pediu para nascer. Mas é assim mesmo, pela DE estamos aqui pagando uma pena. E todos somos merecedores de nossos castigos.

Sem contar a parte lisérgica da estória...mas aí vira piada.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Apocaliptica escreveu:Benetton,

E a finalidade da D.E está basicamente no L.E, o qual poucos lêem, mas muitos se arrogam o direito de criticá-lo.

Por que os espíritas se arrogam o direito de sempre usar essa justificativa, assim como os cristãos ( notadamente a ICAR) sempre acusam os não cristãos de não conhecerem a Bíblia???

Eu já li várias passagens da Bíblia e acho aquilo uma baboseira e uma afronta ao respeito pelo próximo.
E já li um pedaço do LE e achei uma coisa exdrúxula e doente demais. Não preciso continuar lendo para descobrir que o resto é uma viagem alucinada pelo mundo depressivo de Kardec, que além de tudo era extremamente classissista e preconceituoso, e toda a DE é assim. A hierarquia dos espíritos mostra superiorodades e inferioridades ligadas a características raciais e humanas que ninguém pediu para nascer. Mas é assim mesmo, pela DE estamos aqui pagando uma pena. E todos somos merecedores de nossos castigos.

Apocaliptica,

O direito de um veredicto é inato ao ser humano, mesmo que não haja a intenção. Julgar uma obra por uma leitura parcial e daí fazer uma extrapolação, já com conceitos preconcebidos arraigados na análise, não dará outro resultado senão o que Você mesma apontou.

Como já havia dito em outro tópico, A Doutrina que os Espíritas entendem hoje não segue o racismo, pois não temos a bitola cristã de que tudo deve ser seguido à risca. Temos a liberdade de separar o que pode hoje ser aplicado e o que foi codificado há um século e meio atrás, sem sermos taxados de "hereges", como fazem as religiões tradicionais quando um fiel se rebela contra àquilo que lhe é imposto pelos seus "Livros Sagrados".

Admiro os Ateístas que, em sua maioria, apresentam-se como pensadores autônomos, livres de imposições dogmáticas e herméticas, as quais só escravizam o ser humano. Admiro essa coragem de encarar uma sociedade preconceituosa contra àqueles que não se deixam amarrar pelas algemas da intolerância religiosa.

Creio que todos têm o direito de seguir suas próprias convicções. Ter ou não uma Religião nunca fará o indivíduo ser melhor do que o outro. Penso que o caráter da pessoa e a forma como se relaciona com o próximo, constituem os fatores que determinam a sua conduta perante à sociedade, independente de se adotar ou não uma forma de assentimento que se dá às verdades de fé, que é objetivamente insuficiente, embora subjetivamente se imponha com convicção àqueles que não pensam da mesma forma.

Editado pela última vez por Benetton em 22 Mar 2007, 15:36, em um total de 1 vez.

Autor Desconhecido.

Apocaliptica

Benetton escreveu:

Apocaliptica,

O direito de um veredicto é inato ao ser humano, mesmo que não haja a intenção. Julgar uma obra por uma leitura parcial e daí fazer uma extrapolação, já com conceitos preconcebidos arraigados na análise, não dará outro resultado senão o que Você mesma apontou.

Como já havia dito em outro tópico, A Doutrina que os Espíritas entendem hoje não segue o racismo, pois não temos a bitola cristã de que tudo deve ser seguido à risca. Temos a liberdade de separar o que pode hoje ser aplicado e o que foi codificado há um século e meio atrás, sem sermos taxados de "hereges", como fazem as religiões tradicionais quando um fiel se rebela contra àquilo que lhe é imposto pelos seus "Livros Sagrados".

Admiro os Ateístas que, em sua maioria, apresentam-se como pensadores autônomos, livres de imposições dogmáticas e herméticas, as quais só escravizam o ser humano. Admiro essa coragem de encarar uma sociedade preconceituosa contra àqueles que não se deixam amarrar pelas algemas da intolerância religiosa.

Creio que todos têm o direito de seguir suas próprias convicções. Ter ou não uma Religião nunca fará o indivíduo ser melhor do que o outro. Penso que o caráter da pessoa e a forma como se relaciona com o próximo, constituem os fatores que determinam a sua conduta perante à sociedade, independente de se adotar ou não uma forma de assentimento que se dá às verdades de fé, que é objetivamente insuficiente, embora subjetivamente se imponha com convicção àqueles que não pensam da mesma forma.

Fiz uma pergunta refutando seu argumento acusatório de que as pessoas não lêem por isso não podem falar. E se eu terminar de ler e continuar com a mesma opinião, vc vai usar que argumento? O que eu li e o que ouvi aqui e em outros lugares e de espíritas ( e são muitos na minha família é o suficiente).

Esse argumento de "codificado" não cola. É que nem as parábolas da Bíblia. Quanto está claro, dizem que é devido ao contexto da época. Quanto não está claro ( ou é coisa de discutível moral ) dizem que são parábolas. Assim é fácil.

Tem outro tópico cheio de perguntas que precisam ser respondidas. São perguntas pertinentes e gostaria muito de poder ver as respostas.

Cada um pensa o que quiser mesmo. Mas absurdos podem ser debatidos e criticados, por isso estamos num forum.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Apocaliptica escreveu:
Benetton escreveu:

Apocaliptica,

Fiz uma pergunta refutando seu argumento acusatório de que as pessoas não lêem por isso não podem falar. E se eu terminar de ler e continuar com a mesma opinião, vc vai usar que argumento? O que eu li e o que ouvi aqui e em outros lugares e de espíritas ( e são muitos na minha família é o suficiente).

Esse argumento de "codificado" não cola. É que nem as parábolas da Bíblia. Quanto está claro, dizem que é devido ao contexto da época. Quanto não está claro ( ou é coisa de discutível moral ) dizem que são parábolas. Assim é fácil.

Tem outro tópico cheio de perguntas que precisam ser respondidas. São perguntas pertinentes e gostaria muito de poder ver as respostas.

Cada um pensa o que quiser mesmo. Mas absurdos podem ser debatidos e criticados, por isso estamos num forum.

Muito provavelmente você continuará com a mesma opinião. Não vou precisar usar argumento nenhum. Direito de pensar isso ou aquilo todo mundo tem.

Já que você julga o Espiritismo pela codificação, talvez devesse ler um pouco do que HOJE se estuda a respeito de alguns princípios Espíritas.

A Universidade de Virgínia, através de Ian Stevenson, estuda a Reencarnação :

http://www.healthsystem.virginia.edu/in ... s.cfm#CORT

Também analisam as experiências "out of body" :

http://www.healthsystem.virginia.edu/in ... es.cfm#OOB

A Universidade do Arizona, pela tese de doutorado de Prof. Gary Schwartz obtida na Harvard University estuda a capacidade dos médiuns e as evidências da sobrevivência :

http://www.amazon.com/gp/reader/0743436 ... eader-page

E uma das maiores Instituições parapsicológicas dos mundo estuda a comunicação com espíritos e a Reencarnação :

S.P.R ( Society for Psichical Research ) :

Fonte : http://www.spr.ac.uk/index.php3?page=activities

Original da Página : " The principal areas of study of psychical research concern exchanges between minds, or between minds and the environment, which are not dealt with by current, orthodox science. This is a large area, incorporating such topics as extrasensory perception (telepathy, clairvoyance, precognition and retrocognition), psychokinesis (paranormal effects on physical objects, including poltergeist phenomena), near-death and out-of-the-body experiences, apparitions, hauntings, hypnotic regression and paranormal healing. One of the Society's aims has been to examine the question of whether we survive bodily death, by evaluating the evidence provided by Mediumship, apparitions of the dead and Reincarnation studies."

Tradução : As principais áreas de Estudo das Pesquisas Psíquicas têm interesse no intercâmbio entre as mentes, ou entre mentes e o meio ambiente, as quais não são tratadas, atualmente, pela Ciência ortodoxa. Esta é uma grande área, incorporando tais tópicos como a percepção extrasensorial ( Telepatia ; Clarividência - visão sem ser pelos órgãos visuais ; Precognição - Premonição ou conhecimento de algo antes de ter acontecido ; Retrocognição - Percepção de acontecimentos passados ), Psicocinese ( Efeitos paranormais em objetos físicos, incluindo o fenômeno de Poltergeist – Espírito perturbador ), experiências próximas da morte ou fora do corpo, aparições, obsessões, regressão hipnótica e curas paranormais. Uma dos objetivos da Sociedade tem sido examinar a questão se nós sobrevivemos à morte corpórea, avaliando a evidência fornecida pelos Médiuns, aparições de (pessoas) mortas e o Estudo da Reencarnação. ( Destaques nossos ).

Para obtenção das análises e estudos de casos de manifestações Espíritas e Reencarnação, como os citados acima, sugiro o link mais específico da S.P.R. Em alguns casos, é necessário adquirir os "Journals and Proceedings".

Ah, existe aqui no Brasil, um Instituto que se diz superior a tudo isso e refuta as pesquisas desses países : O Clap Tupiniquim do quevedo...

Autor Desconhecido.

Cavaleiro do Ébano

Benneton escreveu:Muito provavelmente você continuará com a mesma opinião. Não vou precisar usar argumento nenhum. Direito de pensar isso ou aquilo todo mundo tem.

Já que você julga o Espiritismo pela codificação, talvez devesse ler um pouco do que HOJE se estuda a respeito de alguns princípios Espíritas.

Sabe Jefferson...
Quanto à ela eu não posso afirmar, mas quanto à mim, já li e reli aquele LE diversas vezes. Entendo seu posicionamento.

Até uns quatro anos atrás eu eu era espírita. Acreditava em tudo que tivesse vindo dos tais "espíritos superiores".

Já no início da minha descrença, cheguei a visitar sua página na NET, e acrdite: eu concordava com tudo o que você falava.

Mas por quê??? Por pura fé. Eu tinha sido moldado em uma família espírita e era frequentador de mocidades e encontros. Cheguei mesmo a lecionar aulas de evangelização para crianças.

Mas um dia amigo, a casa caiu. As incoerências da DE eram tão gritantes que não podiam passar despercebidas. Não por mim.

O conceito DEUS foi abandonado logo após. Se tornou insustentável.

Então posso dizer por mim mesmo, que conheço a DE. Não preciso reler o LE, tampouco o ESE. O conceito cristão para mim só não é mais ridículo e inverossímil que o conto da Branca de Neve. E a DE insiste em se auto proclamar como o "Cristianismo redivivo".

Para mim não dá.

Abraços.
"Procure não morrer"
_

Apocaliptica

Não preciso dizer mais nada.

Cavaleiro do Ébano

Apocalíptica, seu nick é uma referência àquela banda dos violoncelos???
"Procure não morrer"
_

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Cavaleiro do Ébano escreveu:
Benneton escreveu:Muito provavelmente você continuará com a mesma opinião. Não vou precisar usar argumento nenhum. Direito de pensar isso ou aquilo todo mundo tem.

Sabe Jefferson...
Quanto à ela eu não posso afirmar, mas quanto à mim, já li e reli aquele LE diversas vezes. Entendo seu posicionamento.

Até uns quatro anos atrás eu eu era espírita. Acreditava em tudo que tivesse vindo dos tais "espíritos superiores".

Já no início da minha descrença, cheguei a visitar sua página na NET, e acrdite: eu concordava com tudo o que você falava.

Mas por quê??? Por pura fé. Eu tinha sido moldado em uma família espírita e era frequentador de mocidades e encontros. Cheguei mesmo a lecionar aulas de evangelização para crianças.

Mas um dia amigo, a casa caiu. As incoerências da DE eram tão gritantes que não podiam passar despercebidas. Não por mim.

O conceito DEUS foi abandonado logo após. Se tornou insustentável.

Então posso dizer por mim mesmo, que conheço a DE. Não preciso reler o LE, tampouco o ESE. O conceito cristão para mim só não é mais ridículo e inverossímil que o conto da Branca de Neve. E a DE insiste em se auto proclamar como o "Cristianismo redivivo".

Para mim não dá.

Abraços.

Entendo perfeitamente a sua posição. E quer saber ? Também não concordo com alguns postulados Espíritas. O que fiz foi separar aquilo que julgo ser admissível para uma conduta Cristã e jogar na lata do lixo aquilo que transgride a minha concepção do que seja justo.

Ser Espírita não significa se agarrar freneticamente a todos os conceitos "supostamente" ditados pelos Espíritos.

Admiro sua capacidade em discernir o que precisa de uma reavaliação da Doutrina. Esse fato o levou a abandoná-la. Ok. É um direito legítimo e respeitável. É melhor ser um agnóstico convicto em seus ideais a ser um religioso teleguiado pelas imposições e diretrizes religiosas.

Abraços e Tudo de Bom.

Autor Desconhecido.

Apocaliptica

Cavaleiro do Ébano escreveu:Apocalíptica, seu nick é uma referência àquela banda dos violoncelos???

Não é não. Mas eu gosto daquilo. Só que é com Y a banda. :emoticon4:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

798 - O Espiritismo será para todos ou permanecerá como privilégio de algumas pessoas?
– Certamente, ele se tornará uma convicção íntima de todos e marcará uma nova era na história da humanidade, porque está na ordem natural das coisas, na natureza, e é chegado o tempo de ocupar o seu lugar entre os conhecimentos humanos.
Entretanto, haverá grandes lutas a sustentar, mais contra os interesses do que contra a convicção, porque não podemos desconhecer que há pessoas interessadas em combatê-lo, uns por amor-próprio, outros por interesses materiais. Mas os opositores, ao se encontrarem cada vez mais isolados, serão forçados a pensar como todo o mundo, sob pena de se tornarem ridículos.
As idéias somente se transformam ao longo do tempo e não subitamente. De geração a geração vão se enfraquecendo e acabam por desaparecer pouco a pouco junto com seus seguidores, substituídos por outros indivíduos inspirados por novos princípios, como ocorre com as idéias políticas. Observai o paganismo; não há ninguém que atualmente aceite suas idéias religiosas; entretanto, muitos séculos após o surgimento do Cristianismo, ainda há traços do paganismo que somente a completa renovação das raças pode apagar. Ocorrerá o mesmo com o Espiritismo; ele fez muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fermento de incredulidade que apenas o tempo destruirá. Todavia, sua marcha será mais rápida que a do Cristianismo, porque o próprio Cristianismo é quem lhe abre os caminhos e está nele apoiado. O Cristianismo tinha o que destruir; o Espiritismo só tem que edificar.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Apocaliptica

Forçados? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Azathoth escreveu:798 - O Espiritismo será para todos ou permanecerá como privilégio de algumas pessoas?
– Certamente, ele se tornará uma convicção íntima de todos e marcará uma nova era na história da humanidade, porque está na ordem natural das coisas, na natureza, e é chegado o tempo de ocupar o seu lugar entre os conhecimentos humanos.
Entretanto, haverá grandes lutas a sustentar, mais contra os interesses do que contra a convicção, porque não podemos desconhecer que há pessoas interessadas em combatê-lo, uns por amor-próprio, outros por interesses materiais. Mas os opositores, ao se encontrarem cada vez mais isolados, serão forçados a pensar como todo o mundo, sob pena de se tornarem ridículos.
As idéias somente se transformam ao longo do tempo e não subitamente. De geração a geração vão se enfraquecendo e acabam por desaparecer pouco a pouco junto com seus seguidores, substituídos por outros indivíduos inspirados por novos princípios, como ocorre com as idéias políticas. Observai o paganismo; não há ninguém que atualmente aceite suas idéias religiosas; entretanto, muitos séculos após o surgimento do Cristianismo, ainda há traços do paganismo que somente a completa renovação das raças pode apagar. Ocorrerá o mesmo com o Espiritismo; ele fez muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fermento de incredulidade que apenas o tempo destruirá. Todavia, sua marcha será mais rápida que a do Cristianismo, porque o próprio Cristianismo é quem lhe abre os caminhos e está nele apoiado. O Cristianismo tinha o que destruir; o Espiritismo só tem que edificar.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

SE o espiritismo fosse só um estudo, uma tentativa de entender os pretensos fenômenos de mediunidade e ficasse só nisso, sem misturar cristianismo no meio nem ter a pretensão de ser uma "terceira revelação", até poderia passar pelo crivo crítico. Mas a partir do momento que foi mesclado, proposital ou não propositalmente ao NT e teve sua propagação e aceitação religiosa, "virou" só um apanhado de crendices e preconceitos do século XIX querendo ser "verdade". :emoticon1:
Imagem

betossantana
Contato:

Re: O fracasso da Terceira Revelação

Mensagem por betossantana »

Benetton escreveu:Se um maior número de pessoas que acreditam num fato, der veracidade ao mesmo,

NÃO DÁ, dãããã.
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado