O Realizador Inteligente
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
O Realizador Inteligente
O Realizador Inteligente
Desde pequena que a Natureza me fascina. Não apenas a natureza “natural”, mas também a natureza humana.
O amor, o desespero, a forma perfeitamente geométrica das pétalas das flores, o tamanho descomunal de algumas árvores, as relações entre o rinoceronte e o pica-bois, a fragilidade duma floresta perante um tornado, a majestosa erupção de um vulcão, a incrível molécula de ADN, são algumas das coisas que, se me sento a pensar nelas, me tiram o fôlego.
A tentação de acreditar num destino, num fio condutor, numa espécie de grande plano, foi muitas vezes forte.
Na Ciência descobri algumas explicações simples para coisas que me pareciam complexas. A pequena luz que então se fazia no meu cérebro iluminava-me por muitas noites (não é extraordinário que pequenas moléculas químicas, das quais nem a mais pequena consciência temos, condicionem de alguma forma as nossas escolhas relacionais? Não é fantástico que um mecanismo tão simples como a osmose permita o controlo das mais variadas funções e sistemas? Não é avassalador pensar que somos o que somos porque os nossos pais nos fizerem exactamente naquele dia, e porque fizemos exactamente o que fizemos, e vivemos exactamente o que vivemos, ou, quem sabe, seríamos substancialmente diferentes?).
Mas tardo em chegar aonde quero…
Além das respostas, estudar Ciência abriu-me os olhos a novos mistérios, novas questões. Ao invés de me sentir Às escuras, também os mistérios (ou as respostas tão complexas que não deixam para mim de ser misteriosas) me iluminam. Iluminam-me porque me demonstram que tudo isto é tão complexo, mas tão complexo, que jamais terei (teremos?) tédio.
Não é pesado o fardo de saber que tudo é passível de resposta?
Contudo, e eis outra das maravilhas, nem sempre me sinto da mesma forma em relação às mesmas coisas.
Por vezes a ideia do supervisionamento dum ser consciente faz um estranho sentido na minha cabeça. Não poderia ser contudo um Designer, ou um Arquitecto. Esta ideia sempre me pareceu ilógica, porque os imprevistos não podem ser previsíveis e o caos não pode ser determinado. O mundo não se assemelha a um jogo de xadrez, as peças não são desprovidas de vontade própria, tão pouco o tabuleiro é estático ou constante.
A única possibilidade seria a da existência de uma espécie de Realizador de Filmes inteligente, uma consciência superior à nossa, de cujo projecto faríamos parte mas cujo projecto era dinâmico e com vida própria. Um projecto sujeito a imprevistos, erros, e englobador de pequenos e infinitos projectos que fugiriam ao controlo do Realizador, que seria talvez superior, mas apenas no sentido de ter uma maior consciência sobre todas as coisas, e que não seria, certamente, omnipotente nem perfeito.
Naturalmente esta hipótese levanta tantas “novas” questões que dificilmente a posso encarar como uma “resposta”… de que seria feito esse ser? Seria uno? Exactamente que coisas estão sob o seu controlo, e que outras coisas ele não seria mais capaz de controlar? Seria a sua intervenção contínua? Ou teria existido apenas nos primórdios?
Teria alguma vez tentado contactar-nos? Qual a sua linguagem?
Enfim…
Nem mesmo o realizador inteligente pode preencher as dúvidas das minhas divagações, pois aceitar um criador, independentemente do seu estilo de criação, levanta o véu à espiral da criação, pois se se aceita que o que existe foi conscientemente criado então o próprio criador não deverá fugir a essa regra…
Desde pequena que a Natureza me fascina. Não apenas a natureza “natural”, mas também a natureza humana.
O amor, o desespero, a forma perfeitamente geométrica das pétalas das flores, o tamanho descomunal de algumas árvores, as relações entre o rinoceronte e o pica-bois, a fragilidade duma floresta perante um tornado, a majestosa erupção de um vulcão, a incrível molécula de ADN, são algumas das coisas que, se me sento a pensar nelas, me tiram o fôlego.
A tentação de acreditar num destino, num fio condutor, numa espécie de grande plano, foi muitas vezes forte.
Na Ciência descobri algumas explicações simples para coisas que me pareciam complexas. A pequena luz que então se fazia no meu cérebro iluminava-me por muitas noites (não é extraordinário que pequenas moléculas químicas, das quais nem a mais pequena consciência temos, condicionem de alguma forma as nossas escolhas relacionais? Não é fantástico que um mecanismo tão simples como a osmose permita o controlo das mais variadas funções e sistemas? Não é avassalador pensar que somos o que somos porque os nossos pais nos fizerem exactamente naquele dia, e porque fizemos exactamente o que fizemos, e vivemos exactamente o que vivemos, ou, quem sabe, seríamos substancialmente diferentes?).
Mas tardo em chegar aonde quero…
Além das respostas, estudar Ciência abriu-me os olhos a novos mistérios, novas questões. Ao invés de me sentir Às escuras, também os mistérios (ou as respostas tão complexas que não deixam para mim de ser misteriosas) me iluminam. Iluminam-me porque me demonstram que tudo isto é tão complexo, mas tão complexo, que jamais terei (teremos?) tédio.
Não é pesado o fardo de saber que tudo é passível de resposta?
Contudo, e eis outra das maravilhas, nem sempre me sinto da mesma forma em relação às mesmas coisas.
Por vezes a ideia do supervisionamento dum ser consciente faz um estranho sentido na minha cabeça. Não poderia ser contudo um Designer, ou um Arquitecto. Esta ideia sempre me pareceu ilógica, porque os imprevistos não podem ser previsíveis e o caos não pode ser determinado. O mundo não se assemelha a um jogo de xadrez, as peças não são desprovidas de vontade própria, tão pouco o tabuleiro é estático ou constante.
A única possibilidade seria a da existência de uma espécie de Realizador de Filmes inteligente, uma consciência superior à nossa, de cujo projecto faríamos parte mas cujo projecto era dinâmico e com vida própria. Um projecto sujeito a imprevistos, erros, e englobador de pequenos e infinitos projectos que fugiriam ao controlo do Realizador, que seria talvez superior, mas apenas no sentido de ter uma maior consciência sobre todas as coisas, e que não seria, certamente, omnipotente nem perfeito.
Naturalmente esta hipótese levanta tantas “novas” questões que dificilmente a posso encarar como uma “resposta”… de que seria feito esse ser? Seria uno? Exactamente que coisas estão sob o seu controlo, e que outras coisas ele não seria mais capaz de controlar? Seria a sua intervenção contínua? Ou teria existido apenas nos primórdios?
Enfim…
Nem mesmo o realizador inteligente pode preencher as dúvidas das minhas divagações, pois aceitar um criador, independentemente do seu estilo de criação, levanta o véu à espiral da criação, pois se se aceita que o que existe foi conscientemente criado então o próprio criador não deverá fugir a essa regra…
Editado pela última vez por clara campos em 03 Fev 2007, 18:03, em um total de 1 vez.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Re.: O Realizador Inteligente
Podemos, no máximo, inferir algo sobre o intangível a partir de ferramentas que nós mesmos desenvolvemos, como a lógica e a coerência, mas não existimos para termos certezas. Felizmente, até.
Mas que a condição humana é triste, isso é verdade cristalina.

Mas que a condição humana é triste, isso é verdade cristalina.
- francioalmeida
- Gênero: Masculino
- Contato:
Vejo que seu coração pede Jesus!
- clara campos
- Moderadora
- Contato:

Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Re: Re.: O Realizador Inteligente
francioalmeida escreveu:Vejo que seu coração pede Jesus!

Indubitavelmente, um ótimo slogan!
Ficou deprimida? Beba Jesus! É rosa, docinho e com gostinho de canela!
Olá, Calara.
Samael escreveu:Ficou deprimida? Beba Jesus! É rosa, docinho e com gostinho de canela!
Pensei que Jesus tinha gosto de marcela e ervas, não de condimentos orientais.
- francioalmeida
- Gênero: Masculino
- Contato:
Samael escreveu:francioalmeida escreveu:Vejo que seu coração pede Jesus!
"Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida" (Jo 6,55).
Que Deus alimente sua alma!
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
rapha... escreveu:Olá, Calara.

- clara campos
- Moderadora
- Contato:
ups...

Dizem que portugueses são meio atrapalhados.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
quanto aos outros não sei, quanto a mim... está visto 

Samael escreveu:francioalmeida escreveu:Vejo que seu coração pede Jesus!
Esse refri era tão bom, mas tão bom...Que a Coca-Cola comprou a fábrica, e parou de produzi-lo.
Re: O Realizador Inteligente
clara campos escreveu:O Realizador Inteligente
Desde pequena que a Natureza me fascina.
Enfim…
Esta história de criador inteligente está mais afeita a um erro de concepção, originado em nossos condicionamentos.
Somos levados a atribuir às nossas descobertas, a nossa paternidade, como se fossem criações nossas, que não obedecem a um processo de possibilidades, oferecidas pelas leis naturais que, nós, repito, apenas descobrimos.
Eu prefiro admitir que ninguem cria um design, de acordo com a sua vontade e sim de que esse design, apenas vai-se revelando para quem o está estudando, ...pesquisando.
A entidade, portanto, é apenas uma ferramenta.
O design do que existe, ou pode existir, já está lá previamente estabelecido no mundo abstrato,
ou naquilo que Platão denominava o mundo das idéias.
O resto está condicionado ao processo de causa e efeito.
Portanto, acho que podemos ultrapassar essa barreira da entidade inteligente e se chegar no elemento simples que a forma, o atributo inteligência.
Aí então, você vai ter muito mais com que se maravilhar, quando perceber que o que existe é a inteligência se manifestando espontâneamente, sem determinismos, nem donos.
A propósito, acho o ID, uma idéia bem razoável,
...sem criacionismo, é claro.
Eu também já tive meu dia de Clara Campos.

veja aquí:
O ID, O Designer, ...e os pingos nos iis
Editado pela última vez por zencem em 03 Fev 2007, 20:45, em um total de 1 vez.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
Deu no que deu !!! ...

Clara... pense: o universo inteiro pode ser consciente, a começar das sub-partículas... 

- videomaker
Re: O Realizador Inteligente
E isso é tão explicito né! Não aceitar tudo isso como parte de "coisa nenhuma" é que torna a maioria dos homens "crentes".
Mesmo que a ciencia explique, não tira o merito de um possivel criador, pois as leis que explicam o universo é a extensão da ação do criador, é a ciencia confirmado a criação!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
-
Najma escreveu:Clara... pense: o universo inteiro pode ser consciente, a começar das sub-partículas...
Inclusive o Atrator Universal

o pensador escreveu:Najma escreveu:Clara... pense: o universo inteiro pode ser consciente, a começar das sub-partículas...
Inclusive o Atrator Universal.
Meudeus, pensador... de onde você foi desenterrar isso?

- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Zencem, Najma
Que tipo de sistemas (biológicos?) poderiam suportar inteligência em entidades não biológicas?
Que tipo de sistemas (biológicos?) poderiam suportar inteligência em entidades não biológicas?
clara campos escreveu:Zencem, Najma
Clara!
Eu não posso alcançar o nível de conhecimento que busca a tua pergunta.
Minha performance está limitada a uma mera aventura de pensamento, tentando entender o que é a inteligência e de que forma ela se manifesta no universo e na vida.
Pra mim, a inteligência não é uma realidade em atuação, mas algo que sentimos a presença em toda a existência, desde o menor elemento da matéria até o mais complexo.
A inteligência é a coerência, a harmonia, o traço da perfeição, da beleza, a organização espontanea, a liberdade, o real, presente em todos os aspectos da existência, desde um pensamento, uma lei, um design, na vida ou na matéria.
Eu só posso falar isso sobre a inteligência, até porque, tudo o que lí a respeito, não traz nada que a defina.
Ela é como uma agua que não existe, mas que nos deixa a sensação de molhado.
Por sua vêz, nunca ninguém a isolou para estudos.

O que eu arrisco dizer é que ela não é formada pelo inteligente.
Acho mais aceitável a hipótese de que é a partir dela que surge o inteligente.
O máximo de mérito que se possa admitir no inteligênte é que ele seja um bom Hardware.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...