Botanico escreveu:Jack Torrance escreveu:Botanico escreveu:Muito que bem, a diferença aqui é que certos espíritos tentam nos vender suas mirabolantes informações planetárias como verdades. Mas a Doutrina Espírita já deixa bem avisado que tais informações são duvidosas: os espíritos podem se enganar ou querer nos enganar. Afinal são apenas humanos sem corpo físico.Azathoth escreveu:Por quê eu deveria confiar na filosofia moral de Espíritos Superiores tão ignorantes em ciências naturais? Fico com os filósofos morais daqui da Terra mesmo.
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=190712#190712
Tem muito filósofo daqui da Terra que é também tão ignorante em ciências naturais. Você confia neles?
Realmente nada a ver o que eu citei.

Botanico, como já disse antes, sou leigo no assunto, mas tenho uns questionamento pra você. Ai vão:
Botanico escreveu:E finalmente, informações sobre outros planetas vinda dos espíritos é ASQ (acredite se quiser).
Por quê? E por que somente sobre planetas e não sobre o resto do que diz o LdE?
Botanico escreveu:Antes de mais nada, aceitar que possa haver outros planetas habitados é FILOSÓFICO e não CIENTÍFICO... até que se possa ir lá e conferir.
Não poderia ser uma hipótese científica baseada no planeta?
Botanico escreveu:Muito que bem, a diferença aqui é que certos espíritos tentam nos vender suas mirabolantes informações planetárias como verdades. Mas a Doutrina Espírita já deixa bem avisado que tais informações são duvidosas: os espíritos podem se enganar ou querer nos enganar. Afinal são apenas humanos sem corpo físico.
Como você pode ter tanta certeza de que “mirabolantes informações planetárias como verdades” são duvidosas, segundo a DE, mas o restante não? Os espíritos, em tudo que disseram até agora, não poderiam ter inventado tudo? Como você pode ter certeza do que acredita? Eles são apenas humanos sem corpo físico, mas o conhecimento deles, em alguma especialidade, é maior do que o nosso?
Botanico escreveu:Quanto a condições inóspitas, bem, antes de mais nada O QUE É A VIDA? Que eu saiba, até hoje não se chegou a qualquer definição de consenso. Temos uma idéia do que é, mas não sabemos como concebê-la. No meu entender, a vida É UMA IMPOSIÇÃO DO PLANETA. Poderíamos supor, talvez chutando aqui: um sistema organizado de tendência anti-entrópica, passível de se reproduzir e extinguível após um tempo médio de existência. Sei lá se isso vale alguma coisa.
O que é lógico supor é que os seres vivos de um planeta de condições completamente diferentes do nosso NEM SEJAM RECONHECIDOS COMO TAIS (só achamos o que estamos procurando...). Nos anos 1960, quem falasse que havia complexas formas de vida, baseadas na quimiossíntese do sulfeto de hidrogênio nas grandes profundidades oceânicas estaria falando de ficção científica... até que Bob Balard...
Se não me engano, existe uma bactéria (ou outro microorganismo qualquer) que sobrevive no vácuo e pode receber doses de radiação cem vezes mais forte do que o homem suportaria. De vez em quando eu penso que possam existir seres que consomem dióxido de nitrogênio e de enxofre e urinam ácido sulfúrico. Isso não seria absurdo, já que tais seres poderiam se adaptar a certas condições e ter essas habilidades.