Entrevista com Drauzio Varella sobre ser ateu

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Entrevista com Drauzio Varella sobre ser ateu

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:
...porque a religião implica em você acreditar, em você aceitar fatos sem nenhuma explicação.

Isso não é verdade! em espiritismo tudo é explicado! Não existe o sobrenatural, logo tudo pode ser explicado!

Qual a explicação de Deus não ter uma causa? Qual a explicação do interação entre espírito e corpo que não viole a conservação de energia?

É possivel aceitar a limitação do homem, quando se tem como parametro um ilimitado em conhecimento? que é o criador!
Ou a pretenssão é maior que tudo isso, e por isso inevitavel? :emoticon5:
Em ciencia existe resposta pra tudo? se não por que vc não dá essa mesma tolerancia para a religião? :emoticon5:

Vídeo, na ciência não há afirmação sem prova. E depois de novas dúvidas, procede-se a nova pesquisa.
O que não acontece com a fé.

De que fé estamos falando? A fé cega e sem logica? ai vc tem razão...
:emoticon1:

E nas religiões que se baseiam na fé para construir dogmas, deuses e história.

Toda fé é cega. Se existe explicação racional, não há necessidade de fé.

Evidente, por isso as religiões não têm outro sentido a não ser manipular e mentir.

a minha consola e conforta! :emoticon1:

As crianças se confortam quando não querem aceitar que precisam tomar um injeção e prometemos um pirulito se ela aceitar. Mas nunca fiz isso com a minha filha. Eu assumia que doía um pouco , mas era preciso e depois passava. Ou seja, a verdade não se anula com guloseimas.

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: Entrevista com Drauzio Varella sobre ser ateu

Mensagem por Johnny »

Eu sou mais cético ainda e vou mais longe. Porque diabos eu tenho que acreditar que a AIDS veio do macaco? Porque tem revistas especializadas que dizem isso? Cientistas? Qualquer um pode ir até estes lugares in loco e verificar? Quem me garante que não foi criado um virus in vitro e depois disseminado nos macacos? Teoria da conspiração? Dane-se, não tem nada que se prove nada além do que todos tenham acesso. E tem muita coisa suja neste mundão. Nós achamos que está na politica, no imperialismo americano mas isso vai muito além do jardim. O universo tem fim? Sei lá. que diferença isso vai fazer pra mim? Entender o buraco negro? Nem sei se existe, temos teorias. Fisica quantica? Haja saco hein Fayman? Enfim, estamos num mundo simples, com tecnologia de TV digital, supercomputadores, TVs de plasma e por incrível que pareça rodamos em carros movidos a explosão e foguetes de combustível sólido ou seja, tecnologia de TROCENTOS ANOS ATRAS. Realmente, tem muita coisa mal explicada por aí. Mas como sempre digo, PAPAI NOEL existe pois ganho presente dele todo ano.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Como se religiosos vivessem a trocar elogios entre si

O sujeito quando se acha dono da " verdade ", a única, a dele, não livra a cara de ninguém

Bjs

Apocaliptica

Pois é...

videomaker

Re: Entrevista com Drauzio Varella sobre ser ateu

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:
...porque a religião implica em você acreditar, em você aceitar fatos sem nenhuma explicação.

Isso não é verdade! em espiritismo tudo é explicado! Não existe o sobrenatural, logo tudo pode ser explicado!

Qual a explicação de Deus não ter uma causa? Qual a explicação do interação entre espírito e corpo que não viole a conservação de energia?

É possivel aceitar a limitação do homem, quando se tem como parametro um ilimitado em conhecimento? que é o criador!
Ou a pretenssão é maior que tudo isso, e por isso inevitavel? :emoticon5:
Em ciencia existe resposta pra tudo? se não por que vc não dá essa mesma tolerancia para a religião? :emoticon5:

Vídeo, na ciência não há afirmação sem prova. E depois de novas dúvidas, procede-se a nova pesquisa.
O que não acontece com a fé.

De que fé estamos falando? A fé cega e sem logica? ai vc tem razão...

E nas religiões que se baseiam na fé para construir dogmas, deuses e história.

Toda fé é cega. Se existe explicação racional, não há necessidade de fé.

Evidente, por isso as religiões não têm outro sentido a não ser manipular e mentir.

a minha consola e conforta! :emoticon1:

As crianças se confortam quando não querem aceitar que precisam tomar um injeção e prometemos um pirulito se ela aceitar. Mas nunca fiz isso com a minha filha. Eu assumia que doía um pouco , mas era preciso e depois passava. Ou seja, a verdade não se anula com guloseimas.

Vamos continuar a comparar essas coisas? Uma mãe que perde um filho não se consola com a possibilidade de ve-lo no futuro? se é assim que vc pensa... desisto!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Re: Re.: Entrevista com Drauzio Varella sobre ser ateu

Usuário deletado escreveu:Eu entendo o videomaker. É mais agradável acreditar em um mundo justo como o que ele acredita, aceitar que não há uma evidência sequer que prove que no universo há justiça (um conceito meramente humano) não é para qualquer pessoa.

Nem todos estão preparados para tomar doses da realidade, para isso existem as religiões. Mas video, enfim: Você não está cometendo nem um crime, e ainda está feliz com sua crença, recomendo que continue acreditando.

Desculpa se me importo com o mundo e as pessoas que nele mora! tem gente que é indiferente, não tá nem ai pra isso...é mais facil viver assim! afinal, ninguem tem culpa mesmo ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Usuário deletado escreveu:
videomaker escreveu:Vamos continuar a comparar essas coisas? Uma mãe que perde um filho não se consola com a possibilidade de ve-lo no futuro? se é assim que vc pensa... desisto!

De fato se conforta.

E isso implica em algo ruim pra ela? :emoticon5: ou pode mante-la viva, e seguir em frente?

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Usuário deletado escreveu:Eu entendo o videomaker. É mais agradável acreditar em um mundo justo como o que ele acredita, aceitar que não há uma evidência sequer que prove que no universo há justiça (um conceito meramente humano) não é para qualquer pessoa.

Nem todos estão preparados para tomar doses da realidade, para isso existem as religiões. Mas video, enfim: Você não está cometendo nem um crime, e ainda está feliz com sua crença, recomendo que continue acreditando.

Desculpa se me importo com o mundo e as pessoas que nele mora! tem gente que é indiferente, não tá nem ai pra isso...é mais facil viver assim! afinal, ninguem tem culpa mesmo ...

E você acha que eu e outros aqui não nos preocupamos? Mas aprender a lidar com a dor é muito mais difícil. Então, quem tem fé em soluções mágicas, o faz por fuga.

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

E você acha que eu e outros aqui não nos preocupamos? Mas aprender a lidar com a dor é muito mais difícil. Então, quem tem fé em soluções mágicas, o faz por fuga.

Não, o faz por ser uma verdade viavel! nada de fuga! Vc vai ate um centro e alguem te fala coisas que só vc e outro poderia saber! como não considerar isso? e por favor não me venha falar em fraude ou coisa similar! estou falando de algo confiavel! E realmente tenho a minhas duvidas o quantos "alguns" por aqui estão preocupados com os outros...

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Vc vai ate um centro e alguem te fala coisas que só vc e outro poderia saber! como não considerar isso?
Que tal acreditar nas próprias limitações? Pessoas são tão egocêntricas que não conseguem acreditar suas coisas "individualíssimas" podem ser genéricas. ou querem tanto acreditar que ignoram a possibilidade de leitura fria ou "qunte".

videomaker

videomaker escreveu:

video

Não é necessária uma crença para se fazer caridade e para se preocupar com o mundo.

Existem vários ateus que se preocupam com as causas humanistas, vide o dono da maior organização filantrópica do mundo: William Gates.

E seu post abre uma lacuna para uma pergunta interessante: Será que os espíritas fazem caridade porque se preocupam com o mundo ou fazem apenas para evoluir?

E quando eu disse que eles não existem? não é nada disso!
A caridade tem que ser desinteressada se não, não é valida! Talvez um ateus desses tenha mais merito que um religioso que quer ganhar o ceu e por isso faz a caridade!
:emoticon4:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Night escreveu:Será que os espíritas fazem caridade porque se preocupam com o mundo ou fazem apenas para evoluir?

A caridade é consequência e não causa de um processo complexo que começa com o auto-conhecimento

Bjs

videomaker

King In Crimson escreveu:
Vc vai ate um centro e alguem te fala coisas que só vc e outro poderia saber! como não considerar isso?
Que tal acreditar nas próprias limitações? Pessoas são tão egocêntricas que não conseguem acreditar suas coisas "individualíssimas" podem ser genéricas. ou querem tanto acreditar que ignoram a possibilidade de leitura fria ou "qunte".

Leitura quente ou fria são tecnicas que se percebe com facilidade! E esta totalmente afastada no caso da psicografia!
Fala-se em mediunidade, e vcs vem com essa de medium de consulta rapida e barata, para com isso, não estamos falando disso...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

salgueiro escreveu:
Night escreveu:Será que os espíritas fazem caridade porque se preocupam com o mundo ou fazem apenas para evoluir?

A caridade é consequência e não causa de um processo complexo que começa com o auto-conhecimento

Bjs

Depende Sal, eu particularmente acredito que muitos espíritas fazem caridade apenas visando a evolução.

Eu também, o que é um contra senso porque não há evolução alguma nisso

Bjs

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Não, o faz por ser uma verdade viavel! nada de fuga! Vc vai ate um centro e alguem te fala coisas que só vc e outro poderia saber! como não considerar isso? e por favor não me venha falar em fraude ou coisa similar! estou falando de algo confiavel! E realmente tenho a minhas duvidas o quantos "alguns" por aqui estão preocupados com os outros...

Ser preocupado com o bem estar dos outros não é um mérito de crentes e nem de religiosos. Aliás, a história mostra o contrário. Mas não devemos acusar as pessoas sem saber. Para mim, o amor está dentro de nós e emana para fora. E não está em lugar incerto e não sabido emanando (injusta e parcialmente) sobre nossas cabeças.

Apocaliptica

salgueiro escreveu:

Bjs

Depende Sal, eu particularmente acredito que muitos espíritas fazem caridade apenas visando a evolução.

Isso é verdade assumida. E não só na DE. A maioria das religiões usa a justificativa de atos de bondade para dirrimir a culpa por outros "pecados" e entrar no reino dos céus. Mesmo não admitindo, a simples noção de bem e mal traz esse tipo de noção acerca dos atos e "boas ações" que nos são cobrados a vida toda. Na verdade, é uma forma de oprimir e manter nossos instintos nada bonzinhos e egoístas sob controle.

Trancado