Que a religião é um veneno eu não tenho duvida. Esquecendo as outras religiões que são tão incoerentes (ou até mais) que o cristianismo, eu acho uma idiotice alguém ter como base para sua vida os ensinamentos de um livro que começa com uma voz na escuridão: “haja luz” e a luz apareceu. Na minha opinião a bíblia não serve nem como fonte histórica, não só por ter sido manipulada, mas também por ser muito pobre em detalhes. Ou seja, a bíblia só serve para segurar papel na mesa, pelo menos para mim.
Um espertinho que morava numa região onde deus dividia o governo com Roma diz: “eu sou o filho de deus”....não satisfeito em ser o príncipe ele continua “eu sou deus”. Traduzindo....”eu sou o rei” E ainda solta aquela...”daí a César o que é de César...” como Roma aceitava dividir o poder nas regiões que dominava, em outras palavras ele disse que se contentaria só com a metade do poder. Esperto né!? Só depois de muito tempo Roma percebeu que era um bom negocio a proposta dele. Então ressuscitaram o cara. E o veneno se espalhou na mesma velocidade que outros venenos (com histórias semelhantes a do cristianismo) já se espalharam na história da humanidade.
E deus? Todo esse veneno existe em torno desse tal deus. E ele aparece das formas mais variadas e eu diria até engraçadas. Como alguém pode aceitar que existe um velhinho de barba branca, parecendo um personagem do filme “senhor dos anéis”, morando em uma nuvem rodeado de anjinhos? Ou que ele mora num dos anéis de Saturno...rs rs rs....isso só pode se uma piada. O mais ridículo de todos é aquele deus daqueles programas evangélicos. Esse deus parece o Silvio Santos jogando dinheiro para quem quer “sair do vermelho”. Que piada!!! Eu me recuso a acreditar que esse deus realmente existe. Só que tem um problema. Existe um lugar onde deus existe. Ele existe na cabeça de quem acredita nele. E nem a ciência tem condições de dizer que esse deus não existe na mente dos crentes, porque a ciência não conhece nem a metade dos mistérios da mente (não esqueçam que a mente humana é a principal ferramenta da ciência). É verdade que ele existe só na mente das pessoas, e ninguém tem registros de quando ele passou a existir na mente do homem. Tudo leva a crer que ele é tão antigo quando o homem. Talvez o homem tenha pensado em deus logo após perder o rabo e descer das arvores. E eu acredito que ele passou a existir somente para preencher um vazio na mente do homem. Vazio criado pelo apego natural do homem a vida. Pelo medo da morte, e da busca desesperada pela vida eterna.
E a ciência? Bom, a ciência também é tão antiga quando deus. E o que motivou o homem a desenvolver as ciências é o mesmo apego natural do homem pela vida. Isso é tão evidente que muitas vezes na história, ciências e religião andaram juntas. A pólvora, por exemplo, foi uma tentativa frustrada de conseguir um elixir da vida eterna. Eu diria até que as duas são cúmplices. Porque se a religião é um veneno que oprime o homem, a tecnologia empregada nas guerras também não serve para fazer a vontade de um grupo sobre o outro?
A ciência vai conseguir realizar o anseio do homem de viver eternamente? A ciência vai vencer a morte? Tudo leva a crer que sim. Porque enquanto a religião esta imóvel a ciência é dinâmica e busca os resultados. Só que ninguém explica como vai ser essa vitória da ciência contra a morte. É verdade que a ciência aumentou a vida do homem, e a religião não, mas qual é o limite? Será que um dia vamos poder receber transplantes de órgãos como estivéssemos recebendo platina no dente? Mas e se quando eu estiver com meus 337 anos andando pela rua com um corpinho de 16 anos, eu cair dentro de um vulcão e meu corpo virar pó? Vai sobrar o “ao pó voltarás”? Eu li em algum lugar que alguém vai fazer uma cópia da consciência humana e coloca-la em um corpo...fala sério. Do jeito que tenho sorte alguém vai deletar logo o meu arquivo.
O fato é que a ciência também é um salto no escuro e também não é capaz de preencher o vazio de deus.
É por isso que eu digo que não vi nenhuma novidade aqui. Porque deus só vai deixar de existir realmente quando ele for retirado da mente das pessoas. E não dá para tentar matar deus criando outro “deus”. Eu vi uma reportagem de um cara que criou um deus que é duas almôndegas com macarrão para provar que deus não existe. Só que uma pancada de gente agora acredita no tal deus macarrão.
Não adianta vocês quererem destruir um mito, criando outro. Acabar com um veneno, criando outro.
A maioria de quem participa desse fórum conhece a bíblia. Porque o cara lê o livro idiota que começa com a voz dizendo “haja luz”? Para debater que deus não existe? É assim que vocês vão pretendem passar sua breve existência no planeta? Gastando tempo em provar que algo não existe? Fazendo reuniões para provar que outras pessoas estão erradas? Eu sei que vocês se reúnem para se divertir, fazer amigos, ou seja, viver. Mas já passou pela cabeça de vocês que quem se reúne numa igreja tentando provar a existência de deus também esta a procura dos mesmos objetivos que vocês? Também esta a procura de algo para preencher um vazio em suas vidas e tentando alimentar o mesmo instinto de apego a vida?
Agora imaginem a seguinte situação. Dois passageiros em um avião. Um crê em deus, o segundo crê que o crente esta errado. O piloto então diz que o avião esta caindo e em 10 segundos todos estarão mortos. O que crê em deus vai gastar esses últimos 10 segundo tomando um suco de laranja porque para ele a morte é só uma passagem, o segundo vai gastar os últimos 10 segundos de sua vida tentando convencer o idiota ao lado que ele esta errado.
Fanatismo por fanatismo, eu fico com o que proporciona melhor qualidade de vida... ou melhor, não fico com nenhum dos dois.
Fecho com uma frase que tirei aqui no fórum:
E vamos ao seu testemunho, irmão! Conte para a assembléia como o RV o salvou!
(ou seria melhor abrir um tópico do tipo "O RV mudou minha vida" ?)
Eu sei que é brincadeira, mas o deus macarrão também é.