O verdadeiro veneno é o fanatismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Francisco

O verdadeiro veneno é o fanatismo

Mensagem por Francisco »

Olá a todos! Antes de me cadastrar dei uma volta pelo fórum. Li várias mensagens (impossível de ler todas). Gostei muito do clima de amizade e sinceridade entre os integrantes do fórum. Achei legal as fotos das reuniões que vocês fizeram, mas partindo da idéia chave do fórum (Religião é veneno) eu não posso deixar de dar minha opinião.
Que a religião é um veneno eu não tenho duvida. Esquecendo as outras religiões que são tão incoerentes (ou até mais) que o cristianismo, eu acho uma idiotice alguém ter como base para sua vida os ensinamentos de um livro que começa com uma voz na escuridão: “haja luz” e a luz apareceu. Na minha opinião a bíblia não serve nem como fonte histórica, não só por ter sido manipulada, mas também por ser muito pobre em detalhes. Ou seja, a bíblia só serve para segurar papel na mesa, pelo menos para mim.
Um espertinho que morava numa região onde deus dividia o governo com Roma diz: “eu sou o filho de deus”....não satisfeito em ser o príncipe ele continua “eu sou deus”. Traduzindo....”eu sou o rei” E ainda solta aquela...”daí a César o que é de César...” como Roma aceitava dividir o poder nas regiões que dominava, em outras palavras ele disse que se contentaria só com a metade do poder. Esperto né!? Só depois de muito tempo Roma percebeu que era um bom negocio a proposta dele. Então ressuscitaram o cara. E o veneno se espalhou na mesma velocidade que outros venenos (com histórias semelhantes a do cristianismo) já se espalharam na história da humanidade.
E deus? Todo esse veneno existe em torno desse tal deus. E ele aparece das formas mais variadas e eu diria até engraçadas. Como alguém pode aceitar que existe um velhinho de barba branca, parecendo um personagem do filme “senhor dos anéis”, morando em uma nuvem rodeado de anjinhos? Ou que ele mora num dos anéis de Saturno...rs rs rs....isso só pode se uma piada. O mais ridículo de todos é aquele deus daqueles programas evangélicos. Esse deus parece o Silvio Santos jogando dinheiro para quem quer “sair do vermelho”. Que piada!!! Eu me recuso a acreditar que esse deus realmente existe. Só que tem um problema. Existe um lugar onde deus existe. Ele existe na cabeça de quem acredita nele. E nem a ciência tem condições de dizer que esse deus não existe na mente dos crentes, porque a ciência não conhece nem a metade dos mistérios da mente (não esqueçam que a mente humana é a principal ferramenta da ciência). É verdade que ele existe só na mente das pessoas, e ninguém tem registros de quando ele passou a existir na mente do homem. Tudo leva a crer que ele é tão antigo quando o homem. Talvez o homem tenha pensado em deus logo após perder o rabo e descer das arvores. E eu acredito que ele passou a existir somente para preencher um vazio na mente do homem. Vazio criado pelo apego natural do homem a vida. Pelo medo da morte, e da busca desesperada pela vida eterna.
E a ciência? Bom, a ciência também é tão antiga quando deus. E o que motivou o homem a desenvolver as ciências é o mesmo apego natural do homem pela vida. Isso é tão evidente que muitas vezes na história, ciências e religião andaram juntas. A pólvora, por exemplo, foi uma tentativa frustrada de conseguir um elixir da vida eterna. Eu diria até que as duas são cúmplices. Porque se a religião é um veneno que oprime o homem, a tecnologia empregada nas guerras também não serve para fazer a vontade de um grupo sobre o outro?
A ciência vai conseguir realizar o anseio do homem de viver eternamente? A ciência vai vencer a morte? Tudo leva a crer que sim. Porque enquanto a religião esta imóvel a ciência é dinâmica e busca os resultados. Só que ninguém explica como vai ser essa vitória da ciência contra a morte. É verdade que a ciência aumentou a vida do homem, e a religião não, mas qual é o limite? Será que um dia vamos poder receber transplantes de órgãos como estivéssemos recebendo platina no dente? Mas e se quando eu estiver com meus 337 anos andando pela rua com um corpinho de 16 anos, eu cair dentro de um vulcão e meu corpo virar pó? Vai sobrar o “ao pó voltarás”? Eu li em algum lugar que alguém vai fazer uma cópia da consciência humana e coloca-la em um corpo...fala sério. Do jeito que tenho sorte alguém vai deletar logo o meu arquivo.
O fato é que a ciência também é um salto no escuro e também não é capaz de preencher o vazio de deus.
É por isso que eu digo que não vi nenhuma novidade aqui. Porque deus só vai deixar de existir realmente quando ele for retirado da mente das pessoas. E não dá para tentar matar deus criando outro “deus”. Eu vi uma reportagem de um cara que criou um deus que é duas almôndegas com macarrão para provar que deus não existe. Só que uma pancada de gente agora acredita no tal deus macarrão.
Não adianta vocês quererem destruir um mito, criando outro. Acabar com um veneno, criando outro.
A maioria de quem participa desse fórum conhece a bíblia. Porque o cara lê o livro idiota que começa com a voz dizendo “haja luz”? Para debater que deus não existe? É assim que vocês vão pretendem passar sua breve existência no planeta? Gastando tempo em provar que algo não existe? Fazendo reuniões para provar que outras pessoas estão erradas? Eu sei que vocês se reúnem para se divertir, fazer amigos, ou seja, viver. Mas já passou pela cabeça de vocês que quem se reúne numa igreja tentando provar a existência de deus também esta a procura dos mesmos objetivos que vocês? Também esta a procura de algo para preencher um vazio em suas vidas e tentando alimentar o mesmo instinto de apego a vida?
Agora imaginem a seguinte situação. Dois passageiros em um avião. Um crê em deus, o segundo crê que o crente esta errado. O piloto então diz que o avião esta caindo e em 10 segundos todos estarão mortos. O que crê em deus vai gastar esses últimos 10 segundo tomando um suco de laranja porque para ele a morte é só uma passagem, o segundo vai gastar os últimos 10 segundos de sua vida tentando convencer o idiota ao lado que ele esta errado.
Fanatismo por fanatismo, eu fico com o que proporciona melhor qualidade de vida... ou melhor, não fico com nenhum dos dois.

Fecho com uma frase que tirei aqui no fórum:

E vamos ao seu testemunho, irmão! Conte para a assembléia como o RV o salvou!

(ou seria melhor abrir um tópico do tipo "O RV mudou minha vida" ?)

Eu sei que é brincadeira, mas o deus macarrão também é.

Apocaliptica

Re.: O verdadeiro veneno é o fanatismo

Mensagem por Apocaliptica »

Seja bem vindo.

Edson Jr
Gênero: Masculino

Mensagem por Edson Jr »

Bem vindo ao ninho das serpentes! :emoticon4:

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Seja bem-vindo Francisco !

Bjs

NadaSei

Re: O verdadeiro veneno é o fanatismo

Mensagem por NadaSei »

Francisco escreveu: Que a religião é um veneno eu não tenho duvida.

Esse é o seu maior erro, não ter dúvidas...
É melhor duvidar que crer.
Religião é ciência, apenas isso.
Francisco escreveu:Esquecendo as outras religiões que são tão incoerentes

Serio?
E que conhecimento você tem sobre elas para afirmar tal coisa?
Quantas certezas...
Francisco escreveu: Um espertinho que morava numa região onde deus dividia o governo com Roma diz: “eu sou o filho de deus”....não satisfeito em ser o príncipe ele continua “eu sou deus”. Traduzindo....”eu sou o rei” E ainda solta aquela...”daí a César o que é de César...”

Não se esqueça que ele também dizia que o mesmo é verdade para todos nós... somos todos Deuses.
Deus é um assunto muito complicado e, é dividido nas religiões em:
Deus pessoal, Deus impessoal e Deus interior.
Francisco escreveu:como Roma aceitava dividir o poder nas regiões que dominava, em outras palavras ele disse que se contentaria só com a metade do poder. Esperto né!? Só depois de muito tempo Roma percebeu que era um bom negocio a proposta dele. Então ressuscitaram o cara. E o veneno se espalhou na mesma velocidade que outros venenos (com histórias semelhantes a do cristianismo) já se espalharam na história da humanidade.

Qualquer fonte de ciência pode ser usada e é usada como fonte de poder... não é a mídia um dos grandes poderes do mundo?
Não é o conhecimento tecnológico que mantêm o EUA como maior potência do mundo?
Francisco escreveu: E deus? Todo esse veneno existe em torno desse tal deus. E ele aparece das formas mais variadas e eu diria até engraçadas. Como alguém pode aceitar que existe um velhinho de barba branca, parecendo um personagem do filme “senhor dos anéis”, morando em uma nuvem rodeado de anjinhos? Ou que ele mora num dos anéis de Saturno...rs rs rs....isso só pode se uma piada.

É uma piada... uma bem sem graça.
Esse Deus não é ensinado por nenhuma religião que eu tenha estudado... Não é esinado nem pelo cristianismo.
Francisco escreveu: O mais ridículo de todos é aquele deus daqueles programas evangélicos. Esse deus parece o Silvio Santos jogando dinheiro para quem quer “sair do vermelho”. Que piada!!!

Esse é realmente o mais ridiculo de todos os conceitos distorcidos de Deus...
Francisco escreveu: Eu me recuso a acreditar que esse deus realmente existe.

Faz muito bem.

Sabe qual é a maior piada?
É que esses Edirs Macedos e Papas da vida, não só distorecem a religião e Deus, mas com isso, conseguem "poder" e garantem esse poder afastando as pessoas de uma fonte inestimável de ciência... a religião.

Você esta deixando esse tipo de gente, dizer a você o que é a religião e, com isso, te afastando desse conhecimento.
Vai deixar-se cegar por essas pessoas?
Quer saber outra grande piada?
Cristo foi crucificado por pregar contra esse tipo de gente.

Antes de falar contra a religião, deveria estuda-la um pouco para saber o que ela é.
Você não esta falando contra a religião, esta fazendo o mesmo que Cristo, falando contra conceitos distorcidos de Deus e da religião.
A diferença entre Cristo e você, é que Cristo sabia que a religião não era isso e, além de falar contra isso, ensinava a verdade sobre a religião. Já você, pensa que a religião é realmente isso.
Francisco escreveu:mistérios da mente (não esqueçam que a mente humana é a principal ferramenta da ciência).

É a principal ferramenta da religião também, inclusive é a mente o assunto central da religião e é justamente o grande conhecimento sobre a mente, que adquirimos na religião.
Pena que a maioria dos psicologos e cientistas que estudam a mente, ignorem a religião.
Poderiam avançar muito em conhecimento sobre a mente, se estudassem a religião.
Francisco escreveu: E eu acredito que ele passou a existir somente para preencher um vazio na mente do homem. Vazio criado pelo apego natural do homem a vida. Pelo medo da morte, e da busca desesperada pela vida eterna.

Então procure não "acreditar" nisso...
Algumas religiões dizem que Deus nos engana e esconde a verdade de nós. Deus seria um tipo de "Big brother". (Grande irmão de 1984).

A mensagem religiosa não traz muito conforto não...
Quando se entende a mensagem que a religião transmite, a morte passa a ser um desejo inatingivel... um sonho lindo.
Uma vida de sofrimento eterno é muito pior que a morte, como pode isso ser usado para "acalmar" o medo da morte?

Saber que a vida é eterna e que a morte é impossivel, é um pesadelo.
Como pode então a religião transmitir esse tipo de mensagem e ser encarada como um mero artificio para acalmar um medo?

Bem, essa é uma crença tipica de quem cria uma "têoria" sobre um assunto que desconhece.
A mensagem religiosa é perturbadora, não calmante.
Francisco escreveu: E a ciência? Bom, a ciência também é tão antiga quando deus. E o que motivou o homem a desenvolver as ciências é o mesmo apego natural do homem pela vida. Isso é tão evidente que muitas vezes na história, ciências e religião andaram juntas. A pólvora, por exemplo, foi uma tentativa frustrada de conseguir um elixir da vida eterna. Eu diria até que as duas são cúmplices. Porque se a religião é um veneno que oprime o homem, a tecnologia empregada nas guerras também não serve para fazer a vontade de um grupo sobre o outro?

Seria a ciência um veneno?
Não. Nem a religião.
Religião e Psicologia (ou biologia), são fontes de conhecimento, fontes de "ciência".
Justamente por esse motivo, não são venenos.
O verdadeiro veneno é a ignorância, é ela quem faz homem usarem a ciência da fisica para criar bombas e a ciência da religião para ganhar dinheiro.
Ignorância é veneno, Religião é ciência.
Francisco escreveu: A ciência vai conseguir realizar o anseio do homem de viver eternamente? A ciência vai vencer a morte? Tudo leva a crer que sim. Porque enquanto a religião esta imóvel a ciência é dinâmica e busca os resultados.

Desculpe, mas a ciência não vai levar o homem a vida eterna.
A religião não é "imóvel", ela apenas já cumpre o papel a que se propõe, o de dar ao homem conhecimento sobre sua própria mente e com isso, livra-lo do inferno e faze-lo viver eternamente.

Aquilo que você "acha" que a ciência irá solucionar um dia (a morte)... a religião já traz a solução a milenios.

Francisco escreveu: É verdade que a ciência aumentou a vida do homem, e a religião não, mas qual é o limite?

Desculpe, mas isso é mito.
Hoje o homem vive o mesmo tempo que vivia há 5 mil anos.
Quanto a religião... bem, essa permite a vida eterna.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

??????????????????????
Ainda bem que comecei pelo final. E paro por aqui.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Bem vindo Francisco

:emoticon4:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

NadaSei escreveu:Hoje o homem vive o mesmo tempo que vivia há 5 mil anos.

Zuim, zuim, zuim, e os ETs construíram as pirâmides!! Tóing, nhóing, spróing!

Que merda, achei que o NadaSei tinha morrido.
É um problema espiritual, chupe pau!

Huxley

Mensagem por Huxley »

Bem, diferentemente do novato, não acho que religião seja veneno.Na verdade, ela é um grande ópio, como já disse um certo grande pensador.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Phantom Of Death

Mensagem por Phantom Of Death »

Bem vindo man!

Desculpe, mas isso é mito.

Boa piada amigo
"Hey you,
Don't tell me there's no hope at all.
Together we stand, divided we fall."

"You hide, hide, hide,
Behind petrified eyes."

"...and everything under the sun is in tune
but the sun is eclipsed by the moon."

Phantom Of Death

Mensagem por Phantom Of Death »

Aquilo que você "acha" que a ciência irá solucionar um dia (a morte)... a religião já traz a solução a milenios.

Qual a solução para a morte? Esperar por um lugar melhor após ela?
Desculpa mas isso me pareceu um comentário bem fanático

Você esta deixando esse tipo de gente, dizer a você o que é a religião e, com isso, te afastando desse conhecimento.
Vai deixar-se cegar por essas pessoas?
Quer saber outra grande piada?
Cristo foi crucificado por pregar contra esse tipo de gente.

Antes de falar contra a religião, deveria estuda-la um pouco para saber o que ela é.
Você não esta falando contra a religião, esta fazendo o mesmo que Cristo, falando contra conceitos distorcidos de Deus e da religião.

Só faltou se auto-nomear Cristo nessa parte.
"Hey you,
Don't tell me there's no hope at all.
Together we stand, divided we fall."

"You hide, hide, hide,
Behind petrified eyes."

"...and everything under the sun is in tune
but the sun is eclipsed by the moon."

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Por quê o NadaSei não morre?
É um problema espiritual, chupe pau!

v3n0w

Mensagem por v3n0w »

O pior veneno é a irracionalidade, que existe na religião e não existe na ciência.

Quem manda bombas é irracinal, não é a ciência em sua essencia. A ciência se resume ao método cientifico, e nele não existe nenhum juizo moral.
“...consideremos quão ingênuo é dizer: ‘o homem deveria ser de tal ou de tal modo!’ A realidade nos mostra uma encantadora riqueza de tipos, uma abundante profusão de jogos e mudanças de forma – e um miserável serviçal de um moralista comenta: ‘Não! O homem deveria ser diferente.’ Esse beato pedante até sabe como o homem deveria ser: ele pinta seu retrato na parede e diz: ‘ecce homo!’ [eis o homem]".
(Nietzsche)

Homenagem aos moralistas do fórum.

DaviDeMogi

Mensagem por DaviDeMogi »

Engraçado que cada um que chega sempre tenta o "faça-se a luz, porque eu estou aqui!", pra dizer as verdades que voces não sabem e dirimir todas as suas duvidas ... :emoticon12:

Mesmo assim, benvindo novato! :emoticon1:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Anna

Mensagem por Anna »

NadaSei escreveu:
Francisco escreveu:Desculpe, mas isso é mito.

Prove, por favor.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

NadaSei

Re: Re.: O verdadeiro veneno é o fanatismo

Mensagem por NadaSei »

v3n0w escreveu:Quem manda bombas é irracinal, não é a ciência em sua essencia. A ciência se resume ao método cientifico, e nele não existe nenhum juizo moral.

Exatamente, não se pode confundir "a ciência", com o uso que é feito dela.
Infelizmente parece que vocês tem dificuldade em perceber, que o mesmo vale para "a religião" em sua essencia.

Quem queima bruxas é irracional, não é a religião em sua essencia.
A religião se resume aos ensinamentos praticos e textos voltados a explicar os porques deles. Não existe nenhum juizo moral nisso.
v3n0w escreveu:O pior veneno é a irracionalidade, que existe na religião e não existe na ciência.

Engano seu, o centro da religião é a mente humana.
A religião não só é muito racional, mas também compreende os limites da razão e como expandi-los.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Phantom Of Death escreveu:

Qual a solução para a morte? Esperar por um lugar melhor após ela?
Desculpa mas isso me pareceu um comentário bem fanático

Estude religião e vai descobrir que elas não falam sobre esperar lugar nenhum após a morte.
Essa idéia de um lugar melhor após a morte, não é uma idéia aprendida na religião. Buda, Cristo e Lao Tsé, nunca falam sobre isso, muito pelo contrario, falam que conquistamos as coisas é em vida e que o "paraiso" é aqui mesmo.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Huxley escreveu:Bem, diferentemente do novato, não acho que religião seja veneno.Na verdade, ela é um grande ópio, como já disse um certo grande pensador.

E outro grande pensador, dizia que é a fonte do mais elevado conhecimento humano. (Schopenhauer)
Isso para citar um grande pensador da filosofia ocidental... Pois citar grandes pensadores como Cristo, Buda, Krishna, Confucio e outros, seria apelação...

As idéias de Schopenhauer encontram muitas similaridades com as de Buda e, influenciaram Freud e sua psicanalise.
Pena que os "cientistas da mente" de hoje, ignorem o conhecimento sobre a mente que a religião proporciona.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:

??????????????????????

Anna escreveu:
NadaSei escreveu:Desculpe, mas isso é mito.

Prove, por favor.

Prove você que hoje vivemos mais que antes.
Hoje um número menor de crianças morre prematuramente, bem como pessoas doentes, podem ficar curadas de inumeras doenças.

Isso não significa que o homem viva mais que antigamente.
A nossa "expectativa" de vida aumentou, não nosso "tempo" de vida.
Editado pela última vez por NadaSei em 09 Fev 2007, 18:14, em um total de 1 vez.

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:

??????????????????????

NadaSei escreveu:

Prove, por favor.

Hoje um número menor de crianças morre prematuramente, bem como pessoas doentes, podem ficar curadas de inumeras doenças.

O que é estatísticamente aumento na "expectativa de vida" para você?

Algo totalmente dissociado da realidade? Ou que reflete uma média que puxa cada vez mais para cima?

Anna

Mensagem por Anna »

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:

??????????????????????

NadaSei escreveu:

Prove, por favor.

Veja bem, vou te explicar... foi vc quem afirmou que é um mito que pessoas vivam mais tempo e ainda deu um número exato: cinco mil anos. Portanto é VOCÊ que tem que trazer a comprovacao de sua afirmativa, e nao eu, eu nao afirmei nada! Apenas quero a confirmacao daquilo que você diz com tanta certeza ser verdade.

Estou aguardando. Obrigada.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:O que é estatísticamente aumento na "expectativa de vida" para você?

Wikipédia escreveu:Numa dada população, esperança de vida ou expectativa de vida é o número médio de anos que um indíviduo pode esperar viver, se submetido, desde o nascimento, às taxas de mortalidade observadas no momento (ano de observação).

É calculada tendo em conta, além dos nascimentos e obituários, o acesso a saúde, educação, cultura e lazer, bem como a violência, criminalidade, poluição e situação econômica do lugar em questão.

Esperança de vida em alguns países:
Brasil 71.97
Faixa de Gaza 71.97
Kuwait 77.20
Andorra 83.51
Macau 82.19
Singapura (Cingapura) 81.71
Hong Kong 81.59
Japão 81.25
Botswana 33.74
Suazilândia 32.62

Isso é expectativa de vida.
Um sistema que procura calcular a "média" de vida que uma determinada população pode "esperar" ter.

Isso não significa que no Brasil o homem viva mais que na Botswana, ou menos que no Kuwait.
Isso apenas significa que podemos ser economicamente inferiores/superiores, mais/menos violentos, que temos maiores/menores taxas de mortalidade infantil, etc...
Apocaliptica escreveu:Algo totalmente dissociado da realidade? Ou que reflete uma média que puxa cada vez mais para cima?

É algo totalmente ligado a realidade politico/social de uma população.

Uma população oriental ou americana há 5 mil anos, pode ter uma esperança de vida maior ou menor que a do Brasil atual.
Um indio há 5 mil anos, pode ter morrido com 87 anos de idade, enquanto meu pai (nos dias de hoje) morreu aos 60.

Essa idéia de que hoje o homem vive mais que antigamente é mito. Tudo o que temos hoje, é uma "esperança de vida" mundial, que supostamente é maior que a de antigamente.
Essa esperança de vida, não é aumentada apenas por ciências como a medicina, mas por diversos fatores politicos, econômicos e sociais, o que inclui as praticas religiosas o comportamente moral de uma sociedade, o nivél de violencias, etc...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Anna escreveu:Veja bem, vou te explicar... foi vc quem afirmou que é um mito que pessoas vivam mais tempo e ainda deu um número exato: cinco mil anos. Portanto é VOCÊ que tem que trazer a comprovacao de sua afirmativa, e nao eu, eu nao afirmei nada! Apenas quero a confirmacao daquilo que você diz com tanta certeza ser verdade.

Estou aguardando. Obrigada.

Ou seja, eu discordei de uma "afirmação" de que hoje o homem vive mais que antigamente.
Vou te explicar, cabe a quem "afirma" isso, prova-lo.
Tudo o que eu fiz, foi dizer que essa afirmação não é verdadeira.

Depois, todos os indicios historicos demonstram que antigamente existiam pessoas com... sei lá... 90 anos.
Nada diferente de hoje.

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:O que é estatísticamente aumento na "expectativa de vida" para você?

Wikipédia escreveu:Numa dada população, esperança de vida ou expectativa de vida é o número médio de anos que um indíviduo pode esperar viver, se submetido, desde o nascimento, às taxas de mortalidade observadas no momento (ano de observação).

É calculada tendo em conta, além dos nascimentos e obituários, o acesso a saúde, educação, cultura e lazer, bem como a violência, criminalidade, poluição e situação econômica do lugar em questão.

Esperança de vida em alguns países:
Brasil 71.97
Faixa de Gaza 71.97
Kuwait 77.20
Andorra 83.51
Macau 82.19
Singapura (Cingapura) 81.71
Hong Kong 81.59
Japão 81.25
Botswana 33.74
Suazilândia 32.62

Isso é expectativa de vida.
Um sistema que procura calcular a "média" de vida que uma determinada população pode "esperar" ter.

Isso não significa que no Brasil o homem viva mais que na Botswana, ou menos que no Kuwait.
Isso apenas significa que podemos ser economicamente inferiores/superiores, mais/menos violentos, que temos maiores/menores taxas de mortalidade infantil, etc...
Apocaliptica escreveu:Algo totalmente dissociado da realidade? Ou que reflete uma média que puxa cada vez mais para cima?

É algo totalmente ligado a realidade politico/social de uma população.

Uma população oriental ou americana há 5 mil anos, pode ter uma esperança de vida maior ou menor que a do Brasil atual.
Um indio há 5 mil anos, pode ter morrido com 87 anos de idade, enquanto meu pai (nos dias de hoje) morreu aos 60.

Essa idéia de que hoje o homem vive mais que antigamente é mito. Tudo o que temos hoje, é uma "esperança de vida" mundial, que supostamente é maior que a de antigamente.
Essa esperança de vida, não é aumentada apenas por ciências como a medicina, mas por diversos fatores politicos, econômicos e sociais, o que inclui as praticas religiosas o comportamente moral de uma sociedade, o nivél de violencias, etc...

:emoticon5: Você não acredita realmente que eu não saiba o que é expectaiva de vida não é? :emoticon5:

Não só vivemos mais ( um maior percentual de pessoas chega a uma idade mais avançada ) hoje do que há 50 anos, por exemplo. Não só vivemos, como também estamos nos mantendo mais jovens por mais tempo, até por uma questão de postura e cuidados com a saúde. As mulheres estão conseguindo postergar a primeira gestação também. Até cerca de 15 anos atrás , a medicina coloca em dúvida se uma mulher poderia ter filhos saudáveis ( não sem muitos exames) depois dos 34 anos. Hoje, essa idade passou para cerca de 40, 41 anos. Tudo isso, projeta a expectaiva de vida para cima.

Claro que estou comparando mesmo grupos de controle, não vale pegar 2 grupos distintos, com características muito diversas.

Os riscos de morrer mais cedo eram muito maiores há séculos atrás. Ou não?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu: :emoticon5: Você não acredita realmente que eu não saiba o que é expectaiva de vida não é? :emoticon5:

E você acredita que eu não saiba?
Foi você quem perguntou se eu sabia o que era isso... :emoticon5:
Apocaliptica escreveu:Os riscos de morrer mais cedo eram muito maiores há séculos atrás. Ou não?

Sim os "riscos" eram maiores... os "riscos".
Tem também a questão de se avaliar determinadas populações.

Os "riscos" de se morrer mais jovem no Haiti hoje, podem ser maiores que os "riscos" de morrer mais jovem em uma tribo pacifica que vivia sobre o dominio dos Mayas séculos atrás.
Monges chineses de séculos atrás e, que praticavam artes marciais (esporte que mantém o corpo saudável) e meditação (que no minimo alivia o stresse) poderiam ter "riscos" de morrer cedo, menores que os de um trabalhador brasileiro hoje.

Se formos pegar a população mundial das épocas de um modo geral, é "provável" que como um todo, os riscos sejam menores hoje, mas isso apenas pegando o todo de uma forma "generalizada".
Resta saber se existem dados suficientes para fazer esse tipo de comparação e, de que época especifica estamos falando, pois a "esperança de vida" generalizada, muda conforme a época, aumentando e também diminuindo.

Trancado