Anna escreveu:NadaSei escreveu:Bem não sei sobre que artigos você está falando, mas essa é uma idéia comum e deve ter por base algum dado estatístico real... não sei.
Hum. Se vc desconhece os artigos referentes aos estudos de matemáticos estatíscos abordando o tema entao porque afirmou com tanta certeza a frase abaixo?NadaSei escreveu:Desculpe, mas isso é mito.
Hoje o homem vive o mesmo tempo que vivia há 5 mil anos.
Simples minha cara, porque os assuntos discutidos são dois.
1 - O mito de que hoje o homem vive mais que antigamente.
2 - A idéia a qual desconheço as fontes, mas que é provável, de que mais pessoas hoje, cheguem a idades mais avançadas.
Quanto ao ponto 2, eu acho provável, mas não vejo como fato, visto que não acredito em qualquer fonte (como você sugeriu acima).
Muito pelo contrario, parece que é você quem acredita no ponto 1 e 2, sem conhecer as fontes.
Depois, isso tudo depende do grupo observado.
Anna escreveu:Olha, eu nao sou estatística, existem colegas matemáticos no fórum qeu podem lhe dar uma explicacao melhor sobre estatistica, mas tive que estudar estatística na graduacao, no mestrado e no doutorado, e usá-la em alguns trabalhos.
Eu não tenho mestrado ou doutorado, mas também estudei probabilidade e estatística na faculdade.
Ciência da computação requer muita matemática.
Anna escreveu: É uma ciencia exata, e no caso abordado nao depende da época em que estamos fazendo comparacao nenhuma, pois SEMPRE estaremos comparando épocas distintas, já que estamos usando amostras padronizadas e quantitavas de várias épocas para responder a pergunta: A longevidade dos humanos vem aumentando nos ultimos XXX anos? Ou o resultado é significativo ou nao é significativo, ponto. Vc pode até ter indícios de uma pequena mudanca coisa e tal que pode ser discutida, mas nao pode dizer que o que nao é significativo é significativo, como nessas discussoes pós-modernistas que relativizam até a minha avó.
Desculpe minha cara, mas você está enganada.
A esperança de vida sobe e desce, de acordo com cada época.
O que é possivel é, dizer se nos ultimos X anos, a esperança de vida aumentou ou diminuiu.
Quando falamos sobre 30 ou 40 anos, isso não é um grande problema. O problema se dá, ao querer analisar épocas em que não temos dados para tal feito.
Dessa forma, fica difícil responder se hoje mais pessoas chegam a idades mais avançadas ou não e, sobre que época estamos falando, bem como sobre que regiões e grupos.
Para fazer estatísticas precisamos de dados.
Que dado Estatísticos temos sobre a mortalidade/natalidade nas americas pré-colombo? Que dados temos sobre suas guerras, doenças, costumes, condições econômicas, etc... ?
Temos poucos dados, muito poucos.
Anna escreveu:Claro que nosso ancestral no paleolítico poderia chegar aos 90 de idade, alguns poucos até chegaram, mas também é obvio que a populacao de idosos do paleolitico era muito menor do que a de a moderna.
Sim, isso parece lógico e bastante "provável", mas é apenas isso.
Grupos especificos podem ter sido beneficiados por hábitos mais saudáveis, condições de vida em grupo pacificas e, diversos outros fatores.
Sem dados, só podemos "acreditar" que hoje mais pessoas cheguem a idades mais avançadas. Isso é claro, é o mais provável, mas nada tam haver com a idéia de que hoje, o homem viva mais que antes.
Anna escreveu:[color=#bfffbf][b]Acho que a sua grande confusao aqui é a seguinte: O número de idosos em populacoes e comunidades humanas vem aumentando com o passar do tempo. Isso é um fato.
Isso pra mim não é exatamente um fato.
Pode ser fato quando comparado com 100 anos atrás e, dependende da região observada. A experança de vida em Moçambique diminuiu por causa da Aids, por exemplo.
Se você quiser generalizar e observar apenas a esperança de vida mundial nos últimos 100 anos... talvez tenha aumentado, não sei.
É provável que de um modo geral tenha aumentado, pois hoje temos cura para diversas doênças, o que aumenta nossa esperança de vida. A principal diferença na expectativa de vida hoje, se deve a diminuição da mortalidade infantil.
Mas esses não são oss único fatores a serem observados.
Só que isso tudo nada tem haver com a idéia de que hoje o homem vive mais...
O número de óbitos infantil hoje costuma ser menor, bem como o número de filhos por casal.
Aqui entra a analise das faixas etárias.
Um homem com 20 anos hoje, tem uma esperança de vida maior que a de um homem com a mesma idade no passado?
Se você for analisar os números, sem levar em conta as diferença culturais das épocas, os dados podem passar uma idéia enganosa.
A idéia de que hoje o homem vive mais que antigamente.
Um número maior de pessoas chegarem a terceira idade, são significa que o homem viva mais hoje que antes.
Significa apenas, que um número menor de pessoas nascidas, morrem mais cedo.
Anna escreveu: Aqui na Europa nao seria necessário, apesar de terem sido feitos, nenhum estudo estatísco para notar este fato. Pois os países sao ricos e estáveis, Os países pobres sao excecoes pelo s efeitos indiretos, que tornam a análise obscura, agindo sobre a taxa de mortalidade infantil, adulta e idosa. Mas como sao países pobres em condicoes diferentes dos outros, quando analisados deve ser embutido no modelo estatístico alguns algorítimos, ou outros testes específicos, para tornar os dados desses locais comparáveis e "analisáveis" com os dos países ricos.
O cálculo é o mesmo para países ricos ou pobres e, leva em conta o que você chama de efeitos indiretos.
Justamente por esse motivo, é importante o fato de saber se um grupo vive em guerra ou em paz, se é uma comunidade violenta ou não, se tem acesso a educação e saúde ou não, se vive em local com bom saneamento basico ou não, etc...