Minha concepção a esse respeito é um pouco diferente da de vocês... porém vamos por partes...
Edson Jr escreveu:... é que é justamente a falta de amor próprio que mais contribui para a fidelidade conjugal. Em grande parte dos casos, a mulher e o homem não traem muito mais por medo da reação do parceiro(a) do que por amor. Uma outra razão para a não-traição é o de se colocar tanto no lugar do outro, se preocupando tanto com os sentimentos do companheiro(a), a ponto de esquecer de si, se anulando.
Medo a mim significa insegurança e disso surge-se muita coisa... ciúmes é uma e a principal de todas elas... e homem inseguro comigo... não cola... não rola e não pega... pois ter zelo é uma coisa... querer impor regras é outra... a pessoa ciente do que almeja pra si... encara relacionamento como complemento... não como sacerdócio... é aqui que encaixo isso que você citou:
Edson Jr escreveu:A pessoa que se ama, na verdade, se guia pelos seus próprios sentimentos e não se prende a nada que a possa fazer se sentir aprisionada, bem como não sente nenhum prazer em fazer a vida do outro um inferno!
Pois tudo flui tão diferente que a imaginação não encontra lacunas pra estórias de Cinderelas e principes encantados... é tudo tão sereno e sólido... que não vejo... como não há sentido se colocar na posição de outrém pra se convencer do que é certo e errado num relacionamento quando ambos partilham o mesmo propósito... mas para isso e digo por mim... é preciso estar maduro... e observando as atitudes e relacionamentos de amigos meus... passa-me a impressão que isso é o que menos existe...
Apocaliptica escreveu:Hum, acho que amor próprio justamente é o que escolhe o que é melhor para si primeiro e depois para o outro.
Ter amor próprio não é ser egoísta... pelo menos acho que as épocas do faça o que eu mando mas não faça o que faço já passou... porém uma pessoa que se ama de verdade... é aquela que se encontra... digamos... ápta para amar e ser amada... é estar ciente que a cor do mar da vida a dois não é rosa... os dois é quem tem que torná-la... mas me parece que as pessoas estão com receio disso... receio de dizerem eu te amo... de se entregarem... de se comprometerem um com o outro... a mim essa é a causa que gera a traição... fingir estarem satisfeitos e que tudo vai muito bem...