A Bíblia sendo alterada

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Shanaista

Re: Re.: A Bíblia sendo alterada

Mensagem por Shanaista »

Will escreveu:Querida estamos no referindo a biblia toda, e quando falamos de Aramaico e Hebraico, entenda-se a língua que foi escrita o VT e a lingua de Jesus.

Já no período do NT os apóstolos já sairam para prepagar o Evangelho com um cópia do VT traduzido em grego que chamava-se Septuaginta e fora traduzida no Egito em 300 antes de Cristo. :emoticon4:

Entendi... o que digo é que as cópias preservadas até hoje... não são as originais... pois não há uma versão original da bíblia... capicce???

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Apáte escreveu:Dos 132, este é o primeiro post do NadaSei que eu li inteiramente. Agora entendi porque não tinha lido nenhum.

Eu queria que o NadaSei fosse banido.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Apáte »

betossantana escreveu:
Apáte escreveu:Dos 132, este é o primeiro post do NadaSei que eu li inteiramente. Agora entendi porque não tinha lido nenhum.

RACISMO
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Will

Mensagem por Will »

Shanaista escreveu:
Will escreveu:Querida estamos no referindo a biblia toda, e quando falamos de Aramaico e Hebraico, entenda-se a língua que foi escrita o VT e a lingua de Jesus.

Já no período do NT os apóstolos já sairam para prepagar o Evangelho com um cópia do VT traduzido em grego que chamava-se Septuaginta e fora traduzida no Egito em 300 antes de Cristo. :emoticon4:

Entendi... o que digo é que as cópias preservadas até hoje... não são as originais... pois não há uma versão original da bíblia... capicce???

Sim querida...

Mas também tenho conhecimento que existem instituições serissima que se ocupam de preservar a originalidade dos escritos Judeus, inclusive o Torah e o Brith Hadash (VT e NT). Não invariávelmente eles se riem de "nossas cópias", porém apontam correção nas versões tipo a do "Rei James"...

Evidentemente ocorrem variações de coisas que não se tem como traduzir, devido a falta de equivalente perfeitamente igual ou por perda do significado do original. Mas aí até ele dão os chutes deles. :emoticon13:, para não perderem a boquinha de povo escolhido por Zeus, ops digo, Deus...
Editado pela última vez por Will em 10 Fev 2007, 20:47, em um total de 1 vez.
[center]Imagem[/center]

Will

Mensagem por Will »

Apáte escreveu:
betossantana escreveu:

RACISMO

Higiene profilática intelectal!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
[center]Imagem[/center]

o pensador

Mensagem por o pensador »

Shanaista escreveu:Versão original em hebraico?!?!?

Vc nâo entendeu Guest.Eu quis dizer o original das cópias e nâo o autógrafo original,o qual já nâo existe.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

o pensador escreveu:

Vc nâo entendeu Guest.Eu quis dizer o original das cópias e nâo o autógrafo original,o qual já nâo existe.

Guest ???????????????????????????????
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Will

Mensagem por Will »

emmmcri escreveu:
o pensador escreveu:

Se for estou apaixonado por um traveco virtual...

Mas não faz mal, caso assim mesmo...Num tô fazendo nada mesmo!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
[center]Imagem[/center]

o pensador

emmmcri escreveu:
o pensador escreveu:

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=9644&start=60

Repare no post que a suposta shanaísta diz "tchauitchau..."e posta uma figura de desenho pronta para correr.No mesmo tempo o meu computador teve uma pane geral.Consegui contornar o problema bem rápido,mas este tipo de coisa quem fazia neste fórum era o Guest.Posso estar errado,porém...

o pensador

Will escreveu:
emmmcri escreveu:
o pensador escreveu:

Mas não faz mal, caso assim mesmo...Num tô fazendo nada mesmo!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E vc quase trocando declaraçôes de amor com ela :emoticon12: .Se bem que eu nâo sei se vc é vc mesmo também,se é que me entende :emoticon14:

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

o pensador escreveu:https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=9644&start=60

Repare no post que a suposta shanaísta diz "tchauitchau..."e posta uma figura de desenho pronta para correr.No mesmo tempo o meu computador teve uma pane geral.Consegui contornar o problema bem rápido,mas este tipo de coisa quem fazia neste fórum era o Guest.Posso estar errado,porém...

Pensador... don´t travel on mayonnaise... a Tinypic só aceita padrão de extensões suportadas... e a figura postada é do Leão da Montanha... que como você... prodigiamente sempre esquiva com saídas estratégicas pela esquerda ou direita na hora do aperto... sem contar que quase a totalidade dos avatares usados aqui no RV são de imagens hospedadas na Tinypic... meu vai contar essa pra outro... :emoticon12:

Will

Re.: A Bíblia sendo alterada

Mensagem por Will »

Oiiiiii meu amoooorrrrrrr....

Como foi a festinha de aniver?

Beijos! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
[center]Imagem[/center]

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

emmmcri escreveu:Guest ???????????????????????????????

Peço a gentileza de optar por um outro prato... pois no momento essa opção não esta sendo servida por falta de ingredientes senhor... mas há outros acompanhamentos no verso de seu cardápio!!! Enquanto o senhor escolhe entre Tolteca... Azteca... Wolney e outros... buscarei as bebidas ok... com licença...

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Will escreveu:
emmmcri escreveu:
o pensador escreveu:

Masturbação em público não pega bem, Guest!

Will

Mensagem por Will »

Ateu Tímido escreveu:
Will escreveu:
emmmcri escreveu:
o pensador escreveu:

Pow, mas vcs podem definir de uma vez quem é esse FDP do guest, de uma vez ? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
[center]Imagem[/center]

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Will escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Will escreveu:
emmmcri escreveu:
o pensador escreveu:

Pow, mas vcs podem definir de uma vez quem é esse FDP do guest, de uma vez ? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

A pergunta prova que você não entendeu o meu comentário. Pena que eu não saiba desenhar como a Najma... :emoticon13: :emoticon131:

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

NadaSei escreveu:Quando passava por São Paulo, um sabio monge Budista, encontrou um cristão que tentava lhe mostrar a verdade.

O monge então perguntou: Onde eu posso encontrar a verdade?
O cristão dizia que a verdade estava na biblia.
O monge então perguntou se a tal verdade, eram aquelas palavras e, o cristão respondeu que sim.

Ele mostrou o seu proprio livro com ensinamentos budistas e, perguntou se a verdade poderia estar alí.
O cristão disse que não, que apenas a biblia cristã possui a verdade.
O monge jogou seu livro fora, pegou a biblia e disse: Estou salvo, já possuo a verdade!
O cristão disse que não bastava isso, que ele tinha que ler e praticar tudo que estava ali.
Ele então porquntou o porque.
O cristão disse que andar com a biblia não adianta, que é a pratica daqueles ensinamentos, que retira a viga de nossos olhos e nos permite ver a verdade.

Foi quando o monge disse que então, aquilo não é a verdade, mas apenas um livro que aponta para a verdade, nos permitindo compreende-la.
Pegou de volta o seu livro budista e disse: Pensei que o seu livro fosse melhor que o meu, mas o meu faz a mesma coisa, aponta a verdade.
Devolveu a biblia ao cristão e foi embora.
===============================

Se todo cristão fizesse o que está escrito na bíblia, muitas pessoas já estariam mortas por não seguí-la, vide o antigo testamento.
Imagem

Will

Mensagem por Will »

Ateu Tímido escreveu: A pergunta prova que você não entendeu o meu comentário. Pena que eu não saiba desenhar como a Najma... :emoticon13: :emoticon131:

Problemas com desenhos? Entra num cursinho... Tem aos montes na praça!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
[center]Imagem[/center]

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Err, hum:

[center]Imagem[/center]
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Imaculada

Mensagem por Imaculada »

Gente, que avacalhação que virou esse tópico, hein. Eu achei que tinha sido clara no meu modesto texto. O Fernando Silva entendeu o que eu quis dizer: "Se a Bíblia foi inspirada por Deus, então ela não pode ser mudada.". A Apocaliptica e o v3n0w também entenderam. E meu caro NadaSei, de que mérito do Cristianismo e do Judaísmo você está falando? "aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente morrerá" (Levítico 24:16)? "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor" (Efésios 5: 22)? "Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus" (1 Pedro 2: 18)?

DIG

Mensagem por DIG »

Se a Bíblia foi inspirada por Deus, então ela não pode ser mudada.".

Mas ela não foi

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Imaculada escreveu:E meu caro NadaSei, de que mérito do Cristianismo e do Judaísmo você está falando? "aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente morrerá" (Levítico 24:16)? "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor" (Efésios 5: 22)? "Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus" (1 Pedro 2: 18)?

Não, estou falando de méritos como o de permitir ao homem o fim da ignorância...
Ou mesmo méritos menores, como o "amar o próximo como a si mesmo", ou o "atire a primeira pedra quem nunca pecou" ou ainda o "quem pela espada fere, pela espada será ferido".

O papel aceita qualquer coisa que se coloque nele, os homens possuem tanto o bem quanto o mal dentro de si e passam as duas coisas para o papel, mas alguns gostam de apontar apenas as coisas ruins e pregar a invalidade de tudo.
Ao menos o cristianismo nos permite o fim do bem e do mal, nos levando a paz interior, ao fim da ignorância, do sofrimento e da morte.
Esse é o grande mérito que só se encontra na religião e em algumas linhas místicas, isso inclui o cristianismo que alguns tanto adoram criticar.

O pior é que alguns chamam essa postura dogmática de honestidade intelectual e livre pensamento...
Ser honesto e pensar de forma livre, é saber olhar as coisas sem cair em dogmatismos, seja na crença cega de alguns que pesam que ali tudo são maravilhas, ou sem focar no ruim e generalizar isso ao todo, muitas vezes pregando a extinção de uma fonte valiosa de conhecimento e cheia de méritos, como fazem outros.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

zencem

Mensagem por zencem »

NadaSei escreveu:Quando passava por São Paulo, um sabio monge Budista, encontrou um cristão que tentava lhe mostrar a verdade.

O monge então perguntou: Onde eu posso encontrar a verdade?
O cristão dizia que a verdade estava na biblia.
O monge então perguntou se a tal verdade, eram aquelas palavras e, o cristão respondeu que sim.

Ele mostrou o seu proprio livro com ensinamentos budistas e, perguntou se a verdade poderia estar alí.
O cristão disse que não, que apenas a biblia cristã possui a verdade.
O monge jogou seu livro fora, pegou a biblia e disse: Estou salvo, já possuo a verdade!
O cristão disse que não bastava isso, que ele tinha que ler e praticar tudo que estava ali.
Ele então porquntou o porque.
O cristão disse que andar com a biblia não adianta, que é a pratica daqueles ensinamentos, que retira a viga de nossos olhos e nos permite ver a verdade.

Foi quando o monge disse que então, aquilo não é a verdade, mas apenas um livro que aponta para a verdade, nos permitindo compreende-la.
Pegou de volta o seu livro budista e disse: Pensei que o seu livro fosse melhor que o meu, mas o meu faz a mesma coisa, aponta a verdade.
Devolveu a biblia ao cristão e foi embora.
===============================

Bom, novas traduções dizem que essa estórinha aconteceu quando o monge passava por Piracicaba, outras, que foi quando passava pelo Rio de Janeiro....
Uma nova tradução, não cita lugar algum.
Conta apenas uma estória diferente:

Um dicipulo de Buda perguntou a ele se a verdade estava nas escrituras e, em qual das muitas escrituras, das muitas religiões ela estaria.
Buda apontou para a lua e perguntou: Esse dedo é a lua?
O dicipulo respondeu que não.
Ele então perguntou se ele apontava para à lua.
O dicipulo olhou e, respondeu que sim.
Buda então explicou que da mesma forma que seu dedo não é a lua, mas aponta para ela, as escrituras não são a verdade, apenas apontam para ela e, da mesma forma que muitos dedos diferentes podem apontar para a mesma lua, muitas escrituras diferentes podem apontar para a mesma verdade.

Bem... diferentes palavras e diferentes estórinhas, para dizer a mesma coisa.
Que diferença faz a cidade?
Que diferença faz a tradução, se a "moral da estória" continua sendo transmitida?

Você pode mudar as personagens, os locais e até mesmo a estória, mas se a moral continua a mesma, não faz a menor diferença.

Desculpe, mas não é esse tipo de artigo, que vai invalidar qualquer religião.

Então não esqueçam:

Quando verem um dedo apontando, rendam graças, e saiam obstinadamente na direção apontada.

Por exemplo: O dedo atualmente de mais evidência é o do Bentão.

Neste caso, eu acho que um dedo ainda tem mais utilidade, como instrumento orgânico para exâme de próstata ou tirar cáca do naríz.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

zencem escreveu:Então não esqueçam:

Quando verem um dedo apontando, rendam graças, e saiam obstinadamente na direção apontada.

Por exemplo: O dedo atualmente de mais evidência é o do Bentão.

Neste caso, eu acho que um dedo ainda tem mais utilidade, como instrumento orgânico para exâme de próstata ou tirar cáca do naríz.

Aff...
:emoticon3:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Trancado