Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Sábado, 10 de fevereiro de 2007, 20h03 Experiências paranormais podem ser induzidas
The New York Times Pesquisa aponta que sensação de flutuar pode ser induzida
Experiências consideradas paranormais podem ser induzidas, de acordo com neurocientistas. Uma pesquisa revelou que elas ocorrem quando correntes elétricas suaves atingem uma certa área do cérebro, denominada gyrus angular. O estudo foi promovido pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e liderada pelo neurologista Olaf Blanke.
Em uma mulher que participou da pesquisa, os cientistas descobriram que um estímulo ao gyrus angular direito resultou numa sensação de que ela estava flutuando, olhando para o seu próprio corpo, logo abaixo. Em outra mulher, o mesmo estímulo, mas dessa vez atingindo o gyrus angular esquerdo, produziu um sentimento estranho de que havia alguém atrás dela.
A descoberta se deu por acaso. As duas mulheres sofriam de epilepsia e estavam sendo avaliadas para fazerem uma cirurgia no Hospital Universitário de Geneva. Os médicos colocaram dezenas de eletrodos em cada uma das pacientes para identificar as áreas do cérebro que apresentavam funcionamento anormal e as que deveriam ser evitadas durante a cirurgia, porque estão ligadas a funções como fala e audição, entre outras.
À medida que cada eletrodo era ativado, estimulando uma diferente região, a paciente era questionada sobre o que estava sentindo. Foi assim que os cientistas descobriram que o estímulo do gyrus angular causa sensações comumente chamadas de paranormais.
Eu tinha conhecimento dessa experiência há quase um anos... pensei que fosse até retardamento do autor do tópico... E quando eu entro para verificar a data da matéria.... Era de 2007!!!!
Puta-que-pariu, os caras estão reeditando as matérias....
Eu tinha conhecimento dessa experiência há quase um anos... pensei que fosse até retardamento do autor do tópico... E quando eu entro para verificar a data da matéria.... Era de 2007!!!!
Puta-que-pariu, os caras estão reeditando as matérias....
Como assim ?
Não me lembro dessa matéria ter sido notícia antes.
Inclusive, este fenômeno em que a pessoa flutua observando o próprio corpo, foi citado recentemente como fato, sem que ninguém desmentisse, esclarescendo que isso seria apenas uma sensação e não uma ocorrência real.
Ou seja: O fenômeno é apenas um sonho.
Se não me engano foi o Botânico que citou.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo; O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica: