Você é a favor da redução da maioridade penal?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Você é a favor da diminuição da maioridade penal?

Total de votos: 0

Apocaliptica

Re: Re.: Você é a favor da redução da maioridade penal?

Mensagem por Apocaliptica »

carlos escreveu:
Tulio escreveu:
carlos escreveu:
betossantana escreveu:
Usuário deletado escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Como eu disse no primeiro post, acho a redução da maioridade irrelevante para a reduçaõ de qualquer índice de violência, apenas fruto de demagogia e desejo (compreensível) de vingança.

Por que não reduziria?

Nenhum agravamento de pena no Brasil até hoje refletiu de algum modo no índice de crimes cometidos no país. As penas aumentam e a violência também.

Se a maioridade penal não intimidou os outros quatro bandidos, por que intimidaria o quinto?

O negócio não é intimidar, é tirar de circulação esses facínoras, capicce?
Diminuiria os índices de criminalidade?

Uma coisa é certa: esses não matam mais.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Ateu Tímido escreveu:Pouco importa se os "recrutas" do tráfico têm ou não responsabilidade penal. Em geral, eles duram pouco.
Vocês acham que o fato de ser responsabilizados criminalmente vai fazer com que esses atiradores desistam de trabalhar para o tráfico, ou o tráfico de recrutá-los?
Eu acho muito pouco provável. Para o tráfico trabalham maiores e menores, de várias idades. Já foram mostrados Menores armados de 14 anos ou menos. Do mesmo modo, os que conseguem chegar à maioridade nesse "trabalho", sem serem presos ou mortos, não "mudam de profissão" por passe de mágica.
Maiores ou menores, com ou sem responsabilidade penal, enquanto existir a massa miserável, ou mesmo pobre, com pouca ou nenhuma educação, suscetível de ser atraída pelo dinheiro "fácil", o tráfico não terá problemas em arranjar seus "recrutas".

Postagem perfeita.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Ateu Tímido escreveu:
Tulio escreveu:Chamar marmanjos de 16 anos de crianças é um anacronismo ridículo.

Essa é uma posição que entendo, embora considere equivocada para a discussão. É diferente de propor a redução como forma de combate a um fenômeno específico, como se fez até aqui no tópico.

Exatamente. Eu, particularmente, endosso a redução da maioridade penal por motivos morais, e não como um placebo inútil para reduzir a violência.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

betossantana escreveu:
Poindexter escreveu:Leva prá casa, que o "ressocializando" precisa de carinho"!!!!

Isso já ficou velho.

E é uma bruta falácia.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Apocaliptica escreveu:
carlos escreveu:
Tulio escreveu:
carlos escreveu:
betossantana escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Como eu disse no primeiro post, acho a redução da maioridade irrelevante para a reduçaõ de qualquer índice de violência, apenas fruto de demagogia e desejo (compreensível) de vingança.

Por que não reduziria?

Nenhum agravamento de pena no Brasil até hoje refletiu de algum modo no índice de crimes cometidos no país. As penas aumentam e a violência também.

Se a maioridade penal não intimidou os outros quatro bandidos, por que intimidaria o quinto?

Mas suas mortes contam, como de qualquer outra pessoa, não? Não acho que se aplaque a violência APENAS com mais violência.

Will

Mensagem por Will »

betossantana escreveu:
Poindexter escreveu:Grande coisa... as alterações boas mesmo (Pena de Morte, por exemplo...) nunca foram aceitas pelas Constituições.

NÃO INTERESSA! O Código Penal vigente ESTÁ LONGE DE SER O MESMO DE 1940, é isso e fim.

Não interessa é o cacete, Beto...

O código penal é estruturalmente o de 1940, e necessitamos, sim, de um código mais moderno urgentemente!!!!

Só falta vc dizer que a constituição não é mais a mesma por causa das emendas constitucionais!!!! Pow...

Inclusive, essa questão da maior idade é muito subjetiva, pois a maioridade (ou responsabilidade dos atos perante a lei) deve ser medida de pessoa para pessoa, uma pessoa de 14 anos pode ser mais madura que um de 20 e, e no meu ver, cabe ao Juíz imputar ao menor, segundo a análise da maturidade dele, auxiliado psicologicamente (evidentemete).

O filósofo Kant já dizia: "Não é necessário ser médico para determinar se uma pessoa é alienada Mental, basta um pouco de bom senso"

Falando sobre isso, é função da psiquiatria forense auxiliar a justiça naquilo que ela quer saber. A imputabilidade e inimputabilidade é exclusividade juridica e não médica, entretanto só a psicologia e psiquiatria forense tem condições de determinar a "insuficiência das faculdades mentais, a alterações mórbidas das faculdades mentais, um estado de inconsciência (de juízo), ou de maturidade" necessários para a compreensão do aspecto criminoso do ato e para a pessoa autodeterminar-se e dirigir suas ações. Trabalho que sempre desempenhou até hoje. Ou seja, não seria uma novidade esse tipo de ferramenta.

Esse modelo é tão arcaico que dizer que ela seria de 1940 é elogio, já que a base teórica dessa legislação remonta à segunda metade do Século XIX e toma por base o “Teste M’Naghten”, um conjunto de princípios amplamente usados pelos tribunais, tanto na Grã-Bretanha como nos EUA.

Logo... :emoticon20:
[center]Imagem[/center]

Apocaliptica

Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
carlos escreveu:
Tulio escreveu:
carlos escreveu:
betossantana escreveu:

Por que não reduziria?

Mas suas mortes contam, como de qualquer outra pessoa, não? Não acho que se aplaque a violência APENAS com mais violência.

Mas não vem ao caso esse raciocínio batido de que isso gera mais violência. Quem ataca primeiro deve ser parado. Se não para por bem , que pare por mal.

Um bandido desses que não morra equivale a um número não sabido de possíveis outras vidas que se vão.

É uma conta injusta não acha?

King In Crimson

Re.: Você é a favor da redução da maioridade penal?

Mensagem por King In Crimson »

Passou agora no JN um "centro de recuperação de menores". Parece uma colônia de férias. Acho que quase metade da população brasileira trocaria suas moradias por um lugar daqueles.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Ateu Tímido escreveu:
Apáte escreveu:
Poindexter escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Tulio escreveu:Chamar marmanjos de 16 anos de crianças é um anacronismo ridículo.

Também acho. Salvo exceções retardadas , a maioria das pessoas com 16 anos tem capacidade suficiente para discernir entre certo e errado.

Tem até mesmo gente com 50 que não sabe... :emoticon12:

Depois dos 18 anos uma pessoa responde por crimes pelo resto da vida?

Tulio escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Se depois de conseguirem a redução, vocês vissem uma criança de 8 anos matar barbaramente uma de 2, passariam a defender a redução de 16 para 8?

Não sei, mas carão e palmadinhas na bundinha, eu garanto que vão ser de pouco efeito.

Isso a criança tem que tomar até pra ficar esperta :emoticon12:

Responde, mas depois dos 70, tem alguns privilégios, como prazos de prescrição mais curtos.

Quanto tempo levra prum crime de homicídio prescrever?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apocaliptica

King In Crimson escreveu:Passou agora no JN um "centro de recuperação de menores". Parece uma colônia de férias. Acho que quase metade da população brasileira trocaria suas moradias por um lugar daqueles.

Eu vi. 5 refeições por dia. Nem escolas públicas tem isso.

Mesmo assim, você acha que aquilo reconstrói o caráter e ressocializa alguém? Duvido.

Apocaliptica

Usuário deletado escreveu:Pelo que vi os parlamentares dizendo a redução da maioridade penal não será aprovada. É... as coisas continuarão do mesmo jeito... Tá certo, este o nosso país.

Não há coragem política e muito menos interesse institucional nisso. Só para pedir votos.

Will

Mensagem por Will »

Apáte escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Apáte escreveu:
Poindexter escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Também acho. Salvo exceções retardadas , a maioria das pessoas com 16 anos tem capacidade suficiente para discernir entre certo e errado.

Tem até mesmo gente com 50 que não sabe... :emoticon12:

Depois dos 18 anos uma pessoa responde por crimes pelo resto da vida?

Tulio escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Se depois de conseguirem a redução, vocês vissem uma criança de 8 anos matar barbaramente uma de 2, passariam a defender a redução de 16 para 8?

Não sei, mas carão e palmadinhas na bundinha, eu garanto que vão ser de pouco efeito.

Isso a criança tem que tomar até pra ficar esperta :emoticon12:

Responde, mas depois dos 70, tem alguns privilégios, como prazos de prescrição mais curtos.

Quanto tempo levra prum crime de homicídio prescrever?

Se eu não me engano, são 17 anos.
[center]Imagem[/center]

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Will escreveu:O código penal é estruturalmente o de 1940, e necessitamos, sim, de um código mais moderno urgentemente!!!!

Por "estruturalmente" você fala ter uma Parte Geral, uma parte especial, ser dividido em capítulos, títulos, artigos, incisos, alíneas, etc.??? Porque só pode ser isso, com o TANTO de modificação que ele já sofreu! A última GRANDE REFORMA foi em 1984, na Parte Geral, e desde então ele seguiu sendo alterado enormemente. Lei disso, lei daquilo, lei dos crimes hediondos, lei da violência contra a mulher, lei da pica, lei do caralho, lei do inferno, etc, etc.
É um problema espiritual, chupe pau!

betossantana
Contato:

King In Crimson escreveu:Passou agora no JN um "centro de recuperação de menores". Parece uma colônia de férias. Acho que quase metade da população brasileira trocaria suas moradias por um lugar daqueles.

E você quer o quê, inteligência rara, que seja uma MASMORRA?

betossantana
Contato:

Usuário deletado escreveu:Pelo que vi os parlamentares dizendo a redução da maioridade penal não será aprovada. É... as coisas continuarão do mesmo jeito... Tá certo, este o nosso país.

Eu particularmente acho isso meio ESQUISITO... o Congresso nunca teve medo de aprovar leis penais mais gravosas ao sabor de fatos notórios e campanhas midiáticas. Talvez a Globo não tenha feito muita pressão.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Ow Betoooooo,

a cantora do meu avatar canta melhor, tem um melhor repertório e é mais gostosa que a sua. :emoticon13:
"Noite escura agora é manhã..."

betossantana
Contato:

Apáte escreveu:Quanto tempo levra prum crime de homicídio prescrever?

Vinte anos se não há condenação, se há, depende da pena aplicada.

betossantana
Contato:

Alter-ego escreveu:Ow Betoooooo,
a cantora do meu avatar canta melhor, tem um melhor repertório e é mais gostosa que a sua. :emoticon13:

Quem é essa??? Cláudia Leite ou Courtney Love?? Deeeeeus é maaaais.

betossantana
Contato:

Will escreveu:
Apáte escreveu:Quanto tempo levra prum crime de homicídio prescrever?

Se eu não me engano, são 17 anos.

Se enganou, mas só por curiosidade, como você chegou a esse prazo?

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Claudinha...

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

betossantana escreveu:
Poindexter escreveu:Grande coisa... as alterações boas mesmo (Pena de Morte, por exemplo...) nunca foram aceitas pelas Constituições.

NÃO INTERESSA! O Código Penal vigente ESTÁ LONGE DE SER O MESMO DE 1940, é isso e fim.

Sim, Sr. Stálin! :emoticon12:
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Will

Mensagem por Will »

Poindexter escreveu:
betossantana escreveu:

Sim, Sr. Stálin! :emoticon12:

Ver Stálin falando baianês é de morrer .... :emoticon12:
[center]Imagem[/center]

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

betossantana escreveu:
Poindexter escreveu:Crianças de oito anos segurando armas pesadas? Nem mochila pesada elas aguentam direito!

Me lembro de um caso nos EUA em que um garoto de cerca de 11 ou 12 anos matou a pedradas um menino de 2. Na Inglaterra temos aquele famoso caso dos dois garotos que mataram outro de 2 e colocaram o corpo na via férrea pra disfarçar a causa da morte.

1. Traficantes disputam bocas de fumo com crianças de dois anos?

2. Onde estão as armas pesadas nesses casos?

3. Algum desses algozes que citaste tem 8 anos ou menos? Os dois primeiros tinham 11 e 12.

Compreendo a desistência.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

betossantana escreveu:

E você quer o quê, inteligência rara, que seja uma MASMORRA?
Óbvio!

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

:emoticon12:

Trancado