E a Bíblia tinha razão

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re.: E a Bíblia tinha razão

Mensagem por Apocaliptica »

E por isso mesmo é confiavel aceitar que não foi alterado pelo decorrer do tempo.

Mas foram. De várias formas, através de revisões e de traduções pela própria dificuldade de parábolas e citações. E também porque os livros foram escritos em ´pocas diferentes, em tese.

Impossível identificar o que seja um texto original. Ou pelo menos as mensagens reais e literais contidas neles.

betossantana
Contato:

Re: Re.: E a Bíblia tinha razão

Mensagem por betossantana »

Fernando escreveu:Sobre os apócrifos. Eu desconheço a história dos documentos. Pode ser que eles sejam autênticos. E talvez até tenham ficado de fora por força da seita predominante.

"TALVEZ"???????
É um problema espiritual, chupe pau!

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Vamos começar mais limpos e paralelas:

Adapa - Adão (Procura saber Mitologia Suméria)
A Epopéia de Gilgamesh - Dilúvio (Idem Mitologia Suméria)
O nascimento de Sargão - Moisés (Idem)
Etemenanki - Torre de Babel
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Fernando

Mensagem por Fernando »

Apocaliptica escreveu:
E por isso mesmo é confiavel aceitar que não foi alterado pelo decorrer do tempo.

Mas foram. De várias formas, através de revisões e de traduções pela própria dificuldade de parábolas e citações. E também porque os livros foram escritos em ´pocas diferentes, em tese.

Impossível identificar o que seja um texto original. Ou pelo menos as mensagens reais e literais contidas neles.

Foram como? Existem manuscritos datados do primeiro século que confirmam a inalteração.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Fernando

Mensagem por Fernando »

betossantana escreveu:
Fernando escreveu:Sobre os apócrifos. Eu desconheço a história dos documentos. Pode ser que eles sejam autênticos. E talvez até tenham ficado de fora por força da seita predominante.

"TALVEZ"???????

Rapaz, depois do fiasco que vc fez no outro tópico prefiro não me pronunciar acerca de suas questões.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Fernando escreveu:Rapaz, depois do fiasco que vc fez no outro tópico prefiro não me pronunciar acerca de suas questões.

Ih, ESNOBOU, hein? Então também não vou desfiar pra você os Concílios em que foram determinados os livros "legitimamente" bíblicos e dogmas tais como a divindade de Jesus. E não insista.
É um problema espiritual, chupe pau!

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Vito Álvaro escreveu:Vamos começar mais limpos e paralelas:

Adapa - Adão (Procura saber Mitologia Suméria)
A Epopéia de Gilgamesh - Dilúvio (Idem Mitologia Suméria)
O nascimento de Sargão - Moisés (Idem)
Etemenanki - Torre de Babel

E a história de como a deusa Tiamat criou um deus, que criou outro e assim por diante, num total de 7, e cada um criou um pouco do universo. No fim, criaram o homem para continuar o trabalho e foram descansar.

A ordem das coisas criadas é a mesma que no Gênesis, que apenas agrupa tudo em um deus único.

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fernando escreveu:
Apocaliptica escreveu:Impossível identificar o que seja um texto original. Ou pelo menos as mensagens reais e literais contidas neles.

Foram como? Existem manuscritos datados do primeiro século que confirmam a inalteração.

Você pode citar alguma fonte?

O máximo que se encontrou foram pequenos textos que mais tarde foram usadas na composição dos evangelhos, no século II.
São os chamados protoevangelhos, ou seja, rascunhos.
E contam histórias diferentes, mostrando que a lenda ainda estava em formação. Marcião, por exemplo, diz que José e Maria moravam em Belém, em vez de terem ido lá para o censo; e que eles só descobriram que Jesus era especial quando ele cresceu.

Há também o exemplo do evangelho de Marcos, que terminava no túmulo vazio, sendo que as aparições de Jesus ressuscitado só foram acrescentadas mais tarde, por outras pessoas.

Como é possível que só por volta do ano 180 alguém tenha, pela primeira vez, mencionado os 4 evangelhos canônicos?
Como é possível que, no final do século I, cristãos escrevessem textos totalmente baseados no A.T., sem nenhuma menção aos evangelhos?

Você já ouviu falar da Fonte Q? Seria uma coleção de pequenos diálogos mestre/discípulo e frases soltas que mais tarde foi usada como fonte de inspiração pelos evangelistas. E foram usadas em contextos diferentes, ou seja, a mesma história é contada de forma diferente conforme o evangelho.

Não, não há nenhum evangelho completo encontrado no século I.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:
Apocaliptica escreveu:Impossível identificar o que seja um texto original. Ou pelo menos as mensagens reais e literais contidas neles.

O máximo que se encontrou foram pequenos textos que mais tarde foram usadas na composição dos evangelhos, no século II.
E contam histórias diferentes, mostrando que a lenda ainda estava em formação. Marcião, por exemplo, diz que José e Maria moravam em Belém, em vez de terem ido lá para o censo; e que eles só descobriram que Jesus era especial quando ele cresceu.

Há também o exemplo do evangelho de Marcos, que terminava no túmulo vazio, sendo que as aparições de Jesus ressuscitado só foram acrescentadas mais tarde, por outras pessoas.

Como é possível que só por volta do ano 180 alguém tenha, pela primeira vez, mencionado os 4 evangelhos canônicos?
Como é possível que, no final do século I, cristãos escrevessem textos totalmente baseados no A.T., sem nenhuma menção aos evangelhos?

Você já ouviu falar da Fonte Q? Seria uma coleção de pequenos diálogos mestre/discípulo e frases soltas que mais tarde foi usada como fonte de inspiração pelos evangelistas. E foram usadas em contextos diferentes, ou seja, a mesma história é contada de forma diferente conforme o evangelho.

Já faz tempo q eu estudei isso e atualmente não tenho mais os dados. Mas esta história da Fonte Q não é muito aceita, pq os estudiosos a consideram um postulado desnecessário.

Sempre que agente debate isso vc exige de mim respostas de uma pessoa que crê na inerrância como inexistência de contradições, em absoluto. E em uma história sagrada e infalível de constituição do canon. Eu não acredito nisso. Eu acho que a composição do canon é fruto de um trabalho intelectual realizado pelos Pais da Igreja. Pode ter sido arbitrário sim. E daí?

Eu nunca tive a intenção de provar que a [i[Bíblia[/i] é a verdade em absoluto. Só estou recomendando um livro menos pretencioso pro colega ecrimmi. E é claro que se o interesse for grande há muito pra se estudar sobre o assunto.

Ou vc não concorda comigo que é melhor ler um livro que apenas pretende dar respostas a algumas perguntas céticas do que um livro que diz que "a bíblia tinha razão"? Eu acho que a própria natureza da história como ciência não permite uma afirmação tão forte como esta.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:
Fernando escreveu:

Além do mais eu nunca me propuz a provar a veracidade dos relatos bíblicos. Já disse muitas vezes que estes argumentos não provam a veracidade da Bíblia. Apenas mostram que a partir do segundo ou terceiro século a o livro não pode ter sido alterado.

Agora se o recorte dos pais da igreja foram arbitrários e criaram uma seita falsa. Isso são completamente outros quinheitos.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Eu acho que pra pretenção que eu tenho os argumentos funcionam muito bem. Mesmo com todas estas dificuldades que vc aponta.

Trancado