Botanico escreveu:Há espíritas que pensam que o Espiritismo é religião cristã pois prega a caridade, segue ensinos de Jesus, tem um Evangelho que nada mais é do que compilação dos ensinamentos morais, e por aí vai.
Já eu vejo a coisa por outro ângulo. Ao longo de 2000 anos de Cristianismo, a sua mensagem foi: Jesus te ama, mas nós os cristãos não. A prática do amor é submetida às conveniências: torturar e queimar uma jovem acusada de bruxaria É UM ATO DE AMOR de acordo com a fé cristã... mas não no conceito espírita.
Além disso, para um camarada ser cristão, ele deve seguir as elucubrações teológicas cristãs. Assim ele deve crer que o Universo foi feito em seis dias literais há 6000 anos; deve crer que houve um Dilúvio que inundou a Terra inteira; deve crer na infabilidade da Bíblia; conseqüentemente tem de crer que a Terra é plana e está no centro do Universo e que o Céu é sólido, pois estes são ensinamentos bíblicos; deve crer que houve pecado original e que pela crença em Cristo esse pecado será perdoado e o crente cristão será salvo. No mínimo isso, para o cara ser um cristão.
Como NADA disso é aceito no Espiritismo, então este não pode ser apresentar como Cristianismo ou como religião cristã. Nada a ver portanto. Nós espíritas não aceitamos sermos chamados de umbandistas, pois são doutrinas que só têm em comum o uso da mediunidade, mas as origens e as doutrinas são bem distintas. A mesma coisa é com o Cristianismo e o Espiritismo. Este último não pode se apresentar como o primeiro, só porque tem em comum alguns ensinos do Cristo.
É isso.
Infelizmente vários dogmas católicos são imputados aos que se dizem cristãos, e tais dogmas são o antagonismo do pensamento Kardecista. Neste ponto voce está mais do que correto, Botânico.