Najma escreveu:André escreveu:Eu já refleti bastante sobre isso.Penso que a Teoria do Big Bang não exclui a do Universo eterno até pq antes da explosão estaria tudo condensado em um atomo.O que existia antes, e sempre existiu, foi, é, e será, materia e energia em constante transformação.
Me pego muito na teoria de Lavoisier, se não é possivel criar materia do nada, então ela sempre é preexistente, e em transformação.Logo na natureza não devemos falar de criação, e sim transformação.Se sempre é preexistente sempre existiu, apenas muda constantemente de forma ou organização.
Bem não tenho certeza sobre essa tese, mas me parece razoavel.Ela é suficiente para colocar serias duvidas na necessidade de um criador, já que olhando para natureza não vejo criação de nada absolutamente novo, mas a transformação constante de materia e energias preexistentes.
Se quiserem busco coisas que já escrevi sobre o tema, por um tempo fiz até pesquisa sobre as leis da termodinamica, para digamos apurar.Mas como não sou fisico, é apenas a reflexão de um amador curioso, não mais que isso.
Eu gostaria de ler sim, posta alguma coisa aqui...

Blz.Hoje to cansado mas amanha revisto os meus arquivos e coloco no tópico algumas das minhas reflexoes.
No livro de ficção que escrevi "A nova Maquina do Tempo" (deve ser publicado no final de maio está em fase de revisão) tem um capitulo "Mistérios do UNiverso" em que os personagens refletem sobre isso, até para um texto acabei invés de inventar combinando minhas idéias com pesquisa na internet mesmo acerca do assunto.
Resumindo e como um paliativo penso que estamos mais psicologicamente preparados para aceitar teorias que trabalhem de forma linear com começo, meio e fim, pq foi como boa parte do nosso raciocínio se desenvolveu.Isso se faz essas úteis não necessariamente faz essas verdadeiras no que tange a matéria e energia, ou melhor o detectável, o que tem existência no Mundo das coisas(em oposição ao mundo das idéias).Assim sendo temos resistência a ver ou mesmo admitir a possibilidade que não existe intenção na natureza, logo não existe sentido predeterminado, o sentido nos é que temos que dar a vida conforme nossa maneira de pensar.
Não sendo o acaso absoluto, mas esse regido por leis, constantes, leis que apenas compreendemos(ou estamos começando a compreender), e que não temos motivos para pensar que em algum momento não foram validas.E se sempre foram validas, é absolutamente legitimo ver o Big Bang (só a caráter de exemplo) como algo que aconteceu a Bilhões de anos atrás, e levou a formação das galáxias, mas que antes sempre existiu algo detectável(matéria e energia) ou do mundo das coisas.E sempre vai existir, não vejo motivos para acreditar em algo como apocalipse.Ou seja a idéia de tudo tem inicio, meio e fim, seria mais uma projeção ou expectativa nossa, do que algo com bases físicas.
Porém penso que o terreno da criação ou não do Universo, sua possível existência eterna, seja um terreno ainda de muita especulação, em que podemos como fiz, apresentar idéias, mas ficamos distantes,por enquanto, de exibir evidencias suficientes, capazes de diminuir nossas duvidas.Isso não significa que por isso devemos parar de pensar nisso, muito até pelo contrario as duvidas nos devem estimular.