O que vcs acham da justificativa do autor, em especial, desse paragrafo, em relação aos motivos para ministração de ensino religioso?
O conhecimento religioso precisa ser socializado, porque ele implica na maneira da pessoa estabelecer relações.
Falar em socialização do conhecimento na Escola implica em encarar a relação desse conhecimento com outras modalidades, tais como, o conhecimento popular e religioso. Não se trata de negar a existência, nem a importância dessas modalidades de conhecimento. Trata-se de lidar com essas modalidades como ponto de partida, uma vez que o educando já as traz consigo para a Escola, na perspectiva da apropriação do conhecimento. A apropriação do conhecimento religioso se põe como necessária, na função de subsidiar a compreensão do fenômeno religioso.
Socializar o conhecimento religioso implica em oportunizar uma maneira dinâmica de pensar que permita a autonomia de cada um na compreensão do fenômeno religioso e da busca na elaboração de novas respostas às questões fundamentais da existência.
A Educação Religiosa Escolar tem a tarefa de provocar nos educandos, a partir de suas inquietações e anseios,a busca de caminhos para a construção do seu ser, na sua prática, trabalha com valores universais, defende a vida no cotidiano e se coloca a serviço da esperança e da justiça.
Para tanto é preciso que o educador aproprie-se da realidade plural , tenha clareza quanto a sua convicção de fé, seja aberto ao diálogo, e mediador de conflitos entre educandos, escola e comunidade.
Assim, o objetivo da Educação Religiosa Escolar, destinada aos educandos da Escola Pública do Estado de Santa Catarina, é:
Possibilitar ao educando o conhecimento das diversas culturas e tradições religiosas para maior abertura e compromisso consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com o Transcendente, de forma reflexiva, transformadora e integrada ao contexto de Santa Catarina.
A presente proposta fundamenta-se nos princípios norteadores do Ensino Religioso no Brasil:
. Valorizar o pluralismo e a diversidade cultural presente em nosso Estado.
. Facilitar a compreensão do educando, ao outro que o diferencia, ao mundo com que se inter-relaciona e ao Transcendente que se manifesta no processo histórico da contsrução da Humanidade.
. Garantir e afirmar o direito à diferença na construção de uma sociedade solidária que tenha na liberdade seu valor inalienável.
. Desenvolver na relação professor/aluno, aluno/professor, aluno/aluno o psicológico, o social, o político e o espiritual das novas gerações.
. Estimular a participação do educando na sua comunidade de fé.
. Analisar e facilitar a compreensão das tradições religiosas nas suas estruturações, manifestações sócio-culturais e o significado das afirmações, símbolos e verdades de fé.
Na escola pública do Estado de Santa Catarina a Educação Religiosa Escolar propõe como centro do currículo o conhecimento de culturas e tradições religiosas, a busca do respeito mútuo e a necessidade de firmar e resgatar valores relacionados à vida, ecologia, ética, paz, solidariedade, justiça, fraternidade, alteridade, história, cultura e fé, promovendo assim a unidade.
Fonte: http://www.sed.sc.gov.br/rec_humanos/co ... ulares.doc