Religião e a Pedagogia.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
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Will
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Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Will »

Segue um trecho de um relatório sobre a grade curricular para os educandos do Estado de Santa Catarina...

O que vcs acham da justificativa do autor, em especial, desse paragrafo, em relação aos motivos para ministração de ensino religioso?


O conhecimento religioso precisa ser socializado, porque ele implica na maneira da pessoa estabelecer relações.
Falar em socialização do conhecimento na Escola implica em encarar a relação desse conhecimento com outras modalidades, tais como, o conhecimento popular e religioso. Não se trata de negar a existência, nem a importância dessas modalidades de conhecimento. Trata-se de lidar com essas modalidades como ponto de partida, uma vez que o educando já as traz consigo para a Escola, na perspectiva da apropriação do conhecimento. A apropriação do conhecimento religioso se põe como necessária, na função de subsidiar a compreensão do fenômeno religioso.
Socializar o conhecimento religioso implica em oportunizar uma maneira dinâmica de pensar que permita a autonomia de cada um na compreensão do fenômeno religioso e da busca na elaboração de novas respostas às questões fundamentais da existência.
A Educação Religiosa Escolar tem a tarefa de provocar nos educandos, a partir de suas inquietações e anseios,a busca de caminhos para a construção do seu ser, na sua prática, trabalha com valores universais, defende a vida no cotidiano e se coloca a serviço da esperança e da justiça.
Para tanto é preciso que o educador aproprie-se da realidade plural , tenha clareza quanto a sua convicção de fé, seja aberto ao diálogo, e mediador de conflitos entre educandos, escola e comunidade.
Assim, o objetivo da Educação Religiosa Escolar, destinada aos educandos da Escola Pública do Estado de Santa Catarina, é:

Possibilitar ao educando o conhecimento das diversas culturas e tradições religiosas para maior abertura e compromisso consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com o Transcendente, de forma reflexiva, transformadora e integrada ao contexto de Santa Catarina.

A presente proposta fundamenta-se nos princípios norteadores do Ensino Religioso no Brasil:

. Valorizar o pluralismo e a diversidade cultural presente em nosso Estado.
. Facilitar a compreensão do educando, ao outro que o diferencia, ao mundo com que se inter-relaciona e ao Transcendente que se manifesta no processo histórico da contsrução da Humanidade.
. Garantir e afirmar o direito à diferença na construção de uma sociedade solidária que tenha na liberdade seu valor inalienável.
. Desenvolver na relação professor/aluno, aluno/professor, aluno/aluno o psicológico, o social, o político e o espiritual das novas gerações.
. Estimular a participação do educando na sua comunidade de fé.
. Analisar e facilitar a compreensão das tradições religiosas nas suas estruturações, manifestações sócio-culturais e o significado das afirmações, símbolos e verdades de fé.
Na escola pública do Estado de Santa Catarina a Educação Religiosa Escolar propõe como centro do currículo o conhecimento de culturas e tradições religiosas, a busca do respeito mútuo e a necessidade de firmar e resgatar valores relacionados à vida, ecologia, ética, paz, solidariedade, justiça, fraternidade, alteridade, história, cultura e fé, promovendo assim a unidade.


Fonte: http://www.sed.sc.gov.br/rec_humanos/co ... ulares.doc
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Fernando
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Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Fernando »

Eu acho válida. É interessante que o aluno compreenda o fenômeno religioso de uma perspectiva mais voltada ao "espiritual". Se mais tarde ele realmente achar que deve vincular isso a uma vida religiosa, ou a um ceticismo, é o aluno quem decide.

As vezes a religião é demasiadamente caricaturizada aqui no RV. A verdade é que possui sim ensinamentos interessantes e que podem sim ser muito úteis para muitas pessoas. Ainda mais pq o escritor defende a idéia de se conhecer várias religiões ( o que pode até conduzir ao ceticismo, satizfazendo assim a gregos e troianos).
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

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Fernando
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Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Fernando »

PS: ESPIRITUAL aqui tem o sentido religioso mesmo.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

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Will
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Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Will »

Concordo com sua exposição, porém acho que o estudo religioso poderia ser substituido por filosofia... Já que existem um diversidade muito grande de religião que por sua vez acaba obrigando alunos de credo diferente estudar um religião diferente da sua... Creio que isto não seja justo e me parece até que foi o motivo da exclusão dessa metéria (nada mais que justo).
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Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

BLÁBLÁBLÁ..Vão ver se eu tô lá na esquina... :emoticon17:

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Will
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Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:BLÁBLÁBLÁ..Vão ver se eu tô lá na esquina... :emoticon17:


Esse assunto é altamente relevante, Apoc... :emoticon5:
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Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:BLÁBLÁBLÁ..Vão ver se eu tô lá na esquina... :emoticon17:


Esse assunto é altamente relevante, Apoc... :emoticon5:


Essa gente devia ser excomungada do meio acadêmico. Tenho dito.

Apocaliptica

Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Apocaliptica »

Will,

Tu já viu o sem número de argumentos falaciosos que um cara desses usa para defender isso?

Filho meu não estuda em escola que tenha esse tipo de postura.

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Phantom Of Death
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Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Phantom Of Death »

Religião em escola eh ridículo, assim como rezar no inicio de aulas, ja vi professores assim, sempre fiquei sentado, até mesmo quando acreditava em Deus (até meus 12 anos de idade)
"Hey you,
Don't tell me there's no hope at all.
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Behind petrified eyes."

"...and everything under the sun is in tune
but the sun is eclipsed by the moon."

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clara campos
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Re: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por clara campos »

O conhecimento religioso precisa ser socializado, porque ele implica na maneira da pessoa estabelecer relações.
Falar em socialização do conhecimento na Escola implica em encarar a relação desse conhecimento com outras modalidades, tais como, o conhecimento popular e religioso. Não se trata de negar a existência, nem a importância dessas modalidades de conhecimento. Trata-se de lidar com essas modalidades como ponto de partida, uma vez que o educando já as traz consigo para a Escola, na perspectiva da apropriação do conhecimento. A apropriação do conhecimento religioso se põe como necessária, na função de subsidiar a compreensão do fenômeno religioso.


A meu ver, existem apenas duas formas de ensinar religião, ou, se preferirem, enquadrar a religião na construção pedagógica.

A primeira - e tradicional - pretende acima de tudo a envagelização, e debruça-se sobre uma só religião.
Escusado será dizer que este modelo não é apropriado para uma escola pública dum estado laico.

A segunda seria uma espécie de "religião comparada", em que se abordaria o fenómeno religioso em si, e se procederia a um estudo relativamente superficial sobre diferentes religiões.
Esta "disciplina" parece-me interessante, de qualquer forma não tão importante que implique sobrecarregar ainda mais os nossos alunos com uma disciplina cujo tema já é (ou deveria ser) abordado em outras disciplinas como história e fiolosofia.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

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Lúcifer
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Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Lúcifer »

A colocação do Fernando é interessante e isso merece ser discutido sim.
Só uma perguntinha interessante.
Será que vai aparecer algum professor ensinando sobre o satanismo ou o luciferianismo?
Isso eu gostaria de ver afinal, essas duas podem ser consideradas como uma religião, ou não?
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Apocaliptica

Re: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Apocaliptica »

clara campos escreveu:
O conhecimento religioso precisa ser socializado, porque ele implica na maneira da pessoa estabelecer relações.
Falar em socialização do conhecimento na Escola implica em encarar a relação desse conhecimento com outras modalidades, tais como, o conhecimento popular e religioso. Não se trata de negar a existência, nem a importância dessas modalidades de conhecimento. Trata-se de lidar com essas modalidades como ponto de partida, uma vez que o educando já as traz consigo para a Escola, na perspectiva da apropriação do conhecimento. A apropriação do conhecimento religioso se põe como necessária, na função de subsidiar a compreensão do fenômeno religioso.


A meu ver, existem apenas duas formas de ensinar religião, ou, se preferirem, enquadrar a religião na construção pedagógica.

A primeira - e tradicional - pretende acima de tudo a envagelização, e debruça-se sobre uma só religião.
Escusado será dizer que este modelo não é apropriado para uma escola pública dum estado laico.

A segunda seria uma espécie de "religião comparada", em que se abordaria o fenómeno religioso em si, e se procederia a um estudo relativamente superficial sobre diferentes religiões.
Esta "disciplina" parece-me interessante, de qualquer forma não tão importante que implique sobrecarregar ainda mais os nossos alunos com uma disciplina cujo tema já é (ou deveria ser) abordado em outras disciplinas como história e fiolosofia.


Eu fico certamente com a segunda opção. Deixar essa discussão para as cadeiras de Filosofia e História.

Apocaliptica

Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Apocaliptica »

Fernando escreveu:Eu acho válida. É interessante que o aluno compreenda o fenômeno religioso de uma perspectiva mais voltada ao "espiritual". Se mais tarde ele realmente achar que deve vincular isso a uma vida religiosa, ou a um ceticismo, é o aluno quem decide.

As vezes a religião é demasiadamente caricaturizada aqui no RV. A verdade é que possui sim ensinamentos interessantes e que podem sim ser muito úteis para muitas pessoas. Ainda mais pq o escritor defende a idéia de se conhecer várias religiões ( o que pode até conduzir ao ceticismo, satizfazendo assim a gregos e troianos).


O maximo que eu admito é que a questão seja inserida como qualquer outra no contexto filosófico e histórico ou antropológico.

Não vejo necessidade alguma de mais do que isso.
Tantas falhas nas grades curriculares...vão se preocupar com isso?

Mas é a maldita tentativa de fazer proselitismo sob a máscara da pedagogia. Comigo, não.

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Will
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Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:Will,

Tu já viu o sem número de argumentos falaciosos que um cara desses usa para defender isso?

Filho meu não estuda em escola que tenha esse tipo de postura.


Eu acho preconceito seu, sim... As áreas dos saberes são enormes e não vejo motivo para que também na haja o conceito religioso nele... Tenho um preferencia melhor que a religião para se ensinar nas escolas que seria a filosofia e não acho justo só porque não tenho religião que os outros que tenham não possam aprimorar seu conhecimento sobre esses assunto. Lembro-lhe Apoc, que a administração governamental é organizado para alacançar a maior parte da população possível. Os ateus são minorias, e até quando não nos arganizemos só seremos minoria... Veja esse exemplo, poderíamos solicitar que a religião fosse substituida por filosofia, já que essa matéria poderia ajudar a alicerçar a moral do aluno.
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Apocaliptica

Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Apocaliptica »

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:Will,

Tu já viu o sem número de argumentos falaciosos que um cara desses usa para defender isso?

Filho meu não estuda em escola que tenha esse tipo de postura.


Eu acho preconceito seu, sim... As áreas dos saberes são enormes e não vejo motivo para que também na haja o conceito religioso nele... Tenho um preferencia melhor que a religião para se ensinar nas escolas que seria a filosofia e não acho justo só porque não tenho religião que os outros que tenham não possam aprimorar seu conhecimento sobre esses assunto. Lembro-lhe Apoc, que a administração governamental é organizado para alacançar a maior parte da população possível. Os ateus são minorias, e até quando não nos arganizemos só seremos minoria... Veja esse exemplo, poderíamos solicitar que a religião fosse substituida por filosofia, já que essa matéria poderia ajudar a alicerçar a moral do aluno.


Leia os meus outros posts acima. É essa a minha posição a respeito. Nem é preconceito, é conceito muito bem formado.

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Will
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Re: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Will »

clara campos escreveu:
O conhecimento religioso precisa ser socializado, porque ele implica na maneira da pessoa estabelecer relações.
Falar em socialização do conhecimento na Escola implica em encarar a relação desse conhecimento com outras modalidades, tais como, o conhecimento popular e religioso. Não se trata de negar a existência, nem a importância dessas modalidades de conhecimento. Trata-se de lidar com essas modalidades como ponto de partida, uma vez que o educando já as traz consigo para a Escola, na perspectiva da apropriação do conhecimento. A apropriação do conhecimento religioso se põe como necessária, na função de subsidiar a compreensão do fenômeno religioso.


A meu ver, existem apenas duas formas de ensinar religião, ou, se preferirem, enquadrar a religião na construção pedagógica.

A primeira - e tradicional - pretende acima de tudo a envagelização, e debruça-se sobre uma só religião.
Escusado será dizer que este modelo não é apropriado para uma escola pública dum estado laico.

A segunda seria uma espécie de "religião comparada", em que se abordaria o fenómeno religioso em si, e se procederia a um estudo relativamente superficial sobre diferentes religiões.
Esta "disciplina" parece-me interessante, de qualquer forma não tão importante que implique sobrecarregar ainda mais os nossos alunos com uma disciplina cujo tema já é (ou deveria ser) abordado em outras disciplinas como história e fiolosofia.


É Clara...

Infelizmente sua sengunda opção, e a mais acertada, está longe de ser realidade no Brasil. Na verdade, aqui, toda iniciativa do gênero é proselitista...
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Will
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Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:Will,

Tu já viu o sem número de argumentos falaciosos que um cara desses usa para defender isso?

Filho meu não estuda em escola que tenha esse tipo de postura.


Eu acho preconceito seu, sim... As áreas dos saberes são enormes e não vejo motivo para que também na haja o conceito religioso nele... Tenho um preferencia melhor que a religião para se ensinar nas escolas que seria a filosofia e não acho justo só porque não tenho religião que os outros que tenham não possam aprimorar seu conhecimento sobre esses assunto. Lembro-lhe Apoc, que a administração governamental é organizado para alacançar a maior parte da população possível. Os ateus são minorias, e até quando não nos arganizemos só seremos minoria... Veja esse exemplo, poderíamos solicitar que a religião fosse substituida por filosofia, já que essa matéria poderia ajudar a alicerçar a moral do aluno.


Leia os meus outros posts acima. É essa a minha posição a respeito. Nem é preconceito, é conceito muito bem formado.


Todo o conceito, principalmente os mais afoitos, correm o risco de se transformar em preconceito, Apoc... E inclusive é o que está aparecendo aqui, dada sua exposições iniciais...
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clara campos
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Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por clara campos »

Fernando escreveu:Eu acho válida. É interessante que o aluno compreenda o fenômeno religioso de uma perspectiva mais voltada ao "espiritual". Se mais tarde ele realmente achar que deve vincular isso a uma vida religiosa, ou a um ceticismo, é o aluno quem decide.

As vezes a religião é demasiadamente caricaturizada aqui no RV. A verdade é que possui sim ensinamentos interessantes e que podem sim ser muito úteis para muitas pessoas. Ainda mais pq o escritor defende a idéia de se conhecer várias religiões ( o que pode até conduzir ao ceticismo, satizfazendo assim a gregos e troianos).


Não creio que o Estado deva promover o "lado espiritual" ou a religiosidade, seja ela qual for.

É comum enbcontrar-se nos belos documentos de "diálogo Ecuménico" a bela união entre todas as religiões, a sua sintonia espiritual.

Contudo, esse inter-tolerância religiosa não é comummente aconselhada a pessoas não-religosas, céticos, ateus ou agnósticos.

A espiritualidade não é propriamente uma virtude essencial à socialização.

Não que eu pense que uma disciplina neste termitos seja "maléfica" ou prejudicial, mas ela não é imprescindível à edcuação/formação de cidadãos, e pode inclusivamente criar um clima de extra-valorização da religosidade/espiritualidade.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Apocaliptica

Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Apocaliptica »

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:Will,

Tu já viu o sem número de argumentos falaciosos que um cara desses usa para defender isso?

Filho meu não estuda em escola que tenha esse tipo de postura.


Eu acho preconceito seu, sim... As áreas dos saberes são enormes e não vejo motivo para que também na haja o conceito religioso nele... Tenho um preferencia melhor que a religião para se ensinar nas escolas que seria a filosofia e não acho justo só porque não tenho religião que os outros que tenham não possam aprimorar seu conhecimento sobre esses assunto. Lembro-lhe Apoc, que a administração governamental é organizado para alacançar a maior parte da população possível. Os ateus são minorias, e até quando não nos arganizemos só seremos minoria... Veja esse exemplo, poderíamos solicitar que a religião fosse substituida por filosofia, já que essa matéria poderia ajudar a alicerçar a moral do aluno.


Leia os meus outros posts acima. É essa a minha posição a respeito. Nem é preconceito, é conceito muito bem formado.


Todo o conceito, principalmente os mais afoitos, correm o risco de se transformar em preconceito, Apoc... E inclusive é o que está aparecendo aqui, dada sua exposições iniciais...


Não é afoito, Will. É o que eu penso mesmo. Se as pessoas julgam um opinião crítica como afoita, ainda mais me conhecendo, não posso fazer nada.

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Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Will »

clara campos escreveu:
A espiritualidade não é propriamente uma virtude essencial à socialização.

Não que eu pense que uma disciplina neste termitos seja "maléfica" ou prejudicial, mas ela não é imprescindível à edcuação/formação de cidadãos, e pode inclusivamente criar um clima de extra-valorização da religosidade/espiritualidade.


Concordei com tudo que disse, inclusive achei sua abordagem a melhor até agora, porém não concordo em hipótese nenhum com essa frase.

Muitas nações mesclam seu conceito civico ao religioso, tal como o Judaismo e o Mulçumanos... Particularmente acho interessante o estímulo ao ecumenismo para evitar situações como as várias guerras de cunho etinico/religioso que presenciamos nas ultimas decadas.
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Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por clara campos »

Will escreveu:
clara campos escreveu:
A espiritualidade não é propriamente uma virtude essencial à socialização.

Não que eu pense que uma disciplina neste termitos seja "maléfica" ou prejudicial, mas ela não é imprescindível à edcuação/formação de cidadãos, e pode inclusivamente criar um clima de extra-valorização da religosidade/espiritualidade.


Concordei com tudo que disse, inclusive achei sua abordagem a melhor até agora, porém não concordo em hipótese nenhum com essa frase.

Muitas nações mesclam seu conceito civico ao religioso, tal como o Judaismo e o Mulçumanos... Particularmente acho interessante o estímulo ao ecumenismo para evitar situações como as várias guerras de cunho etinico/religioso que presenciamos nas ultimas decadas.

desculpa Will, não entendo como é que o que tu escreveste se relaciona com a minha citação, pelo que não comprendo a discordancia
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

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Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Will »

clara campos escreveu:
Will escreveu:
clara campos escreveu:
A espiritualidade não é propriamente uma virtude essencial à socialização.

Não que eu pense que uma disciplina neste termitos seja "maléfica" ou prejudicial, mas ela não é imprescindível à edcuação/formação de cidadãos, e pode inclusivamente criar um clima de extra-valorização da religosidade/espiritualidade.


Concordei com tudo que disse, inclusive achei sua abordagem a melhor até agora, porém não concordo em hipótese nenhum com essa frase.

Muitas nações mesclam seu conceito civico ao religioso, tal como o Judaismo e o Mulçumanos... Particularmente acho interessante o estímulo ao ecumenismo para evitar situações como as várias guerras de cunho etinico/religioso que presenciamos nas ultimas decadas.

desculpa Will, não entendo como é que o que tu escreveste se relaciona com a minha citação, pelo que não comprendo a discordancia


Quanto vc diz que "A espiritualidade não é propriamente uma virtude essencial à socialização". Se vc se refere a espiritualidade à religião, é claro!
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Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por clara campos »

tu achas que a espiritualida, enquanto sinónimo de religiosidade, é essencial à socialização?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

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Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por Will »

clara campos escreveu:tu achas que a espiritualida, enquanto sinónimo de religiosidade, é essencial à socialização?


Evidentemente me referindo ao ecumenismo pelos moldes proposto no documento que apresentei, seria positivo para questões como a dos curdos e xiitas... Não acha?
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Re: Re.: Religião e a Pedagogia.

Mensagem por clara campos »

Will escreveu:
clara campos escreveu:tu achas que a espiritualida, enquanto sinónimo de religiosidade, é essencial à socialização?


Evidentemente me referindo ao ecumenismo pelos moldes proposto no documento que apresentei, seria positivo para questões como a dos curdos e xiitas... Não acha?

não vejo como é que discordas de mim

que exista diálogo ecuénico entre religiões eu apoio, defendo e trabalho para isso

mas que a religiosidade seja encarada como um bem essencial, eu n posso defender.
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Trancado