Fernando escreveu:Pode me explicar pq vc acha que tudo parece apontar para que a realidade NÃO seja determinista? Eu não entendi. Pra mim isso não parece assim tão evidente..
A realidade engloba tudo, certo?
Relações físicas, químicas, biológicas, ecológicas humanas.
Se a Realidade é TUDO então se ela for determinável, tudo o é.
Eu estudo química e, nas experiências, concluo que, a partir de certo ponto, quando as variáveis (causas) começam a ser muitas, eu deixo de conseguir determinar as consequências (efeitos).
Do pouco de física e matemática que estudei, verifiquei que pequenas variações nas variáveis iniciais podem resultar em efeitos díspares, não determináveis.
Em biologia, fisiologia, ecologia e microbiologia constatei o mesmo.
As poucas (e simples) coisas que li da Teoria do Caos vieram-se enquadrar perfeitamente nesta minha intuição, e aí, começas a ver o Caos em todo o lado.
Se deixares as ciências experimentais, e passares paras as humanas, então o Caos é Rei.
A infinidade de causas para cada efeito impossibilita que se determine o efeito. Até mesmo no lançamento dum dado não podes garantir qual número sairá naquela jogada.
Em Portugal existe um ditado que diz:
Por um prego se perdeu uma ferradura
Por uma ferradura um cavalo
Por um cavalo um cavaleiro
Por um cavaleiro um exército inteiroAo constatar-se que se perdeu um prego, não se pode determinar que se vá perder todo o exército.
Contudo aquele prego em particular era daquela ferradura em particular, que pertencia àquele cavalo em particular, que sendo exactamente aquele dono, culminou na perda do exército.
Uma data de eventos independentes e aleatórios culminaram num efeito que nãoe ra determinável a partir do primeir, ou segundo evento.
Fernando escreveu:Sorry.
No problem

Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)