Inri Cristo vs Kardecismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Re: Re.: Inri Cristo vs Kardecismo

Mensagem por Botanico »

o anátema escreveu:
betossantana escreveu:Chamo de mau-caratismo esculhambar a Bíblia porque os cristãos dizem que ela encerra a VERDADE como se o Livro dos Espíritos não fosse CHEIO de VERDADES também.

Mas e daí? Você não acha que AMBOS são cheios de "verdades"? Acho que aqui praticamente todos acham os dois livros algo de imenso valor para a reciclagem de papel ou como combustível para fogueiras de festas juninas, e cada um tem suas próprias verdades, ainda que talvez seja comum que essa verdade seja a idéia de que não podemos saber qual é a verdade sobre muitas coisas... não vejo muita diferença, no sentido de caráter... de lógica sim.

Bem, há livros dentro da Bíblia que trazem relatos históricos que eventualmente se provam verdadeiros, bem com conselhos bons, como em Provérbios, Eclesiastes é também muito bom, Daniel idem, e basicamente a moral evangélica. Para mim isso se traduz em verdades que são aceitas pela maioria. O Livro dos Espíritos vai na mesma balada. Ambas as obras têm erros? Lógico, são produtos humanos e o homem não é infalível.

Quanto a considerá-los mensagens divinas, devendo ser acatados como tais sem restrições, ou material para reciclagem, como vocês céticos pensam, são duas posições muito cômodas, pois dispensam o trabalho de pensar. Eu fico no meio-termo: pego o que acho válido, mas não deixo de reparar no que acho errado.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

betossantana escreveu:RCAdeBH, queixe-se com o Botanico.

Beto, eu entendi a separaçao que o Botanico faz entre o espiritismo e o cristianismo ROMANO. Quando eu falo que um espirita é cristão, seria no sentido de incorporar as palavras de Cristo na sua vida como um exemplo, não de seguir dogmas ou concordar com teorias absurdas apregoadas pela igreja a milênios.

betossantana escreveu:Bjs

Dispenso. Um aperto de mãos seria mais apropriado.
" ...I'm running to stand still... "

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

RCAdeBH escreveu:
Beto, eu entendi a separaçao que o Botanico faz entre o espiritismo e o cristianismo ROMANO. Quando eu falo que um espirita é cristão, seria no sentido de incorporar as palavras de Cristo na sua vida como um exemplo, não de seguir dogmas ou concordar com teorias absurdas apregoadas pela igreja a milênios.

E se a igreja tiver apenas inventado também tudo oque Jesus disse?

Será que ele realmente falou alguma coisa ou tudo que conhecemos sobre cristo foi inventado pela igreja?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

O ENCOSTO escreveu:
RCAdeBH escreveu:

E se a igreja tiver apenas inventado também tudo oque Jesus disse?

Será que ele realmente falou alguma coisa ou tudo que conhecemos sobre cristo foi inventado pela igreja?

Não nego que tenho minhas dúvidas e receios a cerca do que está na biblia devido a enorme influência que os papas e concílios tiveram sobre seu conteúdo, porem deixar de examinar e tentar raciocinar sobre ela devido a isso é absurdo para mim.
Como é que estava o umbral, Angus?
" ...I'm running to stand still... "

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Botanico escreveu:Eu fico no meio-termo: pego o que acho válido, mas não deixo de reparar no que acho errado.[/color]

É o que você faz com o Livro dos Espíritos também.

Bjs
É um problema espiritual, chupe pau!

Botanico

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:
Botanico escreveu:Eu fico no meio-termo: pego o que acho válido, mas não deixo de reparar no que acho errado.[/color]

É o que você faz com o Livro dos Espíritos também.

Bjs

Exato. Faço também com revistas dos testemunhas de juvená, dos adventistas, livros e jornais evangélicos...

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Botanico escreveu:
Abmael escreveu:
betossantana escreveu:
Botanico escreveu:Esqueci que você é um ateu e todo bom ateu é um mendigo filosófico em questõe espirituais, com sua mente flutuando no vazio absoluto do vácuo.

Ai, meu Deus, ADOREI isso!!!! Mente flutuando no vazio absoluto do vácuo, vou usar também!!!

Bjs

- Já eu gostei mais do: - "todo bom ateu é um mendigo filosófico", grande pensamento, bateu lá no fundo, acho que vou até me converter... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Abraços,

Olha a ressalva: mendigo filosófico EM QUESTÕES ESPIRITUAIS. Um ateu que entendesse de teologia seria uma anomalia... Bem, de qualquer forma, astrologia, ufologia, parapsicologia, filosofia, teologia e principalmente a sociologia são culturas inúteis...

Eu tenho duas disciplinas optativas em teologia. Uma acerca do ideário da Igreja na Idade Média, e outra sobre a renovação cristã sob o paradigma oriental.

O Dante então, deve ter várias.

Trancado