Acauan escreveu:André escreveu:Esses liberais querem liberdade econômica para lucrar o Maximo que for possível e com o dinheiro acumular e gerar concentração de renda.Já o Liberalismo social, social democracia entre outros entendem que a geração tem que privilegiar distribuição de renda, justiça social, e no caso da Suécia, por exemplo, responsabilidade ambiental já entrou tb na letra da lei.
"Esses liberais" quem, cara pálida?
Gostaria que mostrasse uma linha nas obras de Von Mises, Hayek ou Friedman que prove que eles queriam apenas lucrar o máximo possível, acumular e concentrar renda.
Caso prefira a prática à teoria, cite um único país rico cuja redução da pobreza se deveu mais à intervenção estatal do que à eficiência da iniciativa privada.
A Suécia só pode se dar aos luxos citados DEPOIS que ficou muito, muito rica aproveitando as oportunidades do livre mercado.
Esses liberais são contra ação do Estado para reverter os benefícios da produção em qualquer direção, mesmo que o caráter seja para promover justiça social.Acreditam que justiça social pode ser gerada pelo livre mercado e quanto menos obrigações os negócios tem mais riqueza mais justiça é promovida.Ou vc nega que eles defendam isso?
Eu simplesmente discordo, na minha opinião é necessário simultaneamente o incentivo a produção, e obrigações no sentido de responsabilidade social e ambiental.A liberdade econômica deve existir desde que esteja em nome do bem comum.O bem comum não está nas praticas da maioria das pessoas de negócios, logo tem que estar nas leis, e na ação do Estado, para se materializar.
http://clipping.planejamento.gov.br/Not ... Cod=227697
Clinton diminui impostos nas classes medias e para os pobres mas os ricos pagaram mais.A pobreza diminuiu.
"Durante o governo de Bill Clinton, a redução na carga tributária beneficiou principalmente os mais pobres e a classe média; os mais ricos pagaram mais impostos. O buraco fiscal foi completamente sanado, e com o aumento da arrecadação tributária, Clinton investiu em programas de assistência-desemprego, concentrando recursos em treinamento e capacitação para os desempregados. Como conseqüência, milhares de americanos saíram da folha de gastos do governo, do chamado "welfare", e se uniram à força produtiva. A menor taxa de desemprego e pobreza entre afro-americanos registrada da história dos Estados Unidos foi atingida durante o governo Clinton."
Responsabilidade fiscal, contensão de gastos acompanharam políticas públicas destinadas a diminuir a desigualdade.Já no governo Bush.
"Desde 2000 a pobreza vem crescendo no país, depois de ter diminuído por sete anos consecutivos durante o governo democrata de Clinton
Apesar da recessão americana do final dos anos 90, a economia vem registrando ganhos constantes, as taxas de juros e a inflação permanecem baixas e a carga tributária foi reduzida drasticamente. O quê, então, pode explicar o aumento da pobreza nos Estados Unidos? Os números do Censo trazem à tona uma faceta diferente da pobreza americana: a persistência da desigualdade no acesso a bens, serviços e mercados.
As baixas taxas de juros, usadas para aquecer a economia, ajudaram o país a sair da recessão do final dos anos 90 rapidamente, mas não foram aproveitadas pelos mais pobres, que tradicionalmente não possuem acesso ao crédito. A redução da carga tributária, que foi a principal plataforma de campanha de George W. Bush, favoreceu a camada mais rica da população, mas não beneficiou aqueles que realmente precisavam de alívio. Desde 2001, aproximadamente metade dos cortes na carga tributária beneficiaram apenas 1% da população americana. Com menor arrecadação, o que se observa hoje nos EUA é um buraco fiscal cada vez maior. A cada dia, o governo tem que pedir mais dinheiro emprestado para financiar a dívida interna, a guerra no Iraque, no Afeganistão, e agora a reconstrução de Nova Orleans. Somente a guerra no Iraque custa US$ 5 bilhões/mês ao Tesouro americano. Com o aumento da dívida, sobra menos dinheiro para gastos em programas sociais, e não resta alternativa ao governo senão reduzir drasticamente o gasto com iniciativas de apoio social, tais como programas de assistência-desemprego, de moradia, e de saúde."
Alias o exemplo americano é bom pq tem os dois lados.
Clinton simbolizou o Liberalismo social.Tendência que tem seus pontos de contato com a social democracia européia.
PS: Mais calma Acuan.Eu tenho minhas opiniões, e penso eu posso expor e não existe a necessidade de um discurso ríspido simplesmente pq discorda delas.Podemos divergir de forma mais polida.