Brasil desperdiça 30% dos alimentos que produz, diz ONG

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Poindexter

Re: Re.: Brasil desperdiça 30% dos alimentos que produz, diz

Mensagem por Poindexter »

Apocaliptica, por quê condenaste o meu ex-colega? Não era direito dele comer o quanto quisesse? Para você ele não pode comer o quanto quiser mas poderia deixar o quanto quiser mofando no prato?

Quanrto à legalidade, não estou discutindo se é ilegal ou não. Quem gosta de entrar nisso aí é o betossantana, não eu. Estou discutindo se é interessante ou não, se é bom ou não.

Quanto ao arroz com feijão ao qual te referiste, põe apenas um pouco na primeira vez, para você saber se gosta ou não. Você pode não gostar, mas outras gostam sim.

Quanto a deixar comida no prato não ser crime, acho que não é mesmo, mas, como disse, estou discutindo o mérito das coisas, e não sua legalidade ou ilegalidade.

Quanto ao critério de multa, é simples: em alguns lugares é por peso, e em outros por peça (em geral, nos japoneses é por peça, porque os sushis e sashimis vêm em peças.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Poindexter escreveu:É a mesma coisa com a comida deixada no prato. Para o restaurante, qual a diferença entre você deixar 200g no prato ou levar 200g numa quentinha para casa? NENHUMA! Por isso, a idéia de cobrar!

MUITA, MUITA diferença, querido, o estabelecimento está fornecendo comida pra ser consumida exclusivamente em suas dependências, quando o consumidor já destina certa quantidade de comida pra consumo pessoal ele pode dar a ela a destinação que quiser dentro daquele ambiente físico, a comida NÃO É MAIS propriedade do fornecedor quando já está no prato do consumidor, ela é DO CONSUMIDOR. Se ele quiser jogá-la NO LIXO, problema dele.
É um problema espiritual, chupe pau!

Poindexter

Re.: Brasil desperdiça 30% dos alimentos que produz, diz ONG

Só quero agora saber da Apocaliptica e do betossantana, que INSISTEM em advogar que ao se pagar um rodízio automaticamente cada cliente comprou os direitos não apenas sobre a comida que efetivamente consumiu no estabelecimento, duas coisas:

1a) Vocês acham que um cliente pode embrulhar TODA a comida do estabelecimento e levar para casa? Sim ou não, e por quê? Se responderem "não", o principal argumento de vocês caiu por terra.

2a) Se "sim" na 1a, isso configuraria venda da mesma coisa para várias pessoas, ou seja, um overbooking épico. Deveria-se então, dada a indissociabilidade entre o sistema de rodízio com o overbooking, proibir os rodízios no Brasil?
Editado pela última vez por Poindexter em 26 Fev 2007, 02:37, em um total de 2 vezes.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Poindexter escreveu:Apocaliptica, por quê condenaste o meu ex-colega? Não era direito dele comer o quanto quisesse? Para você ele não pode comer o quanto quiser mas poderia deixar o quanto quiser mofando no prato?

Quanrto à legalidade, não estou discutindo se é ilegal ou não. Quem gosta de entrar nisso aí é o betossantana, não eu. Estou discutindo se é interessante ou não, se é bom ou não.

Quanto ao arroz com feijão ao qual te referiste, põe apenas um pouco na primeira vez, para você saber se gosta ou não. Você pode não gostar, mas outras gostam sim.

Quanto a deixar comida no prato não ser crime, acho que não é mesmo, mas, como disse, estou discutindo o mérito das coisas, e não sua legalidade ou ilegalidade.

Quanto ao critério de multa, é simples: em alguns lugares é por peso, e em outros por peça (em geral, nos japoneses é por peça, porque os sushis e sashimis vêm em peças.

Poind, como eu já disse há formas mais educativas de se fazer isso.
Eu não abriria um restaurante para fazer isto com meus clientes e não entraria num restaurante destes. Também não me respondeste o critério adotado quando naõ for por peça.
E aposto que a tal peça volta para a cozinha e de lá para mesa. Para o lixo não vai.

E outra: ninguém come além da sua capacidade do seu estômago. Só se vomitar e voltar para a mesa. Como isso não ser corriqueiro, não vejo justificativa nisto.

Também continuo não entendendo o que fazer com meu filho, o amiguinho do meu filho, ou a minha dor de barriga ( ironias aqui fazem parte do quadro do absurdo, mas acontecem).

betossantana
Contato:

Poindexter escreveu:1a) Vocês acham que um cliente pode embrulhar TODA a comida do estabelecimento e levar para casa? Sim ou não, e por quê? Se responderem "não", o principal argumento de vocês caiu por terra.

Pare de INVENTAR, eu já disse que o restaurante fornece comida pra ser consumida exclusivamente em suas dependências, eles não são fast-food, e por isso eles podem obviamente proibir que consumidores deixem o estabelecimento levando comida consigo. Mas quando o consumidor coloca a comida em seu prato ele JÁ A ESTÁ CONSUMINDO, porque aquela comida, EM TESE, não irá ser reaproveitada, e mesmo que fique intocada, será jogada fora. Não vejo onde caiu nada por terra aí.

Bjs.

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Poindexter escreveu:É a mesma coisa com a comida deixada no prato. Para o restaurante, qual a diferença entre você deixar 200g no prato ou levar 200g numa quentinha para casa? NENHUMA! Por isso, a idéia de cobrar!

MUITA, MUITA diferença, querido, o estabelecimento está fornecendo comida pra ser consumida exclusivamente em suas dependências, quando o consumidor já destina certa quantidade de comida pra consumo pessoal ele pode dar a ela a destinação que quiser dentro daquele ambiente físico, a comida NÃO É MAIS propriedade do fornecedor quando já está no prato do consumidor, ela é DO CONSUMIDOR. Se ele quiser jogá-la NO LIXO, problema dele.

Mas evidente! Onde já se viu isto? Se for justificativa para educar o cliente é balela! Imagina, o cliente tem razão cada vez mais. A comida foi paga, é dele. Se quiser enfiar no bolso ou mandar embrulhar o restaurante nada tem a ver com isso.

Sinceramente, aqui no RS o estabelecimento ficaria às moscas.
Se não fosse processado.
Isso é loucura!

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu:E aposto que a tal peça volta para a cozinha e de lá para mesa. Para o lixo não vai.

Pior que é.

Apocaliptica escreveu:E outra: ninguém come além da sua capacidade do seu estômago. Só se vomitar e voltar para a mesa. Como isso não ser corriqueiro, não vejo justificativa nisto.

Mais ou menos, né... estávamos falando no tópico justamente de desperdício e até aposto que esse procedimento de multar tenha sido criado pra diminuir um certo prejuízo que os restaurantes poderiam estar experimentando ao disponibilizarem uma grande quantidade de comida que poderia estar sendo jogada fora intacta, MAS MESMO ASSIM um hábito nefasto dos consumidores não pode servir de motivo legítimo pros fornecedores constrangerem-nos desse modo. Se o problema é a educação dos consumidores e o empresário não pode arcar com isso, então ele que deixe de prestar esse serviço e mude pra outro, ué!!! Cada uma??

Apocaliptica

Estranho...aqui em Porto Alegre ( e SP também, que já morei lá), se eu peço uma comida e não como, peço para embrulhar e levar para casa. Mas nem precisa. Bons restaurantes oferecem para fazer isto e tem até embalagens apropriadas.
Volto com gosto no outro dia . Assim se cria uma relação civilizada entre as partes.

Aliás, bom restaurante é aquele em que você pede um prato que nunca provou e o garçom ou o chefe dizem: "Senhora, esse prato serve 3 pessoas, é demais para um casal. Posso fazer outra sugestão? Ou a senhora quer que eu adapte para 2 pessoas?"

Perfeito.

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu:A comida foi paga, é dele. Se quiser enfiar no bolso ou mandar embrulhar o restaurante nada tem a ver com isso.

No caso de embrulhar acho que já depende, o que o Poin disse sobre isso me parece razoável.

Poindexter

betossantana escreveu:
Pare de INVENTAR, eu já disse que o restaurante fornece comida pra ser consumida exclusivamente em suas dependências, eles não são fast-food, e por isso eles podem obviamente proibir que consumidores deixem o estabelecimento levando comida consigo. Mas quando o consumidor coloca a comida em seu prato ele JÁ A ESTÁ CONSUMINDO, porque aquela comida, EM TESE, não irá ser reaproveitada, e mesmo que fique intocada, será jogada fora. Não vejo onde caiu nada por terra aí.

Bjs.

Se eu entrar num lugar desses com uma galera e brincarmos de Guerra de Comida, podemos?

Estamos consumindo a comida, não? Em tese, não será reaproveitada, não é mesmo?

E se eu começar a jogar as travessas no lixo, posso?

NÃO????????????? Por quê?????

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu:A comida foi paga, é dele. Se quiser enfiar no bolso ou mandar embrulhar o restaurante nada tem a ver com isso.

No caso de embrulhar acho que já depende, o que o Poin disse sobre isso me parece razoável.

Poindexter

betossantana escreveu:

Bjs.

Se eu entrar num lugar desses com uma galera e brincarmos de Guerra de Comida, podemos?

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Apocaliptica

Poindexter escreveu:
betossantana escreveu:

Bjs.

Mas que extrapolação! O que tem a ver balbúrdia de gang mal educada com eu deixar a comida que paguei no prato? Chama o segurança ou a polícia recolhe aos costumes!
Tem tabela de preço pra isso também? Duvido que consigam cobrar pelo prato quebrado.
Ah e também nunca vi isso acontecer... Tu já viu? Isto justificaria o assunto da multa descabida?

Não.

Apocaliptica

betossantana,

Mais ou menos, né... estávamos falando no tópico justamente de desperdício e até aposto que esse procedimento de multar tenha sido criado pra diminuir um certo prejuízo que os restaurantes poderiam estar experimentando ao disponibilizarem uma grande quantidade de comida que poderia estar sendo jogada fora intacta, MAS MESMO ASSIM um hábito nefasto dos consumidores não pode servir de motivo legítimo pros fornecedores constrangerem-nos desse modo. Se o problema é a educação dos consumidores e o empresário não pode arcar com isso, então ele que deixe de prestar esse serviço e mude pra outro, ué!!! Cada uma??

Tenham em mente uma noção bem simples: restaurante algum de rodízio tem prejuízo. Nem que o cara coma em dobro. Existem cálculos com margem de lucro bem folgada. Uns comem muito, outros comem na média e outros comem tão pouco que chega a ser covardia pagar tudo aquilo.

Restaurantes faturam mais na bebida. Os valores dos pratos também são calculados considerando-se que os preços com os ingredientes mais caros sejam considerados mais consumidos. O resto é lucro.

Então , essa conversa não cola.

Poindexter

CLARO que ia ter alguma postagem justo antes de eu limpar a última repetição da minha última mensagem por causa dos PAUS frequentes neste fórum!

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

betossantana
Contato:

Poindexter escreveu:Se eu entrar num lugar desses com uma galera e brincarmos de Guerra de Comida, podemos?

Pooooooooooooin, Pooooooooin, Pooooooin...

Não pode, porque estaria perturbando a refeição dos outros consumidores, além de usar a comida pra um fim diverso da alimentação dentro do estabelecimento, o que ele não tem obrigação de permitir. E nem diga que quando se deixa a comida no prato isso também é um fim diverso da alimentação, porque quando o consumidor coloca a comida NO PRATO, é óbvio que A INTENÇÃO dele é comê-la, pouco importando se ela efetivamente é comida ou não.

Poindexter escreveu:E se eu começar a jogar as travessas no lixo, posso?

Não, porque você estaria prejudicando os outros consumidores que também teriam pago para terem as mesmas OPÇÕES que você, e se você não tem a intenção de consumir a comida, não pode impedir que os outros o façam. Além do mais o estabelecimento não disponibiliza AS TRAVESSAS de comida pros público, e sim um prato no qual você separará os ítens que pretende comer, o prato é a unidade de consumo do comprador e a autonomia deste se restringe a ele.

Bjs.

Poindexter

Apocaliptica escreveu:Estranho...aqui em Porto Alegre ( e SP também, que já morei lá), se eu peço uma comida e não como, peço para embrulhar e levar para casa. Mas nem precisa. Bons restaurantes oferecem para fazer isto e tem até embalagens apropriadas.
Volto com gosto no outro dia . Assim se cria uma relação civilizada entre as partes.

Rodízios?????????

Apocaliptica escreveu:Aliás, bom restaurante é aquele em que você pede um prato que nunca provou e o garçom ou o chefe dizem: "Senhora, esse prato serve 3 pessoas, é demais para um casal. Posso fazer outra sugestão? Ou a senhora quer que eu adapte para 2 pessoas?"

Perfeito.

Isso é À LA CARTEEEEEE!!!!!! Não é rodízio!!!!!!!!

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Apocaliptica

É aqui tá INTERNAL SEVERAL ERROR direto! Deu uma bagunça para postar!

Pessoas , tô com sono!

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:É aqui tá INTERNAL SEVERAL ERROR direto! Deu uma bagunça para postar!

Pessoas , tô com sono!

Ficou parecendo desperdicio de espaço na internet, ou de forum.

:emoticon12: :emoticon12:

:emoticon19:
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu:[b]Tenham em mente uma noção bem simples: restaurante algum de rodízio tem prejuízo. Nem que o cara coma em dobro. Existem cálculos com margem de lucro bem folgada. Uns comem muito, outros comem na média e outros comem tão pouco que chega a ser covardia pagar tudo aquilo.
Restaurantes faturam mais na bebida. Os valores dos pratos também são calculados considerando-se que os preços com os ingredientes mais caros sejam considerados mais consumidos. O resto é lucro.

É, Apoc, realmente, você me convenceu. Então fica absolutamente indefensável essa idéia estapafúrdia de multar os condumidores.

Isso é bom pra todo mundo que chupa o pau e dá o cu ao SENHOR DEUS Capitalismo e ao SENHOR DEUS Mercado ter um gostinho do quanto os agentes econômicos mais poderosos podem fazer com os menos poderosos. "O consumidor na verdade é o agente mais forte do mercado", QUÁ QUÁ! Quero que gritem de joelhos, chorando LÁGRIMAS DE SANGUE, pelo Estado agora.

Bjs.

Apocaliptica

André escreveu:
Apocaliptica escreveu:É aqui tá INTERNAL SEVERAL ERROR direto! Deu uma bagunça para postar!

Pessoas , tô com sono!

Ficou parecendo desperdicio de espaço na internet, ou de forum.

:emoticon12: :emoticon12:

:emoticon19:

hauhauhauh...ficou? :emoticon12:

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:[b]Tenham em mente uma noção bem simples: restaurante algum de rodízio tem prejuízo. Nem que o cara coma em dobro. Existem cálculos com margem de lucro bem folgada. Uns comem muito, outros comem na média e outros comem tão pouco que chega a ser covardia pagar tudo aquilo.

É, Apoc, realmente, você me convenceu. Então fica absolutamente indefensável essa idéia estapafúrdia de multar os condumidores.

Isso é bom pra todo mundo que chupa o pau e dá o cu ao SENHOR DEUS Capitalismo e ao SENHOR DEUS Mercado ter um gostinho do quanto os agentes econômicos mais poderosos podem fazer com os menos poderosos. "O consumidor na verdade é o agente mais forte do mercado", QUÁ QUÁ! Quero que gritem de joelhos, chorando LÁGRIMAS DE SANGUE, pelo Estado agora.

Bjs.

Olha , aceito tudo, menos abusos de poder de parte alguma. Bom senso ou retire-se do mercado e vá fazer outra coisa.

Sou capitalista, mas educação é bom e saber educar também exige respeito.

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu:Olha , aceito tudo, menos abusos de poder de parte alguma.

Ooooooooooooh, Apoc, que iiiiiiissoooooo. "Abusos"? De "PODER"? Oh, que poder os coitadinhos dos fornecedores de produtos e serviços em um mercado têm, coitadinhos? Se são OS CONSUMIDORES que DITAM AS REGRAS e são SENHORES do Mercado?

E como é que se pode cometer algum "ABUSO" de um direito que é ABSOLUTO como a li-ber-da-de e-co-nô-mi-ca? Ora, isso é impossíííííível. Não pode haver "abuso" em uma área que prescinde de regulamentação estatal, TUDO deveria ser permitido no âmbito exclusivo da li-ber-da-de dos in-te-res-sa-dos.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apocaliptica

betossantana,

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Com esta eu fui mesmo!!!

Smaaack!!!

SickBoy

Mensagem por SickBoy »