Capitalismo Americano afunda pobres

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
André

Re: Re.: Capitalismo Americano afunda pobres

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:
André escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Flush escreveu:
Apocaliptica escreveu:Não é o capitalismo americano. É o capitalismo Bush.

Como é o Bush que lidera as coisas por lá passa a ser Americano.
Inda por cima Capitalismo Neofundamentalista Cristão!

Agora sim. Mas isto não reflete toda a história do capitalismo americano. Vide governo Clinton.

Exatamente o que eu disse.

Ah apoc vc tinha me perguntado sobre educação política e acho que não exemplifiquei.Coisas simples levam a educação política.Assistir um debate, por exemplo, mas obvio que o aproveitamento do debate e quanto se aprende de educação política em cada individuo varia.Quando falei da Democracia Ampliada facilitar educação política foi pq nela, ou na Democracia semidireta que é o que existe na Suíça, são ampliados os espaços de envolvimento debate e dialogo.Com isso os interessados, lógico tudo facultativo, aprendem política participando dela, do processo.Eu percebi muito cedo que sempre que me envolvia em algo aprendia mais sobre isso, e aprendia coisas que as vezes o estudo solitário não ensina.O estudo formal é fundamental, mais importante e prescinde, porém a educação política tem seu valor, e ela fica deficiente se o sistema não encoraja e abre canais de participação coletiva.

PS:Detalhe as vezes organizo o discurso de forma invertida e isso deve ser pq gosto de Star Wars e especialmente do mestre Yoda. :emoticon12: :emoticon16: :emoticon13:

Concordo com você na teoria. Mas para mim ela é quase inocente, se pensar em Brasil. A questão é que a forma que estas "coisas simples" é feita por aqui(seriedade,planejamento,execução, eficiência e eficácia) beiram a nulidade. Não sei por que motivos enraizados em nossa cultura, toda iniciativa por aqui é sempre menos séria do que em países onde a coisa "anda". Fazemos tudo "nas coxas" e pela metade. A maior parte das iniciativas têm objetivo teoricamente embasados num objetivo mais ou menos evidente, mas o detalhamento e o empenho, assim como a continuidade sempre morrem na praia.
É muito diferente entrar num Museu como o MASP e num Metropolitan em NY, um Louvre em Paris, um Gugenhein em Balboa.

No entanto, todo mundo se gaba do MASP e acha aquilo uma coisa fantástica. Acho o MASP um lixo.

Percebe a diferença? O Memorial da América Latina na Barra Funda em SP é ridículo.
Por que continuamos mentindo e nos auto-enganando?

Eu tenho plena consciência que é difícil pra pacas.Porém pelo menos estou pensando em soluções, e de todas que já pensei, lí, essa para mim é uma das mais importantes.

Como Rorty ,um liberal diga-se de passagem,escreveu "Somente devemos abandonar uma utopia, quando acharmos uma outra, ainda melhor".É necessário para mobilizar ação.O sonho é o amparo do pensamento, a preocupação, que direciona ações em seu sentido.

Não vejo muita gente pensando em soluções.Se achar uma melhor que me convença, pode virar minha bandeira.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Capitalismo Americano afunda pobres

Mensagem por Aranha »

- Cadê o pessoal que usa cueca azul e vermelha com estrelinhas aqui do fórum? - Só o Póin foi macho de aparecer!!!

:emoticon3: :emoticon3: :emoticon12:
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

André,

Como Rorty ,um liberal diga-se de passagem,escreveu "Somente devemos abandonar uma utopia, quando acharmos uma outra, ainda melhor".É necessário para mobilizar ação.O sonho é o amparo do pensamento, a preocupação, que direciona ações em seu sentido.

Concordo. Mas viver sonhando e não executar com garra ( garra não a garra tupiniquim alardeada, é fazer acontecer no nível muito acima da média ) é o mesmo que nem ter sonhado.

Não vejo muita gente pensando em soluções.Se achar uma melhor que me convença, pode virar minha bandeira.

Então vejamos:

O que você faria com uma meninada de uma favela carente para aumentar a consciência política deles?

O que você faria com a meninada de uma escola de elite econômica ( muitos vivem alienados na sua vidinha casa-escola-balada-cinema-teatro-grife-viagem)?

Apocaliptica

Abmael escreveu:- Cadê o pessoal que usa cueca azul e vermelha com estrelinhas aqui do fórum? - Só o Póin foi macho de aparecer!!!

Serve eu? Macho de lingerie feminina, serve?

Flush

Mensagem por Flush »

Usuário deletado escreveu:Pobres não-americanos diga-se de passagem.

Não. O estudo foi feito sobre cidadãos norte-americanos conforme referi na noticia. Não são considerados para o estudo pessoas que estejam nos E.U.A. em turismo, assim como não são considerados os que estejam nos E.U.A. com outra nacionalidade.

O estudo é explicito. São Americanos. Não são senegaleses nem etiopes. Simplesmente são cidadãos Americanos...

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Abmael escreveu:- Cadê o pessoal que usa cueca azul e vermelha com estrelinhas aqui do fórum? - Só o Póin foi macho de aparecer!!!

Macha, é o que você quer dizer... :emoticon13: :emoticon131:

O ENCOSTO
Contato:

Re: Capitalismo Americano afunda pobres

Mensagem por O ENCOSTO »

Flush escreveu:16 milhões vivem em pobreza extrema nos E.U.A.

Imagem

Cerca de 16 milhões de cidadãos norte-americanos vivem num estado de pobreza profunda, o número mais alto dos últimos 30 anos. Esta conclusão faz parte do relatório elaborado pelo grupo McClatchy Newspapers. Segundo o mesmo o abismo entre ricos e pobres nos E.U.A. é cada vez mais acentuado.

A análise do McClatchy concluiu que o número de pessoas que vivem na pobreza extrema cresceu 26 por cento de 2000 a 2005, número baseado do último censo nos Estados Unidos, em 2005.

O rendimento das empresas aumentou, mas não o dos salários. Estes e outros factores empurraram 43 por cento dos 37 milhões de pobres americanos para a pobreza profunda, o número mais alto desde 1975.

In: http://webtekk.org/ateismos/?p=247

Ainda bem que estou no Brasil. Ufa!
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:André,

1)Concordo. Mas viver sonhando e não executar com garra ( garra não a garra tupiniquim alardeada, é fazer acontecer no nível muito acima da média ) é o mesmo que nem ter sonhado.

2)Então vejamos:

a)O que você faria com uma meninada de uma favela carente para aumentar a consciência política deles?

b)O que você faria com a meninada de uma escola de elite econômica ( muitos vivem alienados na sua vidinha casa-escola-balada-cinema-teatro-grife-viagem)?

1)Claro.Veja minha assinatura "Pensar para agir, agir para pensar melhor".É um lema.

2)Eu pedi soluções vc me deu perguntas, mas vamos.

a)A menina pobre se eu fosse seu professor, além de nas aulas dar o enfoque a importância de se compreender a história política do país, iria me colocar disponível, alias como já fiz de fato em colégios públicos, para formar grupos de debates.Tal experiência foi bem sucedida, não era obrigatória, e os mais interessados vieram, e conversamos sobre varias coisas.Deixava eles falarem usava suas falas, e dava perguntas e questões para eles pensarem.Somente fornecia minha visão com ponderação sem radicalismos se fosse perguntado.Estimulava a noção que eles podem compreender cada vez mais, e que a caminhada é longa, mas tem que começar em algum lugar.

b)Tb tenho experiência concreta em colégios de classe média alta.O que em cidades como Salvador pode ser chamado de elite pelo alto número de pobres, e trabalhadores de classe média baixa (ou quase pobres) ou com empregos de salário mínimo.

Bem ai o procedimento na sala de aula é semelhante.Fora dela, nos espaços de debate o tom que eu levei foi um pouco em linha diferente.Invés de focar na possibilidade e importância de adquirir a cidadania e melhor se inserir pelo conhecimento, isso permanece, porém dou destaque maior a questão da solidariedade.Questiono se eles que tem as melhores oportunidades não teriam uma responsabilidade maior de trabalhar, e contribuir para superação dos problemas.Deixo com questionamentos e duvidas.Sugiro que compreender melhor o mundo em que vivem, só vai lhes beneficiar e aqueles que não se interessam pela política são governados pelos que se interessam.Que faz bem ter uma dupla preocupação de ganhar dinheiro, mas de também dar um retorno à sociedade.Que o sentido de contribuição é poderoso instrumento para felicidade.

Na verdade as idéias não diferem muito, mas o enfoque ou prioridade para o contexto que sim.Mas prefiro nas aulas, estimular curiosidade, e fora delas, procurar tocar o coração, a sensibilidade sobre o outro.Deixando duvidas, e questões, cujas respostas dessas, e de outras, cabe a eles se buscarem encontrar para si próprios.

Resumindo para os mais carentes lembraria que têm direitos, e que na educação podem buscar um caminho melhor, sem esquecer da participação política.Aos mais abastados lembraria das maiores responsabilidades que recaem sobre os que têm mais poder e oportunidades, e que existe valor em buscar algo para além dos seus próprios interesses.Mas essas conversas são mais para fora da sala somente questionado pelos alunos responderia isso em sala. Pq no ambiente de sala de aula a curiosidade cientifica, a busca por compreensão, e o entendimento dos processos históricos assume prioridade, sobre quaisquer ensinamentos outros que eu posso achar relevantes.
Editado pela última vez por André em 27 Fev 2007, 16:14, em um total de 1 vez.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Flush

Mensagem por Flush »

Usuário deletado escreveu:
Flush escreveu:

Não. O estudo foi feito sobre cidadãos norte-americanos conforme referi na noticia. Não são considerados para o estudo pessoas que estejam nos E.U.A. em turismo, assim como não são considerados os que estejam nos E.U.A. com outra nacionalidade.

O estudo é explicito. São Americanos. Não são senegaleses nem etiopes. Simplesmente são cidadãos Americanos...

Sim. Para os comunistas como você deve ser uma vitória, ou não?

É, realmente é preferível viver na Coréia do Norte, lá todos tem oportunidades iguais. :emoticon14:

Sou comunista? :emoticon12: :emoticon12: Num sabia! Ainda bem que me informas!

Não referi a Coreia como comparação em lado nenhum, referi a Suécia, Dinamarca e Noruega. Se pretende trazer a Coreia do Norte para a discussão tanto me faz. Tens é de apresentar alguns números e factos. Até pode ter interesse essa comparação.

Conseguiste uma imensidão de falácias em tão poucas palavras. :emoticon12:

Ateu Tímido
Contato:

Re: Capitalismo Americano afunda pobres

Usuário deletado escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Flush escreveu:16 milhões vivem em pobreza extrema nos E.U.A.

Imagem

Cerca de 16 milhões de cidadãos norte-americanos vivem num estado de pobreza profunda, o número mais alto dos últimos 30 anos. Esta conclusão faz parte do relatório elaborado pelo grupo McClatchy Newspapers. Segundo o mesmo o abismo entre ricos e pobres nos E.U.A. é cada vez mais acentuado.

A análise do McClatchy concluiu que o número de pessoas que vivem na pobreza extrema cresceu 26 por cento de 2000 a 2005, número baseado do último censo nos Estados Unidos, em 2005.

O rendimento das empresas aumentou, mas não o dos salários. Estes e outros factores empurraram 43 por cento dos 37 milhões de pobres americanos para a pobreza profunda, o número mais alto desde 1975.

In: http://webtekk.org/ateismos/?p=247

Ainda bem que estou no Brasil. Ufa!

:emoticon266:

A coisa fica ainda mais engraçada quando se "receita", com toda a fé do mundo, para curar os "pecados" do Brasil, o modelo americano...
E é ainda mais engraçado quando se faz isso dando ênfase ao culto ao trabalho. "Precisamos trabalhar mais", diz, geralmente, quem está no ócio.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Ateu Tímido escreveu:Macha, é o que você quer dizer... :emoticon13: :emoticon131:

Continua sendo esse o tipo de "argumento" da gentinha?

Hahaha! Me dá pena!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Ateu Tímido
Contato:

Doeu, flor?

:emoticon185:

o anátema

Mensagem por o anátema »

Ateu Tímido escreveu:

Desde que você considere "não americanos" os negros, cujos ancestrais foram gentilmente convidados a emigrar para os Estados Unidos...

O argumento é talvez um dos ápices do politicamente incorreto, mas como já ouvi negros mesmo o fazendo, acho que não tem nada demais fazer.

Quais negros estão mais provavelmente em melhores condições atualmente? Os descendentes de escravos vivendo nos EUA, ou os descendentes das tribos de africanos que venderam os inimigos como escravos para os europeus, mas que ainda vivem na África?

E provavelmente, de todos os países em que houve escravidão, também são os EUA um dos que os descendentes estão em melhores condições sócio econômicas, apesar de tudo, e apesar de todos pontos ruins, que não vou negar (como terem podido votar apenas lá pelos anos 60 ou 70, se não me engano).

Os direitos desse tipo, por outro lado, talvez nem tenham sido fundamentais para a prosperidade dos descendentes de escravos africanos nos EUA, haja visto o Haiti, que tem maioria negra, ficaram independentes e etc, e ainda assim são referencial de mazela sócio-econômica. E quanto ao Brasil... "o Haiti é aqui"...

Sem falar que os EUA também foram pioneiros nos tão defendidos sistemas de cotas, não foram? Acho que já ouvi até dizer que o Collin Powell teria sido "produto" do sistema de cotas... (o que mais uma vez, como contrário às cotas, acho que é uma presunção de inferioridade dos negros)

De todo modo, não existe país desenvolvido com um número proporcional (ou absoluto) de miseráveis tão alto ou mesmo próximo dos Estados Unidos.

Dados?

Eles provavelmente podem ter muitos miseráveis mesmo... quanto a serem os campeões, daí provavelmente é figura de linguagem/anti-americanismo tolo... ainda assim, o que vemos são Cubanos indo à nado até a Flórida e não o contrário, não é mesmo?

Se um país ou lugar é visto como um lugar onde se pode mais provavelmente ter prosperidade financeira, é óbvio que vai atrair muitos imigrantes, e também é bastante óbvio que não existe um tipo de cornucópia econômica que possa dar conta de todo crescimento populacional possível... daí resultam sim muitas pessoas que acabam não conseguindo o que queria... a "culpa" do lugar é apenas em ter sido bom o suficiente para dar boas condições de vida a muitos, e ter atraído à muitos outros, eventualmente chegando a uma "saturação".
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

Colocar o Brasil no meio é uma falácia. TODO MUNDO sabe que no Brasil tem muito mais pobreza que nos Estados Unidos, isso é desvio de assunto. Mas qual o problema dos Estados Unidos ter muita pobreza? Tenho parentes e amigos europeus, que nasceram ou moraram na Europa e falam que não é nenhum mar de rosas. O rio Tâmisa fede tanto quanto senão mais que o Tietê. A Itália tem muita pobreza e é chamada na França de (olha que legal pra nós) o "Brasil da Europa". ¬¬

O pai de um amigo, que é português e visitou a Alemanha disse que tem muita pobreza também, mas esse é um caso à parte, pois ele visitou a Alemanha há alguns anos e hoje a economia alemã está diferente.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Ateu Tímido
Contato:

Anátema,

Cite então outro país DESENVOLVIDO com um número de miseráveis pelo menos próximo do mencionado no texto que abriu o tópico.

Led Zeppelin
Contato:

Ateu Tímido escreveu:
Anátema,

Cite então outro país DESENVOLVIDO com um número de miseráveis pelo menos próximo do mencionado no texto que abriu o tópico.

Vale lembrar que não existe outro País desenvolvido com uma população tão grande como nos Estados Unidos.

O certo é pedir a proporcionalidade.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Flush

Mensagem por Flush »

Led Zeppelin escreveu:Colocar o Brasil no meio é uma falácia. TODO MUNDO sabe que no Brasil tem muito mais pobreza que nos Estados Unidos, isso é desvio de assunto. Mas qual o problema dos Estados Unidos ter muita pobreza? Tenho parentes e amigos europeus, que nasceram ou moraram na Europa e falam que não é nenhum mar de rosas. O rio Tâmisa fede tanto quanto senão mais que o Tietê. A Itália tem muita pobreza e é chamada na França de (olha que legal pra nós) o "Brasil da Europa". ¬¬

O pai de um amigo, que é português e visitou a Alemanha disse que tem muita pobreza também, mas esse é um caso à parte, pois ele visitou a Alemanha há alguns anos e hoje a economia alemã está diferente.

A Europa tem o estado do mundo que não tem um único pobre!!!

Ah pois!! :emoticon12: :emoticon12:

Vaticano!

P.S.:(Pela laicidade crecente na Europa e a evangelização dos E.U.A. não tarda mandam o Vaticano para Washington!)

Ateu Tímido
Contato:

Quanto aos negros, só para lembrar dos tempos de caça falácias na STR, essa deve ser a do "olha o avião"...
O assunto do tópico era miséria em um país desenvolvido, não condição dos negros no mundo. Além disso, eu mencionei os negros a propósito de outro usuário ter dito que os pobres não eram americanos. O modo como eles foram levados, de cara, os torna americanos, em termos da responsabilidade dos Estados Unidos pelas suas condições.

Led Zeppelin
Contato:

Flush escreveu:
Led Zeppelin escreveu:Colocar o Brasil no meio é uma falácia. TODO MUNDO sabe que no Brasil tem muito mais pobreza que nos Estados Unidos, isso é desvio de assunto. Mas qual o problema dos Estados Unidos ter muita pobreza? Tenho parentes e amigos europeus, que nasceram ou moraram na Europa e falam que não é nenhum mar de rosas. O rio Tâmisa fede tanto quanto senão mais que o Tietê. A Itália tem muita pobreza e é chamada na França de (olha que legal pra nós) o "Brasil da Europa". ¬¬

A Europa tem o estado do mundo que não tem um único pobre!!!

Ah pois!! :emoticon12: :emoticon12:

Vaticano!

P.S.:(Pela laicidade crecente na Europa e a evangelização dos E.U.A. não tarda mandam o Vaticano para Washington!)

Eu queria saber o IDH do Vaticano. Deve ser 0,999999999. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ateu Tímido
Contato:

Led Zeppelin escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Anátema,

Vale lembrar que não existe outro País desenvolvido com uma população tão grande como nos Estados Unidos.

O certo é pedir a proporcionalidade.

Como eu disse no primeiro post, tanto faz, neste caso, números relativos ou absolutos. Eles teriam os maiores. O país desenvolvido com um contingente populacional mais próximo deve ser o Japão.

o anátema

Mensagem por o anátema »

André escreveu:

A noticia fala em cidadãos norte-americanos, logo imigrantes ilegais não entram na equação.

Acredito que entram indiretamente na medida que imigrantes ilegais são mão de obra mais barata por submeterem-se à condições que habitantes legais não se submenteriam tão facilmente, ao mesmo tempo em que ocupam vagas desses.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Apocaliptica

André,

2)Eu pedi soluções vc me deu perguntas, mas vamos.

AHHAAAAAAAÁÁÁÁ´!!! Professor, alunos invertem a ordem o tempo todo ( :emoticon12: ).
Quem disse que eu tenho as soluções? Tenho críticas e tenho idéias, baseada em minha forma de ver a coisa como um todo.
Mas o meu modus operandis parece não se enquandrar por aqui. Então vejamos.

a)A menina pobre se eu fosse seu professor, além de nas aulas dar o enfoque a importância de se compreender a história política do país

Você não precisa dar enfoque algum. Basta ensinar a verdade com visão crítica. O problema é que no mundo que ela vive, sem vivenciar, e com a lavagem cerebral que sofre no dia-a-dia, por culpa da cltura demagógica e populista vigente, não permite que ela vivencie o poder político. Ela não vai entender patavinas do que você apenas disser. Entra por um ouvido e sai pelo outro. Não falar é pior? É. Mas só falar não experimentaliza nada deconcreto.

iria me colocar disponível, alias como já fiz de fato em colégios públicos, para formar grupos de debates.Tal experiência foi bem sucedida, não era obrigatória, e os mais interessados vieram, e conversamos sobre varias coisas.Deixava eles falarem usava suas falas, e dava perguntas e questões para eles pensarem.Somente fornecia minha visão com ponderação sem radicalismos se fosse perguntado.Estimulava a noção que eles podem compreender cada vez mais, e que a caminhada é longa, mas tem que começar em algum lugar.

Foi bem sucedida como? Qual o seu objetivo final? O que eles estão fazendo depois deste debate? Onde estão eles agora? Teve continuidade? Ou apenas a sua consciência se satisfez com aquele episódio isolado? Daí eles vão para casa ver Faustão, Gugu e ouvi Funk, Axé e Pagode.

Bem ai o procedimento na sala de aula é semelhante.Fora dela, nos espaços de debate o tom que eu levei foi um pouco em linha diferente.Invés de focar na possibilidade e importância de adquirir a cidadania e melhor se inserir pelo conhecimento

Mas está equivocado. Primeiro, por que o foco aqui foi no conhecimento e lá não? Lá era o lugar de focar no conhecimento, já que eles têm menos condições que estes de classe mais alta. Esta sua posição separaou aimnda mais um grupo do outro no extrato sócio-econômico. Ou seja, aos de menos posses e condições o foco foi teórico ( e materialmente ineficaz), aqui você privilegiou o conhecimento, que já tem de certa forma mais do que os outros.

porém dou destaque maior a questão da solidariedade.Questiono se eles que tem as melhores oportunidades não teriam uma responsabilidade maior de trabalhar, e contribuir para superação dos problemas.

Solidariedade com os outros? Isso é passar valores que na verdade todo mundo sabe e repete repete repete. A questão é como fazer as diferenças diminuírem. Solidariedade me cheira a conseqüências protecionistas e esmola.Muito cristão, "sejamos bonzinhos". A realidade mostra que minha filha não vai passear no shopping com a filha na minha faxineira, e sim com a colega que vai prá Disney com ela. Isso é fato. Não que eu proíba. É porque não vai mesmo. Por vários motivos que impedem isto de ocorrer.

A responsabilidade de trabalhar é dos dois grupos igualmente. Por que colocar esta responsabilidade nas costas dos que nasceram ( não porque pediram ) em famílias mais abastadas? Os outros mais pobres precisam trabalhar igualmente. Esta postura só vitimiza o mais pobre e abre precedentes para a demagogia social. Todos têm direito a trabalhar, é esta a questão. Todos têm direito ao conhecimento. Só que as armas no Brasil são diferentes. E os seus alunos não podem fazer nada, apenas estudar, estudar e buscar seu lugar ao sol. E tem mais uma coisa: tanto jovens pobres como ricos têm crises de auto-estima que incapacitam. E devem ser respeitadas. Pois ninguém têm culpa disto. Ambos merecem apoio e ser tratados igualmente. Inclusive nas suas diferenças.

Bom, o que eu quis fazer com a minhas perguntas, foi tentar mostrar que o enfoque pode estar invertido.E eu já previa as suas respostas. De nada adianta querer teorizar em cima de premissas não realistas.

Sua intenção é genuinamente boa. Não quero em hipótese desfazer dela.
Mas está um pouco aquém do que seria eficaz.

A qualidade do ensino é cada vez pior, embora existam mais pessoas terminando o segundo grau, mais alunos ingressando nas Universidades, mais universitários fazendo Pós-graduação, mais Mestrandos e Doutorandos, mais MBAs e mais cursos sendo abertos em cada esquina ( metade sem qualidade alguma).

No Nordeste e Norte a situação é dramática. Basta olhar as pesquisas e as notas nacionais ( se bem que sou cética com relação a isto também).

Os alunos não precisam só de conscientização (isto brota com a vivência dentro do ambiente profícuo, o que não lhes damos na realidade), se não for assim, é tudo em vão.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 27 Fev 2007, 16:57, em um total de 1 vez.

Led Zeppelin
Contato:

Essa lista vai ajudar os foristas na discussão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_p ... de_riqueza

o anátema

Mensagem por o anátema »

Ateu Tímido escreveu:
Anátema,

Eu não saberia te dar, mas arriscaria palpitar que os números seriam mais ou menos correspondentes aos da imigração, tanto legal quanto ilegal. Eventualmente a economia satura (talvez meio gradualmente, talvez nem tanto), e simplesmente não tem como haver vagas de trabalho para todos.

O que vale tanto para capitalismo mais liberal quanto para economia planificada... ou algum plano econômico rígido poderia ter como uma variável completametne indeterminada a quantidade de pessoas na população, e sempre daria conta de quantos forem que aparecessem? Acho qeu não.

E como já disse anteriormente, a única "culpa" que o país teve foi ser econômicamente bem sucedido o suficiente para que as pessoas de fora fizessem uma imagem de "terra das oportunidades".

Acho que São Paulo e regiões mais desenvolvidas de diversos países devem sofrer de problemas similares, e possivelmente também concentrar talvez a maioria dos pobres dos países... haverão exceções, claro, porque a imigração não é algo cautelosamente estudado, com informações em tempo real sobre a desigualdade social nos lugares, vagas de emprego e etc... mas mais por imagens que talvez nem correspondam à realidade atual... assim alguns países ou regiões mais desenvolvidos podem se beneficiar de não terem tido uma imagem tão significativa de "terra das oportunidades", não serem tão visados por pessoas de outros lugares.

www.talkorigins.org

Apocaliptica

Led Zeppelin escreveu:Essa lista vai ajudar os foristas na discussão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_p ... de_riqueza

10 anos de defasagem entre a referência de alguns países para outros?
É como eu digo. Não dá para levar este tipo de coisa a sério.

Trancado