Apocaliptica escreveu:André escreveu:Apocaliptica escreveu:Flush escreveu:Apocaliptica escreveu:Não é o capitalismo americano. É o capitalismo Bush.
Como é o Bush que lidera as coisas por lá passa a ser Americano.
Inda por cima Capitalismo Neofundamentalista Cristão!
Agora sim. Mas isto não reflete toda a história do capitalismo americano. Vide governo Clinton.
Exatamente o que eu disse.
Ah apoc vc tinha me perguntado sobre educação política e acho que não exemplifiquei.Coisas simples levam a educação política.Assistir um debate, por exemplo, mas obvio que o aproveitamento do debate e quanto se aprende de educação política em cada individuo varia.Quando falei da Democracia Ampliada facilitar educação política foi pq nela, ou na Democracia semidireta que é o que existe na Suíça, são ampliados os espaços de envolvimento debate e dialogo.Com isso os interessados, lógico tudo facultativo, aprendem política participando dela, do processo.Eu percebi muito cedo que sempre que me envolvia em algo aprendia mais sobre isso, e aprendia coisas que as vezes o estudo solitário não ensina.O estudo formal é fundamental, mais importante e prescinde, porém a educação política tem seu valor, e ela fica deficiente se o sistema não encoraja e abre canais de participação coletiva.
PS:Detalhe as vezes organizo o discurso de forma invertida e isso deve ser pq gosto de Star Wars e especialmente do mestre Yoda.![]()
![]()
Concordo com você na teoria. Mas para mim ela é quase inocente, se pensar em Brasil. A questão é que a forma que estas "coisas simples" é feita por aqui(seriedade,planejamento,execução, eficiência e eficácia) beiram a nulidade. Não sei por que motivos enraizados em nossa cultura, toda iniciativa por aqui é sempre menos séria do que em países onde a coisa "anda". Fazemos tudo "nas coxas" e pela metade. A maior parte das iniciativas têm objetivo teoricamente embasados num objetivo mais ou menos evidente, mas o detalhamento e o empenho, assim como a continuidade sempre morrem na praia.
É muito diferente entrar num Museu como o MASP e num Metropolitan em NY, um Louvre em Paris, um Gugenhein em Balboa.
No entanto, todo mundo se gaba do MASP e acha aquilo uma coisa fantástica. Acho o MASP um lixo.
Percebe a diferença? O Memorial da América Latina na Barra Funda em SP é ridículo.
Por que continuamos mentindo e nos auto-enganando?
Eu tenho plena consciência que é difícil pra pacas.Porém pelo menos estou pensando em soluções, e de todas que já pensei, lí, essa para mim é uma das mais importantes.
Como Rorty ,um liberal diga-se de passagem,escreveu "Somente devemos abandonar uma utopia, quando acharmos uma outra, ainda melhor".É necessário para mobilizar ação.O sonho é o amparo do pensamento, a preocupação, que direciona ações em seu sentido.
Não vejo muita gente pensando em soluções.Se achar uma melhor que me convença, pode virar minha bandeira.