Ateu Tímido escreveu:Quanto aos negros, só para lembrar dos tempos de caça falácias na STR, essa deve ser a do "olha o avião"...
O assunto do tópico era miséria em um país desenvolvido, não condição dos negros no mundo. Além disso, eu mencionei os negros a propósito de outro usuário ter dito que os pobres não eram americanos. O modo como eles foram levados, de cara, os torna americanos, em termos da responsabilidade dos Estados Unidos pelas suas condições.
Eu só achei conveniente esclarecer isso também, não é para desviar atenção... se o tema principal é uma coisa, mas vem pincelado de outras afirmações que também poderiam ser questionadas, não acho que convenha deixá-las de lado... seria conveniente, nesse caso, apenas para o lado anti-americanista do debate... (mas seria igualmente em situações "inversas também, claro... qualquer puxação de saco dos EUA questionável, mesmo fora do tema principal)
Ao menos você não questionou que a situação é mesmo modo geral melhor ou potencialmente melhor para os descendentes de escravos nos EUA do que no continente africano mesmo, ou até em outros países que também tiveram escravos africanos (acho que preferiria também ser descendente de escravos no Brasil, apesar de termos sido os últimos a abolir a escravidão, do que ter sido descendente de homens livres na África e continuar lá... acho que alguns africanos que entram clandestinamente em embarcações para cá também concordam).
E não é tão fora do tema na medida em que lembra da imagem dos EUA como "terra das oportunidades", eu acho.