Najma escreveu:NadaSei... sonhos são mais próximos de um
defrag do cérebro durante o período de descanso. Podem ter
insights interessantes, visto que algumas informações ficam misturadas com o conteúdo consciente e só são acessíveis quando o consciente está desligado. Mas não passam disso.
E como você sabe disso? Tem certeza disso?
Essa é uma idéia comum que já ouvi de pesquisadores do sono.
Como eu disse no post anterior, saber o que são os sonhos, por hora me é impossível, entretanto, eu posso saber muito do que ele não é.
Os sonhos não são um defrag cerebral.
Isso eu posso concluir analisando minhas experiências e o conteúdo dos sonhos, coisa que parece que esses estudiosos do sono, não levam em conta.
Esse é o problema de ser dogmático e, até mesmo, desconhecer técnicas místicas para lembrar de um número maior de sonhos, o que torna melhor essa analise.
Najma escreveu:Se houvesse saídas de "algo incorpóreo" do corpo, não haveria impecilhos "físicos" a qualquer empreitada. Até viagens para fora do sistema solar seriam possíveis. Não gastaríamos bilhões em dinheiro para executarmos pesquisas fora deste planetinha. Bastaria treinar as pessoas para realizarem suas viagens, coletarem informações acessíveis também no meio "espiritual", a qualquer momento em que o "algo" se desprendesse...
Pois é, talvez não o façamos apenas por falta de conhecimento.
Depois, os sonhos podem ser outra coisa que não essas duas hipóteses...
Najma escreveu:Você nunca notou o tanto de dificuldade que se coloca em alguma coisa que deveria ser simples, já que teoricamente TODOS realizam tais viagens todas as noites durante o sono? Eu já... e a conclusão mais plausível a que cheguei é que tudo não passa de embromation.
Chegou a essa conclusão, em parte por desconhecer os motivos de quem pensa assim.
É muito mais fácil a realidade ser metafísica que materialista.
Realidades metafísicas, nós já sabemos que são possíveis, visto que nossa mente cria essa realidade. Já uma realidade material, fora dessa mente... isso não sabemos.
O que é mais simples? Realidades distintas, uma material e inúmeras metafísicas criadas pelas mente de cada ser?
A realidade ser sempre metafisica me parece mais simples...
Najma escreveu:De fato, estamos aqui, num bolsão espaço-temporal e vivemos em conformidade com as leis físicas que regem este bolsão. O resto pertence à nossa imaginação, capacidade de abstrair e de criar explicações estapafúrdeas para coisas que se mostram infinitamente mais simples quando toda a pompa e circunstância que a ignorância empresta ao desconhecido é deixada de lado.

Desconhecimento e crença são as palavras-chaves.
Agora estamos nesse bolsão espaço-temporal e vivemos em conformidade com as leis físicas que regem este bolsão. Quando dormimos, entramos em outro bolsão espaço-temporal e vivemos em conformidade com as leis físicas que regem este bolsão.
A diferença é que você acredita que esse aqui é real e os outros falsos... já quem acredita em viagens astrais, acredita na realidade de ambos e, com fortes razões para tal.
O que te garante que após você dormir, não acorda em outro lugar, com vagas lembranças daqui e, acreditando naquela realidade e, pensando que isso aqui não passou de um sonho, um defrag enquanto você dormia?
Se investigar seus sonhos, vai perceber que isso ocorre o tempo todo.
Quando você sonha, muitas vezes acredita piamente que aquilo é absolutamente real. Acredita com a mesma certeza que tem agora, de que está acordado e de que esse aqui e agora, é absolutamente real... Esse é o problema que você parece não compreender.