Acauan escreveu:Alter-ego escreveu:na verdade, embora de família com ascendência rica, o ramo familiar de Jesus está dentro daquilo que qualificariamos como classe D, ou algo assim.
O fato de que ele teve discípulos ricos é claro na Bíblia. Aliás, um desses discípulos foi quem lhe deu um túmulo, o que atesta que seus parentes não podiam fazê-lo.
Classe D o catso...
A classe D da época eram os escravos, sendo que fica óbvio nos Evangelhos que a família de Jesus de Nazaré estava muito distante deste fundo do poço da pirâmide social.
E o fato de José de Arimatéia ter cedido um túmulo não tem a ver, necessariamente, com riqueza ou pobreza da família de Jesus de Nazaré, mas obrigatoriamente com os fato de que criminosos crucificados eram deixados apodrecendo na cruz para servir de exemplo.
Era necessária alguém rico e influente para mediar junto a Pilatos a liberação do corpo para sepultamento, o que seria inadmissível a um Zé Ninguém da época:Mateus 27:57 Caindo a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que era também discípulo de Jesus.
Mateus 27:58 Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Então, Pilatos mandou que lho fosse entregue.
Mateus 27:59 E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho
Mateus 27:60 e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha; e, rolando uma grande pedra para a entrada do sepulcro, se retirou
Se classe D eram os escravos, classe E era o que?
Ao falar em classe D eu queria referir-me ao estrato entre a classe média baixa e a classe pobre não-miserável.
E você só acabou de confirmar que na família de Jesus só haviam zé ninguéns.