SickBoy escreveu:Apocaliptica escreveu:SickBoy escreveu:Apocaliptica escreveu:SickBoy escreveu:francioalmeida escreveu:...Não sei mas acho que há uma certa falta de auto-confiança nesse povo
Há sim. e foi pra resgatar essa auto-estima que surgiram diversos movimentos para valorizar a raça e a cultura negra.
aff...você é negro ou militante da causa? Tem alguma ONG?
sou branco.
E acha que furar a fila vai resgatar o " orgulho" da raça negra?
Se você vivesse em países de maioria branca e fosse marginalizado ( porque lá a história se inverte..) ia achar certo e justo entrar na universidade passando na frente de todo mundo só porque é branco?
a questão é que através das cotas se estaria promovendo a ascensão financeira desses negros, que em sua grande maioria são das camadas mais pobres. Por esses motivos sou muito mais favorável a cotas sociais, até porque com elas teria-se quase o mesmo efeito na população negra, sem criar tantos atritos.
o que eu escolheria ou não não tem muita diferença. mas veja quantos jovens, favorecidos por cotas raciais e sociais, que até então teriam pouquissima perspectiva com relação a uma formação profissional de qualidade não estão se importando com essa questão do "merecimento".
o que me leva a insistir tanto na questão racial é porque vejo as pessoas reconhecerem a questão do racismo excludente no brasil e mesmo assim consideram política que tente mudar isso como algo do outro mundo.
Entrar na faculdade não dá ascenção finaceira alguma, se a pessoa não se sobressair das demais. Muito pelo contrário. Cria uma enorme frustração. Se o aluno vem de um meio sem base , ele não vai conseguir acompanhar e vai se sentir excluído.
Um dia a consciência a respeito de não ter entrado pelas vias meritórias vai pesar. Isto se ele não for discriminado pelos colegas de sala, e futuros colegas de profissão.
Que profissional indicaria um colega destes?
O mundo profissional não é assim.
Não é feito de faz de conta.
Eu já disse mil vezes: ninguém é contra melhorar as condições de sobrevivência das minorias excluídas! Mas não é assim que se faz.
Isto só alimenta a baixa da qualidade de tudo, do ensino superior e das profissões.
E auto-estima não se consegue com esmola. Se consegue lutando e tendo condições na base.