O Ocidente Islamizado
Re.: O Ocidente Islamizado
Oh, a linha dos moralistas do século passado voltaram. E, para o combate ao nilismo comum à morte das utopias modernas e à ascenção do relativismo pós-moderno, eles pensam que deveríamos abolir a instituição laica de maneira a retornar à espiritualidade cristã perdida...
Isso incorre em alguns erros fundamentais. Primeiro, porque ousa dizer que todo o nilismo pós-moderno decorre do fim da "espiritualidade" no Ocidente. E isso é uma mentira. O positivismo foi extremamente ateísta e nem por isso, menos utópico e menos espiritualizado do que qualquer movimento religioso. Em segundo lugar, porque o pós-modernismo, e eu já cansei de bater nessa tecla, sob a visão de qualquer autor que realmente entenda do assunto, não tem nada de nilista: ou a verdade se encontra no discurso, ou a verdade é relativizável segundo "modos de racionalidade" (e esta segunda é a opinião de Foucault). Para que o tal fosse mesmo nilista, a verdade deveria ser abolida.
Olavo cisma em unir cientificismo puro e pós-modernismo no mesmo saco, como se o segundo decorresse essencialmente do primeiro, o que é uma insanidade tremenda.
Isso incorre em alguns erros fundamentais. Primeiro, porque ousa dizer que todo o nilismo pós-moderno decorre do fim da "espiritualidade" no Ocidente. E isso é uma mentira. O positivismo foi extremamente ateísta e nem por isso, menos utópico e menos espiritualizado do que qualquer movimento religioso. Em segundo lugar, porque o pós-modernismo, e eu já cansei de bater nessa tecla, sob a visão de qualquer autor que realmente entenda do assunto, não tem nada de nilista: ou a verdade se encontra no discurso, ou a verdade é relativizável segundo "modos de racionalidade" (e esta segunda é a opinião de Foucault). Para que o tal fosse mesmo nilista, a verdade deveria ser abolida.
Olavo cisma em unir cientificismo puro e pós-modernismo no mesmo saco, como se o segundo decorresse essencialmente do primeiro, o que é uma insanidade tremenda.
- Led Zeppelin
- Contato:
Montesquieu (o único iluminista que tive chance de ler até hoje) não tinha discurso niilista.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
- Led Zeppelin
- Contato:
Re: Re.: O Ocidente Islamizado
Usuário deletado escreveu:Led Zeppelin escreveu:Montesquieu (o único iluminista que tive chance de ler até hoje) não tinha discurso niilista.
Você leu "O Espírito das Leis"?
Sim.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
- Led Zeppelin
- Contato:
Usuário deletado escreveu:Led Zeppelin escreveu:Usuário deletado escreveu:Led Zeppelin escreveu:Montesquieu (o único iluminista que tive chance de ler até hoje) não tinha discurso niilista.
Você leu "O Espírito das Leis"?
Sim.
Ele caiu na segunda etapa do vestibular da UFMG do ano passado.
Para você que pretende fazer Direito é uma leitura muito boa, esclarece a natureza de muitas leis em várias sociedades.
Samael escreveu:Oh, a linha dos moralistas do século passado voltaram. E, para o combate ao nilismo comum à morte das utopias modernas e à ascenção do relativismo pós-moderno, eles pensam que deveríamos abolir a instituição laica de maneira a retornar à espiritualidade cristã perdida...
Concordo.
- Led Zeppelin
- Contato:
Usuário deletado,

- Ateu Tímido
- Contato:
por Olavo de Carvalho
Desta vez, nem precisei ver a fonte...

Ateu Tímido escreveu:por Olavo de Carvalho
Desta vez, nem precisei ver a fonte...![]()

Ateu Tímido escreveu:por Olavo de Carvalho
Desta vez, nem precisei ver a fonte...![]()
Eu me dei ao trabalho de dar uma pausa no meu almoço, ler o texto e fazer uma pequena refutação porque notei se tratar daquele assunto que o Acauan tanto ataca no Olavo: a anti-laicização do insano.
Fiquei curioso...