unipalmares...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
SickBoy

Re: Re.: unipalmares...

Mensagem por SickBoy »

o anátema escreveu:
sickboy escreveu:Acho que racismo, sexismo, etc, devem ser combatidos mais diretamente. Se há um caso de discriminação racial ou sexual, que denunciem e punam os responsáveis. Tentar compensar por discriminações injustas com mais uma é tapar o sol com a peneira.

da forma como sempre foi combatido, é isso? isso se mostrou eficaz?

o anátema

Re.: unipalmares...

Mensagem por o anátema »

Acho que sim. Creio que as vítimas diretas de racismo tenham uma indenização mais válida que cotas (que muito mais do que combate ao racismo é um bônus de vantagem contra os outros), e tanto nesse caso quanto nos de racismo generalizado, os racistas especificamente são punidos, em vez das pessoas que nem são racistas serem "punidas" por serem de outra raça, o que gera ressentimento tanto dos não racistas quanto dos racistas que de forma alguma deixam de ser racistas porque negros tem cotas. Como já foi dito algumas vezes, isso só ajuda a aumentar o racismo.

Isso é claro, é mais no sentido de ações contra crimes de racismo específicos, assim como contra roubos e assaltos se tem policiamento e prisões, não como uma forma de acabar de vez com a criminalidade geral, que é algo mais complexo, mas apenas de remediar esses crimes específicos, e prevenir em algum grau. Não acabaria com o racismo.

O fim de verdade do racismo acho que vem só com esclarecimento, ao longo do tempo. Além de punição para os racistas. Com cotas raciais, não vejo como.

Se as cotas são combate ao racismo, seria analogamente como se o governo desse uns trocados a todo mundo periodicamente como combate ao crime, como forma de compensar por eventuais quantias ou bens roubados.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

SickBoy escreveu:
E como é que discriminação racial legalizada faria do Brasil um país com menos racismo?

acabando com o estigma do serviço braçal associado a negros. e também o da pobreza.

Efetivamente então, seria quando a pobreza no Brasil acabasse?

É uma aposta arriscada, e com maior chance de perder se é dada vantagem aos negros.

Com cotas meramente sócio-econômicas*, sem racismo, se teria praticamente o mesmo resultado, com menor margem à argumentações racistas de que o fim da pobreza só se deu porque os brancos foram piedosos e decidiram ajudar.

*-que seriam melhor aplicadas como cotas para cursinhos gratuitos do que para vantagem no vestibular, de qualquer forma. Reduz tanto a possibilidade de argumentações racistas por levarem vantagem em critérios seletivos, quanto é mais coerente com o vestibular como um sistema de seleção dos mais aptos.

quem é racista por simplesmente não gostar de negros vai continuar sendo racista. não se espera que com as cotas toda e qualquer forma de racismo se extingua. talvez seja da natureza humana "rejeitar" o que é diferente. só que agora essa diferença só estaria relacionada a cor, não mais a classe econômica. não haveria porque uma pessoa recear mais por ser assaltado por um negro do que por um branco.

Se várias raças tivessem sido escravizadas, seria muito mais fácil a inserção desses descendentes de escravos, pois não haveria uma forma efetiva de discriminá-los. Quando dizem que no Brasil há muito mais preconceito contra o pobre, eu concordo. O "probleminha" é que aqui pobre tem cor, bandido também. é fácil distingui-los. é fácil evita-los.

Eu não sei... brancos se discriminam entre brancos... ainda haveria como perceber... basta imaginar. Digamos que as favelas e bairros ricos fossem racialmente proporcionais; ainda haveria o local em si, e coisas como vestuário para poder distinguir. Eu acho com esses ítens as pessoas discriminariam tanto positivamente quanto negativamente, independentemente da raça, de acordo com a situação. Possivelmente isso já acontece em algum grau; no RS tem pessoas de olhos azuis que moram na favela. Certamente ocorre em outros países mais racialmente homogêneos.

E de qualquer forma, se o preconceito social relacionado à cor da pele especificamente é realmente um grande problema, e se as cotas raciais fossem resolver, as sócio-econômicas também resolveriam; e de forma mais justa, sem dar margem a um rancor de brancos pobres que percam injustamente o lugar para negros.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Apocaliptica escreveu:Samael,

(e as cotas formarão profissionais até bastante parecidos com os atuais no quesito atuação dentro de sua área)

Saminha...se entregou aqui. Não está lá muito certo da excelência deles né? Beijos.

Se nem em notas eles diferem durante o curso, porque é que eu teria qualquer preocupação com o quesito atuação?

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Samael escreveu:

(e as cotas formarão profissionais até bastante parecidos com os atuais no quesito atuação dentro de sua área)

Saminha...se entregou aqui. Não está lá muito certo da excelência deles né? Beijos.

Se nem em notas eles diferem durante o curso, porque é que eu teria qualquer preocupação com o quesito atuação?

Veja:

SE eles vieram de boa formação (independente de serem negros), SE as notas não se diferenciam, é porque são pessoas tão capazes ou mais do que muitos que entram, sabe-se lá deus como.
SE eles são tão iguais, eles podem ficar tranquilos ,estudar como todos os que passam estudam, que o lugar deles ( os que podem , tenho certeza que eles têm capacidade) está garantido pela igualdade e pelo mérito.

As atuações envolvem mais que notas. É toda uma postura acadêmica que vai se refletir na carreira futura.

Não precisa de cotas para isto. É só parar de tarjar os caras de inferiores, começar a mexer na mentalidade da qualidade, ao contrário doque se faz, fazendo-os de coitadinhos.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

SickBoy escreveu:
betossantana escreveu:
SickBoy escreveu:Você acha "normal" que até bom tempo atrás os únicos negros que apareciam em novelas eram famílas do subúrbio em papéis secundários, domésticas, porteiros, e que TODO o resto do elenco fosse composto integralmente de brancos, tendo isso relação nenhuma com um padrão de estética a ser seguido?

Ué, isso é porque a organização étnica do Brasil REALMENTE obedece a esse padrão, grosso modo. A maioria dos pobres é negro, a maioria da classe média e média alta é clarinha ou branca. Já é demais querer tornar irreal o universo ficcional pra fazer subir a auto-estima negra no Brasil, aí já é ridículo! Parece aquele promotor babaca que queria acionar a Globo porque o roteiro de Sinhá Moça desvalorizava os negros!!!! Tenha paciência!!!!

Bjs.

mas não só no padrão "classe-média" que havia essa "contenção" em colocar negros. protagonistas em geral, mesmo de origem humilde. seja no sertão da bahia, na fazenda, no meio do amazonas. hoje a coisa mudou um pouco de figura. com o politicamente correto vigente, costumam usar alguns negros como cenário cenográfico. "estamos cumprindo a cota" ***passando um negro ao fundo***

dá pra se contar nos dedos o numero de atrizes e atores negros.

Você é do tipo de cara que quer vender açúcar pra diabético. O público alvo da Globo é um, e daí? E se a Veja também escreve pra agradar o SEU público, qual problema? A Carta Capital é misturada a alfafa para ser usada na alimentação de jumentos, i u kicko?
Cada uma...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Apocaliptica escreveu:
SickBoy escreveu:
Apocaliptica escreveu:
SickBoy escreveu:
francioalmeida escreveu:Não adianta discutir esse negócio de cota, depois que eu soube que há cota até pra artista negro na "grobu". Tiro o meu chapeu! Agora até se falarem que vão fazer cotas pra negros participarem da seleção brasileira, eu não duvido.

Hora, temos que dá oportunidade a negros para ganhar uns "milhão"!

Xá eu ver se entendi. a população branca no Brasil é de 56%, sendo a de negros e pardos aprox. 42% da população. Você acha "normal" que até bom tempo atrás os únicos negros que apareciam em novelas eram famílas do subúrbio em papéis secundários, domésticas, porteiros, e que TODO o resto do elenco fosse composto integralmente de brancos, tendo isso relação nenhuma com um padrão de estética a ser seguido?

Cara!!! É hora de parar com isto! Vão continuar neste dramalhão até quando?

dramalhão ou não, você contesta isso que eu acabei de afirmar? a questão da cor antes desse "senso politicamente correto" era ou não um impedimento para que um ator ascendesse na carreira, haviam protagonistas negros, quando fora do contexto escravidão/pobreza?

E, mesmo que com esse senso politicamente correto, porque há tantos mais artistas brancos do que brancos? será uma predisposição natural dos brancos em atuar* que os negros não tenham?

*como se boa atuação fosse algum critério na rede Globo.

E daí?? Vai ver as histórias se passam em lugares onde a realidade tem mais brancos. No meu condomínio só tem brancos. Se eu for escrever sobre ele, você quer que eu minta e mude a realidade só para enfiar negros na história?

Vai ver negro não se mete em curso de ator! Pergunta a eles por quê!!! Ninguém proíbe. Os negros são ótimos atores, mas nem todos. É como os bons atores brancos, mas os japoneses dificilmente interpretam bem...sei lá por quê!

Por que ninguém reclama que só tem negro no basquete americano? Por que não se revolta quando os negros deixam os brancos para trás nas corridas ?
Por que as mulheres são escravas da cozinha há séculos, como se cozinhar fosse coisa impossível para machos....mas os mais famosos chefs são homens?
Sei lá!

Ah...procurar pêlo em ovo é fogo viu....

É simples: quem quer e tem competência, não chora , nem resmunga, nem se humilha...vai à luta e pronto.

Quem pode, pode:
Imagem
E há também há quem goste:
Imagem
Imagem
Imagem
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

betossantana escreveu:E não quero incluir o Décio nem o Ápate em brincadeira nenhuma, já que o detesto. Quero mais é que ele se exploda.

Mais um motivo pra eu ajoelhar e agradecer a deus todos os dias. Só não há reciprocidade, porque você é insignificante demais pra me arrancar um sentimento como ódio.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:mas vou defender o Décio.

Que lástima!

:emoticon54: Vindo de quem vem!

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Ele nunca comparou jegues com negros.

Eu acho que comparou.

Tradução do pensamento cotista.

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:E "negrinhos" é diminutivo de negro. Posso chamar de negrão também. Como posso chamar português de portuga, japonês de japa.
Qual o problema?

Certas palavras carregam consigo um valor ou um desvalor pelo modo como foram histórica e continuamente usadas. "Negão" e "negona" são afirmativos, indicam vigor, viço, beleza, já "negrinho", "neguinho", "nigrinha" são pejorativos e remetem a desprezo e inferioridade, e o Ápate sabe muito bem disso. O seu pensamento, Apoc, é o mesmo que considera que chamar alguém de "viado" por ser gay "não tem nada demais", quando "viado" é notoriamente um xingamento.

Ah, e acho esses termos "portuga", "japa", etc, bastante deselegantes, assim como "baianada", que se usa em São Paulo também como pejorativo.

Bjs.

O engraçado que se um negro chama o outro de neguinho (ou nigga nos EUA) é carinhoso, já quando um branco chama é pejorativo.
Mas não importa, só traduzi o pensamento cotista que prega que não são TODOS coitadinhos necessitados.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:

Veja:

SE eles vieram de boa formação (independente de serem negros), SE as notas não se diferenciam, é porque são pessoas tão capazes ou mais do que muitos que entram, sabe-se lá deus como.
SE eles são tão iguais, eles podem ficar tranquilos ,estudar como todos os que passam estudam, que o lugar deles ( os que podem , tenho certeza que eles têm capacidade) está garantido pela igualdade e pelo mérito.

As atuações envolvem mais que notas. É toda uma postura acadêmica que vai se refletir na carreira futura.

Não precisa de cotas para isto. É só parar de tarjar os caras de inferiores, começar a mexer na mentalidade da qualidade, ao contrário doque se faz, fazendo-os de coitadinhos.

Não, devido à falta de incentivo e de capital para o preparo ao vestibular.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

SickBoy escreveu:pretos

[politicamente correto]Termo depreciativo, cartão azul[/politicamente correto]

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Samael escreveu:
Led Zeppelin escreveu:betossantana,

É a minha interpretação, e a dominante no fórum também.

Valendo lembrar que é um fórum majoritariamente de direitistas e não cotistas...

Fórum direitista ateu :emoticon3:

Creio que até entre os mais esquerdófilos seja vergonhoso defender as cotas. Aliás, os que as estão defendendo aqui estão dizendo que são contra mas não-sei-o-que-lá...

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Samael escreveu:

Visões apocalipticas sobre o mal exercimento da função, desmerecimento, comparações com animais, comparações com situações onde a analogia não cabe, etc.

Questão absoluta de ponto de vista.

Eu creio que dizer que devem ser dadas cotas a jegues um caso de desdém absoluto com a questão ou uma comparação tão absurda que não entra nem de perto no mérito da questão.

Acho que determinados posicionamentos excedem pontos de vista e carecem de um mínimo de coerência. E, em absoluto, não me refiro aos "anti-cotas" de forma geral, mas a casos específicos que cismam em surgir neste debate por aqui.

Continuo achando que a vítima dos neo-racistas é vista como uma criatura tão incapaz quanto qualquer animal, e por isso merece proteção.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:

Valendo lembrar que é um fórum majoritariamente de direitistas e não cotistas...

Se eu desejar, vou reivindicar uma cota baseada na minha afirmação de que há antepassados negros na minha árvore genealógica, o que determinou uma série de fracassos por falta de oportunidades, chegando essa perda até a minha geração.

Isto é uma falácia de que naipe? As cotas são falaciosas...

Bom, caso isso fosse verdade, o que um "pró-cotas" diria é que você tem legitimamente direito a essa cota. Mas o caso das cotas é mais específico, é mais utilitário do que moral. Visa criar igualdade social, dar a negros que não tem as mesmas chances na prova macetada de um vestibular a chance de ter voz ativa na sociedade e se colocarem em posição de iguais.

Não que eu creia que seja esse o caminho, mas não deixa de ser uma argumentação coerente.

Já que as cotas são para TODOS OS NEGROS, entende-se que qualquer negro, independente de suas condições, não conseguiria realizar com sucesso uma prova macetada, logo...

Apocaliptica

Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:

Veja:

Há muitos brancos despreparados e sem capital. Façam cotas para despreparados e sem capital.

Aqui no RS há coloninhos alemães e italianinhos que varam de sol a sol com o os pais na roça e na lavoura. Gente muito pobre, nem escola tem, mas andam léguas.

São muito, muito branquinhos, de cabelinho loiro e olhos claros.
Geralmente, aos 45 anos estão destruídos pela lida na lavoura e com carcinomas baso celulares, pelo excesso de exposição ao sol. São gerações e gerações penando, em condições muito simples, mesmo. Muitos são desdentados...com pais que mal sabem escrever o nome.

E assim também há muitos brancos vivendo lado a lado com os negros em condições precárias. Imagino que no Brasil todo.

Como eles ficam?

Outrossim, há estados onde a população negra é maior.

Vão fazer cotas proporcionais ao número de negros de cada unidade?

O que é negro? Que tom de pele tem um negro, num dos países mais mestiços do mundo? Negro puro aqui não temos.

Mas tem mistura de negro com tudo que é raça.
Quem são os merecedores das cotas?
Vão apresentar comprovante de renda? E se disserem que não têm?
Quem vai controlar?

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

SickBoy escreveu:mas apocaliptica, o melhor meio de avaliar os cotistas é pela nota obtida por eles durante o curso. ninguém depois de formado é respeitado pela sua nota no vestibular, mas pelo histórico escolar.

E se caso ele realmente não estivesse preparado mas foi colocado lá dentro mesmo assim. O dinheiro gasto para mantê-lo frustradamente lá dentro não saiu só do seu bolso.

Apocaliptica

Apáte escreveu:
SickBoy escreveu:mas apocaliptica, o melhor meio de avaliar os cotistas é pela nota obtida por eles durante o curso. ninguém depois de formado é respeitado pela sua nota no vestibular, mas pelo histórico escolar.

E se caso ele realmente não estivesse preparado mas foi colocado lá dentro mesmo assim. O dinheiro gasto para mantê-lo frustradamente lá dentro não saiu só do seu bolso.

É! Tão engraçado esse simplismo!

Se é pelo histórico escolar, os defensores estão admitindo que eles já não tinham condições antes, vão encarar uma universidade como???

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:

Veja:

Mesmo numa federal, não sai barato manter o curso. Decerto o capital surgiria por um milagre de deus, daqueles que fazem na igreja do emmmcri.
Editado pela última vez por Apáte em 06 Mar 2007, 21:36, em um total de 1 vez.

Apáte
Contato:

Re.: unipalmares...

Mensagem por Apáte »

ímpio escreveu:Creio que as vítimas diretas de racismo tenham uma indenização mais válida que cotas (que muito mais do que combate ao racismo é um bônus de vantagem contra os outros), e tanto nesse caso quanto nos de racismo generalizado, os racistas especificamente são punidos, em vez das pessoas que nem são racistas serem "punidas" por serem de outra raça, o que gera ressentimento tanto dos não racistas quanto dos racistas que de forma alguma deixam de ser racistas porque negros tem cotas.

ímpio escreveu:Se há um caso de discriminação racial ou sexual, que denunciem e punam os responsáveis. Tentar compensar por discriminações injustas com mais uma é tapar o sol com a peneira.

Antes fosse. Creio eu que é tapar o sol com uma lente.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

SickBoy escreveu:sobre piadas de preto. eu faço. e muito.hora de ser sério é uma coisa, bricnar é outra.

HEIN??? E ainda fica querendo dar LIÇÃO DE MORAL nos outros??? Aaaaaaah, e eu LENDO o que você escreve!! Tenha dó!

Bjs.
É um problema espiritual, chupe pau!

betossantana
Contato:

Led Zeppelin escreveu:Em qual concurso público que tem? Li editais de vários e em nenhum constava nada de cotas para negros.

Eu também nunca vi isso!!! Acho que ele estava se referindo a cotas pra deficientes! Ou, arram (pigarro), PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. :emoticon16:

Bjs.

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Led Zeppelin escreveu:Em qual concurso público que tem? Li editais de vários e em nenhum constava nada de cotas para negros.

Eu também nunca vi isso!!! Acho que ele estava se referindo a cotas pra deficientes! Ou, arram (pigarro), PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. :emoticon16:

Bjs.

Ele postou o link logo abaixo.

betossantana
Contato:

SickBoy escreveu:nossa, é o que mais tem. mas acho que é facultativo. dá uma olhada aí o quanto que aparece:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-B ... ogle&meta=
sei porque tou nesse de prestar concurso e sempre vejo isso nos editais. e isso é mais velho que as cotas.

Meu Deus, eu também faço concursinhos aqui e ali e não sabia que tinha cota em concurso!! Creeeedo, acho que daqui a pouco eu vou virar anti-cotas também!!

Bjs.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Apáte escreveu:
Samael escreveu:

Fórum direitista ateu :emoticon3:

Creio que até entre os mais esquerdófilos seja vergonhoso defender as cotas. Aliás, os que as estão defendendo aqui estão dizendo que são contra mas não-sei-o-que-lá...

Mais ou menos. Eu sou de esquerda e não as defendo. As posições divergem.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:

Veja:

Há muitos brancos despreparados e sem capital. Façam cotas para despreparados e sem capital.

Aqui no RS há coloninhos alemães e italianinhos que varam de sol a sol com o os pais na roça e na lavoura. Gente muito pobre, nem escola tem, mas andam léguas.

São muito, muito branquinhos, de cabelinho loiro e olhos claros.
Geralmente, aos 45 anos estão destruídos pela lida na lavoura e com carcinomas baso celulares, pelo excesso de exposição ao sol. São gerações e gerações penando, em condições muito simples, mesmo. Muitos são desdentados...com pais que mal sabem escrever o nome.

E assim também há muitos brancos vivendo lado a lado com os negros em condições precárias. Imagino que no Brasil todo.

Como eles ficam?

Outrossim, há estados onde a população negra é maior.

Vão fazer cotas proporcionais ao número de negros de cada unidade?

O que é negro? Que tom de pele tem um negro, num dos países mais mestiços do mundo? Negro puro aqui não temos.

Mas tem mistura de negro com tudo que é raça.
Quem são os merecedores das cotas?
Vão apresentar comprovante de renda? E se disserem que não têm?
Quem vai controlar?

É o que muita gente defende. Cotas para pobres.

Trancado