Avatar escreveu:NadaSei escreveu:Não exatamente... seria algo mais como: "Estou na caverna como todo mundo, mas sei que isso é uma caverna e já cheguei a ver a porta de saida, tendo um vislumbre do céu."
Perfeito!
Cara, eu falei sobre a semelhança em nossas idéias e isso está cada vez mais evidente. Andei lendo outros tópicos em que você participou (eu estava ausente, na ocasião) e vi a exatidão de seus comentários.
O engraçado é que quem não percebe isso, encara como algo que faz a pessoa se julgar grandiosa... tipo, parabéns grande sábio, me de um autografo... Só você conhece a verdade, descobriu a pólvora e a América duma vez só.
Já pra quem percebe isso, é algo meio patético... como eu não percebi isso antes? Como fui burro... não é segredo nenhum, estava na cara o tempo todo... sem falar a quantidade de vezes que me contaram isso e eu burro me recusei a perceber o obvio.
Como eu posso ter sido tão cego, surdo e burro por tanto tempo?
Não que quem não perceba seja burro, pois a ilusão é MUITO grande mesmo, não tem como perceber isso e ver com clareza, mas quando eu descobri isso, me senti um verdadeiro otário.
Essa é uma diferença entre nós. Eu nunca estudei nada sobre religiões. Meu ridículo conhecimento do assunto melhorou um pouco (muito pouco) depois que eu entrei neste fórum. Aqui, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse desconhecido tema.
Só pra citar um pouco de Taoismo:
"Saber que não se sabe, é o bem supremo.
Pensar que sabe, é como padecer de um mau.
O sábio não padece desse mau, porque já aprendeu com ele." Lao Tsé.
Quando ateu eu pensava que sabia sobre religião e, por isso pensava que era tudo fantasia.
Eu era um ateu forte, achava que cada religião falava de muitos deuses diferentes e que era impossível um Deus realmente existir.
Quando me tornei agnóstico e passei a estudar religião, foi que descobri que eu não sabia NADA sobre o assunto... tudo o que eu pensava saber sobre religião, não passavam de fantasias criadas por minha própria mente, criada com base no que pessoas como os Edirs Macedos da vida falam... Que triste isso, deixei esse tipo de pessoa me dizer o que pensar.
Não saber sobre religião e saber que não se sabe é uma coisa muito boa.
O pior é não saber e pensar que sabe.
Eu comecei a estudar religião pelo Taoísmo e, de cara me surpreendi com o que diziam.
Quando cheguei nessa parte que citei, sobre "pensar que sabe", me reconheci como padecendo desse mal e, foi ai que me tornei menos dogmático e menos apegado a minhas crenças ateístas.
Avatar escreveu:Eis mais uma prova de que todo esforço é válido. O caminho que eu segui e o que você seguiu, embora diferentes, nos levaram ao mesmo lugar.
Qual foi exatamente seu caminho?
Estou imensamente feliz de tê-lo conosco. Temos muito o que conversar.
Legal, conversaremos bastante então.