Teísta Cético(?)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: Teísta Cético(?)

Mensagem por NadaSei »

Huxley escreveu:Nada Sei, você acredita que tem uma cabeça?
Não, não acredito, eu sei que tenho.
Huxley escreveu:Lembre-se , não há algo que prove que a hipótese que seus sentidos sempre falham na percepção da realidade seja mais provável que o contrário.

Eu não acho que sempre falham, nem que sempre acertam.
Huxley escreveu:O que é melhor: acreditar em várias coisas ou ser solipsista?

Eu acho que não faz muita diferença... só acho que ao menos o solipsista é mais cético.
Só pra informar, não sou exatamente solipsista... apesar de simpatizar com esse questionamento e vê-lo como uma hipótese possível que deveriamos ter sempre em mente.
Isso ajuda a manter o ceticismo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

NadaSei

Não exatamente... seria algo mais como: "Estou na caverna como todo mundo, mas sei que isso é uma caverna e já cheguei a ver a porta de saida, tendo um vislumbre do céu."

Me dá um autógrafo? :emoticon16:

NadaSei

Re: Teísta Cético(?)

Mensagem por NadaSei »

betossantana escreveu:O candomblé tem vários deuses.

Não conheço o assunto, você conhece?
Sempre ouvi dizer o mesmo do hinduismo... quando passei a estuda-lo, descobri que isso é uma grande abobrinha e que o hinduismo está longe de ser politeista, mesmo com seus 33333 deuses...
betossantana escreveu:E viver como um nabo.
Bjs.

Todo conhecimento tem seu preço... passei seis horas por dia, durante uns 19 anos, sentado em uma cadeira, escutando professores que muitas vezes eram idiotas, para saber o que sei hoje sobre as ciências... sem contar o que estudei por conta própria...

Mas esse conhecimento vale esse preço... pois após concluida sua função, a pratica é abandonada e passamos a viver como reis, pela primeira vez sem sofrimento, livres do inferno em que estamos todos mergulhados.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

NadaSei escreveu:Não exatamente... seria algo mais como: "Estou na caverna como todo mundo, mas sei que isso é uma caverna e já cheguei a ver a porta de saida, tendo um vislumbre do céu."

Perfeito!

Cara, eu falei sobre a semelhança em nossas idéias e isso está cada vez mais evidente. Andei lendo outros tópicos em que você participou (eu estava ausente, na ocasião) e vi a exatidão de seus comentários.
NadaSei escreveu:não existem muitos deuses, mas apenas um Deus com muitos nomes.

Eu já tentei. Mas como seu maior interesse é por à prova seu método de argumentação... Boa sorte!
NadaSei escreveu:Todo conhecimento tem seu preço... passei seis horas por dia, durante uns 19 anos, sentado em uma cadeira, escutando professores que muitas vezes eram idiotas, para saber o que sei hoje sobre as ciências... sem contar o que estudei por conta própria...

Essa é uma diferença entre nós. Eu nunca estudei nada sobre religiões. Meu ridículo conhecimento do assunto melhorou um pouco (muito pouco) depois que eu entrei neste fórum. Aqui, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse desconhecido tema.

Eis mais uma prova de que todo esforço é válido. O caminho que eu segui e o que você seguiu, embora diferentes, nos levaram ao mesmo lugar.
NadaSei escreveu:Mas esse conhecimento vale esse preço... pois após concluida sua função, a pratica é abandonada e passamos a viver como reis, pela primeira vez sem sofrimento, livres do inferno em que estamos todos mergulhados.

Estou imensamente feliz de tê-lo conosco. Temos muito o que conversar.

Leo
Contato:

Re.: Teísta Cético(?)

Mensagem por Leo »

Bem... o que se espera de uma pessoa que se diz cética? Atitude científica. E tendo em vista que questões metafísicas são inabordáveis pela ciência, eu acho um tanto quanto improvavel admitir que um teísta possa ser cético.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Leo escreveu:Bem... o que se espera de uma pessoa que se diz cética? Atitude científica. E tendo em vista que questões metafísicas são inabordáveis pela ciência, eu acho um tanto quanto improvavel admitir que um teísta possa ser cético.

[samael]Perfeito![/samael]
Imagem

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

NadaSei escreveu:
Sim o ceticismo cientifico é muito fraco mesmo... temos que ter fé na ciência, no meio cientifico e seu método, bem como no trabalho daqueles que vieram antes de nós.
Eu também cultivo o ceticismo cientifico e a fé pratica na ciência humana. Eu deixo o ceticismo cientifico tomar conta do meu trabalho, do meu corpo quando tenho algum problema e, em diversas outras áreas da minha vida.

Eu só não deixo o ceticismo cientifico tomar conta da minha visão de mundo, bem como do que devo ou não acreditar, pensar, estudar e questionar.
Nesse caso eu o combino a um ceticismo filosófico.
O risco de cultivar apenas o ceticismo cientifico e tentar adquirir uma compreensão do mundo, é justamente o de cair em crenças e formas dogmaticas de pensar.

Veja como é comum ateus crendo que Deus é impossivel, crendo que não importando a explicação, coisas como viagem astral são impossiveis, crendo no materialismo, crendo que todo conhecimento está na ciência ou filosofia ocidental, crendo que religião é veneno, etc...
Muitos tendem a criar crenças pseudocientificas de tudo que é tipo. Seriam crenças inspiradas em algo que eles "julgam" que a ciência diz... mas que não diz de fato.

Não confundo o que diz a ciência com o comentário de alguns cientistas ou ainda o que alguns (mesmo não sendo do meio) dizem que a ciência abaliza. Isso serve também para religião, obviamente, e para muitas outras áreas do conhecimento humano.
Não vejo pelo mesmo prisma que vc vê a ciência. Não é um ato de fé para mim. Quando um cientista diz que a mente é um fenômeno, como um programa, do cérebro, isso é fé dele, é algo que ele acredita, por mais lastro de indício que tenha (pois não pode ser provado).
Mas isso não é o que consta em artigos, a ciência propriamente. Digo que divirjo de vc na concepção da ciência porque sempre que precisei buscar uma dedução ou experimento que os livros ou artigo traziam, ou pude reproduzi-los. Isso é acessível a qualquer um (desde que estude para tal). Como sabemos, nem sempre isso é possível em termos de doutrina filosófica religiosa (por exemplo, eu creio em Deus mas não vi, toquei ou falei com Ele): algumas manifestações só são possíveis para sensitivos (eu sou uma porta de sensibilidade).
Em que pesa a possibilidade de existir técnicas e exercícios que possibilitam o contato com um suposto “mundo metafísico”, os resultados, de tais métodos, não são iguais a todos que se lançam ao mesmo. Tenho 19 anos de estudo de esoterismo e nunca consegui realizar um desdobramento. Só 2 efeitos que pude explicar usando exclusivamente meu conhecimento de esoterismo (por sinal duas materializações: uma do que chamam de ectoplasma e outro de um búzio).
Abç
Leo.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Najma escreveu:
Leo escreveu:Bem... o que se espera de uma pessoa que se diz cética? Atitude científica. E tendo em vista que questões metafísicas são inabordáveis pela ciência, eu acho um tanto quanto improvavel admitir que um teísta possa ser cético.

[samael]Perfeito![/samael]

Nada vos impede de acreditar nisso. Que melhor definição de liberdade poderíamos ter?

Ainda tenho uma dívida muito grande com este sítio. Pode parecer estranho, talvez errado, mas eu já senti uma espécie de ansiedade, algo que te obriga a dizer “olhem, olhem para aquela entrada! É claro que isto é uma caverna. E há algo lá fora aguardando por ser descoberto”. Não é proselitismo gente. Nem sempre é. É desejo de compartilhar esse momento incrível.

E “incrível” é apenas uma vã tentativa de descrever o que não pode ser descrito. Como não querer dividir isso com os amigos?

Mas não funciona dessa forma. Não é do jeito que queremos. E aceitar, quando aceitar é o que te cabe, é mais um passo em direção à sabedoria.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Avatar, ao contrário do que você tem dito, há uma imensa diferença entre você e o NadaSei, mas creio que nem preciso dizer qual é, pois todos os que acompanham já sabem.

Um abração!
"Noite escura agora é manhã..."

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Leo escreveu:Bem... o que se espera de uma pessoa que se diz cética? Atitude científica.
E tendo em vista que questões metafísicas são inabordáveis pela ciência,

Esse é problema fundamental.
Essas questões não são totalmente inabordáveis pela ciência.
O método cientifico atual, deixa a desejar e, ao invés de se procurar uma forma de corrigir isso, muitos consideram que o que não pode ser "abordado" pelo método cientifico, só pode ser algo falso e irreal.

Depois, é como eu disse, isso não está totalmente fora do alcance do método cientifico atual, em alguns casos é possível combinar métodos científicos e não científicos, para se estudar melhor um assunto.

Vou dar um exemplo.
Atingindo um certo estado meditativo da mente, nossa visão melhora, fica MUITO melhor, que o melhor e "normal" conhecido pela ciência. (a mesma diferença entre uma TV com chuvisco e um DVD)
Isso pode ser evidenciado com certos testes... mas para se fazer isso, primeiro é preciso saber que isso acontece.

O correto seria estudar esses assuntos, (meditação, sonho ludos e outros), praticando da forma que fazem os esotéricos ou outros grupos, experimentando pessoalmente e trocando figurinhas sobre a experiência, criando hipóteses, etc...
Depois de adquirir esse conhecimento, procurar um meio de demonstrar e verificar certas coisas, com métodos científicos materialistas.
Isso sem falar na diferença entre provar algo, e comprovar algo.
O que não pode ser evidenciado a todos por métodos materialistas, pode sim ser comprovado e experimentado individualmente, sem que isso seja algo menor ou menos verdadeiro que uma prova objetiva.

Por fim, parece que faltou entender que existe diferença entre ceticismo cientifico e filosófico.

Leo escreveu: eu acho um tanto quanto improvavel admitir que um teísta possa ser cético.

Eu acho um tanto improvável que alguém que cultive apenas o ceticismo cientifico, possa se dizer realmente cético... pois ciência sem fé é impossivel.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Alter-ego escreveu:Avatar, ao contrário do que você tem dito, há uma imensa diferença entre você e o NadaSei, mas creio que nem preciso dizer qual é, pois todos os que acompanham já sabem.

Um abração!

Grande Alter,

Ainda não li todas as postagens do NadaSei, mas as que li refletem exatamente o meu entendimento. Eu me exponho menos que ele, isso é fato, mas não sei se sou prudente ou covarde. Minha “crença”, hoje, é de que essa é uma tarefa impossível e procuro extrair algum aprendizado diante da satisfação ou da frustração. Ouvir é mais cômodo do que falar e tem sido essa minha receita.

Comodismo... e provavelmente covardia. Talvez eu não seja tão merecer do respeito que os caros amigos me dispensam.

É essa diferença que você apontou, certo? Se for, analise com isenção o que eu falei. Às vezes, enxergamos virtude onde não existe.

Um abraço.

Leo
Contato:

Mensagem por Leo »

NadaSei escreveu:Esse é problema fundamental.
Essas questões não são totalmente inabordáveis pela ciência.
O método cientifico atual, deixa a desejar e, ao invés de se procurar uma forma de corrigir isso, muitos consideram que o que não pode ser "abordado" pelo método cientifico, só pode ser algo falso e irreal.

Estou longe de querer pregar o cientificismo, apenas acredito que a expressão de verdades absolutas não é compatível com a atitude de quem deve adotar uma posição questionadora, inclusive das suas próprias convicções. A não ser que o problema esteja na definição do termo "teísta".

NadaSei escreveu:Depois, é como eu disse, isso não está totalmente fora do alcance do método cientifico atual, em alguns casos é possível combinar métodos científicos e não científicos, para se estudar melhor um assunto.

Bem, então você pretende reinventar o significado da ciência,
porque até agora ela só foi praticada com o emprego de métodos científicos. Se você quer estudar casos sobrenaturais utilizando também outros métodos que não o científico, aí eu não sei o que estará praticando, e só os resultados poderão nos dizer.

NadaSei escreveu:O correto seria estudar esses assuntos, (meditação, sonho ludos e outros), praticando da forma que fazem os esotéricos ou outros grupos, experimentando pessoalmente e trocando figurinhas sobre a experiência, criando hipóteses, etc...
Depois de adquirir esse conhecimento, procurar um meio de demonstrar e verificar certas coisas, com métodos científicos materialistas.

É contigo mesmo, então mão na massa...

NadaSei escreveu:Eu acho um tanto improvável que alguém que cultive apenas o ceticismo cientifico, possa se dizer realmente cético... pois ciência sem fé é impossivel.

Uma coisa é acreditar em obter os resultados que almeja, outra é crêr em seres e fenômenos sobrenaturais... as duas formas de acreditar não possuem o mesmo peso.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

NadaSei escreveu:Não exatamente... seria algo mais como: "Estou na caverna como todo mundo, mas sei que isso é uma caverna e já cheguei a ver a porta de saida, tendo um vislumbre do céu."

Perfeito!

Cara, eu falei sobre a semelhança em nossas idéias e isso está cada vez mais evidente. Andei lendo outros tópicos em que você participou (eu estava ausente, na ocasião) e vi a exatidão de seus comentários.

O engraçado é que quem não percebe isso, encara como algo que faz a pessoa se julgar grandiosa... tipo, parabéns grande sábio, me de um autografo... Só você conhece a verdade, descobriu a pólvora e a América duma vez só.

Já pra quem percebe isso, é algo meio patético... como eu não percebi isso antes? Como fui burro... não é segredo nenhum, estava na cara o tempo todo... sem falar a quantidade de vezes que me contaram isso e eu burro me recusei a perceber o obvio.
Como eu posso ter sido tão cego, surdo e burro por tanto tempo?
Não que quem não perceba seja burro, pois a ilusão é MUITO grande mesmo, não tem como perceber isso e ver com clareza, mas quando eu descobri isso, me senti um verdadeiro otário.
Essa é uma diferença entre nós. Eu nunca estudei nada sobre religiões. Meu ridículo conhecimento do assunto melhorou um pouco (muito pouco) depois que eu entrei neste fórum. Aqui, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse desconhecido tema.

Só pra citar um pouco de Taoismo:
"Saber que não se sabe, é o bem supremo.
Pensar que sabe, é como padecer de um mau.
O sábio não padece desse mau, porque já aprendeu com ele." Lao Tsé.

Quando ateu eu pensava que sabia sobre religião e, por isso pensava que era tudo fantasia.
Eu era um ateu forte, achava que cada religião falava de muitos deuses diferentes e que era impossível um Deus realmente existir.
Quando me tornei agnóstico e passei a estudar religião, foi que descobri que eu não sabia NADA sobre o assunto... tudo o que eu pensava saber sobre religião, não passavam de fantasias criadas por minha própria mente, criada com base no que pessoas como os Edirs Macedos da vida falam... Que triste isso, deixei esse tipo de pessoa me dizer o que pensar.

Não saber sobre religião e saber que não se sabe é uma coisa muito boa.
O pior é não saber e pensar que sabe.
Eu comecei a estudar religião pelo Taoísmo e, de cara me surpreendi com o que diziam.
Quando cheguei nessa parte que citei, sobre "pensar que sabe", me reconheci como padecendo desse mal e, foi ai que me tornei menos dogmático e menos apegado a minhas crenças ateístas.
Avatar escreveu:Eis mais uma prova de que todo esforço é válido. O caminho que eu segui e o que você seguiu, embora diferentes, nos levaram ao mesmo lugar.

Qual foi exatamente seu caminho?
Estou imensamente feliz de tê-lo conosco. Temos muito o que conversar.

Legal, conversaremos bastante então.

Fabi
Gênero: Feminino

Mensagem por Fabi »

NadaSei, qual sua religião?
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Leo escreveu:Estou longe de querer pregar o cientificismo, apenas acredito que a expressão de verdades absolutas não é compatível com a atitude de quem deve adotar uma posição questionadora, inclusive das suas próprias convicções. A não ser que o problema esteja na definição do termo "teísta".

E quem falou em verdades absolutas?
Teísta é aquele que acredita na, ou sabe da existência de Deus
Leo escreveu:Bem, então você pretende reinventar o significado da ciência,
porque até agora ela só foi praticada com o emprego de métodos científicos. Se você quer estudar casos sobrenaturais utilizando também outros métodos que não o científico, aí eu não sei o que estará praticando, e só os resultados poderão nos dizer.

Estou falando apenas de aplicar o método cientifico, após estudar o fenômeno da forma CORRETA.
Isso permite ao investigador conhecimento de qualidade sobre o objeto de estudo, bem como uma melhor visão sobre a forma que deve procurar para demonstrar isso de forma cientifica.
Leo escreveu:É contigo mesmo, então mão na massa...

Na realidade isso é com os cientistas que tentam estudar o assunto.
Eu prefiro comprovar as coisas pessoalmente para fins próprios, sem a necessidade de demonstra-las ao mundo de forma cientifica.
Leo escreveu:Uma coisa é acreditar em obter os resultados que almeja, outra é crêr em seres e fenômenos sobrenaturais... as duas formas de acreditar não possuem o mesmo peso.

Não ao estudar um objeto em si, mas acabam tendo o mesmo peso ao criar ilusões na forma como enxergamos o mundo.
Depois, isso no que se refere ao "acreditar", pois muita coisa pode ser comprovada pessoalmente, sem a necessidade de crença.

Apocaliptica

Acreditar na existência de deus ( es) , tudo bem....mas saber da existência dele (s) .....

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:NadaSei, qual sua religião?

Não tenho religião.
A religião que eu mais estudo, é o hinduismo.
Gosto e simpatizo bastante com o taoísmo e budismo.
Fora isso estudei um pouco de cristianismo (incluindo os apócrifos) e um pouquinho de judaísmo.
Mais importante que qualquer estudo é a "pratica" do que é ensinado.

Na religião as palavras são ensinadas como sendo relativas, o que dá margem à interpretação e confusão. O que corrige isso é a pratica.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Acreditar na existência de deus ( es) , tudo bem....mas saber da existência dele (s) .....

Pois é... essa é a visão quem não simplesmente "não acredita" em Deus, mas que "acredita" que ele não existe e, "acredita" que é impossível Deus existir... é pura crença ateista.

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

NadaSei escreveu: ... pois ciência sem fé é impossivel.

Cara, eu concordo com algumas opiniões suas, principalmente quando cita que muitos criticam religiões com um conhecimento pseudo-religioso.
Mas da mesma forma que procuro, ocasionalmente, apontar discordâncias em relação a interpretações religiosas feita por ateus, sinto-me na obrigação de fazer o análogo quando um teísta faz um pronunciamento que considero infundado em relação a ciência (sou teísta mas tmb sou cientista – dos micro).
Assim sendo, gostaria que postasse sua definição de fé e ciência (não precisa ser uma definição acadêmica, pode ser profundamente prática, ainda que seja pessoal). Com base nestas, um bom exemplo da condição necessária “fé” para existência da ciência.
Abç
Leo

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Acreditar na existência de deus ( es) , tudo bem....mas saber da existência dele (s) .....

Pois é... essa é a visão quem não simplesmente "não acredita" em Deus, mas que "acredita" que ele não existe e, "acredita" que é impossível Deus existir... é pura crença ateista.

Como diz Antônio Fagundes e outros tantos: " Não acredito neste Deus que os homens criaram".

O problema é que a personalidade e os feitos que creditam a Deus ( ao deus judaico cristão ) são totalmente incoerentes, descabidos e não encontram amparo na realidade.

Deus não tem esses poderes todos e nem os valores a ele atribuídos.

Quem afirma que ele tem, ou é cego,ou quer enganar alguém.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

NadaSei escreveu:Sempre ouvi dizer o mesmo do hinduismo... quando passei a estuda-lo, descobri que isso é uma grande abobrinha e que o hinduismo está longe de ser politeista, mesmo com seus 33333 deuses...

Isso é o que você diz, claro. Você sempre "descobre" coisas "impressionantes". Sua vida é uma eterna "descoberta" mirabolante de coisas que só você "descobriu".

NadaSei escreveu:Mas esse conhecimento vale esse preço... pois após concluida sua função, a pratica é abandonada e passamos a viver como reis, pela primeira vez sem sofrimento, livres do inferno em que estamos todos mergulhados.

Fico de pau duro só de imaginar.
É um problema espiritual, chupe pau!

betossantana
Contato:

Leonardo escreveu:Só 2 efeitos que pude explicar usando exclusivamente meu conhecimento de esoterismo (por sinal duas materializações: uma do que chamam de ectoplasma e outro de um búzio).

Meu Deus, é MUITO PIOR do que eu pensava!!!!!!!!!!!!!!!

betossantana
Contato:

NadaSei escreveu:O método cientifico atual, deixa a desejar

E você tem um muito melhor, claaaaaaaaaaaro.

betossantana
Contato:

NadaSei escreveu:tudo o que eu pensava saber sobre religião, não passavam de fantasias criadas por minha própria mente,

Sua mente CONTINUA criando fantasias.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Leonardo escreveu:
NadaSei escreveu: ... pois ciência sem fé é impossivel.

Cara, eu concordo com algumas opiniões suas, principalmente quando cita que muitos criticam religiões com um conhecimento(...)que postasse sua definição de fé e ciência (não precisa ser uma definição acadêmica, pode ser profundamente prática, ainda que seja pessoal). Com base nestas, um bom exemplo da condição necessária “fé” para existência da ciência.
Abç
Leo

Bom, existem tres tipos de fé:
Crença, confiança e abandono da razão.

Na ciência a fé necessária tem o sentido de confiança.
Somos obrigados a confiar no trabalho daqueles que vieram antes de nós (não podemos verificar e fazer tudo pessoalmente), no crivo cientifico e nas ferramentas necessárias para certos trabalhos.
Por exemplo, um arqueólogo identifica uma determinada peça encontrada em um sitio, ao datar a peça, vai ter que confiar na ciência de datação, ciência a qual ele nada sabe sobre.
Com base na datação e em outras coisas, vai tirar suas conclusões.

Isso não é ruim, não da pra fazer ciência sem confiar no que já está ai, mas isso algumas vezes pode resultar em problemas e enganos.
Os maiores problemas não estão na ciência em si, mas nas conclusões tiradas, que muitas vezes estão impregnadas de crenças em diversas coisas.

Não sou anti-cientifico, só não tenho toda essa confiança na ciência para me dizer o que é a realidade, pois sei que ela não é capaz disso e, inclusive ajuda a distorcer nossa visão nesse caso.
A ciência ajuda a distorcer a realidade, cria ilusões... não pela ciência em si, mas pela forma como nós humanos lidamos com ela.
A religião tem a mesma capacidade, a forma como lidamos com ela cria ilusões... veja instituições como a IURD, por exemplo. Ou idéias como um inferno de fogo e enxofre, um céu com anjinhos tocando harpa, etc...

Não é culpa da ciência ou religião em si, mas da forma como lidamos com ela e, o que esperamos dela.
As ciências não tem a capacidade de nos dizer o que é a realidade.

Trancado