MST continua jornada de protestos e ocupações pelo país

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

MST continua jornada de protestos e ocupações pelo país

Mensagem por Alexandre »

Imagem

RIO, PORTO ALEGRE e BELO HORIZONTE - Mais de 2 mil mulheres ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizam, nesta semana, uma jornada de protestos e ocupações, como parte das mobilizações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. No Rio, cerca de 100 integrantes do MST fazem uma manifestação na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Centro. O grupo entrou no saguão do prédio, à tarde, para entregar uma carta ao presidente do banco, reivindicando recursos para a agricultura familiar e assentamentos. A ação faz parte da onda de protestos, que tem como lema: "Mulheres em defesa da vida e contra o agronegócio".

São trabalhadoras rurais, sindicalistas e militantes feministas que entraram na sede do banco, mas segundo a polícia militar o imóvel não chegou a ser invadido. As manifestantes esperavam ser recebidas pelo presidente da instituição, Demian Fiocca, para debater sua pauta de reivindicações. As mulheres denunciam que o banco tem aumentado seus investimentos em energia, principalmente na área de biocombustíveis, em detrimento de uma ação consistente para financiar a agricultura familiar e os assentamentos rurais.

Em nota, o MST defende “um novo modelo baseado na agricultura camponesa e na agroecologia, com produção diversificada priorizando o mercado interno”.

No Rio Grande do Sul, porém, pelo menos três ocupações terminaram antes da chegada do Dia Internacional da Mulher. Cerca de 200 mulheres e crianças da Via Campesina, entidade internacional representada no Brasil pelo MST, desocuparam nesta quarta-feira uma área da empresa de celulose Aracruz em Eldorado do Sul. As terras foram invadidas na terça-feira. A empresa informa, entretanto, que não é proprietária da área.

Ainda no estado, também foram invadidas áreas de florestamento em São Francisco de Assis, Rosário do Sul e Pinheiro Machado. As fazendas das duas primeiras cidades foram desocupadas no mesmo dia. Em Pinheiro Machado, a Justiça concedeu prazo até as 14h de quinta-feira para a retirada.

As sem-terra ocuparam áreas de empresas que têm monoculturas para denunciar que o "deserto verde" está impedindo a reforma agrária e inviabilizando a agricultura camponesa. Juntas, essas quatro empresas têm mais de 200 mil hectares de terras no Rio Grande do Sul, o suficiente para assentar 8 mil famílias gerando trabalho, renda e dignidade no campo, segundo a Via Campesina.

Também nesta quarta-feira, um grupo de aproximadamente 900 mulheres da Via Campesina ocuparam área da usina Cevasa, no município de Patrocínio Paulista, região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A usina Cevasa, a maior do Brasil, teve parte de seu capital vendido recentemente para a empresa americana Cargill.

A região de Ribeirão Preto foi escolhida, "pois simboliza a expansão do latifúndio da cana-de-açúcar, modelo calcado na superexploração de lavradores e lavradoras (mais de 15 trabalhadores morreram de exaustão nas lavouras desde 2004) e na destruição do meio ambiente", segundo informa a Via Campesina em nota distribuída à imprensa nesta quarta-feira.

Em Minas, cerca de 300 integrantes da Liga Campesina e do MST interditaram, por volta das 6h30m, a entrada da Mina de Capão Xavier, da MBR e da Vale do Rio Doce, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Elas fecharam a entrada da mina com galhos de árvores, para impedir o tráfego. Em nota, a Vale condenou a ocupação , que teria impedido a produção de cerca de 12 mil toneladas de minério de ferro.

Ônibus com trabalhadores da empresa ficaram estacionados do lado de fora. A polícia chegou a disparar tiros para o alto. O protesto, contra a atividade mineradora, considerada predatória pelos manifestantes, durou cerca de quatro horas. O acesso foi liberado no fim da manhã.

Na zona da mata pernambucana, 600 trabalhadoras rurais ocuparam Engenho João Gomes, da Usina Estreliana, pedindo a desapropriação de terras. As mulheres teriam destruído parte dos canaviais e deram início ao plantio de feijão e milho. O MST também ocupou a prefeitura do município pernambucano de Aliança e mantém um acampamento no Sul de Minas há mais de uma semana.

Em Pernambuco, as mulheres reivindicam a desapropriação de três áreas da Usina Estreliana: os Engenhos Pereira Grande, Bela Feisão e João Gomes, segundo o MST. O ocupado, no município de Gameleira, já foi desapropriado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas a decisão foi revogada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) e atualmente aguarda decisão final do Supremo Tribunal Federal.

No Ceará, cerca de 500 mulheres da Via Campesina ocuparam ontem, por seis horas, o trevo da Chapada do Apodi, bloqueando a principal via de escoamento da produção de fruticultura irrigada de Limoeiro do Norte, a 198 quilômetros de Fortaleza. A região é maior produtora de frutas para exportação.

Em Alagoas, pelo menos duas mil mulheres da Via Campesina e outros movimentos participarm de um ato contra o agronegócio e a transposição das águas do Rio São Francisco. Elas ocuparam a Secretaria de Agricultura do estado.

O Globo
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Mensagem por Alexandre »

Afinal, o que querem as mulheres?

Imagem
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Led Zeppelin
Mensagens: 2558
Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
Localização: Patos de Minas - MG
Contato:

Re.: MST continua jornada de protestos e ocupações pelo país

Mensagem por Led Zeppelin »

Essas bandeiras vermelhas me assustam...
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re.: MST continua jornada de protestos e ocupações pelo país

Mensagem por Poindexter »

Imagem
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Apocaliptica

Re.: MST continua jornada de protestos e ocupações pelo país

Mensagem por Apocaliptica »

Vergonha nacional financiada...

Trancado