o anátema escreveu:Xá eu ver se entendi. a população branca no Brasil é de 56%, sendo a de negros e pardos aprox. 42% da população. Você acha "normal" que até bom tempo atrás os únicos negros que apareciam em novelas eram famílas do subúrbio em papéis secundários, domésticas, porteiros, e que TODO o resto do elenco fosse composto integralmente de brancos, tendo isso relação nenhuma com um padrão de estética a ser seguido?
Eu não acho exatamente "normal", mas um acidente histórico.
Por serem na maioria pobres, os negros de modo geral não devem ver a carreira de ator, modelo e cantor como algo lá muito viável. Almejar esse tipo de profissão é coisa de quem já tem a vida bem assegurada. As pessoas mais pobres podem até sonhar com isso, mas tomam uns tapas na nuca dos pais para acordarem, parerem de sonhar e pensarem em profissões de verdade, em trazer comida para casa.
Analisando a carreira de ator como é atualmente, talvez sim. mas se você for observar quando do surgimento da Tevê no Brasil, a maioria dos atores e atrizes saíram do Rádio. No rádio pelo menos o critério era a voz. logo, ainda que na época a sociedade era mais preconceituosa do que hoje, creio que não tanta diferença assim a ponto das "estrelas" serem quase em sua totalidade de pele clara. mas sobre isso eu já falei lá antes, que não é só da Globo não querer negros, a própria população tinha também esse senso de estética. Talvez pela TV representar o
glamour e ser branco era ser chique. Só que a Globo massificou muito mais isso, e como sempre foi conservadora, provavelmente muitas vezes o critério de seleção pode ter sido a cor.
... ouvi dizer que japoneses fizeram filmes de bang-bang, do velho oeste americano, mas só com japoneses....... e que num filme do godzila, acho, pintaram um monte de japoneses de preto para fazer papel de africanos...
bom. lá essa mão de obra
especializada é escassa. mas veja que aqui quando precisavam de atores negros, iam atrás. ou seja, quando precisavam de alguém pra representar um guerreiro zumbi, ou uma família que na trama sofria com o preconceito, sempre encontravam. o resto dos papéis, não fazia sentido colocarem negros, afinal, eram papéis "normais". E até mesmo o público era dessa opinião. Negros e brancos. Acho que chamar isso de racismo seria um tanto pesado, mas acaba que fazendo as pessoas aceitarem "como as coisas são", levando a uma certa conformidade. É por essa confomidade, principalmente entre os negros, que os tais movimentos raciais surgiram. E a Globo aderiu a bandeira, pois isso é frutífero para ela.