Espíritos: matéria de capa da SI

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Re: Re.: Espíritos: matéria de capa da SI

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
betossantana escreveu:
Botanico escreveu:O que me diverte nos céticos é que eles são pessoas cheias de muita fé: acreditam em QUALQUER BESTEIRA,

Os espíritas também.

Tem toda razão. Só que no meu caso eu fico um pouco em dúvida se é besteira mesmo, pelo fato dos céticos precisarem mentir ou aceitar mentiras para justificar porque acham que são besteiras...

O ENCOSTO escreveu:O Bobotanico consegue, além de inverter o onus da prova, inverter o onus da religiosidade. Todo mundo é crente e vive iludido. Menos ele.

Encostado, eu não estou invertendo nada; apenas constato um fato.
E o fato é que os assim intitulados "céticos" não são céticos por posicionamento filosófico e sim por motivos de fé.

Assim então os céticos, conforme tenho visto por aqui e alhures, querem se apresentar como gente intelectualizada e sorbonizada, de grande perspicácia, capazes de fazer análises inteligentes e precisas, de forma então a se contraporem aos chamados crédulos, que supostamente acreditariam em quaisquer bobagens porque assim foram ensinados a crer ao longo de suas vidas e proibidos de fazer qualquer questionamento sobre a validade de suas crenças.

Errei em alguma coisa na minha forma de ver os céticos?

Contudo, nesses anos de discussão e leitura de artigos feitos por bambambans céticos, notei paralelos inquietantes, que me levaram a por em dúvida se é o posicionamento filosófico ou se é a fé que movimenta os ditos céticos.

O Quevedo apresenta umas tais "retatações" que já foram aqui postadas pelo Turatti, tomando por base afirmações de pessoas de credibilidade duvidosa, quando já não eram comprovadamente mentirosas. Ele cita Paul Heuzé, repudiado por René Sudre, um anti-espírita; cita Philippe Davis, o único que teria recolhido uma suposta confissão de Douglas Home, renegando os espíritos. E por aí vai. Mas Quevedo é obrigado a se servir de testemunhas duvidosas e mentirosas, pois precisa defender sua fé católica. Ele é um CRÉDULO e por isso é obrigado a crer em qualquer besteira, desde que endosse a sua fé.

Se os céticos fossem o que tentam apresentar ser, então eu esperaria que não se comportassem como o Quevedo. Caso se deparassem com um testemunho duvidoso ou mentiroso, então eles _ que fazem da dúvida o seu pedestal _ simplesmente desconsiderariam tal testemunho. Se criticam essas tais "evidências anedotas", certamente não fariam uso delas em seu próprio proveito por motivo de coerência.

Falei besteira?

Mas vejam só que interessante. Os céticos aproveitam testemunhos como os de Jules Bois e Anderson, que disseram ter sido amantes da Florence Cook Corner e lá, durante seus tórridos encontros na cama, ela confessara que enganara o Crookes com truques bobos e infantis (pena que nunca vi os céticos apresentarem quaisquer descrições desses truques...). Os dois fizeram tais declarações quando Cook já havia morrido e portanto não podia desfazer a trama. Nada prova o que disseram... mas os céticos aceitam como válidos os seus testemunhos. Não os questionam, nem lançam qualquer dúvida. Já quando analisam um relato de materialização ou outro paranormal qualquer...

Bem, o Massimo Polidoro escreveu o artigo sobre a mentalista que fez o Crookes de tonto. Cita o testemunho de Houdini, segundo o qual a Eva Fay teria se debulhado toda diante dele, confessado tudo bonitinho e lá coloca ele o seu registro, dizendo que ela o enganou porque conseguiu burlar o galvanômetro quando faltou força por um segundo no teatro e ela colocou a manivela do galvanômetro da dobra do joelho e assim libertou uma mão, que lhe permitiu fazer os truques. Que maravilha, não? Só que Polidoro tinha em mãos o relatório original de Crookes e nele dizia que os experimentos foram feitos em sua casa, que era iluminada a gás (não havia energia elétrica) e o galvanômetro funcionava a bateria (ou seja, o truque confesso seria irrealizável). Se Polidoro fosse um cético filosófico e não religioso, ele então já sacaria que Houdini mentira e seu relato sobre a suposta confissão seria inválido. Mas como ele é um cético religioso...

Portanto, seu Encostado, eu NÃO INVERTI NADA!

O ENCOSTO escreveu:A propósito, andei lendo ai que você trabalha em laboratórios de análises quimicas. Já pensou em criar ectoplasma em laboratório?

Então andou lendo errado, pois não trabalho em laboratório de análises químicas nenhumas. Eu sou professor universitário e tenho um laboratório onde faço estudos anatômicos de plantas. E estas não têm ectoplasmas...

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

O ENCOSTO escreveu:A propósito, andei lendo ai que você trabalha em laboratórios de análises quimicas. Já pensou em criar ectoplasma em laboratório?

Isso eu perguntaria ao Leonardo.
É um problema espiritual, chupe pau!

King In Crimson

Re.: Espíritos: matéria de capa da SI

Mensagem por King In Crimson »

[quote[SI[/quote]
?

Scientific Iraqi?

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

betossantana escreveu:

Pelo que eu soube, a especialidade profissional do bobotânico é a "galha" (não aquela! :emoticon16: ), um tipo de câncer vegetal.
Já perguntei se ele não se disporia a fazer uma experiência controlada em laboratório, 100% científica, com um médiun do tipo que faz murchar tumores e as plantinhas doentes dele. Inexplicavelmente, ele recusou.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Botanico escreveu:
Botanico escreveu:
betossantana escreveu:
Botanico escreveu:O que me diverte nos céticos é que eles são pessoas cheias de muita fé: acreditam em QUALQUER BESTEIRA,

Os espíritas também.

Tem toda razão. Só que no meu caso eu fico um pouco em dúvida se é besteira mesmo, pelo fato dos céticos precisarem mentir ou aceitar mentiras para justificar porque acham que são besteiras...

O ENCOSTO escreveu:O Bobotanico consegue, além de inverter o onus da prova, inverter o onus da religiosidade. Todo mundo é crente e vive iludido. Menos ele.

Encostado, eu não estou invertendo nada; apenas constato um fato.
E o fato é que os assim intitulados "céticos" não são céticos por posicionamento filosófico e sim por motivos de fé.

Assim então os céticos, conforme tenho visto por aqui e alhures, querem se apresentar como gente intelectualizada e sorbonizada, de grande perspicácia, capazes de fazer análises inteligentes e precisas, de forma então a se contraporem aos chamados crédulos, que supostamente acreditariam em quaisquer bobagens porque assim foram ensinados a crer ao longo de suas vidas e proibidos de fazer qualquer questionamento sobre a validade de suas crenças.

Errei em alguma coisa na minha forma de ver os céticos?

Botanico... acho que só faltou dizer que quando o ectoplasma parecer lençol e tiver até marca de costura, ele é autêntico. :emoticon1:
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Ateu Tímido escreveu:
betossantana escreveu:

Pelo que eu soube, a especialidade profissional do bobotânico é a "galha" (não aquela! :emoticon16: ), um tipo de câncer vegetal.
Já perguntei se ele não se disporia a fazer uma experiência controlada em laboratório, 100% científica, com um médiun do tipo que faz murchar tumores e as plantinhas doentes dele. Inexplicavelmente, ele recusou.

Tenho mais é que recusar pois:
1) Não conheço nenhum murchador de plantas por poderes mentais.
2) Preciso de um laboratório para fazer experimentos com o cara? Que tipo de laboratório seria, quais os equipamentos, etc e tal?
3) Como seria uma experiência controlada e 100% científica? Os céticos malham os cientistas que fizeram experimentos com médiuns, mas nunca disseram o que teriam feito no lugar deles...

Botanico

Mensagem por Botanico »

Najma escreveu:Botanico... acho que só faltou dizer que quando o ectoplasma parecer lençol e tiver até marca de costura, ele é autêntico. :emoticon1:

Que eu saiba, fiz um questionamento sobre como os céticos se apresentam e confrontei com o que eles realmente fazem e dizem. E concluí que em matéria de se criticar os crentes, os céticos são apenas o roto se queixando do rasgado. Se não concorda, então é só me questionar.

Se o ectoplasma está reproduzindo a forma de uma roupa cobrindo um espírito (em respeito ao pudor dos presentes), porque seria um problema apresentar marcas que lembram costuras?
Já que o lençol entra e sai pela boca, eu gostaria de ver um cético engolir um lençol inteiro, seco, e depois regurgitá-lo também sequinho... Até agora não vi nenhum fazer isso, você se habilita?

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Cético por cético, fico na minha. Depois que inventaram o chroma key e computação gráfica, tem-se descoberto cada coisa...

A potência dos telescópios então, nem se fala...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

betossantana
Contato:

Ateu Tímido escreveu:Pelo que eu soube, a especialidade profissional do bobotânico é a "galha" (não aquela! :emoticon16: ), um tipo de câncer vegetal.

Eu não confiaria em nenhum experimento feito pelo Botanico.

NADA CONTRA VOCÊ, SABE, BOTANICO, nada, mas NADA MESMO, cê sabe que eu ADORO você, mas sabe como é, é aquela coisa, meio assim, sabe?

Botanico

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Pelo que eu soube, a especialidade profissional do bobotânico é a "galha" (não aquela! :emoticon16: ), um tipo de câncer vegetal.

Eu não confiaria em nenhum experimento feito pelo Botanico.

NADA CONTRA VOCÊ, SABE, BOTANICO, nada, mas NADA MESMO, cê sabe que eu ADORO você, mas sabe como é, é aquela coisa, meio assim, sabe?

Não sei não.
1) Eu tenho vários trabalhos publicados, que foram analisados pelos meus pares e considerados válidos. Se você reviu esses trabalhos e descobriu coisas que meus colegas não viram e que mostraria que não são confiáveis, então me avise para que eu me corrija.

2) Se a sua falta de confiança baseia-se em outro fator (não sei, você não disse qual é), fazer o que? Ninguém é perfeito. Há caras que trouxeram grandes contribuições científicas à Humanidade, mas eram crápulas (Lavosier, por exemplo), outros eram racistas (Darwin), outros foram maridos infiéis (Einstein), mas ninguém invalidou seus trabalhos científicos por conta dessas falhas...

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Eu acho que vou começar a ver espíritos também...

... além de fornecer mais provas da existência de espíritos aos espíritas, quem sabe eu não ganhe alguma coisa com isso, como o cache global da Ana Maria Braga, por exemplo...
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Botanico escreveu:Se o ectoplasma está reproduzindo a forma de uma roupa cobrindo um espírito (em respeito ao pudor dos presentes), porque seria um problema apresentar marcas que lembram costuras?
Já que o lençol entra e sai pela boca, eu gostaria de ver um cético engolir um lençol inteiro, seco, e depois regurgitá-lo também sequinho... Até agora não vi nenhum fazer isso, você se habilita?

Imagem

Mouth Coils - Papel sem fim da Boca

O magico come uns pedacinhos de papel e seguida retira
da boca uma enorme fita de papel.
Embalagem com 10 fitas de papel entrelaçado às cores apropriadas ao efeito
Ref: MAC-61-427 Preço: 8,00 €

http://1001noites.actviva.com/palco.htm
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Botanico escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
betossantana escreveu:

2) Preciso de um laboratório para fazer experimentos com o cara? Que tipo de laboratório seria, quais os equipamentos, etc e tal?
3) Como seria uma experiência controlada e 100% científica? Os céticos malham os cientistas que fizeram experimentos com médiuns, mas nunca disseram o que teriam feito no lugar deles...

Tem um lugar bom para fazer esse tipo de experimento:

http://www.randi.org/
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jeanioz escreveu:
Botanico escreveu:Se o ectoplasma está reproduzindo a forma de uma roupa cobrindo um espírito (em respeito ao pudor dos presentes), porque seria um problema apresentar marcas que lembram costuras?

Imagem

Bem, eu é que não vou pagar 8 euros para ver o truque. Vai ter de fazê-lo de graça nas seguintes condições:

1) Chega ao lugar onde só há uma cadeira.
2) Lá será despido e revistado e vestirá um pijama sem bolsos que eu vou fornecer.
3) O pijama será fechado com cintos e lacrado com cadeados na cintura, pulsos e tornozelos.
4) Aí então, com as mãos para trás, terá de fazer sair de sua boca a enorme fita de papel, sequinha e fazer ela se tornar uma forma materializada, tal como vemos nas fotos de materializações.

E aí? Como se faz esse truque?

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:

Que tal visitar seu centro espirita? Pode não encontrar murchadores de plantas mas, provavelmente, encontrará mediuns de efeitos fisicos dos mais variados possiveis.

Um laboratório padrão pode ser montado no seu quarto. Você precisa de uma cortina escura e uma máquina fotografica de 100 anos.

E um pouco de polvora para a máquina bater as fotos.

Um teste controlado padrão precisa passar pelos seguintes requisitos:

- Você precisa pegar um medium que não poderia ser um fraudador. Entreviste os amigos e parentes para ver se o cabra tem carater.

- Você pode ver o medium somente antes e depois do fenomeno se manifestar. Nunca durante. Mediuns são, geralmente, timidos e não conseguem trabalhar com gente olhando de perto.

- Escreva um relatório usando termos como "não poderia", "não seria possivel", "não fraudaria", "não emntiria", etc.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Botanico escreveu:
Jeanioz escreveu:

Imagem

Bem, eu é que não vou pagar 8 euros para ver o truque. Vai ter de fazê-lo de graça nas seguintes condições:

1) Chega ao lugar onde só há uma cadeira.
2) Lá será despido e revistado e vestirá um pijama sem bolsos que eu vou fornecer.
3) O pijama será fechado com cintos e lacrado com cadeados na cintura, pulsos e tornozelos.
4) Aí então, com as mãos para trás, terá de fazer sair de sua boca a enorme fita de papel, sequinha e fazer ela se tornar uma forma materializada, tal como vemos nas fotos de materializações.

E aí? Como se faz esse truque?

Sem problema, basta imitar o médium... :emoticon16:

Não sou mágico, mas esconder o papel na boca seria uma solução viável.

Mas vocês realmente fazem todo esse procedimento nas sessões psíquicas ou é só para me agradar? :emoticon12:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Curso de médium:

http://www.youtube.com/watch?v=UktxigUpYuQ

http://www.youtube.com/watch?v=Al-_eV2bI_s

http://www.youtube.com/watch?v=g9unSktNWs4

Note que todas as materializações podem ser feitas com o médium vestido normalmente, despido, de pijama ou com camisa de força... :emoticon12:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:2) Se a sua falta de confiança baseia-se em outro fator (não sei, você não disse qual é), fazer o que? Ninguém é perfeito.

Hahaha, hohoho, que isso, Botanico, qué isso, AMIGÃO, do jeito que cê fala parece até que eu DESCONFIO de você, peraê, camarada, hahaha, que isso, aqui no RV tem isso não, aqui é tudo AMIGO-IRMÃO, cara, aqui a gente se curte, AMIGO, na paz, não pensa isso não, AMIGÃO!

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:

O ENCOSTO escreveu:Que tal visitar seu centro espirita? Pode não encontrar murchadores de plantas mas, provavelmente, encontrará mediuns de efeitos fisicos dos mais variados possiveis.

Eu frequento um, mas até onde sei, não há médiuns de efeitos físico ali. Além disso, os centros fazem caridade(= investem na doutrinação de espíritos) e não estão interessados neste tipo de coisa.

O ENCOSTO escreveu:Um laboratório padrão pode ser montado no seu quarto. Você precisa de uma cortina escura e uma máquina fotografica de 100 anos.

E um pouco de polvora para a máquina bater as fotos.

Ué? Mas se é só isso, então no que é que os cientistas que investigaram mediunidade nos tempos idos e passados estavam errados?

O ENCOSTO escreveu:Um teste controlado padrão precisa passar pelos seguintes requisitos:

- Você precisa pegar um medium que não poderia ser um fraudador. Entreviste os amigos e parentes para ver se o cabra tem carater.

- Você pode ver o medium somente antes e depois do fenomeno se manifestar. Nunca durante. Mediuns são, geralmente, timidos e não conseguem trabalhar com gente olhando de perto.

- Escreva um relatório usando termos como "não poderia", "não seria possivel", "não fraudaria", "não emntiria", etc.

Bem, os cientistas dos tempos idos e passados fizeram coisas MUITO mais elaboradas e consistentes do que isso que você está sugerindo e ainda assim a comunidade cética alega ser tudo evidência anedota,. Que tal então você explicar para a dita comunidade que mesmo com muito menos cuidados e elaborações, o experimento ainda assim é válido?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jeanioz escreveu:Sem problema, basta imitar o médium... :emoticon16:

Mas vocês realmente fazem todo esse procedimento nas sessões psíquicas ou é só para me agradar? :emoticon12:

E acaso você sabe o que os médiuns faziam e como imitá-los?

Esconder o papel tudo bem. O negócio é tirá-lo sem ninguém ver, desdobrá-lo e fazê-lo assumir uma forma humana, que fale, ande, tenha batimentos cardíacos, respire, etc e tal.

Tais procedimentos eram rotina no Instituto de Metapsíquica. Tanto que um mágico (Dickson) saiu a proclamar que os babacas de lá foram risivelmente empulhados pelo médium Guzik e que ele fazia mais e melhor que o médium. Desafiado a fazê-lo nas mesmas condições exigidas do médium, o Dickson nem deu as caras. A mesma coisa aconteceu com o clã Maskeline. Quando Clive Maskeline achou que podia fazer o mesmo que um médium fazia, deu para trás ao saber as condições exigidas. Harry Price fez pesquisas com o médium Rudi Schneider e o neto de Clive, Noel Maskeline, disse que podia fazer igual, mas tudo o que conseguiu foi uma grosseira imitação, com o cenário montado por ele próprio e ainda com a ajuda de seis assistentes... o médium produzia os fenômenos sozinho, em lugares controlados pelos investigadores e sem nenhuma ajuda. Nada parecido, portanto.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Botanico escreveu:

Botanico escreveu:E acaso você sabe o que os médiuns faziam e como imitá-los?

Muitas vezes é previsível demais...

Botanico escreveu:Esconder o papel tudo bem. O negócio é tirá-lo sem ninguém ver, desdobrá-lo e fazê-lo assumir uma forma humana, que fale, ande, tenha batimentos cardíacos, respire, etc e tal.

Tá dizendo em TIRAR O PAPEL DA BOCA e FORMAR UM SER HUMANO.

É um truque interessante: incluiria o truque de tirar o papel da boca + um truque de aparecimento/desaparecimento (no caso, de uma pessoa vestida de fantasma).

Botanico escreveu:Tais procedimentos eram rotina no Instituto de Metapsíquica. Tanto que um mágico (Dickson) saiu a proclamar que os babacas de lá foram risivelmente empulhados pelo médium Guzik e que ele fazia mais e melhor que o médium. Desafiado a fazê-lo nas mesmas condições exigidas do médium, o Dickson nem deu as caras. A mesma coisa aconteceu com o clã Maskeline. Quando Clive Maskeline achou que podia fazer o mesmo que um médium fazia, deu para trás ao saber as condições exigidas.

Se as condições foram semelhantes as que você me impôs, acho que já um dos motivo foi impor ao mágico condições que NÃO ERAM EXIGIDAS AO MÉDIUM.

Note que você me desafiou sob condições que você não impôs a mmédium algum...

Botanico escreveu:Harry Price fez pesquisas com o médium Rudi Schneider e o neto de Clive, Noel Maskeline, disse que podia fazer igual, mas tudo o que conseguiu foi uma grosseira imitação, com o cenário montado por ele próprio e ainda com a ajuda de seis assistentes... o médium produzia os fenômenos sozinho, em lugares controlados pelos investigadores e sem nenhuma ajuda. Nada parecido, portanto.

Investigadores espíritas que gostavam do médium e não gostavam do mágico.

Não duvido nada que os investigadores tenham dado uma "mãozinha" ao médium, o que seria comum (inclusive até passou um caso no Fantástico...).
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Botanico escreveu:

Botanico escreveu:Esconder o papel tudo bem. O negócio é tirá-lo sem ninguém ver, desdobrá-lo e fazê-lo assumir uma forma humana, que fale, ande, tenha batimentos cardíacos, respire, etc e tal.

É um truque interessante: incluiria o truque de tirar o papel da boca + um truque de aparecimento/desaparecimento (no caso, de uma pessoa vestida de fantasma).

Botanico escreveu:Tais procedimentos eram rotina no Instituto de Metapsíquica. Tanto que um mágico (Dickson) saiu a proclamar que os babacas de lá foram risivelmente empulhados pelo médium Guzik e que ele fazia mais e melhor que o médium. Desafiado a fazê-lo nas mesmas condições exigidas do médium, o Dickson nem deu as caras. A mesma coisa aconteceu com o clã Maskeline. Quando Clive Maskeline achou que podia fazer o mesmo que um médium fazia, deu para trás ao saber as condições exigidas.

Se as condições foram semelhantes as que você me impôs, acho que já um dos motivo foi impor ao mágico condições que NÃO ERAM EXIGIDAS AO MÉDIUM.

Botanico escreveu:Harry Price fez pesquisas com o médium Rudi Schneider e o neto de Clive, Noel Maskeline, disse que podia fazer igual, mas tudo o que conseguiu foi uma grosseira imitação, com o cenário montado por ele próprio e ainda com a ajuda de seis assistentes... o médium produzia os fenômenos sozinho, em lugares controlados pelos investigadores e sem nenhuma ajuda. Nada parecido, portanto.

Não duvido nada que os investigadores tenham dado uma "mãozinha" ao médium, o que seria comum (inclusive até passou um caso no Fantástico...).
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Botanico escreveu:

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

DIG

Mensagem por DIG »

Bem, tapar os ouvidos já é mais difícil... Mas se for se queixar pro seu chefe, seja coerente: não faz sentido criticar um programa evangélico e aplaudir rock pauleiras..

A diferença é que o metaleiro não vai te ameaçar com o fogo do inferno no caso de você não gostar de metal, nem extorquir 10% dos idiot...digo, fiéis :emoticon13:

O que me diverte nos céticos é que eles são pessoas cheias de muita fé: acreditam em QUALQUER BESTEIRA, desde que endosse a fé deles

As vezes tenho a impressão de que os espíritas tem 1 espelho no lugar da tela do monitor do PC :emoticon22:

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Fernando Silva escreveu:
No trabalho, estou cercado de crentes, católicos da RCC e espíritas. Eles me mandam emails com mensagens "bonitas", para qualquer lado que eu olhe há algum livro ditado pelo espírito André Luís, um protetor de tela com frases da Bíblia, há "santinhos" com alguma representação piegas de Jesus, há alguém enviando emails cheios de louvaminhas a Deus.

Sofro do mesmo problema no trabalho. Há uns fanáticos que se reunem na hora do almoço e ficam gritando lamúrias, um outro fica parado em ponto estratégico como a cantina, distribuindo planfetos de versículos bíblicos escritos a mão e todo dia no 2º tempo de trabalho há uma mensagem bíblica tosca, vomitada por um pastorzinho.

No começo isso me irritava, hoje procuro ser mais diplomático, mas as vezes perco a paciência.

Trancado