unipalmares...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
SickBoy

Re: Re.: unipalmares...

Mensagem por SickBoy »

Apáte escreveu:
Incorporando o jeito Betossantana de ser, "vocês cansam minha beleza".

:emoticon266:
HÁ COTAS PARA DEFICIENTES FÍSICOS, NÃO POR ELES SEREM RECONHECIDAMENTE INCOMPETENTES, MAS POR SOFREREM DISCRIMINAÇÃO.

Comparação sem pé nem cabeça.

porque há cotas para deficientes? tanto em empresas quanto nos vestibulares?

O vestibular é um teste que existe apenas para testar a capacidade do aluno e ver se ele está apto a freqüentar a faculdade

é um teste que existe apenas porque a oferta é bem menor que a demanda. "teoricamente" aqueles que terminaram o segundo grau têm plena capacidade de cursar uma faculdade. Não que eu seja contra a aplicação de vestibulares, mas acho que seria tão importante quanto o vestibular se fosse avaliado o histórico do aluno, no segundo grau, ou mesmo por todo o ensino básico. assiduidade, notas, suspensões e etc. Isso evitaria muitos "alunos-problema". Claro, isso seria interessante se nosso ensino fosse nivelado por baixo, sem essa disparidade entre ensino público e privado. não acho que vestibular seja o ÚNICO método de avaliação que possa ser utilizado. Sei que isso não tem nada a ver com as cotas.

Se ele não é justo ou eficaz em medir a capacidade de alguém para freqüentar a faculdade, ele que deve deixar de existir, e não criar cotas malucas.

bifurcação tosca. você nesse tópico ao reconhecer que poderiam ser adotadas cotas sociais já bem sabe que o que se pretende com as cotas é usar as universidades para corrigir uma distorção social que se agrava ainda mais com as condições de ensino como estão hoje. Se você não vê "nenhuma utilidade" em dar preferência a um estudante de baixa renda que fica pouco atrás de um com condições de cusar uma faculdade particular E boa. fazer o quê.

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: unipalmares...

Mensagem por Apáte »

SickBoy escreveu:é um teste que existe apenas porque a oferta é bem menor que a demanda. "teoricamente" aqueles que terminaram o segundo grau têm plena capacidade de cursar uma faculdade. Não que eu seja contra a aplicação de vestibulares, mas acho que seria tão importante quanto o vestibular se fosse avaliado o histórico do aluno, no segundo grau, ou mesmo por todo o ensino básico. assiduidade, notas, suspensões e etc. Isso evitaria muitos "alunos-problema". Claro, isso seria interessante se nosso ensino fosse nivelado por baixo, sem essa disparidade entre ensino público e privado. não acho que vestibular seja o ÚNICO método de avaliação que possa ser utilizado. Sei que isso não tem nada a ver com as cotas.

Se o histórico também virasse forma de avaliação, os alunos de sala C da rede pública nem precisariam perder tempo em prestar vestibular
SickBoy escreveu:bifurcação tosca. você nesse tópico ao reconhecer que poderiam ser adotadas cotas sociais já bem sabe que o que se pretende com as cotas é usar as universidades para corrigir uma distorção social que se agrava ainda mais com as condições de ensino como estão hoje. Se você não vê "nenhuma utilidade" em dar preferência a um estudante de baixa renda que fica pouco atrás de um com condições de cusar uma faculdade particular E boa. fazer o quê.

Eu disse que "ainda ia lá", mas que não é satisfatório também. Alunos "A" de algumas escolas públicas da minha cidade estão muito mais próximos de mim, em termos de igualdade de condições de estudo, do que eu de um estudante do Galois. Nem por isso ele merece ser "passado para trás" só por ter mais condições que eu.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

o anátema escreveu:
Alexandre escreveu:Eu sou totalmente á favor das cotas sociais em faculdades federais. Penso que pelo menos 50% das vagas deveriam ser destinadas aos estudantes das classes mais baixas, seria muito mais democrático e justo.

Eu acho que cotas sociais deveriam ser para cursinhos preparatórios, e como critério de desempate apenas. Quanto ao resultado dos testes em si, deveriam concorrer em igualdade.

acho que ao invés do governo criar um programa tipo prouni paras essas faculdades pagou-passou deveria ser feito esse tipo de financiamento para cursinhos pré-vestibulares, esses sim, que tem um objetivo claro de capacitar os alunos. Aliás, posso estar enganado, mas escolas particulares não são obrigados a conceder uma "cota" de bolsas a alunos carentes? de acordo com o "lucro"(pois a princípio parece que essas instituições não podem visar o lucro, ele deve ser revertido para a própria instituição, algo assim). Isso deveria ser extensível aos cursinhos pre-vestibulares. e a cursinho que adotasse uma quantidade X de alunos vindos de escolas públicas teria mais subsídios.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Interessante esse tipo de sistema, não tinha pensado nisso. É vantajoso porque já aproveita a estrutura e qualidade dos cursinhos já existentes, em vez de ter que fazer algo do zero. Teria claro que ter uma fiscalização do tipo, para garantir que não houvessem "classes para bolsistas", que poderia ser uma tremenda sacanagem, mas que eles estivessem distribuídos entre os alunos normais.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

... não sabia que deficientes físicos tinham cotas para vestibulares também...

... o mais estranho de tudo foi ver que há a cota para negros, e em separado, a para índios E deficientes físicos :emoticon5:

... as cotas se sobrepõem? Um paraplégico cafuzo, tem tripla vantagem? Se for mulher, lésbica e grávida ainda, talvez pudesse até já ir pegar o diploma logo de cara :emoticon12: Se fosse mãe solteira, já pegava logo a pós graduação até. :emoticon12:

PS.: Existe seguro para empresas, para situações como várias empregadas calharem de engravidar de uma vez só? Não digo para as empregadas, mas seguradoras fornecerem esse tipo de seguro, para as empresas... porque o "seguro-gravidez" fornecido pela empresa em tese já é meio garantido por default.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apáte escreveu:Se o histórico também virasse forma de avaliação, os alunos de sala C da rede pública nem precisariam perder tempo em prestar vestibular

Só aí nesse fim de mundo que é minas usam esse sistema "segregacionista" :emoticon12:

Só lembrar que essa influência dos alunos da "A" nos da "F" também ocorre, e por si já justifica uma inteiração maior entre alunos "ruins" e "bons". agora, alunos ruins, desde aqueles com extrema agressividade, sem educação, que explodem coisas e chegam a agredir o professor, até os simples preguiçosos, deveriam ter como punição a expulsão e a repetência. A primeira quando nos casos onde impossibilitam completamente o andamento das aulas, e o segundo, pela simples falta de dedicação. É por não cumprirem com essas duas premissas básicas que criaram essa separação absurda

Tomar o ensino público brasileiro como exemplo de excelência ou de conduta para com os alunos é uma piada

e observe também que eu falei que no mínimo, o ensino público teria que equiparar-se ao privado.

satisfeitas essas condições, há algum problema em o historico do aluno também ser usado como método de avaliação?

veja que eu disse que não só o histórico deveria ser a forma de avaliação. aplicar-se-iam as provas, e aqueles com notas

SickBoy escreveu:bifurcação tosca. você nesse tópico ao reconhecer que poderiam ser adotadas cotas sociais já bem sabe que o que se pretende com as cotas é usar as universidades para corrigir uma distorção social que se agrava ainda mais com as condições de ensino como estão hoje. Se você não vê "nenhuma utilidade" em dar preferência a um estudante de baixa renda que fica pouco atrás de um com condições de cusar uma faculdade particular E boa. fazer o quê.

Eu disse que "ainda ia lá", mas que não é satisfatório também. Alunos "A" de algumas escolas públicas da minha cidade estão muito mais próximos de mim, em termos de igualdade de condições de estudo, do que eu de um estudante do Galois. Nem por isso ele merece ser "passado para trás" só por ter mais condições que eu.

sim, mas o seu "ia lá" já demonstra que você entende a que se propõe as cotas. sobre a meritocracia, já foi falado sobre essa questão, se você não vê justificativa nenhuma para que esse princípio sagrado seja ferido, azar. crie um blog e expresse a sua revolta. como dizem aí, o mundo não é justo, ou é? e há alguns probleminhas sociais que precisam resolvidos pois afetam a todos, e algumas pessoas acham "justo" preterir os interesses dos coitadinhos da galois. eles podem ainda se mobilizar, quem sabe alguém se cu-move e adote a causa.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

SickBoy escreveu:
Apáte escreveu:Se o histórico também virasse forma de avaliação, os alunos de sala C da rede pública nem precisariam perder tempo em prestar vestibular

Só aí nesse fim de mundo que é minas usam esse sistema "segregacionista" :emoticon12:

O próprio fim de mundo de Sampa usa :emoticon4: . E aqui não é MG, é Triângulo. :emoticon6:

"SickBoys escreveu:Só lembrar que essa influência dos alunos da "A" nos da "F" também ocorre, e por si já justifica uma inteiração maior entre alunos "ruins" e "bons".

Maçã madura não conserta maçã podre, a segunda que estraga primeira.
Basta :emoticon14:
SickBoy escreveu:agora, alunos ruins, desde aqueles com extrema agressividade, sem educação, que explodem coisas e chegam a agredir o professor, até os simples preguiçosos, deveriam ter como punição a expulsão e a repetência. A primeira quando nos casos onde impossibilitam completamente o andamento das aulas, e o segundo, pela simples falta de dedicação. É por não cumprirem com essas duas premissas básicas que criaram essa separação absurda

Só se cria salas F pra desperdiçar o dinheiro público e dizerem que estão investindo em educação. Alunos deste tipo não dão valor nenhum à escola, e além de já ser um desperdício do dinheiro público só por este fato, ainda degradam todo o colégio. Deveriam ser vetados do direito ao estudo, e só.

SickBoy escreveu:Tomar o ensino público brasileiro como exemplo de excelência ou de conduta para com os alunos é uma piada

Sim, porém, como já disse, algumas escolas públicas de minha cidade estão mais próximas do meu colégio que o meu colégio dos centros de excelência. E daí?

SickBoy escreveu:e observe também que eu falei que no mínimo, o ensino público teria que equiparar-se ao privado.

E o ensino privado TODO equiparar-se aos centros de excelência.

SickBoy escreveu:satisfeitas essas condições, há algum problema em o historico do aluno também ser usado como método de avaliação?

veja que eu disse que não só o histórico deveria ser a forma de avaliação. aplicar-se-iam as provas, e aqueles com notas

Repito o que disse: se o histórico for levado em consideração, mesmo sendo quase desprezível, já é o suficiente desqualificar os alunos deste tipo.

SickBoy escreveu:
Apáte escreveu:

sim, mas o seu "ia lá" já demonstra que você entende a que se propõe as cotas. sobre a meritocracia, já foi falado sobre essa questão, se você não vê justificativa nenhuma para que esse princípio sagrado seja ferido, azar. crie um blog e expresse a sua revolta. como dizem aí, o mundo não é justo, ou é? e há alguns probleminhas sociais que precisam resolvidos pois afetam a todos, e algumas pessoas acham "justo" preterir os interesses dos coitadinhos da galois. eles podem ainda se mobilizar, quem sabe alguém se cu-move e adote a causa.

Deveria é tentar melhorar o ensino público. Como? Em primeiríssimo lugar permitindo que apenas gente com garra estude, e que vagabundos vão todos se danar. Já sobraria dinheiro suficiente para que as escolas públicas humilhem as particulares, assim como ocorre nas universidades.
Quanto a não dar valor ao mérito, nada mais comum em um comunista. Nem me pretarei a responder.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

ah, não dá. essa questão das maçãs mesmo, seria muito maçante seguir com isso. "-uma maça podre contamina as maduras, já o contrário nunquinhaemhipotesealgumainadmissivel". wooooww. essa tão profunda análise crítica e tão bem fundamentada nunca poderá ser contestada, um verdadeiro axioma das relações humanas. Venceu campeão.

só uma última observação:

Só se cria salas F pra desperdiçar o dinheiro público e dizerem que estão investindo em educação. Alunos deste tipo não dão valor nenhum à escola, e além de já ser um desperdício do dinheiro público só por este fato, ainda degradam todo o colégio. Deveriam ser vetados do direito ao estudo, e só.

se você olhar o bem o que eu defendi, vai notar que tais alunos que estão na sala F, dependendo da conduta, já deveriam ter sido expulsos. que são desperdícios eu sei. Os da sala D talvez simplesmente repetiriam algumas vezes a mais, até que simplesmente fariam a escolha de ou, desistir de estudar de vez, ou se aplicarem mais.

eu poderia até tentar falar dos benefícios em se ter os alunos das salas A, B e C juntos, sem esse tipo de separação por nota. mas pedagogia não é uma área muito prestigiada aqui nesse fórum mesmo. qualquer coisa que fuja dos métodos arcaicos usados na época da palmatória sempre serão completamente ridicularizados. sempre ou 8, ou 80.

e em relação a questão do histórico, pode também ser consideradas as notas do ENEM, pois de forma indireta está se avaliando como anda a formação do aluno naquele momento.

E poxa, você me chamou de comunista. eu até ia dizer que existem outras alternativas a questão das cotas que eu considero muito melhores, como investimento em cursos técnicos profissionalizantes, que seriam perfeitos para suprir as necessidades das grandes massas, ou mesmo o modelo do chile, onde as universidades públicas são pagas. Eu discuto as cotas porque penso que precisamos discutir as soluções oferecidas pelos nossos porcos lá de cima. Ninguém se opõe a melhoria do ensino público, eu aliás penso que seria até uma pré-condição para que as cotas sejam aceitas. algo como um "PAC" educacional, que englobaria desde um investimento maior em educação, reforma dos professores, principalmente do ensino médio, e como mais importante essa mudança de postura em relação a formação do aluno, deixando de passar a mão na cabeça de quem não quer estudar.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

SickBoy escreveu:ah, não dá. essa questão das maçãs mesmo, seria muito maçante seguir com isso. "-uma maça podre contamina as maduras, já o contrário nunquinhaemhipotesealgumainadmissivel". wooooww. essa tão profunda análise crítica e tão bem fundamentada nunca poderá ser contestada, um verdadeiro axioma das relações humanas. Venceu campeão.

Infelizmente esta é a vida, meu caro :emoticon11: . Não adianta tentar mudar uma pessoa lá pelos seus 14 anos ou mais, que já tem o pensamento bastante enraizado de que "destruir é preciso, tal é a lei".
Como eu já disse no tópico, da única vez que tentaram mesclar as turmas, foi uma catástrofe sem precedentes. Espero que não arrisquem o ensino dos bons novamente em nome da improvável possibilidade de consertar estes vândalos. Fora que bons alunos não têm essa responsabilidade.
SickBoy escreveu:se você olhar o bem o que eu defendi, vai notar que tais alunos que estão na sala F, dependendo da conduta, já deveriam ter sido expulsos. que são desperdícios eu sei. Os da sala D talvez simplesmente repetiriam algumas vezes a mais, até que simplesmente fariam a escolha de ou, desistir de estudar de vez, ou se aplicarem mais.

Assim que o estudante da rede pública toma a primeira bomba, ele deveria ser chamado na diretoria e ouvir: "Olha aqui, vagabundo, isso não é a casa da mãe Joana. Ou você vira gente ou vai pro pasto onde é o seu lugar".
SickBoy escreveu:eu poderia até tentar falar dos benefícios em se ter os alunos das salas A, B e C juntos, sem esse tipo de separação por nota. mas pedagogia não é uma área muito prestigiada aqui nesse fórum mesmo. qualquer coisa que fuja dos métodos arcaicos usados na época da palmatória sempre serão completamente ridicularizados. sempre ou 8, ou 80.

Aqui já tentaram isso. Deu errado, muito errado. Não há base teórica pra dizer que "provavelmente" dará certo, sendo assim, não compensa correr o risco.
Só uma comparação (desta vez é a absurda mesmo) que veio a minha cabeça mas não pude deixar de escrever: Vai colocar porcos no curral e cavalos no chiqueiro pensando que isso aumentará a produtividade? :emoticon22:
SickBoy escreveu:e em relação a questão do histórico, pode também ser consideradas as notas do ENEM, pois de forma indireta está se avaliando como anda a formação do aluno naquele momento.

Não tenho nada a favor nem nada contra.
SickBoy escreveu:E poxa, você me chamou de comunista.

Com um comentário daqueles...
SickBoy escreveu:eu até ia dizer que existem outras alternativas a questão das cotas que eu considero muito melhores, como investimento em cursos técnicos profissionalizantes, que seriam perfeitos para suprir as necessidades das grandes massas, ou mesmo o modelo do chile, onde as universidades públicas são pagas. Eu discuto as cotas porque penso que precisamos discutir as soluções oferecidas pelos nossos porcos lá de cima. Ninguém se opõe a melhoria do ensino público, eu aliás penso que seria até uma pré-condição para que as cotas sejam aceitas. algo como um "PAC" educacional, que englobaria desde um investimento maior em educação, reforma dos professores, principalmente do ensino médio, e como mais importante essa mudança de postura em relação a formação do aluno, deixando de passar a mão na cabeça de quem não quer estudar.

Com o ensino público estando pau-a-pau com o privado, aí que o único argumento cotista (argumento falacioso e fajuto, diga-se) cairia por terra de vez.
E sou a favor do que disse neste último comentário.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

francioalmeida escreveu:macaco betume,

Isso já tá ficando de muuuuuuuuuito mau-gosto...
É um problema espiritual, chupe pau!

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

betossantana escreveu:

Qual o problema de eu me auto-denominar de macaco ou betume??? :emoticon5:

O que você tem contra macacos?

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Apáte escreveu:Assim que o estudante da rede pública toma a primeira bomba, ele deveria ser chamado na diretoria e ouvir: "Olha aqui, vagabundo, isso não é a casa da mãe Joana. Ou você vira gente ou vai pro pasto onde é o seu lugar".

Tsc, tsc, ridículo ao cubo. Como se estudar fosse o mááááximo, como se todo adolescente adoraaaaasse estudar, como se todos nós lembrássemos com SAUDAAAAAAADES dos PROFESSORES, das MATÉRIAS, das PROVAS... mas é cada uma! Estudar é um PORRE e, tirando os nerds bitoladões, ninguém GOSTA de ir pro colégio e ter aula. O que os estudantes precisam é estarem convictos de que a instrução formal é praticamente a única porta prum futuro melhor que o Estado pode oferecer a eles e estudarem com essa consciência, não passar a AMAR os estudos.

Você é tão determinstazinho, hein, Ápatezinho? "Bons" e "maus", "frutos bons" e "frutos podres", é assim que o mundo se divide, né. Té parece. Do jeito que você fala parece que nas escolas só existem nerds e tapados. Cai na real.
É um problema espiritual, chupe pau!

francioalmeida
Contato:

francioalmeida escreveu:Eu tô pensando em fazer um novo vestibular. Vou me declarar negro, preto, macaco betume, asfalto,piche (qualquer outra definição que NÂO seja ofensiva. O leitor escolhe), e ficar numa vaga exclusiva pra minha cor :emoticon16:

Ridículo, não?

Eu não posso me auto-denominar assim?

O preconceito está na sua cabeça betosantana

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Tsc, tsc, ridículo ao cubo. Como se estudar fosse o mááááximo, como se todo adolescente adoraaaaasse estudar, como se todos nós lembrássemos com SAUDAAAAAAADES dos PROFESSORES, das MATÉRIAS, das PROVAS... mas é cada uma! Estudar é um PORRE e, tirando os nerds bitoladões, ninguém GOSTA de ir pro colégio e ter aula.

Quando eu ao menos dei a entender isso, sua mula ambulante?
O que os estudantes precisam é estarem convictos de que a instrução formal é praticamente a única porta prum futuro melhor que o Estado pode oferecer a eles e estudarem com essa consciência, não passar a AMAR os estudos.

Tem que ter consciência de que tem gente pagando para eles estudarem ali, e que façam juz a isso ou deixem de gastar o dinheiro dos outros à toa.
Não que educação seja uma obrigação, é um direito, mas só deve ter acesso a ele quem realmente está interessado.
Você é tão determinstazinho, hein, Ápatezinho? "Bons" e "maus", "frutos bons" e "frutos podres", é assim que o mundo se divide, né. Té parece. Do jeito que você fala parece que nas escolas só existem nerds e tapados. Cai na real.

É simples: existem aqueles que conseguem atingir a NOTA MÍNIMA (e bota mínima nisso, porque se o sujeito não consegue nem 60% é melhor ir capinar roça mesmo) e os que não conseguem. Se o elemento não conseguir atingir, por mais de uma vez, o aproveitamento minimamente necessário pra dizer que ele, pelo menos, sabe o que acontecia por lá, ele está apenas gerando um gasto desnecessário ao estado, não havendo nenhum motivo para mantê-lo ali.
O mesmo vale para a freqüência escolar.

Já caso o malfeitor praticar algum ato de vandalismo na escola e não arcar com os danos, expulsão definitiva na hora.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Apáte escreveu:Estava sentindo sua falta neste tópico. :emoticon1:

Obrigado! :emoticon54:
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Fabi
Gênero: Feminino

Mensagem por Fabi »

Putz, ser a favor de cotas não é nada. Tem gente que acha que deveria é fazer sorteio. :emoticon18:
Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

francioalmeida escreveu:
betossantana escreveu:

Enquanto eu acho que contra o termo "preto" o que há é mais PCismo, "macaco" já me parece mais voltado a ofender mesmo. Já li de um partido ou político racista dos EUA um questionamento a favor da não-miscigenação ser até algo de alguma forma favorecido por lei (se bem me lembro), que perguntava se, caso existisse cruzamento viável entre humanos e chimpanzés, se isso seria legal, ou se poderia ser proibido.

Mas depende do contexto... no ginásio tive um colega cujo apelido foi "chimpa", abreviando "chimpanzé", no entanto. A pele dele era mais ou menos escura, mas acho que a motivação principal era a risada dele, que lembrava bastante (chimpanzés, inclusive são brancos em muitos casos, a pele)... não que fosse exatamente elogio por causa disso, era vingança dos outros apelidos que colocava nos outros, como "baleia" para um gordinho, "formiga" para um baixinho e coisas do tipo.

www.talkorigins.org

o anátema

Mensagem por o anátema »

betossantana escreveu:
Apáte escreveu:Assim que o estudante da rede pública toma a primeira bomba, ele deveria ser chamado na diretoria e ouvir: "Olha aqui, vagabundo, isso não é a casa da mãe Joana. Ou você vira gente ou vai pro pasto onde é o seu lugar".

Tsc, tsc, ridículo ao cubo. Como se estudar fosse o mááááximo, como se todo adolescente adoraaaaasse estudar, como se todos nós lembrássemos com SAUDAAAAAAADES dos PROFESSORES, das MATÉRIAS, das PROVAS... mas é cada uma! Estudar é um PORRE e, tirando os nerds bitoladões, ninguém GOSTA de ir pro colégio e ter aula. O que os estudantes precisam é estarem convictos de que a instrução formal é praticamente a única porta prum futuro melhor que o Estado pode oferecer a eles e estudarem com essa consciência, não passar a AMAR os estudos.

Substitua o diálogo:

"Olha aqui, vagabundo, isso não é a casa da mãe Joana. Ou você vira gente ou vai pro pasto onde é o seu lugar"

por algo como:

"Vocês estudantes precisam saber que a instrução formal é praticamente a única porta prum futuro melhor, e que o Estado pode oferecer a vocês essa oportunidade, mas não pode fazê-los AMAR os estudos, assim vocês tem que escolher entre aproveitar essa oportunidade que está sendo dada ao máximo, ou tomarem outro rumo para as suas vidas de forma que não atrapalhe os outros que tentam se dedicar".

Isso, e no que for possível, tentar remediar a situação antes de chegar em bombas e etc. Separação de classes que precisem de abordagens diferentes acho que já é uma boa para começar. Se as escolas tiverem ainda como colocar psicólogos ou sei lá o quê para alunos-problema, ótimo. Se ainda assim, eles continuam só fazendo baderna, sem melhorar as notas, pra fora, ou para um tipo de escola semi-FEBEM, sem torturas, mas bem mais linha dura. Ouvi dizer que outros países (EUA, acho) tiveram sucesso com escolas para as quais foram movidos alunos problemáticos de outras.

Mas teria que haver um projeto todo para dar certo no sentido de endireitá-los... não havendo fica sendo praticamente apenas um depósito, cuja única vantagem é não atrapalhar aos alunos mais dedicados e tomar tempo dos alunos que talvez pudesse estar sendo dedicado ao crime/vandalismo fora da escola.

www.talkorigins.org

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

ímpio escreveu:"Olha aqui, vagabundo, isso não é a casa da mãe Joana. Ou você vira gente ou vai pro pasto onde é o seu lugar"

por algo como:

"Vocês estudantes precisam saber que a instrução formal é praticamente a única porta prum futuro melhor, e que o Estado pode oferecer a vocês essa oportunidade, mas não pode fazê-los AMAR os estudos, assim vocês tem que escolher entre aproveitar essa oportunidade que está sendo dada ao máximo, ou tomarem outro rumo para as suas vidas de forma que não atrapalhe os outros que tentam se dedicar".

Resumindo: Dá pra ser ou tá difícil?
ímpio escreveu:Separação de classes que precisem de abordagens diferentes acho que já é uma boa para começar.

Boa. A separação não deve ser vistas apenas como "tirar os podres de perto dos maduros", mas também porque é óbvio que jovens com dificuldades/problemas precisam, antes mesmo de estímulo, de um acompanhamento diferenciado.
Fora que a separação é inevitável. Repetentes serão separados dos que passaram. Quando chegar a época de escolher o curso, irá cada um pro seu lugar. Os ruins vão ser marginalizados e assim vai...
ímpio escreveu:Se as escolas tiverem ainda como colocar psicólogos ou sei lá o quê para alunos-problema, ótimo. Se ainda assim, eles continuam só fazendo baderna, sem melhorar as notas, pra fora, ou para um tipo de escola semi-FEBEM, sem torturas, mas bem mais linha dura. Ouvi dizer que outros países (EUA, acho) tiveram sucesso com escolas para as quais foram movidos alunos problemáticos de outras.

:emoticon45:
ímpio escreveu:Mas teria que haver um projeto todo para dar certo no sentido de endireitá-los... não havendo fica sendo praticamente apenas um depósito, cuja única vantagem é não atrapalhar aos alunos mais dedicados e tomar tempo dos alunos que talvez pudesse estar sendo dedicado ao crime/vandalismo fora da escola.

:emoticon45:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Não estava lembrando deste mero detalhe: O povo brasileiro APROVA o ensino público, sendo assim, se ele muito bão, não precisa de protecionismo.

Nada de cotas, sob circunstância alguma.

francioalmeida
Contato:

o anátema escreveu:
francioalmeida escreveu:
betossantana escreveu:

Enquanto eu acho que contra o termo "preto" o que há é mais PCismo, "macaco" já me parece mais voltado a ofender mesmo. Já li de um partido ou político racista dos EUA um questionamento a favor da não-miscigenação ser até algo de alguma forma favorecido por lei (se bem me lembro), que perguntava se, caso existisse cruzamento viável entre humanos e chimpanzés, se isso seria legal, ou se poderia ser proibido.

Mas depende do contexto... no ginásio tive um colega cujo apelido foi "chimpa", abreviando "chimpanzé", no entanto. A pele dele era mais ou menos escura, mas acho que a motivação principal era a risada dele, que lembrava bastante (chimpanzés, inclusive são brancos em muitos casos, a pele)... não que fosse exatamente elogio por causa disso, era vingança dos outros apelidos que colocava nos outros, como "baleia" para um gordinho, "formiga" para um baixinho e coisas do tipo.

Esse é o grande problema que acontece com nós, os negros(ou como quiser definir). Sabemos que algumas "palavras" usadas por sí só não é pejorativa, o que a torna pejorativa é o contexto e a forma que é usada.

Como você citou o seu amigo que tinha o apelido de chimpa, mesmo não sendo negro, e ele encarava como uma brincadeira e não como uma ofensa direta, posso dizer que se ele fosse um "militante" desses da vida a coisa seria bem diferente.

Quando eu digo que existe um "complexo de inferioridade" nesse meio é justamente disso que eu estou falando. Você já viu algum branco processando um negro porque foi chamado de Vela, branco, leite, "loro bosta" e etc?

Agora o tal "complexo de inferioridade" tá tão grande que se mede a palavra pra definir o negro, as pessoas ficam pensando:
será que definí-lo como "negro" é ofensivo? ou eu deviria chamá-lo de "preto"? ou então de "moreninho"?. Ou seja, mesmo sem a intenção de NÃO ofender, as pessoas medem a palavra por que sabem que o negro pode se ofender pelo simples termo usado.

Quando em uma discussão de troca de ofensas, um xinga o outro de filha da p*ta, veado, corno e etc. Houve um troca de ofensas recíproca, porém a coisa muda se um, por exemplo, chingou o negro de "macaco". Ora, se um está falando barbaridade pro outro, porque só há a gravidade no que xingou o outro de macaco? Isso é racismo?

Vejo por aí todo mundo chamar um indivíduo de olho puxadinho de "japa", o nordestino de "arataca" e "paraíba", O gaúcho de "veado", o carioca de "rato de praia" e etc. Isso não seria racismo também?

Cara, eu sou negro (ou macaco), e não me ofendo com esses termos, os termos em sí não me dizem nada, na minha cabeça os termo ofensívos estão intimamente ligado com a intenção do locutor e para mim não existe níveis de ofensa, toda ofensa é ofensa, tanto faz o locutor me chamar de "bobo" como de filha da p*ta, a intenção foi a mesma e julgado por mim como ofensa do mesmo nível.

Do mesmo modo que ser chamado de macaco, como apelido, não me traria problema nenhum, o único problema que traria seria o trabalho que eu teria pra arrumar um apelído pra quem me colocou o tal :emoticon16: .

Uma das melhores forma de se evitar o "preconceito" é o discriminado não se achar diferente, pois se ele se acha diferente sempre será discriminado. A discriminação existe porque na cabeça das pessoas umas são diferentes das outras e o negro consegue se fazer diferente a cada dia.

Bem, falando tudo isso, alguns devem pensar: francioalmeida deve ser um branquelo vomitando racismo pela net. Eu não sinto a necessidade de mostrar quem sou eu e creio não ser preciso, mas se alguem duvidar...
Eu não uso NICK esse é meu nome mesmo Frâncio Almeida Loyola :emoticon45:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Apáte escreveu:Não estava lembrando deste mero detalhe: O povo brasileiro APROVA o ensino público, sendo assim, se ele muito bão, não precisa de protecionismo.

Exato. Foi o que eu disse. É um paradoxo , mas é também uma redundância.

Nada de cotas.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

francioalmeida escreveu:
o anátema escreveu:
francioalmeida escreveu:
betossantana escreveu:

Esse é o grande problema que acontece com nós, os negros(ou como quiser definir). Sabemos que algumas "palavras" usadas por sí só não é pejorativa, o que a torna pejorativa é o contexto e a forma que é usada.

Como você citou o seu amigo que tinha o apelido de chimpa, mesmo não sendo negro, e ele encarava como uma brincadeira e não como uma ofensa direta, posso dizer que se ele fosse um "militante" desses da vida a coisa seria bem diferente.

Quando eu digo que existe um "complexo de inferioridade" nesse meio é justamente disso que eu estou falando. Você já viu algum branco processando um negro porque foi chamado de Vela, branco, leite, "loro bosta" e etc?

Agora o tal "complexo de inferioridade" tá tão grande que se mede a palavra pra definir o negro, as pessoas ficam pensando:
será que definí-lo como "negro" é ofensivo? ou eu deviria chamá-lo de "preto"? ou então de "moreninho"?. Ou seja, mesmo sem a intenção de NÃO ofender, as pessoas medem a palavra por que sabem que o negro pode se ofender pelo simples termo usado.

Quando em uma discussão de troca de ofensas, um xinga o outro de filha da p*ta, veado, corno e etc. Houve um troca de ofensas recíproca, porém a coisa muda se um, por exemplo, chingou o negro de "macaco". Ora, se um está falando barbaridade pro outro, porque só há a gravidade no que xingou o outro de macaco? Isso é racismo?

Vejo por aí todo mundo chamar um indivíduo de olho puxadinho de "japa", o nordestino de "arataca" e "paraíba", O gaúcho de "veado", o carioca de "rato de praia" e etc. Isso não seria racismo também?

Cara, eu sou negro (ou macaco), e não me ofendo com esses termos, os termos em sí não me dizem nada, na minha cabeça os termo ofensívos estão intimamente ligado com a intenção do locutor e para mim não existe níveis de ofensa, toda ofensa é ofensa, tanto faz o locutor me chamar de "bobo" como de filha da p*ta, a intenção foi a mesma e julgado por mim como ofensa do mesmo nível.

Do mesmo modo que ser chamado de macaco, como apelido, não me traria problema nenhum, o único problema que traria seria o trabalho que eu teria pra arrumar um apelído pra quem me colocou o tal :emoticon16: .

Uma das melhores forma de se evitar o "preconceito" é o discriminado não se achar diferente, pois se ele se acha diferente sempre será discriminado. A discriminação existe porque na cabeça das pessoas umas são diferentes das outras e o negro consegue se fazer diferente a cada dia.

Bem, falando tudo isso, alguns devem pensar: francioalmeida deve ser um branquelo vomitando racismo pela net. Eu não sinto a necessidade de mostrar quem sou eu e creio não ser preciso, mas se alguem duvidar...
Eu não uso NICK esse é meu nome mesmo Frâncio Almeida Loyola :emoticon45:

Perfeito!

Por que insistir no preconceito? Se um negro o alimenta, é lamentável ou é safadeza como existem safados oportunistas e espertos de vários tipos.

Nada de cotas.

Fabi
Gênero: Feminino

Mensagem por Fabi »

Apáte escreveu:Não estava lembrando deste mero detalhe: O povo brasileiro APROVA o ensino público, sendo assim, se ele muito bão, não precisa de protecionismo.

Não é nem a questão do ensino público ser bom ou ruim, eu acho que está mais para o aluno a responsabilidade de passar no vestibular, filhinho de papai que não estuda acaba estudando em faculdade particular.

E pra quem não sabe(NadaSei) tem escolas e cursinhos que pagam os primeiros lugares pra dizer que estudaram lá, eu lembro de um caso de uma menina que passou no primeiro lugar geral e veio do interior nunca frequentou colégio particular e nem cursinho, ela frequentava as aulas da escola pública e estudava em casa mas quando passou em primeiro lugar uma dessas escolas procurou ela e deu dinheiro pra dizer que ela tinha estudado lá. Então, nada de sorteio, nada de injustiças apenas mérito pessoal.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

francioalmeida escreveu:Vejo por aí todo mundo chamar um indivíduo de olho puxadinho de "japa", o nordestino de "arataca" e "paraíba", O gaúcho de "veado", o carioca de "rato de praia" e etc. Isso não seria racismo também?

Eu digo e provo que mineiros são roceiros, desdentados e analfabetos.

Trancado