o anátema escreveu:francioalmeida escreveu:betossantana escreveu:francioalmeida escreveu:macaco betume,
Isso já tá ficando de muuuuuuuuuito mau-gosto...
Qual o problema de eu me auto-denominar de macaco ou betume???
O que você tem contra macacos?
Enquanto eu acho que contra o termo "preto" o que há é mais PCismo, "macaco" já me parece mais voltado a ofender mesmo. Já li de um partido ou político racista dos EUA um questionamento a favor da não-miscigenação ser até algo de alguma forma favorecido por lei (se bem me lembro), que perguntava se, caso existisse cruzamento viável entre humanos e chimpanzés, se isso seria legal, ou se poderia ser proibido.
Mas depende do contexto... no ginásio tive um colega cujo apelido foi "chimpa", abreviando "chimpanzé", no entanto. A pele dele era mais ou menos escura, mas acho que a motivação principal era a risada dele, que lembrava bastante (chimpanzés, inclusive são brancos em muitos casos, a pele)... não que fosse exatamente elogio por causa disso, era vingança dos outros apelidos que colocava nos outros, como "baleia" para um gordinho, "formiga" para um baixinho e coisas do tipo.
Esse é o grande problema que acontece com nós, os negros(ou como quiser definir). Sabemos que algumas "palavras" usadas por sí só não é pejorativa, o que a torna pejorativa é o contexto e a forma que é usada.
Como você citou o seu amigo que tinha o apelido de chimpa, mesmo não sendo negro, e ele encarava como uma brincadeira e não como uma ofensa direta, posso dizer que se ele fosse um "militante" desses da vida a coisa seria bem diferente.
Quando eu digo que existe um "complexo de inferioridade" nesse meio é justamente disso que eu estou falando. Você já viu algum branco processando um negro porque foi chamado de Vela, branco, leite, "loro bosta" e etc?
Agora o tal "complexo de inferioridade" tá tão grande que se mede a palavra pra definir o negro, as pessoas ficam pensando:
será que definí-lo como "negro" é ofensivo? ou eu deviria chamá-lo de "preto"? ou então de "moreninho"?. Ou seja, mesmo sem a intenção de NÃO ofender, as pessoas medem a palavra por que sabem que o negro pode se ofender pelo simples termo usado.
Quando em uma discussão de troca de ofensas, um xinga o outro de filha da p*ta, veado, corno e etc. Houve um troca de ofensas recíproca, porém a coisa muda se um, por exemplo, chingou o negro de "macaco". Ora, se um está falando barbaridade pro outro, porque só há a gravidade no que xingou o outro de macaco? Isso é racismo?
Vejo por aí todo mundo chamar um indivíduo de olho puxadinho de "japa", o nordestino de "arataca" e "paraíba", O gaúcho de "veado", o carioca de "rato de praia" e etc. Isso não seria racismo também?
Cara, eu sou negro (ou macaco), e não me ofendo com esses termos, os termos em sí não me dizem nada, na minha cabeça os termo ofensívos estão intimamente ligado com a intenção do locutor e para mim não existe níveis de ofensa, toda ofensa é ofensa, tanto faz o locutor me chamar de "bobo" como de filha da p*ta, a intenção foi a mesma e julgado por mim como ofensa do mesmo nível.
Do mesmo modo que ser chamado de macaco, como apelido, não me traria problema nenhum, o único problema que traria seria o trabalho que eu teria pra arrumar um apelído pra quem me colocou o tal

.
Uma das melhores forma de se evitar o "preconceito" é o discriminado não se achar diferente, pois se ele se acha diferente sempre será discriminado. A discriminação existe porque na cabeça das pessoas umas são diferentes das outras e o negro consegue se fazer diferente a cada dia.
Bem, falando tudo isso, alguns devem pensar: francioalmeida deve ser um branquelo vomitando racismo pela net. Eu não sinto a necessidade de mostrar quem sou eu e creio não ser preciso, mas se alguem duvidar...
Eu não uso NICK esse é meu nome mesmo Frâncio Almeida Loyola