Aborto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
DaviDeMogi
Gênero: Masculino

Re: Re.: Aborto

Mensagem por DaviDeMogi »

Apocaliptica escreveu:Bom. Eu, como mulher, posso dar o meu parecer pessoal mais genuíno, que possa servir ou não para alguma estatística.

Não conheço mulher alguma com a qual eu tenha discutido a respeito, que ficaria com um filho fruto de violência na barriga por 9 meses, tendo que parir e arcar com tudo sozinha, inclusive gastos, amamentarm cuidar e sustentar.
E nem ser olhada e humilhada e exposta pelos outros, nesta sociedade hipócrita e moralista.
Apontam o dedo para a vítima do estupro, como se ela fosse a culpada, apontam para a barriga, como se ela fosse uma vadia irresponsável, e irão apontar para o filho quando ele sair da barriga!

Haja estômago!!!

Eu me mato se tiver que passar por isso.Antes que a sociedade me apedreje e me dê as costas. E não vou me matar por algo que não tive culpa.
Faço qualquer coisa, mas não fico com algo que me foi colocado na marra dentro do corpo, às custas de muita dor e violência.

Concordo plenamente com voce. É a inversão das coisas Apoc, pois além de vitima de uma monstruosa violência porque é nojento um contato "intimo" com um "estranho", a mulher ainda deve se submeter aos constrangimentos das obrigatoriedades legais, olhares enviesados e pasme, uma ponta de dúvida se ela foi realmente vitima ou uma parceira arrependida.
É um argumento simplista meu Apoc, mas o direito ao aborto neste caso é assunto que cabe uni-exclusivamente á voces mulheres decidirem. Homens que lhes apontem o dedo, acusando voces de assassinas de indefesos mandem calar a boca. Melhor: se f*derem! :emoticon9:
Editado pela última vez por DaviDeMogi em 14 Mar 2007, 14:27, em um total de 2 vezes.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Fedidovisk

Re.: Aborto

Mensagem por Fedidovisk »

Aborto jamais seria contraceptivo, ao passo que não evita a fecundação do óvulo... ele é nada menos que um recurso, pós gravidez...

E me referi tanto ao homem quanto a mulher... os homens que decidem levar uma vida depravada sem proteção, ou acreditam não estarem preparados para uma eminente responsabilidade como está, que o façam também... não vejo razão alguma para não o fazer também, ao passo que os orfanatos estão cheios.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

DaviDeMogi escreveu:
Apocaliptica escreveu:Bom. Eu, como mulher, posso dar o meu parecer pessoal mais genuíno, que possa servir ou não para alguma estatística.

Não conheço mulher alguma com a qual eu tenha discutido a respeito, que ficaria com um filho fruto de violência na barriga por 9 meses, tendo que parir e arcar com tudo sozinha, inclusive gastos, amamentarm cuidar e sustentar.
E nem ser olhada e humilhada e exposta pelos outros, nesta sociedade hipócrita e moralista.
Apontam o dedo para a vítima do estupro, como se ela fosse a culpada, apontam para a barriga, como se ela fosse uma vadia irresponsável, e irão apontar para o filho quando ele sair da barriga!

Haja estômago!!!

Eu me mato se tiver que passar por isso.Antes que a sociedade me apedreje e me dê as costas. E não vou me matar por algo que não tive culpa.
Faço qualquer coisa, mas não fico com algo que me foi colocado na marra dentro do corpo, às custas de muita dor e violência.

Concordo plenamente com voce. É a inversão das coisa coisas Apoc, pois além de vitima de uma monstruosa violência porque é nojento um contato "intimo" com um "estranho", a mulher ainda deve se submeter aos constrangimentos das obrigatoriedades legais, olhares enviesados e pasme, uma ponta de dúvida se ela foi realmente vitima ou uma parceira arrependida.
É um argumento simplista meu Apoc, mas o direito ao aborto neste caso é assunto que cabe uni-exclusivamente á voces mulheres decidirem. Homens que apontem o dedo, acusando voces de assassinas de indefesos, mandem calar a boca. :emoticon9:

Ai, como é bom ouvir isto...
Não é argumento simplista. Se for, que seja acompanhado de uma complexidade coerente, o que muitos não conseguem fazer, infelizmente. :emoticon8:

Parabéns!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fabi escreveu:
Acauan escreveu:Por favor, informe suas fontes.
As estimativas de homicídios no Brasil variam, mas é muito repetida a cifra de cinqüenta mil ocorrências ano.
Mesmo que fontes confiáveis tenham estatísticas que apontem para um número maior de suicídios, qual seria a fração deste total que teria alguma relação com gravidez indesejada e aborto?

IML, simples uma mulher estuprada tem um trauma muito grande e ainda se obrigam a ficar com um filho fruto dessa violencia...

Minha postagem anterior citava os motivos conhecidos pelos quais algumas mulheres estupradas evitam o exame de corpo de delito.
Segundo a lei, a mulher NÃO é obrigada a ficar com um filho gerado por estupro, como também foi citado.

Fabi escreveu:
Acauan escreveu:Por favor, informe por qual metodologia você chegou a esta previsão e a este percentual específico.

Não é um percentual específico mas pegue o número de estupros e o número de gravidez que é gerado por estupro, aí pegue os números de suicidio no Brasil, e suponha que a grande maioria dessas mulheres vá cometer suicidio por ser obrigada a ter esse filho e aí você chega num percentual especifico, a mas tem um problema o número de suicidios no Brasil não é divulgado.

Isto não é uma metodologia e qualquer número obtido por tais meios não tem confiabilidade estatística.

Só por curiosidade, se o número de suicídios não é divulgado, de onde você tirou a informação de que ele seria maior que o de homicídios ou como posso "pegar o número de suicídios" para cumprir a receita acima se você própria afirma que tal número não está disponível?

Fabi escreveu:
Acauan escreveu:
Fabi escreveu:É isso que você quer?

Quero que fetos humanos gerados por atos deliberados da mãe não sejam destruídos porque estas a consideram incômodos e outros consideram que eles não são seres humanos.

Já o que você quer já ficou explícito e dispensa perguntar.

A lei diz que as mulheres podem tirar os fetos frutos de estupro.

Isto também constava de minhas postagens anteriores.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Fedidovisk escreveu:Aborto jamais seria contraceptivo, ao passo que não evita a fecundação do óvulo... ele é nada menos que um recurso, pós gravidez...

E me referi tanto ao homem quanto a mulher... os homens que decidem levar uma vida depravada sem proteção, ou acreditam não estarem preparados para uma eminente responsabilidade como está, que o façam também... não vejo razão alguma para não o fazer também, ao passo que os orfanatos estão cheios.

Desculpa, pelo seu post entendi que estava criticando as mulheres que não usam métodos para evitar e depois querem abortar. Não se trata disto. Nestes casos, eu discordo totalmente também.

Alexandre

Mensagem por Alexandre »

Apocaliptica escreveu:Por que motivos subconscientes ( ou conscientes) alguns aqui insistem no aborto como contraceptivo? Santa teimosia.

Deve ser pelo fato de que o Estado permite o aborto em casos de estupro, má formação do feto, e risco de morte da gestante. Qual outra hipótese você defende a opção pelo aborto que não seja meramente como forma de contracepção?
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Acauan escreveu:
Najma escreveu:
Não por acaso, esse direito à vida é celebrado nas religiões onde a dignidade humana é apontada como uma dádiva divina e que só cabe a deus destituí-la pela hora da morte natural e não imposta por outros seres humanos... Mais uma vez, e aí, como ficamos, Acauan?

Dito isto, cabe lembrar, Lígia, você está falando com o Índio Velho e não com o núncio apostólico.
As diferenças entre prevenir a concepção e abortar são óbvias e esta discussão só interessa ao Vaticano, não a mim.

De minha parte coloquei um texto inicial que questiona o argumento mais frequentemente repetido na defesa do aborto, apontando nele uma contradição intrínseca a partir de uma análise guiada totalmente por premissas materialistas.
Até o momento só vi uma ou duas contestações a este ponto central de minha tese, ficando as demais no discurso partidarista, muitas vezes emocional, mas que não vêm acompanhadas de uma sustentação racional ou de um falseamento racional do argumento contrário.

Meu ponto é muito simples.
Conflitos são resolvidos pelo direito ou pela força.
Se a questão do aborto deve ser tratada como questão de direito, deve-se demonstrar de onde vem o direito de cada parte e no que se sustenta.

Fora disto, resta a opção da força.
O feto não tem força alguma, logo é indefeso diante da força da mãe, que tem o poder de destruí-lo quando quiser.
Por outro lado o Estado, através da lei, é mais forte do que a mãe e tem o poder de proibi-la de fazer isto e de lhe impor sanções caso desobedeça.

Se vêem outro modo racional de abordar o tema, me informem.

Acauan,

Do meu ponto de vista, eu diria que uma vez que nós criamos os códigos e leis que seguimos, tanto faz se são leis pretensamente divinas ou meramente a cargo dos legisladores. O fato é que nós determinamos o certo e o errado mediante o que afete e englobe o maior número possível de indivíduos dentro de um grupo humano, mesmo que para isso tenhamos que calar as vozes isoladas que destoem da comunidade. E sim, a noção do certo e o errado visa permitir que caminhemos com o menor número percalços como um todo, a despeito dos escorregões de cada um. O problema da proibição do aborto é o fato de mulheres continuarem submetendo-se a ele mesmo com o estado vetando. E sim, mesmo que haja permissão e até assistência, isso não tiraria a utilidade das fazedoras de anjos de fundo de quintal nem do uso das beberagens passadas de geração a geração porque a opção de impedir uma gestação indesejada é uma escolha íntima da mulher mesmo que o estado legislado majoritariamente por homens, não leve isso em consideração.

Bem aqui, é interessante notar um ponto. Durante as primeiras semanas de gestação, o organismo da mulher trata o óvulo fecundado recém instalado como um corpo estranho ao mesmo. Daí as ânsias de vómito e a indisposição que muitas mulheres sentem. O fato é que a natureza não segue as leis que nós estipulamos. Nosso corpo reage a corpos estranhos de forma a expurgá-los e isso acontece até mesmo com mulheres que desejam engravidar e que sofrem muito quando nesse mesmo período acontece um aborto espontâneo motivado pelas reações hormonais e metabólicas. A minha pergunta é: se o corpo da mulher reconhece o zigoto, o embrião nos primeiros estágios como um corpo estranho e não como um "decantado em prosa e verso filho parte de si mesmo", qual o porquê de, nesse mesmo período, nãos e dar o direito à MULHER escolher entre ajudar as reações físicas de repúdio ao corpo estranho permitindo que ele seja expulso, ou seguir com a gestação?

Não tenho a pretensão de estar tratando o assunto com argumentos racionais mas note:

- As leis que seguimos são feitas por seres humanos, não importa se divinizadas ou não, de onde vem a "dignidade humana" ou a "alma" que estamos negando a um abortado.

- A lei que proíbe o aborto no Brasil é uma lei que visa o natalismo e não preservar o direito das mulheres de escolherem o tempo em que querem engravidar, caso os métodos contraceptivos falhem.

- Nós agimos na contramão do que é natural quando fazemos sexo heterossexual com intercurso vaginal sem fins de procriação.

- Nós acalentamos um óvulo fecundado como um "ser humano" passível de ser "assassinado" caso esteja instalado em um útero de um corpo que por todos os meios, irá tentar expurgá-lo por tratá-lo como um corpo estranho durante as primeiras semanas.

Não é muita contradição junta, não? Em que ponto está a razão?

Beijos
Imagem

DaviDeMogi

Acauan escreveu:Fora disto, resta a opção da força.
O feto não tem força alguma, logo é indefeso diante da força da mãe, que tem o poder de destruí-lo quando quiser.

Por analogia, devo abandonar o vício do onanismo pois estaria usando de força na destruição de vidas potenciais?
Canhestro à meu ver, esse raciocínio Acauan. Chega a empatar com um covarde argumento de teistas que me irrita profundamente: "deus é tão bom que até permite que ateus existam".

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

DaviDeMogi escreveu:

Por analogia, devo abandonar o vício do onanismo pois estaria usando de força na destruição de vidas potenciais?
Canhestro à meu ver, esse raciocínio Acauan. Chega a empatar com um covarde argumento de teistas que me irrita profundamente: "deus é tão bom que até permite que ateus existam".

Do texto de abertura do tópico:

Aborto

Por Acauan

...

Qualquer abordagem séria sobre o aborto deve previamente descartar chavões muito repetidos, mas absolutamente irracionais, como o que compara a destruição de embriões ou fetos com a destruição de espermatozóides, igualando gametas e fetos como seres humanos potenciais, mas não de fato.

O fato é que aquilo que nos faz humanos, seja lá o que for, não está presente no espermatozóide, uma célula que se lha dada todas as condições ambientais para que se desenvolva, por si só nunca resultará em outra coisa.
Para que um espermatozóide resulte em ovo, embrião e feto são necessários uma segunda célula e todo um processo de combinação.

O ovo, embrião ou feto, pelo contrário, não depende de outros elementos e combinações externos a ele próprio para se tornar um ser humano completo, precisando apenas que as condições ambientais para seu desenvolvimento sejam fornecidas.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fabi

Mensagem por Fabi »

Acauan escreveu:
Isto não é uma metodologia e qualquer número obtido por tais meios não tem confiabilidade estatística.

Só por curiosidade, se o número de suicídios não é divulgado, de onde você tirou a informação de que ele seria maior que o de homicídios ou como posso "pegar o número de suicídios" para cumprir a receita acima se você própria afirma que tal número não está disponível?

No IML tem um livro disponivel para jornalistas com o laudo de todas as mortes, é claro que sem o nome das pessoas, e considera-se suicidio mortes por enforcamento.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fabi escreveu:
Acauan escreveu:

No IML tem um livro disponivel para jornalistas com o laudo de todas as mortes, é claro que sem o nome das pessoas, e considera-se suicidio mortes por enforcamento.

Minhas perguntas não foram respondidas.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Najma escreveu:Acauan,

Do meu ponto de vista, eu diria que uma vez que nós criamos os códigos e leis que seguimos, tanto faz se são leis pretensamente divinas ou meramente a cargo dos legisladores.

Lígia,

Até aí tudo bem, leis são apenas instrumentos e, portanto, meios e não fins.
O ideal da lei é promover a justiça e o BEM, o que desdobraria a discussão para se justiça e BEM são conceitos transcendentes ou apenas convenções definidas pelo consenso dos envolvidos, mas isto é outro longo assunto, para outra longa discussão.

Najma escreveu:O fato é que nós determinamos o certo e o errado mediante o que afete e englobe o maior número possível de indivíduos dentro de um grupo humano, mesmo que para isso tenhamos que calar as vozes isoladas que destoem da comunidade. E sim, a noção do certo e o errado visa permitir que caminhemos com o menor número percalços como um todo, a despeito dos escorregões de cada um.

Esta conceituação de certo e errado abre espaço para se concluir que tudo que beneficie uma maioria seja certo, cabendo à minoria aceitar como certo qualquer coisa que a prejudique nestas circunstâncias.

O ideal do bom e do justo se identifica e se alinha com o que é verdadeiro, sendo que o verdadeiro o é e continua a ser, independente de como seja percebido ou entendido.

Mas como disse, esta é outra longa discussão.

Najma escreveu:O problema da proibição do aborto é o fato de mulheres continuarem submetendo-se a ele mesmo com o estado vetando. E sim, mesmo que haja permissão e até assistência, isso não tiraria a utilidade das fazedoras de anjos de fundo de quintal nem do uso das beberagens passadas de geração a geração porque a opção de impedir uma gestação indesejada é uma escolha íntima da mulher mesmo que o estado legislado majoritariamente por homens, não leve isso em consideração.

Como dito antes, não há lógica em reivindicar o fim de uma proibição sob o argumento de que a proibição não é cumprida. Seria como pedir a legalização do roubo, já que as leis existentes jamais o erradicaram, podendo-se alegar a vantagem residual que com o roubo legalizado os ladrões não precisariam usar de armas, o que salvaria milhares de vidas.

Sob esta lógica, o Estado ser legislado majoritariamente por homens ou mulheres é irrelevante para questão.

Najma escreveu:Bem aqui, é interessante notar um ponto. Durante as primeiras semanas de gestação, o organismo da mulher trata o óvulo fecundado recém instalado como um corpo estranho ao mesmo. Daí as ânsias de vómito e a indisposição que muitas mulheres sentem. O fato é que a natureza não segue as leis que nós estipulamos. Nosso corpo reage a corpos estranhos de forma a expurgá-los e isso acontece até mesmo com mulheres que desejam engravidar e que sofrem muito quando nesse mesmo período acontece um aborto espontâneo motivado pelas reações hormonais e metabólicas. A minha pergunta é: se o corpo da mulher reconhece o zigoto, o embrião nos primeiros estágios como um corpo estranho e não como um "decantado em prosa e verso filho parte de si mesmo", qual o porquê de, nesse mesmo período, nãos e dar o direito à MULHER escolher entre ajudar as reações físicas de repúdio ao corpo estranho permitindo que ele seja expulso, ou seguir com a gestação?

A analogia do embrião como um corpo estranho é completamente falsa.

As defesas imunológicas da mulher não se concentram com o objetivo de destruir o embrião, pelo contrário sua fisiologia é redefinida, a partir de um realimento hormonal, cujo objetivo prioritário é dar ao embrião as condições ótimas de desenvolvimento, mesmo que às custas do mal estar da mulher.

Ou seja, o corpo feminino se sacrifica para que o embrião sobreviva.
Isto é exatamente o oposto do tratamento que um corpo estranho receberia.

Os casos de abortos espontâneos são anomalias, quando o corpo da mulher justamente não consegue concluir de modo satisfatório este realinhamento fisiológico.

Este fato em si não implica em desdobramentos filosóficos sobre a questão, mas se resultasse, seriam todos favoráveis ao feto.

Najma escreveu:Não tenho a pretensão de estar tratando o assunto com argumentos racionais mas note:

- As leis que seguimos são feitas por seres humanos, não importa se divinizadas ou não, de onde vem a "dignidade humana" ou a "alma" que estamos negando a um abortado.

Vem de nossa própria percepção de que possuímos uma dignidade e se a reconhecemos em nós mesmos não a podemos negar a outros seres humanos, seja lá em que fase da vida eles estejam.

Najma escreveu:- A lei que proíbe o aborto no Brasil é uma lei que visa o natalismo e não preservar o direito das mulheres de escolherem o tempo em que querem engravidar, caso os métodos contraceptivos falhem.

As leis que proíbem o aborto no Brasil visam apenas reconhecer o feto como pessoa humana, com dignidade e direito à vida.

Najma escreveu:- Nós agimos na contramão do que é natural quando fazemos sexo heterossexual com intercurso vaginal sem fins de procriação.

Depende do critério para "natural". Bonobos fazem isto e não estão na contramão de nada.

Najma escreveu:- Nós acalentamos um óvulo fecundado como um "ser humano" passível de ser "assassinado" caso esteja instalado em um útero de um corpo que por todos os meios, irá tentar expurgá-lo por tratá-lo como um corpo estranho durante as primeiras semanas.

Se isto fosse verdade, a grande maioria das gravidezes resultaria em aborto espontâneo, o que não ocorre.

Najma escreveu:- Não é muita contradição junta, não?

No meu entender, não.

Najma escreveu:- Em que ponto está a razão?

Na dúvida prefiro que não se destrua uma vida inocente, enquanto existir a mínima possibilidade de ela de fato sê-la.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fabi

Mensagem por Fabi »

Acauan escreveu:
Fabi escreveu:
Acauan escreveu:

Porque tem mais mortes por enforcamento do que por tiro ou esfaqueamento, é claro tem morte também por queda que na maioria dos casos também é suicidio. Se você pegar a causa das mortes durante uma semana vai ver que tem mais mortes por enforcamento ou queda do que por tiro ou esfaqueamento.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Fabi escreveu:
Apocaliptica escreveu:Fundamentalistas aos montes por aqui ein?

O mal deles é não adotar uma criança.

Tá bom moça, se eu não adotar uma criança tenho que aprovar o aborto, é isso? só por que vc quer né...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fabi escreveu:
Acauan escreveu:
Fabi escreveu:
Acauan escreveu:

Porque tem mais mortes por enforcamento do que por tiro ou esfaqueamento, é claro tem morte também por queda que na maioria dos casos também é suicidio. Se você pegar a causa das mortes durante uma semana vai ver que tem mais mortes por enforcamento ou queda do que por tiro ou esfaqueamento.

Continuo desconhecendo suas fontes e métodos, mas suas conclusões são desmentidas por fontes oficiais e estatísticas metódicas:

MORTALIDADE POR CAUSAS VIOLENTAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, BRASIL

Mortalidade por Causas Violentas de residentes na Cidade do Rio de Janeiro.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

DaviDeMogi

Acauan escreveu:
DaviDeMogi escreveu:

Do texto de abertura do tópico:

Aborto

Por Acauan

...

Qualquer abordagem séria sobre o aborto deve previamente descartar chavões muito repetidos, mas absolutamente irracionais, como o que compara a destruição de embriões ou fetos com a destruição de espermatozóides, igualando gametas e fetos como seres humanos potenciais, mas não de fato.

O fato é que aquilo que nos faz humanos, seja lá o que for, não está presente no espermatozóide, uma célula que se lha dada todas as condições ambientais para que se desenvolva, por si só nunca resultará em outra coisa.
Para que um espermatozóide resulte em ovo, embrião e feto são necessários uma segunda célula e todo um processo de combinação.

O ovo, embrião ou feto, pelo contrário, não depende de outros elementos e combinações externos a ele próprio para se tornar um ser humano completo, precisando apenas que as condições ambientais para seu desenvolvimento sejam fornecidas.

Por isso disse Por analogia, pra realçar que o argumento é rasteiro como o seu raciocinio. Usar o "poder" da mãe sobre o feto "indefeso" como argumento é uma covardia.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

DaviDeMogi escreveu:Por isso disse Por analogia, pra realçar que o argumento é rasteiro como o seu raciocinio. Usar o "poder" da mãe sobre o feto "indefeso" como argumento é uma covardia.

A analogia em questão ponderava as duas formas de solução de conflitos, o direito e a força, sem fazer julgamentos de valor, como facilmente entendível no contexto em que foi postada, como resposta a um questionamento feito que nada tinha ver com os agora colocados.

No mais, a única coisa apresentada para demonstrar os raciocínios postos como rasteiro ou covarde, seja no texto original seja nas respostas complementares, é sua declaração que assim o classifica, e que não implica em absolutamente nada.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

DaviDeMogi

Acauan escreveu:
DaviDeMogi escreveu:Por isso disse Por analogia, pra realçar que o argumento é rasteiro como o seu raciocinio. Usar o "poder" da mãe sobre o feto "indefeso" como argumento é uma covardia.

A analogia em questão ponderava as duas formas de solução de conflitos, o direito e a força, sem fazer julgamentos de valor, como facilmente entendível no contexto em que foi postada, como resposta a um questionamento feito que nada tinha ver com os agora colocados.

No mais, a única coisa apresentada para demonstrar os raciocínios postos como rasteiro ou covarde, seja no texto original seja nas respostas complementares, é sua declaração que assim o classifica, e que não implica em absolutamente nada.

Covarde porque apela para o indefensável. Indefensável porque é uma obviedade, e é impossivel contra-argumentar uma coisa obvia.
Gostaria de conhecer uma expressão mais adequada, mas a situação de "indefensibilidade" de um conjunto de células (feto) perante o poder da mãe de decidir e por em prática a ação de destrui-lo é sinonimo de óbvio. E nem pode-se dizer que isso seja um "poder", seria uma possibilidade inerente.
Editado pela última vez por DaviDeMogi em 15 Mar 2007, 08:13, em um total de 1 vez.

Apocaliptica

Parece-me que a questão toda está girando ao redor da mãe, que por acaso ( infelizmente neste caso ), se transforma no alvo de todas as setas. É muito solitário e humanamente desesperador ter que arcar com todas as responsabilidades de suportar tudo em nome do que o Universo pensa. A mulher aqui neste caso, não tem saída.
Se aceita o feto, se violenta e morre perante ela mesma, os outros filhos, a sociedade, o companheiro , o ambiente de trabalho, tudo. A vida acaba.

Se não aceita, pelo menos tenta tratar as dores da violação tremendamente dolorosa que sofreu. Pode esconder do mundo que foi invadida. Apenas os mais próximos saberão. Se sentirá culpada de ter abortado? Eu não me sentiria, sentiria alívio, se ainda assim, me restasse um sopro de saúde mental e emocional, para continuar viva. Muitas se suicidam, mesmo que internamente.
Eu me sentiria criminosa, se crime fosse. Ou seja, mais uma pena. Quem sabe atrás das grades, depois de tudo que passou.

A condenação da mulher grávida por estupro é iminente. Tanto sob o aspecto da dignidade, quanto da identidade.

videomaker

Apocaliptica escreveu:Parece-me que a questão toda está girando ao redor da mãe, que por acaso ( infelizmente neste caso ), se transforma no alvo de todas as setas. É muito solitário e humanamente desesperador ter que arcar com todas as responsabilidades de suportar tudo em nome do que o Universo pensa. A mulher aqui neste caso, não tem saída.
Se aceita o feto, se violenta e morre perante ela mesma, os outros filhos, a sociedade, o companheiro , o ambiente de trabalho, tudo. A vida acaba.

Se não aceita, pelo menos tenta tratar as dores da violação tremendamente dolorosa que sofreu. Pode esconder do mundo que foi invadida. Apenas os mais próximos saberão. Se sentirá culpada de ter abortado? Eu não me sentiria, sentiria alívio, se ainda assim, me restasse um sopro de saúde mental e emocional, para continuar viva. Muitas se suicidam, mesmo que internamente.
Eu me sentiria criminosa, se crime fosse. Ou seja, mais uma pena. Quem sabe atrás das grades, depois de tudo que passou.

A condenação da mulher grávida por estupro é iminente. Tanto sob o aspecto da dignidade, quanto da identidade.

No caso do estupro, a pilula do dia seguinte não funciona evitando o aborto?
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:Parece-me que a questão toda está girando ao redor da mãe, que por acaso ( infelizmente neste caso ), se transforma no alvo de todas as setas. É muito solitário e humanamente desesperador ter que arcar com todas as responsabilidades de suportar tudo em nome do que o Universo pensa. A mulher aqui neste caso, não tem saída.

Se for emocionalmente possível se ministrada, por causa do corpo de delito, sim. Seria ótimo. Eu faria isto. Mas não sei os desdobramentos para o exame, e nem legalmente.
É realmente uma situação cheia de complexidade, video. O tempo urge após um estupro. A família toda fica chocada, geralmente a mulher, menina, precisa de atendimento médico, calmantes, atendimento psicológico,depois polícia, é tudo muito constrangedor.

Fabi

Mensagem por Fabi »

Acauan escreveu:
Fabi escreveu:
Acauan escreveu:
Fabi escreveu:
Acauan escreveu:

Continuo desconhecendo suas fontes e métodos, mas suas conclusões são desmentidas por fontes oficiais e estatísticas metódicas:

Procure por estatísticas de suicidios, vai ser dificil de encontrar, porque esses números não são divulgados pelo simples motivo de que pode incentivar o suicidio, a policia nem divulga esses números por esse motivo, como você pode dizer que esse número é desmentido por estatistica oficial se você nem tem o número de suicidios?

O que eu to dizendo é o que eu ví, eu fui no IML, meu namorado é médico e quando era estudante também foi no IML, e só quem viu pra saber como as pessoas se suicidam, como tem gente que se joga da janela, ou que se enforca, é realmente impressionante, você ia ficar espantado de ver. Eu não tenho os números, mas eu sei que são grandes, no dia que eu fui no IML tinha duas pessoas que se suicidaram e uma que morreu baleada.

Apocaliptica

Ainda tem que enfrentar questões relativas à escola, faculdade e trabalho.
Se a mulher tiver alguma deficiência física ou emocional, tudo se complica.
Há mulheres que simplesmente não podem engravidar, por problemas de saúde variados.

Não é fácil.

Apocaliptica

Fabi escreveu:
Acauan escreveu:
Fabi escreveu:
Acauan escreveu:
Fabi escreveu:
Acauan escreveu:

Procure por estatísticas de suicidios, vai ser dificil de encontrar, porque esses números não são divulgados pelo simples motivo de que pode incentivar o suicidio, a policia nem divulga esses números por esse motivo, como você pode dizer que esse número é desmentido por estatistica oficial se você nem tem o número de suicidios?

O que eu to dizendo é o que eu ví, eu fui no IML, meu namorado é médico e quando era estudante também foi no IML, e só quem viu pra saber como as pessoas se suicidam, como tem gente que se joga da janela, ou que se enforca, é realmente impressionante, você ia ficar espantado de ver. Eu não tenho os números, mas eu sei que são grandes, no dia que eu fui no IML tinha duas pessoas que se suicidaram e uma que morreu baleada.

O número de suicídios é muito, muito maior do que o divulgado.

Isto é tabu na nossa sociedade.

Na ex-escola da minha filha, sabia-se que os adolescentes tinham a tendência a se suicidar. As pessoas comentavam, mas a escola jamais admitiu.

Até que um dia eu vi acontecer.
Era uma festa junina. O menino foi preso na brincadeira da cadeia. De repente se jogou do segundo andar.
Levaram rápido para fora e sumiram com ele.
A festa continuou normalmente.

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Se for emocionalmente possível se ministrada, por causa do corpo de delito, sim. Seria ótimo. Eu faria isto. Mas não sei os desdobramentos para o exame, e nem legalmente.
É realmente uma situação cheia de complexidade, video. O tempo urge após um estupro. A família toda fica chocada, geralmente a mulher, menina, precisa de atendimento médico, calmantes, atendimento psicológico,depois polícia, é tudo muito constrangedor.

Me parece que é só ir a farmacia e comprar! se eu estiver falando besteira, desconsidere, é só achismo meu!

Trancado