Estilo de Vida Ateu
Re.: Estilo de Vida Ateu
Um exemplo que talvez possa ilustrar minha mudança de vida com o ateísmo: quando eu vivia dividido na minha consciência entre o bem e o mal eu precisava me embriagar para conseguir me dar um pouco de prazer na vida, senão o sentimento de culpa me atormentava. Hoje não bebo mais pois assumi minhas necessidades físicas e emocionais de forma consciente. Não preciso mais me embriagar para conseguir pecar (risos). Eu peco conscientemente mesmo. O pior de tudo é que eu me deixei fazer a cabeça de tal forma que até mesmo o sexo era pecaminoso. Oras, para que eu conseguisse fazer algo sem sentir culpa eu precisava estar constantemente encharcado de cerveja. Nem preciso dizer que virei um cervejólatra por mais de 15 anos. Hoje tomo as minhas cervejas mas muito de vez em quando. Quero dizer com isso pessoal que quando eu tentava ser santo eu não era e agora que sou capeta eu sou santo. Dá para entender? Hoje eu me sinto muito mais santo do que os crentes porque eu sinto minhas necessidades, admito elas e tento, na medida do possível, atendê-las de forma consciente e sem mentir para ninguém, falando uma coisa e fazendo outra. Pois é pessoal. Minha vida hoje me parece um livro aberto onde todas as consequencias de um moralismo rigido estao gravadas em minha memória como a me lembrar de uma outra pessoa que eu fui. Por isso eu grito para quem quiser ouvir que o outro Labrego que eu era não era cristão e sim fariseu. Podem ter certeza pessoal de que muitos teístas são fariseus mas não percebem isso. As únicas pessoas que realmente tem um comportamento cristão ou bem mais próximo do cristão que eu conheço são os católicos não-praticantes. Estes sim eu considero felizes.
A diferença entre um ateu e um teísta é que as abobrinhas do primeiro são mais inteligentes que as do segundo.
Bravos, Labrego!
Assumir a responsabilidade pelos próprios atos é um ato de libertação. Não sucumbir à vontade alheia mas fazer a própria vontade... agir em conformidade com sua própria consciência, com sua própria natureza sem culpas nem ressentimentos é um grande passo para a libertação de tudo o que nos torna indignos de viver em paz conosco mesmos.
De que adianta aprisionar a natureza lasciva se ela existe, só para aparecer bonito na fita? Esse tipo de imposição é o que gera todo tipo de desvios comportamentais e propensòes homicidas, a começar pelo suicídio lento que os vícios proporcionam tentando desviar a atenção das angústia se viver infeliz pela imposição de comportamentos que não nos são próprios.
Muito bom você ter se libertado da bebedeira e aceitado quem você é: um ser humano que deseja viver e ser feliz, só.
Beijos

Assumir a responsabilidade pelos próprios atos é um ato de libertação. Não sucumbir à vontade alheia mas fazer a própria vontade... agir em conformidade com sua própria consciência, com sua própria natureza sem culpas nem ressentimentos é um grande passo para a libertação de tudo o que nos torna indignos de viver em paz conosco mesmos.
De que adianta aprisionar a natureza lasciva se ela existe, só para aparecer bonito na fita? Esse tipo de imposição é o que gera todo tipo de desvios comportamentais e propensòes homicidas, a começar pelo suicídio lento que os vícios proporcionam tentando desviar a atenção das angústia se viver infeliz pela imposição de comportamentos que não nos são próprios.
Muito bom você ter se libertado da bebedeira e aceitado quem você é: um ser humano que deseja viver e ser feliz, só.
Beijos
- Gilghamesh
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: Re.: Estilo de Vida Ateu
Najma escreveu:Bravos, Labrego!![]()
Beijos
Ou seja: as religiões são um mal à ser combatido!
Nascem com o intúito primordial de nos fazer viver bem, mas, com o passar dos anos, o acúmulo de inverdades que grudam nelas, as transformam exatamente no oposto do que se propunham inicialmente.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!!
.

O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Versão: 5.1 última versão!!!!

.

O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Gostei do seu encorajamento, Najma. A melhor coisa que um teísta pode fazer é aceitar-se como é e, se não conseguir se aceita como é, tente mudar estudando, trabalhando, aperfeiçoando-se, enfim, nunca tente apelar para fantasias criadas pelos outros. Crie as suas próprias se for o caso mas não vá na conversa fiada dos outros que só querem te proporcionar uma sensação de amparo e quando você mais precisa eles te viram as costas. Esta mensagem é para os teístas e não para os ateístas que já acordaram ou nasceram acordados (risos).
A diferença entre um ateu e um teísta é que as abobrinhas do primeiro são mais inteligentes que as do segundo.
Se a percepção de que sentar em algum lugar e começar a falar sozinho; como a crentaida usualmente faz, não serve para absolutamente porra nenhuma, não é um sinal, mesmo que minimo, de esperteza, é ao menos, um belo de um peso morto a menos de cima dos ombros.
Rezar, ou sentar para ficar falando sozinho, tanto faz, é coisa para: egoístas. pedem de tudo para si e olhe la.
Covardes. Jogam para outro, uma responsabilidade instransferivel.
e idiotas, pois ficar falando sozinho, infelizmente, não serve para invocar nenhum tipo de mágica milagrosa.
Rezar, ou sentar para ficar falando sozinho, tanto faz, é coisa para: egoístas. pedem de tudo para si e olhe la.
Covardes. Jogam para outro, uma responsabilidade instransferivel.
e idiotas, pois ficar falando sozinho, infelizmente, não serve para invocar nenhum tipo de mágica milagrosa.
"Uau! O Brasil é grande"
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
-
Eu acho que as religiões não são um mal primordial, mas transformaram-se numa máquina burocrática com impulsos de domínio ao se tornarem organizadas. A relação com o além passou a ser mediada por uma casta de exegetas iluminados e isso estragou a função primordial da religião... que foi tentar dar um sentido á vida. Sobretudo perante a perplexidade da morte. Com o tempo essa função foi sendo ainda mais estragada ao se tentar justificar doutrina com argumentos filosóficos com pretenção de verdade absoluta.
Editado pela última vez por Tempest Storm em 15 Dez 2005, 14:03, em um total de 1 vez.
- Carlos Castelo
Najma escreveu:Márcio escreveu:
Se bem que acreditar ou não em um deus, não é condição básica para se ter moral ou honestidade de caráter.
Não mesmo... ainda mais no meio virtual que, infelizmente, é o que dispomos para encontrar ateus.
Aqui é fácil qualquer um dizer qualquer coisa...
Beijos
Realmente isso é um fato, esse fórum é talvez o único meio que dispomos para trocarmos idéias entre pessoas que vêem o mundo de uma maneira diferente, no caso, nós ateus.
Geralmente estamos em ambientes isolados, digo, cercado de teístas, que na grande maioria das vezes quando sabem o que somos (no que respeito à religião) já nos olham torto.
Geralmente é muito difícil até se encontrar uma pessoa que tenha uma visão cética (ainda que com uma crença religiosa) do meio em que vive, quanto mais se confessar ateu.
Embora no ambiente em que vivo, não conheça nenhuma ateu, jamais baixei a cabeça ou deixei de opnar, questionar, sobre assuntos religiosos quando dirigidos a mim.
Os teístas são geralmente prosélitas, exibicionistas, gostam de mostrar que tem uma religião, ou que a sua é a verdadeira, o que não acontece com um ateu consciente, que só se manifestará no momento em que tiver um foco direcionado a ele.
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)
Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.
Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
- Francielly Pierri
- Contato:
Eu acho que os argumentos que a igreja sustenta para se manter são válidos. A Instituição em si funciona como uma empresa, é uma empresa, e eles precisam fazer o possível para se manter no mercado. O problema são os fiéis sem conhecimento que engolem qualquer coisa que a instituição diz, é a ignorância cristã, do file cristão que eu abomino, claro que a igreja está ciente das besteiras que elas falam, a teologia não funciona como as igrejas e todo o marketing por traz dela.
- Carlos Castelo
Claudio Loredo escreveu:A sensação de liberdade é a melhor coisa que existe em ser ateu. Viver sem aquele peso da culpa cristã é bom demais.
É verdade Claudio, o cristão, pricipalmente o evangélico, é um religioso reprimido, as suas emoções são muitas vezes castradas porque a sua religião não permite isso ou aquilo, etc.
Ele não analisa por conta própria, se o que ele está fazendo ou irá fazer, é bom ou ruim para si mesmo.
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
-
Há muita gente reprimida por aí. Nos empregos que precisam mas odeiam... por exemplo.
-
E sobre viver sem culpa vejam o filme Magnólia. E o que seria a culpa Cristã? O pecado original e o castigo que isso implica? Ao que julgo saber, nenhum Cristão tem pesadelos com isso... a não ser aqueles que dependem diretamente deste ou daquele Pastor que se servfe de truques psicológicos para condicionar os crentes... obrigando a que vivam a culpa como se fossem Adão e Eva...
Oi pessoal. Estou de volta e só tenho internet no serviço. Por isso que escrevo pouco. Eu posso garantir que os teístas são pessoas com uma tremenda falta de amor-próprio. Eles não tem muita culpa disso mas tem responsabilidade de acertarem suas vidas caso não estejam caminhando a contento de si mesmos. Alguns teístas sentem-se mal consigo mesmos e ao invés de procurarem mudar através do auto-conhecimento e dos livros eles simplesmente mudam de igreja. Eu juro que eu era assim e por isso não condeno tanto a idiotice dos teístas pois eu me contento em ser um a menos. Levei praticamente estes últimos 5 anos me reaculturando psicologicamente, filososoficamente, sociologicamente, enfim, de todos os mentes possíveis que, de algum modo faziam-me sentir bem. Eu comecei este processo de auto-destruição do ego quando eu tinha 37 anos. Hoje estou com 42 anos e somente agora estou sentindo que meu mundo interior está liberto das cadeias mentais que eu fui aceitando durante a vida. Imaginem que eu me sentia até culpado por pensar em fazer algo que eu considerasse pecaminoso, imaginem se eu fizesse realmente. De tanto castigar-me com a culpa e não conseguir renunciar às minhas vontades tive que beber para desligar meu juiz interior. Hoje sei que posso sentir até mesmo vontade de matar alguém. Somente será crime se eu unir ação às minhas vontades, ou seja, matar de verdade. Por isso não mais tenho medo de mim e de minhas vontades. Na verdade a religião chama de demônio a nossa fonte de instintos animais (id). Eles tentam encher a nossa cabeça de proibições a fim de conter os impulsos do id e não darmos livre curso aos mesmos. Por isso não adianta a gente condenar a religião. Devemos sim, criar valores em nossas vidas que de certa forma não conflitem com os nossos instintos animais mas sim, transforme-os em ações socialmente aceitáveis e que não agridam o direito de outrém. Aquilo que chamam de alma é considerado como o animal não vivido e fortemente reprimido em nós pela vida em sociedade. O homem dividiu-se em dois diante da contingência de viver em sociedade. Muitos ainda não conseguiram se ajustar e precisam de um freio moral altamente eficaz para conseguirem segurar seus instintos. Por que eles são assim? Oras, porque não receberam educação e ensino adequado. Eles ainda temem seu animal interior. A pessoa com mais estudo já compreende melhor seu animal interior e se liberta do moralismo, partindo então para o comportamento ético que nada mais é que agir conforme aquilo que é funcional e não em nome do que é certo ou errado. Sei lá se voces me entendem mas acho que a Najma me entenderá. Meus conceitos ainda não são muito elaborados porque uma coisa é viver em função deles e outra é tentar falar sobre eles.
-
LABREGO, agora que vc se libertou da religião... só falta se libertar da mania evangélica de dar testemunhos.
É que apesar de interessantes eles têm apenas valor testemunhal subjetivo...

É que apesar de interessantes eles têm apenas valor testemunhal subjetivo...
-
Re: Re.: Estilo de Vida Ateu
LABREGO escreveu: Estou de volta e só tenho internet no serviço. Por isso que escrevo pouco. Eu posso garantir que os teístas são pessoas com uma tremenda falta de amor-próprio.
Um evangélico poderia dizer: "Eu posso garantir que Deus existe porque eu experimentei Deus."
Qual o valor deste testemunho? Não garanto nada...
legal. gostei de sua crítica. eu realmente não tinha tomado consciência desse meu hábito. obrigado por me alertar. daqui para a frente tentarei ser impessoal em minhas elucubrações ateísticas.
Concordo com o h4xOr de que o verdadeiro ateu não se interessa pelo assunto do teísmo. O problema disso é que vivemos constantemente sendo bombardeados por esse tipo de informação desde que nascemos que tornamo-nos obrigados a reagir à lógica fácil e espúria dos teístas e das teístas, principalmente, quando estes tentam nos converter. Quantas vezes eu me senti amedrontado em tratar mal um evangélico, achando que eu daria azar em alguma coisa na vida se eu fizesse isso. Afinal, bem ou mal, eu os achava pessoas dignas e melhores que as outras. Eu que não prestava na minha opinião e é o que vejo muitos irreligiosos pensarem de si mesmos em relação à moral evangélica. Então, se nós, apesar de ateus, continuamos a falar dos teístas é pura e simplesmente para respondermos a nós mesmos já que aquilo que não queremos ser mas no fundo admiramos só pode ser combatido com muito preconceito ou com lógica e argumentação puras.
- Carlos Castelo
[quote='Labrego"]Oi pessoal. Estou de volta e só tenho internet no serviço. Por isso que escrevo pouco.[/quote]
Infelizmente acontece isso comigo também!
Infelizmente acontece isso comigo também!
- Carlos Castelo
Ei Labrego, o chefe sabe que você acessa esse site?
CUIDADO!

CUIDADO!

Caro Carlos Castelo:
Agora nao preciso mais acessar do serviço. Comprei um Pentium 4 para mim e posso acessar de casa. O pior é que o dono do banco onde trabalho é judeu. Já pensou se ele me pega?
Agora nao preciso mais acessar do serviço. Comprei um Pentium 4 para mim e posso acessar de casa. O pior é que o dono do banco onde trabalho é judeu. Já pensou se ele me pega?