Alter-ego escreveu:Sama, no exemplo que você citou, a tribo rejeitava a idéia de posse pessoal sobre a terra. Partilhavam a caça e até as mulheres.
O mesmo grupa desconhecia, absolutamente, a idéia de propriedade? Não tinham por posse nem as "roupas" ou adereços?
Apesar de já saber a resposta...
Sim e não, Igor. Como eu referi, eu creio na existência de um "sentimento de posse", de eu ter o "direito" (muito forçada a expressão), seja pela força, seja por moral, seja por razão, seja por qualquer argumento.
Daí, não se pode tirar disso uma conclusão de que isto possa ser encarado como um "conceito de propriedade privada", ou, como fez a Flávia, indagar anacronicamente que isto vá necessariamente dar origem a qualquer noção de propriedade privada jurídica.
E, creio eu, se alguém precisasse de roupas em determinadas culturas, elas também seriam coletivamente distribuídas daqueles que mais as possuíam no momento àqueles que menos as possuiam.
Óbvio, isso envolve também, um sentimento "proto-nacional", uma identificação com os seus, onde eles devem ser protegidos e armados de forma a preservar a comunidade, além de batalhar contra os grupos rivais.