Guardadores de carrros

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
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Samael
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Re: Re.: Guardadores de carrros

Mensagem por Samael »

Alter-ego escreveu:Engraçado...
Rousseau criou, ardilosamente, a idéia de que numa época longínqua o homem viveu sem a idéia de uma propriedade privada, pois era naturalmente bom. Um dia teria alguém dito que algo era sua propriedade e desde então, nos dizeres de Hobbes, o homem é o lobo do homem.
Essa tese vêm sendo indistintamente cultivada nas academias, mesmo carecendo de fundamentação histórica.
Esse tempo imaginado por Rousseau nunca existiu, e ele o admitiu ao reconhecer que se tivesse existido teria deixado profundas marcas no inconsciente coletivo*. Outras idéias, como o dilúviu por exemplo, cumprem com rigor o fluxograma de validação de Rousseau, mas são academicamente rejeitados. Mas a idéia do homem bom e do posterior contrato social é abraçada como dogma...
Não só inexistem marcas culturais desse passado distante, como não há qualquer demonstração, na psicologia evolutiva, de que isso possa fazer parte da natureza humana.
Pelo contrário: a posse, a disputa por ela e os contratos de uso são inerentes a nossa natureza, moldada pela seleção natural.

* O termo é, ideologicamente, "criado" a posteriori, mas a idéia é a mesma.


Freud e o próprio Marx endossaram essa idéia. Entretanto, quase todos os socialistas posteriores descartaram a idéia com facilidade, inclusive, o próprio Marcuse no seu Eros.

Irrelevante ao debate, entretanto. Existiram inúmeras sociedades (neolíticas ou não) que NUNCA abraçaram os tais contratos de uso ou "a disputa por posse". Até porque, se temos mesmo tanto parentesco genético com macacos, viveríamos sim em coletividades, coisa que os individualistas bobos odiariam. E ainda não perceberam que o homem é um ser social.

Ainda assim, a sua tese naturalista carece de argumentos além de "a posse, a disputa por ela e os contratos de uso são inerentes a nossa natureza, moldada pela seleção natural." Assertivas têm mero efeito retórico.

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Samael
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Re: Re.: Guardadores de carrros

Mensagem por Samael »

Apocaliptica escreveu:
Alter-ego escreveu:Engraçado...
Rousseau criou, ardilosamente, a idéia de que numa época longínqua o homem viveu sem a idéia de uma propriedade privada, pois era naturalmente bom. Um dia teria alguém dito que algo era sua propriedade e desde então, nos dizeres de Hobbes, o homem é o lobo do homem.
Essa tese vêm sendo indistintamente cultivada nas academias, mesmo carecendo de fundamentação histórica.
Esse tempo imaginado por Rousseau nunca existiu, e ele o admitiu ao reconhecer que se tivesse existido teria deixado profundas marcas no inconsciente coletivo*. Outras idéias, como o dilúviu por exemplo, cumprem com rigor o fluxograma de validação de Rousseau, mas são academicamente rejeitados. Mas a idéia do homem bom e do posterior contrato social é abraçada como dogma...
Não só inexistem marcas culturais desse passado distante, como não há qualquer demonstração, na psicologia evolutiva, de que isso possa fazer parte da natureza humana.
Pelo contrário: a posse, a disputa por ela e os contratos de uso são inerentes a nossa natureza, moldada pela seleção natural.

* O termo é, ideologicamente, "criado" a posteriori, mas a idéia é a mesma.


Perfeito. Rousseau era uma fraude e um comunista vermelho.
Nem ele acreditava nele. O contrato social na verdade é uma utopia.


Rousseau é anterior aos comunistas. Rousseau era um grande pensador, não uma fraude. Se ele acreditava nele mesmo, é algo que diz respeito a si próprio e que você não pode provar. E o contrato social é tão utópico quanto qualquer outro constructo ideológico que tente dar um "rumo" ao mundo.

E, complementando o post que eu te respondi acima, para mim, a propriedade privada tem origem na força, apenas isto. Numa força racionalmente mensurada, onde o ser percebe que tirará maior proveito individual de algo a partir do momento em que toma aquilo unicamente para si. Entretanto, as conseqüências disso não são totalmente pensadas em hipótese alguma.

Apocaliptica

Re: Re.: Guardadores de carrros

Mensagem por Apocaliptica »

Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Alter-ego escreveu:Engraçado...
Rousseau criou, ardilosamente, a idéia de que numa época longínqua o homem viveu sem a idéia de uma propriedade privada, pois era naturalmente bom. Um dia teria alguém dito que algo era sua propriedade e desde então, nos dizeres de Hobbes, o homem é o lobo do homem.
Essa tese vêm sendo indistintamente cultivada nas academias, mesmo carecendo de fundamentação histórica.
Esse tempo imaginado por Rousseau nunca existiu, e ele o admitiu ao reconhecer que se tivesse existido teria deixado profundas marcas no inconsciente coletivo*. Outras idéias, como o dilúviu por exemplo, cumprem com rigor o fluxograma de validação de Rousseau, mas são academicamente rejeitados. Mas a idéia do homem bom e do posterior contrato social é abraçada como dogma...
Não só inexistem marcas culturais desse passado distante, como não há qualquer demonstração, na psicologia evolutiva, de que isso possa fazer parte da natureza humana.
Pelo contrário: a posse, a disputa por ela e os contratos de uso são inerentes a nossa natureza, moldada pela seleção natural.

* O termo é, ideologicamente, "criado" a posteriori, mas a idéia é a mesma.


Perfeito. Rousseau era uma fraude e um comunista vermelho.
Nem ele acreditava nele. O contrato social na verdade é uma utopia.


Rousseau é anterior aos comunistas. Rousseau era um grande pensador, não uma fraude. Se ele acreditava nele mesmo, é algo que diz respeito a si próprio e que você não pode provar. E o contrato social é tão utópico quanto qualquer outro constructo ideológico que tente dar um "rumo" ao mundo.

E, complementando o post que eu te respondi acima, para mim, a propriedade privada tem origem na força, apenas isto. Numa força racionalmente mensurada, onde o ser percebe que tirará maior proveito individual de algo a partir do momento em que toma aquilo unicamente para si. Entretanto, as conseqüências disso não são totalmente pensadas em hipótese alguma.


Sama...quanto a Rousseau ....eu tava brincando....

E quanto à propriedade privada, claro se origina na força ....inerente ao ser humano, de tomar para si. As conseqüências são tão pensadas quanto toda teoria administrativa, que também é um conceito básico do ser humano: planejar e guardar, trocar e proteger. Bom, daí derivam centenas de teorias.

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Samael
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Re.: Guardadores de carrros

Mensagem por Samael »

Que bom que estava, é um dos meus autores favoritos. :emoticon4:

Apocaliptica

Re: Re.: Guardadores de carrros

Mensagem por Apocaliptica »

Samael escreveu:Que bom que estava, é um dos meus autores favoritos. :emoticon4:


Senti que se magoou. :emoticon1:

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Alter-ego
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Re.: Guardadores de carrros

Mensagem por Alter-ego »

Complementando com a Flavinha,
quanto a Rousseau não é brincadeira. Ele reconheceu que não deve ter existido a utopia proposta em seu livro. É um grande pensador, mas tão real com socialismo quanto seus sucessores: não criou um único dos seus inúmeros filhos.
Não que isso importe ao debate, mas é só mais uma demonstração de que coletivismo no dos outros é refresco. :emoticon16:
"Noite escura agora é manhã..."

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Alter-ego
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Re: Re.: Guardadores de carrros

Mensagem por Alter-ego »

Samael escreveu:Que bom que estava, é um dos meus autores favoritos. :emoticon4:

Eu gosto dele, mesmo mantendo discordância de boa parte de suas idéias.
Foi o primeiro que desbravei na facul. :emoticon1:
"Noite escura agora é manhã..."

Trancado