Oração é uma questão de vida ou morte segundo Bento XVI

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Trajano

Re: Re.: Oração é uma questão de vida ou morte segundo Bento

Mensagem por Trajano »

Najma escreveu:Entrar em contato com o que está oculto, o interior, a mente de cada um que, não por acaso, é onde está "deus", segundo o ocultismo... :emoticon1:

E esse contato é conseguido através da meditação.

E qual método de meditação? Controle respiratório? Fixação em imagens, sons, palavras, mensagens? Cantos? Movimentos?

No cristianismo, por exemplo, tem tudo isso.
Arguing on the internet is like running in the Special Olympics, even if you win you're still a retard.

Flush

Mensagem por Flush »

Trajano escreveu:Orar é elevar a mente até Deus.

A quem interessar, algumas notas da tradição católica sobre a prática da oração.

http://www.accio.com.br/Nazare/1946/n-oracao.htm

Precisamente o que dizia. Vejamos um excerto da oração:

"Quanto eu amo a tua Lei, Senhor!
Ela é minha meditação todo o dia."

Contradição completa. Não podem existir leis para a meditação, pois cada individuo é único, tem uma única personalidade, tem as suas próprias convicções e pensamentos.
Uma "Lei" de um "Senhor" é lavagem cerebral.
Então se essa Lei é a da palavra de um deus escrita na Bíblia, então essa Lei e esse deus são ridiculos, repugnantes e genocidas.

Orar é apenas e só uma boa forma de lavagem cerebral.

Trajano

Mensagem por Trajano »

Aquele que medita na Lei procura retê-la para então praticá-la.

Quem não conhece a Lei nem as leis se mete em encrenca.

Como diz provérbios 15:15 - "todos os dias do aflito são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo".

Como um sujeito encrencado com a lei vai aquietar a mente?
Arguing on the internet is like running in the Special Olympics, even if you win you're still a retard.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Trajano escreveu:
Najma escreveu:Entrar em contato com o que está oculto, o interior, a mente de cada um que, não por acaso, é onde está "deus", segundo o ocultismo... :emoticon1:

E esse contato é conseguido através da meditação.

E qual método de meditação? Controle respiratório? Fixação em imagens, sons, palavras, mensagens? Cantos? Movimentos?

No cristianismo, por exemplo, tem tudo isso.

Existe o culto ao deus interior também?
Imagem

Trajano

Mensagem por Trajano »

Najma escreveu:Existe o culto ao deus interior também?

Quem ou o que é esse "deus interior"?

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Trajano escreveu:
Najma escreveu:Existe o culto ao deus interior também?

Quem ou o que é esse "deus interior"?

Se você ler sobre ocultismo, poderá entender, ou não... :emoticon1:

Mas basicamente, quando alguém entra em contato consigo mesmo através da meditação, consegue maior clareza de raciocínio e também aprende o verdadeiro significado da evocação de mantras e preces. E eu não estou falando em transe nem histeria que segue os desencapetations de igreja evangélica de fundo de quintal.
Imagem

Flush

Mensagem por Flush »

Trajano escreveu:Aquele que medita na Lei procura retê-la para então praticá-la.

Quem não conhece a Lei nem as leis se mete em encrenca.

Como diz provérbios 15:15 - "todos os dias do aflito são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo".

Como um sujeito encrencado com a lei vai aquietar a mente?

Quero lá saber o que diz os provérbios. Também dizem que quem anda à chuva se molha. Sabes o que diz na página 569 da História do Ateísmo? Sabes o que diz na página 56 do Deus e o Estado de Bakunin? Sabes o que diz na página 287 do End of Faith de Sam Harris?

Um sujeito encrecando com a "Lei" simplesmente atira a lei para a retrete. Depois puxa o autoclismo como mandam as Leis do bom-senso. Se a "Lei" desse personagem nauseabundo chamado de "Senhor" diz que se devem matar todas as pessoas que trabalham ao sábado basta pegar na "Lei", metê-la na retrete após limpeza asseada do anûs após defecação, e fazer 3 ou 4 descargas por via das dúvidas.

Êxodo 31,15

"Trabalhar-se-á durante seis dias, mas o sétimo dia será um dia de repouso completo consagrado ao Senhor. Se alguém trabalhar no dia de sábado será punido de morte."

"Leis" estúpidas de um "Senhor" estúpido merecem o correcto armazenamento das mesmas numa retrete próxima de si.

Trajano

Mensagem por Trajano »

Najma escreveu:Se você ler sobre ocultismo, poderá entender, ou não... :emoticon1:

Mas basicamente, quando alguém entra em contato consigo mesmo através da meditação, consegue maior clareza de raciocínio e também aprende o verdadeiro significado da evocação de mantras e preces. E eu não estou falando em transe nem histeria que segue os desencapetations de igreja evangélica de fundo de quintal.

Pode me passar uma referência na internet para que eu leia?

Trajano

Mensagem por Trajano »

Flush escreveu:Quero lá saber o que diz os provérbios. Também dizem que quem anda à chuva se molha. Sabes o que diz na página 569 da História do Ateísmo? Sabes o que diz na página 56 do Deus e o Estado de Bakunin? Sabes o que diz na página 287 do End of Faith de Sam Harris?

Um sujeito encrecando com a "Lei" simplesmente atira a lei para a retrete. Depois puxa o autoclismo como mandam as Leis do bom-senso. Se a "Lei" desse personagem nauseabundo chamado de "Senhor" diz que se devem matar todas as pessoas que trabalham ao sábado basta pegar na "Lei", metê-la na retrete após limpeza asseada do anûs após defecação, e fazer 3 ou 4 descargas por via das dúvidas.

Êxodo 31,15

"Trabalhar-se-á durante seis dias, mas o sétimo dia será um dia de repouso completo consagrado ao Senhor. Se alguém trabalhar no dia de sábado será punido de morte."

"Leis" estúpidas de um "Senhor" estúpido merecem o correcto armazenamento das mesmas numa retrete próxima de si.

Não sei o que diz em tais textos mas eu não me incomodaria em saber

O conteúdo da lei pouco importa discutir, a questão é que conhecer e respeitar a lei vigente proporciona tranqüilidade.

Flush

Mensagem por Flush »

Trajano escreveu:
Flush escreveu:Quero lá saber o que diz os provérbios. Também dizem que quem anda à chuva se molha. Sabes o que diz na página 569 da História do Ateísmo? Sabes o que diz na página 56 do Deus e o Estado de Bakunin? Sabes o que diz na página 287 do End of Faith de Sam Harris?

Êxodo 31,15

Não sei o que diz em tais textos mas eu não me incomodaria em saber

O conteúdo da lei pouco importa discutir, a questão é que conhecer e respeitar a lei vigente proporciona tranqüilidade.

Conhecer e respeitar essas "Leis" não tráz tranquilidade para quem decedi as suas prórias "Leis". Matar homosexuais, matar todos os trabalham ao sábado, matar adolescentes rebeldes, matar toda a gente que não siga um casamento monogámico eterno, matar todas as virgens que não rompem o hímen na primeira relação sexual, apoiar a escravatura, matar todos o que não acreditem nesse tal de "Senhor", etc etc etc

Isso são "Leis" que se respeitem??

Afectam a Humanidade essas "Leis" desse "Senhor" de uma forma hedionda e escabrosa. "Leis" dessas não podem ser respeitadas por que sem identifica como racional e Humano.

A Humanidade tem as suas próprias condutas de moral e bom-senso. Não pode acatar esse barbarismo irracional e esquizofrénico, especialmente quando interfere ridiculamente na liberdade dos outros. Essas "Leis" mandam matar pessoas como eu por exemplo. Onde é que alguém com o mínimo de raciocinio aceita isso?

É o que te digo. Esses "leis" são boas para quando falta o papel na casa de banho.

Trajano

Mensagem por Trajano »

Flush escreveu:Conhecer e respeitar essas "Leis" não tráz tranquilidade para quem decedi as suas prórias "Leis". Matar homosexuais, matar todos os trabalham ao sábado, matar adolescentes rebeldes, matar toda a gente que não siga um casamento monogámico eterno, matar todas as virgens que não rompem o hímen na primeira relação sexual, apoiar a escravatura, matar todos o que não acreditem nesse tal de "Senhor", etc etc etc

Afectam a Humanidade essas "Leis" desse "Senhor" de uma forma hedionda e escabrosa. "Leis" dessas não podem ser respeitadas por que sem identifica como racional e Humano.

A Humanidade tem as suas próprias condutas de moral e bom-senso. Não pode acatar esse barbarismo irracional e esquizofrénico, especialmente quando interfere ridiculamente na liberdade dos outros. Essas "Leis" mandam matar pessoas como eu por exemplo. Onde é que alguém com o mínimo de raciocinio aceita isso?

É o que te digo. Esses "leis" são boas para quando falta o papel na casa de banho.

O tópico é sobre oração, a discussão sobre a moralidade da Lei ou leis suponho que deve constar em outro tópico. O sujeito é judeu, estuda e segue a Lei que lhe foi transmitida e é isso, vive feliz, tranqüilo. A regra aqui é que seguir a lei dá tranqüilidade, serve para qualquer um, para um romano, por exemplo, inobstante a destruição provocada pelo seu governo contra outros povos.

Jeanioz
Gênero: Masculino

Mensagem por Jeanioz »

Trajano escreveu:
Jeanioz escreveu:
Trajano escreveu:
Jeanioz escreveu:Amigo, você se importaria em meditar igual aos hare Krishna e depois dizer se é a mesma coisa que orar segundo o catolicismo?

Aí vai como entoar os mantras:

Certamente que se o Hare Krishna mantiver um desejo sincero e geral de aderir à verdade e de fazer a vontade de Deus sua mente será elevada.

O católico ora tendo por conteúdo a Palavra de Deus de sua tradição.

O seu conceito de Deus não é o mesmo do hare Krishna.

Os católicos acreditam em Javé como Deus e na bíblia como sua revelação divina. O movimento hare Krishna acredita na trindade hindu: Brahma, Shiva e Vishnu (ou Krishna, a Absoluta Personalidade de Deus, segundo o movimento).

Logo, compartilhar da mesma meditação seria orar para deuses diferentes - seguindo um princípio ecumênico.

Mesmo nessas condições, você faria a experiência?

O que eu faria não tem nenhuma importância. O que você propõe é que um católico viole um princípio e continue sendo católico.

Esta é a questão que eu debatia com o usuário NadaSei.

Se você não sabe, o NadaSei é um usuário daqui que estuda as religiões, principalmente orientais - como hinduismo, budismo, xintoísmo e outros - .

Porém, o NadaSei pensa nas religiões do mundo como algo unificado, com comportamento e objetivos comuns, o que não é verdade. Se fosse não haveriam tantas desavenças religiosas e o ecumenismo não seria nada de tão "horrível" como sempre se pensou...
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Flush

Mensagem por Flush »

Trajano escreveu:
Flush escreveu:Conhecer e respeitar essas "Leis" não tráz tranquilidade para quem decedi as suas prórias "Leis". Matar homosexuais, matar todos os trabalham ao sábado, matar adolescentes rebeldes, matar toda a gente que não siga um casamento monogámico eterno, matar todas as virgens que não rompem o hímen na primeira relação sexual, apoiar a escravatura, matar todos o que não acreditem nesse tal de "Senhor", etc etc etc

O tópico é sobre oração, a discussão sobre a moralidade da Lei ou leis suponho que deve constar em outro tópico. O sujeito é judeu, estuda e segue a Lei que lhe foi transmitida e é isso, vive feliz, tranqüilo. A regra aqui é que seguir a lei dá tranqüilidade, serve para qualquer um, para um romano, por exemplo, inobstante a destruição provocada pelo seu governo contra outros povos.

A tranquilidade de um gera a intranquilidade de muitos.
Religião é Veneno! :emoticon12: :emoticon12:

Se queres tentar mostrar a "Lei" imoral que conduz às orações Católicas cria um tópico. Por mim tanto faz estar aqui como num tópico separado. Para ti interessa a tua tranquilidade e a dos outros que se lixe? É isso que estás a tentar dizer?

O homens-bomba islâmicos pensam o mesmo que tu então.

Trajano

Mensagem por Trajano »

Flush escreveu:
Trajano escreveu:

A tranquilidade de um gera a intranquilidade de muitos.
Religião é Veneno! :emoticon12: :emoticon12:

Se queres tentar mostrar a "Lei" imoral que conduz às orações Católicas cria um tópico. Por mim tanto faz estar aqui como num tópico separado. Para ti interessa a tua tranquilidade e a dos outros que se lixe? É isso que estás a tentar dizer?

O homens-bomba islâmicos pensam o mesmo que tu então.

O que estou tentando dizer é que o tópico é sobre oração. Porque um escrito da bíblia diz que alguém medita na Lei, você levanta toda uma polêmica com base na suposta imoralidade de alguns comandos da Lei judaica. Daqui a pouco aparece um vegan reclamando que outros personagens bíblicos comem mel e que o mel é uma exploração injusta do trabalho das abelhas, querendo com isso inviabilizar toda forma de oração judaico-cristã. Eu não quero entrar no mérito de assuntos tão ou mais vastos do que aquele que aqui se discute.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Quem usa a oração conscientemente como indutor de estados alterados da mente não está rezando. Funcionaria do mesmo jeito se ela entoasse "Oooommmmm" ou esvaziasse a mente ou se concentrasse exclusivamente na imagem de uma flor de lótus.

Exatamente, justamente pra isso inventaram o terço católico.
Fernando Silva escreveu:A oração, no contexto da religião, tem o único objetivo de se comunicar com Deus.

Desculpe, mas isso é apenas ignorância sobre o assunto (ou falta de conhecimento, a palavra ignorância costuma ser compreendida de forma agressiva, não é essa minha intenção.)

A meditação não vem sozinha.
Ensinamentos como não julgar, cultivar os bons pensamentos, eliminar os vícios, etc... São parte integrante da meditação.
A maioria das religiões une as duas coisas, tem a mesma receita:
Ensinamentos práticos + meditação.
Os ensinamentos práticos, assim como a meditação, visão focar a atenção da pessoa para a mente, de forma que essa aprenda a controla-la.
De fato, não tem como separar os ensinamentos práticos da meditação, nem tem como cumpri-los todos, sem a meditação.
A meditação sozinha também não funciona sem os ensinamentos práticos e, esses são em muitos casos um tipo de meditação ativa.

No cristianismo isso não é diferente, encontramos os mesmo ensinamentos e o terço católico demonstra a meditação. Repetição de uma oração ou mantra, é meditação.
No Judaísmo também existem técnicas de meditação, algumas ativas.
O conhecimento de Deus pode ver através da meditação.
Fernando Silva escreveu:"Duas mãos trabalhando produzem muito mais que milhares de mãos unidas em oração".

Isso é o mesmo que dizer que duas mão trabalhando, produzem mais que milhares ESTUDANDO.

Orar (meditar) é estudar a própria mente.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Ou, quem sabe, o objetivo do terço ou da repetição incessante de "Hare Krishna, Hare Krishna" seja o de esvaziar a mente de pensamentos racionais, tornando mais fácil a aceitação de crenças ilógicas que a mente rejeita.

Quem sabe o objetivo de estudar, seja de aprisionar as pessoas no estudo de coisas tolas, quando o verdadeiro conhecimento está escondido e, acessível a poucos que controlam a informação e com isso, o mundo e essas pessoas tolas.
Quem sabe o Lula não é um cara capaz de comandar o país... quem sabe amanhã eu ganhe na loteria... quem sabe?

Desculpe, mas qualquer um que medite sabe que essa possibilidade não é verdadeira.
Quem medita aprende a controlar a própria mente e permanece consciente de todo o processo e, isso não torna mais fácil aceitar nenhum tipo de crença, muito pelo contrario aumenta a capacidade racional.
Depois, atingir estados mais despertos de consciência e observar o mundo com maior atenção e foco, abala as crenças errôneas que nos iludem.
Basta ler qualquer texto budista sobre a meditação, pra ver que um dos objetivos dela é esse, eliminar as ilusões.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Trajano escreveu:A regra aqui é que seguir a lei dá tranqüilidade, serve para qualquer um, para um romano, por exemplo, inobstante a destruição provocada pelo seu governo contra outros povos.

Isto se chama fechar os olhos para a realidade. É viver feliz com uma lei que o beneficia e fingir que não vê o mal que esta lei causa a outros.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fedidovisk escreveu:A reza do terço à meu ver... limita-se apenas a um hábito vicioso... o qual quanto mais tempo você já rezou, mais dificil será você se livrar dele...

De forma alguma, a reza do terço tem como um dos objetivos nos dar controle de nossa própria mente e, tendo controle, não temos vícios.
Rezar o terço ajuda a eliminar os vícios, e isso é necessário para cumprir os ensinamentos práticos.
A meditação nunca deve andar sem os ensinamentos práticos, ou perde sua capacidade e função.

Meditar sem os outros ensinamentos, não traz benefícios muito maiores que um dia de folga no campo pra eliminar o estresse.
Fedidovisk escreveu:Mais ou menos, aquelas pessoas fervorosas que rezam o terço todos os dias, a mais de 30 anos... quanto mais tempo passa, mais preso a pessoa fica...

Não se trata mais de apenas devoção, mas medo de acreditar que anos de dedicação forão em vão...

Quem aqui nunca teve uma vó ou parente que todo santo dia lia a novena e rezava o terço assiduidamente...

A maioria delas não reza realmente o terço, não conseguem se concentrar o suficiente pra isso. Rezar o terço é MUITO difícil, as pessoas acabam se auto-iludindo e criando tecnicas próprias para "rezar o terço", tecnicas que não levam a meditação.
Sei disso porque já discuti o assunto com uma tia minha que foi freira católica durante 35 anos.

Quando falei sobre a dificuldade de rezar o terço e do objetivo, ela disse que admitia não conseguir, mas que Cristo não iria querer que fosse tão dificil, bastava tê-lo no coração e blá, blá, bla... Então contou como fazia para "rezar o terço" mais fácil... não era reza.
Ela pensava, "Ave Maria cheia de graça" então começava a pensar sobre como Maria deveria ser uma moça linda e graciosa e ficava divagando nisso... Depois ia para outro ponto da oração e ficava divagando. Ou seja, nada haver com reza de terço e meditação.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:Basta ler qualquer texto budista sobre a meditação, pra ver que um dos objetivos dela é esse, eliminar as ilusões.

Que seja, mas eu fui cristão por décadas e nunca me ensinaram isto. Rezar o terço nunca foi anunciado com o objetivo de se abrir a mente e sim se comunicar com Deus.

O budismo prega o conhecimento. Um dalai lama disse que, se descobrimos que Buda estava errado, devemos descartar seus ensinamentos. Buda teria dito que não devemos aceitar o que os mestres nos ensinam apenas porque são mestres, e sim procurar nossa própria luz.

Não há nada disto no cristianismo, a não ser entre os gnósticos, e estes são considerados hereges. No catolicismo, por exemplo, todos devem se curvar à autoridade do papa. Nada de descobertas pessoais, nada de examinar as "verdades". Devem ser aceitas sem discutir.

Você está olhando para o cristianismo de um ponto de vista oriental, mas não é assim que as coisas são de dentro do cristianismo. Pelo contrário, yoga, meditação transcendental e coisas do gênero são mal vistas.
NadaSei escreveu:Quem medita aprende a controlar a própria mente e permanece consciente de todo o processo e, isso não torna mais fácil aceitar nenhum tipo de crença, muito pelo contrario aumenta a capacidade racional.

Mas o cristianismo não quer racionalidade, quer aceitação de seus dogmas, quer credulidade sem contestação.
Editado pela última vez por Fernando Silva em 18 Mar 2007, 10:38, em um total de 1 vez.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Jeanioz escreveu:
NadaSei escreveu:De um terço católico e ensine um hare Krishna a rezar com ele, depois pergunte se tem muita diferença entre isso, e o mantra com colar de contas deles.
Vão dizer que é a mesma técnica de meditação.

Agora faça o contrário: tente fazer o católico meditar igual o hare Krishna.

Ele vai se recusar e dizer que você é um new ager tentando desviar ele da salvação e levando-o para junto de Satanás...

E dai?
Se uma pessoa não compreende algo, não significa que esse algo não seja verdadeiro.
O cristianismo é como qualquer religião, extremamente semelhante ao Budismo, Taoísmo e Hinduísmo, quer os cristãos saibam disso ou não.
Eles não saberem disso e pensarem que as outras religiões são satânicas, não muda o fato de que são basicamente a mesma coisa, mas com palavras diferentes.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:O cristianismo é como qualquer religião, extremamente semelhante ao Budismo, Taoísmo e Hinduísmo, quer os cristãos saibam disso ou não.
Eles não saberem disso e pensarem que as outras religiões são satânicas, não muda o fato de que são basicamente a mesma coisa, mas com palavras diferentes.

Esta é a sua interpretação do cristianismo.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Najma escreveu: :emoticon1:
Concordo que nas religiões nada é o que parece. Agora o que sempre me deixou pensativa é qual o porquê de incentivarem a prática errada da religiosidade ao invés de ensinarem o método que só o ocultismo parece levar em consideração? Qual a vantagem em deixar as massas ignorantes? A possibilidade de só os que realmente entenderem os princípios alcançarem alguma realização e "virarem" santos?

Como diria Cristo, são cegos guiando cegos.
Já viu neguinho metido a new age falando sobre física quântica?
Entendem tudo errado e falam assim mesmo.
Isso acontece, ensinam assim porque acham realmente que é assim, fora as distorções de textos para encaixa-lo em suas idéias.

Já vi nego usando um trecho da bíblia onde Cristo manda um Apóstolo guardar a espada e diz que: "Quem com a espada ferir por ela será ferido."
Depois neguinho usar isso pra defender a pena de morte...
Erros de raciocínio causado por crença muito fortes em certas idéias e ideologias, mais um moralismo preconceituoso e pensar que sabe o que é certo e errado, lavam a esses grandes enganos.
Repare que no Budismo que prega o ceticismo, as distorções são menores, mas também acontecem.
Acho que a crença muito fanática tende a aumentar as distorções.

Pode ser propositalmente feito por Deus, criar ilusões dogmáticas como essa caricatura da religião, também pode servir para deixar as pessoas afastadas da verdadeira pratica, enquanto não tem capacidade de compreender certas coisas.
Imagine que se a hipótese do poder mental humano for verdadeira (vide milagres de Cristo, dos apóstolos, dos Budas, de Krishna, etc...), é poder demais pra criaturinhas burras, precisamos aprender coisas antes de chegar lá. Caso contrario, tornaríamos a vida eterna tão infernal quanto esse nosso mundinho.
Primeiro temos que aprender a ter auto-controle e, esse mundo é uma escola pra vida eterna... isso é uma possibilidade... como MUITAS outras...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:O cristianismo é como qualquer religião, extremamente semelhante ao Budismo, Taoísmo e Hinduísmo, quer os cristãos saibam disso ou não.

Esta é a sua interpretação do cristianismo.

Desculpe, mas não é mera interpretação.
É feita com base em estudo e pratica da mesma, bem como na refutação de textos e comparação com outras religiões.

A base da religião, seu centro maior, é igual ao das outras.
Esse centro são os ensinamentos práticos, bem como seu objetivo.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Jeanioz escreveu:O seu conceito de Deus não é o mesmo do hare Krishna.

O Deus do cristianismo é o mesmo Deus dos Hare Krishnas.
Pegue o Bhagavad-gita e verá que Krishna ensina que Deus está em toda parte, que ele está em tudo e todos, que ele é tudo e todos, somo todos um.
Agora pegue a bíblia e veja Cristo ensinado que somos todos Deuses, que ele e Deus são um, Deus esta nele e ele em Deus e, que quem praticar o que ensina, estará nele e em Deus da mesma forma, todos como um.

Os Dois parecem falar sobre o mesmo conceito de Deus... ou não?

No hinduísmo vai aprender também que as diferentes religiões são a mesma palavra de Deus, dita de diferentes formas, para diferentes povos

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Flush escreveu:Rezar o terço não é meditar. Meditação necessita de apuramentos psicológicos, técnicas de moldagem da mente, concentração de pensamento, auto-indução proposita, o centro da meditação é meditar.

Tente rezar o terço sem essas coisas... não vai conseguir.
O cristianismo possui os mesmo ensinamentos do Budismo para focar a atenção da pessoa na mente, para conseguir tudo isso que você cita.
Flush escreveu:Rezar o terço é fixar palavras disconexas que não fazem qualquer sentido a quem as profere, a mente não se concentra, muito pelo contrário, navega no vácuo ou então navega no transe vegetativo e ignorância.

Tente rezar o terço então... qualquer um que tentar vai rapidamente notar como é difícil e, quanta concentração é necessária para faze-lo.
Rezar o terço é meditar com um mantra.
Um mantra normalmente é composto por palavras desconexas que não fazem qualquer sentido.
Flush escreveu:Reiki por exemplo, celebra a meditação, e uma harmonia entre duas ou mais mentes por indução psicológica. O centro são as mentes e a capacidade mental de se moldar, concentrar ou desconcentrar, a capacidade de relaxamento muscular por indução mental.

O centro do Cristianismo também é a mente.
Os ensinamentos do cristianismo estão voltados para nos ensinar a controlar nossa mente e atingir um estado desperto de consciência.
Igualzinho no Budismo...
Flush escreveu:Um exemplo da demência e ignorância das preces:

Numa reportagem em directo na televisão estava uma idosa a orar. Entrevistara(...)ou-me e fez-me ter algumas experiências de meditação. Poucas mas incrivelmente agradáveis.

Concluindo:

Orar é esquizofrenia aguda.
Meditar é uma técnica de pensamento.

O uso ritual e supersticioso que as pessoas fazem da oração, não significa que ela tenha sido criada com esse objetivo.
A meditação também vem sendo usada e praticada de formas ridículas no ocidente, em spas e terapias "alternativas" da moda.
É a meditação dos fúteis, dos que seguem modinhas bonitinhas.

Só porque usam a meditação assim, vamos falar mau dela e esquecer seu objetivo real?
Não. Nem devemos fazer o mesmo com a oração, pois é uma importante técnica de meditação.

Trancado